conecte-se conosco


Camisa 10

Morre Valdir Espinosa, treinador campeão mundial com Grêmio

Publicado

Técnico tinha 72 anos e morreu nesta quinta-feira no Rio de Janeiro em virtude de complicações após cirurgia no abdômen

Valdir Espinosa morreu na manhã desta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações pós-operatórias no abdômen. Atualmente, ele ocupava o cargo de gerente de futebol do Botafogo.

Espinosa nasceu em Porto Alegre e tinha 72 anos. No último dia 17, passou por um procedimento cirúrgico no intestino. Chegou a sair do hospital, mas no dia 20 precisou ser internado novamente, passou por nova operação e não resistiu. 

O ex-jogador e treinador teve o auge da carreira na década de 80, quando comandou o Grêmio na conquista da Libertadores da América e do Mundial Interclubes, em 1983. Ele foi o responsável pele contratação de Renato Gaúcho, um dos maiores ídolos do Tricolor. 

Espinosa também era ídolo dos botafoguenses. Em 1989, foi treinador que acabou com uma fila de títulos de 21 anos ao conquistar o Campeonato Carioca. 

Leia mais:  Cruzeiro anuncia saída de Luxemburgo e comissão técnica

No Rio de Janeiro teve passagem nos quatro grandes clubes da cidade. Em São Paulo, comandou Corinthians, Palmeiras e Portuguesa. Teve passagem marcante no Cerro Porteño, do Paraguai. Lá foi campeão nacional em 1987 e 1992. Comandou times no futebol árabe e no Japão. 

Como jogador, era lateral-direito e criado na base do Grêmio. Começou como profissional em 1968 e foi campeão gaúcho. Mas a carreira foi nos gramados não foi longa, durou aproximadamente dez anos. Teve passagens no Grêmio, CSA, Esportivo e Vitória. 

O Grêmio divulgou uma nota de pesar com a perda. Confira a íntegra: 

“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa, com imenso pesar, o falecimento de Valdir Espinosa, um dos maiores técnicos de sua história. Sob o comando de Espinosa o Grêmio abriu as portas do continente e do mundo ao Rio Grande do Sul, conquistando a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1983.

Valdir Espinosa retornou ao Grêmio em 2016, como Coordenador Técnico e participou da conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil. Atualmente exercia o cargo de Gerente Técnico do Botafogo.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se solidariza com toda a família Espinosa, amigos e torcida nesse momento de dor.”

publicidade

Camisa 10

Linhares fará seletiva para equipe de futebol feminino que vai representar o município na Copa Sesport 2026

Publicado

As mulheres apaixonadas por futebol têm uma grande oportunidade de vestir a camisa de Linhares e representar o município em uma das maiores competições esportivas do Espírito Santo. A secretaria municipal de Esporte e Lazer vai fazer uma seletiva para montar a equipe de futebol feminino que irá disputar a Copa Sesport 2026, competição promovida pelo Governo do Estado.

A primeira avaliação técnica das atletas será realizada na próxima quarta-feira, dia 16 de julho, às 20h, na Arena Três Barras, localizada no bairro Três Barras, em Linhares.

Visualização da imagem

A seletiva é voltada para atletas do sexo feminino com idade a partir de 16 anos, que residam em Linhares e possuam título de eleitor registrado no município, além de comprovante de residência, conforme determina o regulamento da competição estadual. A participação é gratuita, e não é necessário ter vínculo com times ou clubes locais. Basta ter vontade, disciplina e espírito de equipe.

As interessadas devem comparecer no dia da avaliação com documento de identificação com foto e, preferencialmente, roupa adequada para treino. As atividades envolvem testes físicos, táticos e técnicos com bola. Não é necessário inscrição prévia, mas é fundamental chegar com antecedência ao local para o credenciamento com a comissão técnica.

Leia mais:  Cruzeiro faz a maior contratação até agora do mercado da bola

A equipe será comandada pelo treinador de futebol e educador físico Teciano Brandão, que fará a condução das atividades avaliativas e da formação tática da equipe durante o período de preparação até a competição. Segundo o técnico, o processo será criterioso, mas aberto a todas que queiram mostrar seu potencial:

“A ideia é montar um grupo competitivo, com atletas comprometidas e que tenham vontade de representar Linhares com garra. Estamos em busca de talentos que talvez ainda estejam escondidos nas comunidades, nas peladas de fim de semana ou até nas escolas”, afirmou Teciano.

Para o secretário de Esporte e Lazer de Linhares, Vandir Nunes, a seletiva marca um momento importante para o desenvolvimento do futebol feminino no município e tem o objetivo de incentivar a participação feminina no esporte, valorizar os talentos locais e fortalecer a presença das mulheres nas competições oficiais do calendário esportivo capixaba.

“Essa é uma oportunidade histórica para as atletas linharenses. Estamos ampliando o apoio ao esporte feminino e queremos ver nossa cidade bem representada na Copa Sesport, uma competição que movimenta todo o estado. Mais do que competir, queremos inspirar outras meninas a sonharem com o esporte”, destacou o secretário.

Leia mais:  Jogador dado como morto em 2016 é encontrado com vida na Alemanha

Continue lendo

Camisa 10

Jogos Escolares são encerrados com a definição dos campeões da etapa final estadual infantil

Publicado

A edição 2025 dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) foi encerrada nesse sábado (12), com a definição dos campeões da etapa final estadual infantil das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei, no Sesc de Guarapari.

No total, cerca de 8,5 mil estudantes, de 12 a 17 anos, das redes pública e privada, participaram de todas as etapas dos Jogos este ano, incluindo as disputas das modalidades individuais e coletivas.

Já a etapa final estadual infantil teve a participação de 640 atletas de 12 a 14 anos, representando instituições de ensino de 34 municípios. Confira todos os campeões no fim do texto.

Modalidades individuais
Além das modalidades coletivas, foram realizadas entre os meses de junho e a primeira semana de julho as seletivas das modalidades individuais. Foram 16 modalidades disputadas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

Fases nacionais
Agora, os campeões capixabas vão ter pela frente as fases nacionais da competição. Em setembro, em Brasília (DF), será a vez do juvenil, de 15 a 16 anos, na disputa dos Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB); e, em outubro, em Uberlândia (MG), do infantil, de 12 a 14 anos, nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), competição realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Leia mais:  Após ficar 39 anos em coma, ex-zagueiro da seleção francesa morre

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, comentou sobre os Jogos e os desafios que os atletas do Estado terão na sequência. “Encerramos mais uma edição dos Jogos Escolares do Espírito Santo, com milhares de jovens de todo o Estado vivendo experiências inesquecíveis por meio do esporte. Essa é uma política pública que vai além da competição: promove cidadania, transmite valores e revela talentos. Agora é olhar para frente e irmos com tudo para Brasília e Uberlândia. Nos Jeb’s do ano passado batemos nosso recorde de medalhas, com 69 pódios. Temos certeza que, este ano, conquistaremos ainda mais”, comentou Nunes.

Jogos Escolares
Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino pública e privada do Estado, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte.

A competição visa também a fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, a possibilitar a identificação de talentos nas escolas e a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, bem como a aplicação de conhecimento e a ampliação das oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Leia mais:  Seleção feminina de vôlei garante vaga nos Jogos Olímpicos de Paris

Confira quais foram os campeões da etapa final estadual infantil:

BASQUETE

FEMININO – UMEF Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho (Vila Velha)

MASCULINO – Centro Educacional São Camilo (Cachoeiro de Itapemirim)

FUTSAL

FEMININO – EMEF David Gomes (Ibatiba)

MASCULINO – Colégio Marista (Vila Velha)

HANDEBOL

FEMININO – CELP (Cachoeiro de Itapemirim)

MASCULINO – Colégio Castro Alves (Cariacica)

VÔLEI

FEMININO – Escola São Domingos (Vitória)

MASCULINO – Escola São Domingos (Vitória)

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana