conecte-se conosco


São Mateus

Moradores pedem obras em ladeiras do bairro Cacique 2

Publicado

A erosão e o mato tomaram conta das ladeiras tornando difícil para os moradores usarem como acesso às ruas do bairro

São Mateus – Morar as pessoas moram em qualquer lugar, mas ter qualidade de vida é uma forma do bom viver que já não existe em São Mateus nesses sete anos, desde que assumiu o comando do município o atual mandatário com sua péssima gestão pública.

Por isso, não é surpresa o desespero dos moradores do bairro Cacique 2, que estão cobrando do prefeito Daniel e da sua “administração”, as obras necessárias e prometidas nas ladeiras que os moradores usam para ter acesso mais perto para chegar as suas casas. É o caso da ladeira que dá acesso à rua Elomar Dionísio que, segundo um morador, que até mandou dois áudios para o presidente da Câmara Municipal, pedindo socorro para ajudar na solução do problema.

A ladeira está intransitável, assim como outras, e pessoas idosas não conseguem passar pelo local. Uma senhora até sofreu uma fratura ao cair quando tentava usar a ladeira para chegar em casa.

Leia mais:  Antigo clube social serve de esconderijo para a marginalidade e usuários de drogas

“O prefeito prometeu calçamento da ladeira e nunca fez o que disse que iria fazer”, disse o Wesley. “Minha mãe até escorregou e quebrou a mão”, continua indignado o morador. “Essa situação da ladeira não tem cabimento”, enfatizou lembrando que outras pessoas de idade avançada não conseguem nem subir ou descer as ladeiras que dão acesso ao bairro.

A reportagem procurou informações junto à municipalidade, mas não obtivemos resposta sobre essa demanda.

Com relação à Câmara, não cabe resolver a questão, apenas usar da sua posição como um dos poderes constituídos para “sensibilizar” o prefeito para cumprir o que prometeu. Foi o que a reportagem ouviu de um vereador.

publicidade

São Mateus

Operação especial fiscaliza comércio de água mineral em São Mateus e Linhares

Publicado

Auditores fiscais da Receita Estadual que atuam na Subgerência Fiscal Região Nordeste realizaram uma operação especial de fiscalização no comércio de água mineral, na manhã desta terça-feira (18).

Nos cinco estabelecimentos fiscalizados, nas cidades de Linhares e São Mateus, foram encontradas irregularidades em estoques de galões sem o devido selo fiscal de procedência e equipamentos de cartões de crédito e débito em CNPJ de terceiros. Além disso, um caminhão foi abordado no bairro Planalto transportando 619 galões sem a documentação fiscal da carga.

Ao todo, foram apreendidos 1.147 galões de 20 litros de água mineral e quatro máquinas de cartões de crédito irregulares. As autuações somaram R$ 23,5 mil, entre imposto devido e aplicação de multas.

 “O Selo Fiscal de Controle e Procedência para água mineral é exigido pelo Estado do Espírito Santo desde abril de 2023. Sua utilização é de suma importância para o Estado e para a sociedade, pois assegura que o imposto foi devidamente recolhido na origem e permite ao consumidor conhecer a procedência e origem da água que está comprando”, ressaltou o auditor fiscal e subgerente da Região Nordeste, Orlando Anastácio.

Leia mais:  Antigo clube social serve de esconderijo para a marginalidade e usuários de drogas

“A Secretaria da Fazenda (Sefaz) está pronta para combater o ilícito fiscal e a aplicar as sanções legais, para desestimular a continuidade da prática irregular e da concorrência desleal, além de recuperar o imposto que seria totalmente sonegado”, destacou o auditor fiscal Ronei Binas da Silva, que participou da operação.

Continue lendo

São Mateus

Vandalismo em Guriri: banheiros químicos são incendiados durante festividades de verão

Publicado

Durante o último final de semana, a cidade de São Mateus enfrentou um episódio de vandalismo que perturbou os festejos de verão no balneário de Guriri. Nas proximidades da passarela seis, no lado sul, dois banheiros químicos, essenciais para o conforto dos visitantes, foram incendiados por vândalos.

Além dos transtornos causados pela destruição dos banheiros, o ato de vandalismo também afetou negativamente o meio ambiente local. Parte da restinga próxima aos banheiros foi atingida pelo fogo, causando danos à vegetação nativa que compõe este ecossistema frágil e importante para a biodiversidade da região. A restinga desempenha um papel crucial na proteção da costa contra a erosão, além de servir de habitat para diversas espécies de plantas e animais.

MEDIDAS DA PREFEITURA

Em resposta ao ocorrido, a Prefeitura de São Mateus informou que já acionou as autoridades competentes e está tomando todas as medidas necessárias para evitar que incidentes semelhantes voltem a acontecer. A segurança dos cidadãos e visitantes é uma prioridade, e esforços estão sendo feitos para reforçar a vigilância na área.

Leia mais:  Presidente da Câmara reitera indicações para criar subprefeituras em Guriri e na Região dos Quilômetros

A Prefeitura ressalta que vandalismo é um crime e exorta a comunidade a participar ativamente na preservação dos espaços públicos. Caso alguém possua informações sobre o ocorrido, é encorajado a denunciar às autoridades. A colaboração da população é crucial para manter a ordem e a segurança em eventos públicos.

 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana