conecte-se conosco


Entretenimento

Mostra Cultural vai percorrer comunidades de Conceição da Barra

Publicado

Instituto Tambor de Raíz promove apresentações culturais nas comunidades em que residem os alunos do projeto social

A Mostra Cultural do Instituto Tambor de Raiz, que acontece entre os dias 10 e 19 de fevereiro, vai levar apresentações de música instrumental, orquestra de violino, danças e outras exposições cênicas para quatro comunidades de Conceição da Barra. A ação itinerante, batizada de Circuito Comunidades Tradicionais, é realizada pelo Instituto Cultural Tambor de Raiz.

De acordo com o presidente do Instituto, Didito Camillo, o evento tem a finalidade de fortalecer os vínculos com as localidades atendidas pela instituição, que acolhe alunos de 9 a 12 anos, oriundos principalmente de comunidades quilombolas. “Preparamos um espetáculo lindo com diversas linguagens artísticas e faremos apresentações públicas nas comunidades onde residem os alunos. Além de levar cultura de qualidade, queremos fortalecer o senso de pertencimento e orgulho dentro das comunidades”, relata Didito.

Visualização da imagem

O evento vai passar pelas comunidades de Linharinho, Córrego do Alexandre, Santana e, por último, a Via de Itaúnas. A ideia é que, no futuro, mais comunidades recebam o evento. A Mostra é mais uma ferramenta para a educação dos alunos e alunas do Instituto, além de aumentar a autoestima e a confiança das crianças, permitindo que elas se expressem através da arte e desenvolvam habilidades.

Leia mais:  Últimos dias da exposição “Descolonizar o imaginário”, em Vitória

O Instituto

O Tambor de Raiz abriga, há dois anos, uma escola de arte, com aulas às segundas, terças e quartas-feiras, no contraturno escolar. Os alunos dispõem de cursos de música, teatro, dança, capoeira e jongo, despertando o interesse pela cultura e o reconhecimento de suas ancestralidades. Além das aulas, os estudantes contam com alimentação cedida pela escola, a partir de orientação nutricional.

PROGRAMAÇÃO – MOSTRA CULTURAL TAMBOR DE RAIZ

COMUNIDADE QUILOMBOLA LINHARINHO

Local: Em frente à igreja de Santa Bárbara

Dia: 10 de fevereiro (segunda-feira)

Horário: 19h

COMUNIDADE QUILOMBOLA CÓRREGO DO ALEXANDRE

Local: Casa de Toninho e Beatriz

Dia: 12 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: 19h

COMUNIDADE SANTANA

Local: Praça de Santo Antônio

Dia: 17 de fevereiro (segunda-feira)

Horário: 19h

VILA DE ITAÚNAS

Local: Praça da igreja São Sebastião

Dia: 19 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: 19h

publicidade

Entretenimento

Encontro de Culturas Populares e Tradicionais celebra a riqueza das tradições populares do Espírito Santo

Publicado

A comunidade de Roda D’Água, em Cariacica, será palco de um grande encontro de tradições e manifestações culturais do Espírito Santo. Nos dias 12, 13, 19 e 20 de abril, o Encontro de Culturas reunirá 24 grupos culturais de diferentes cidades do Estado, promovendo um verdadeiro mergulho na riqueza e diversidade das expressões populares. Entre as atrações estão o desfile da beleza negra, bandas de congo, folias de reis e quadrilhas juninas até jongo, capoeira, dança afro e escola de samba.

Com uma programação cuidadosamente organizada, o evento foi ajustado para ocorrer em quatro dias (dois finais de semana), das 16h às 21h, permitindo melhor logística para os grupos e garantindo que todas as apresentações aconteçam de forma acessível para o público.

O evento se consolida como um espaço de valorização do patrimônio imaterial capixaba, promovendo o intercâmbio entre diferentes manifestações e fortalecendo os laços comunitários.

O encontro será realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretária da Cultura (Secult) e pela Associação Artística e Folclórica Afro Brasileira, com patrocínio da EDP.

Leia mais:  Elza Soares, uma das maiores artistas brasileiras, morre aos 91 anos

Programação completa

A diversidade do Espírito Santo será representada por grupos da Grande Vitória, além de representantes de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Vila Pavão, Alegre, Muqui, Serra, Santa Leopoldina e Itaúnas, em Conceição da Barra.

Sábado (12)

  • Folia de Reis Missão Divina – Mestre Wilson Diniz (Cachoeiro de Itapemirim)
  • Charola de São Sebastião – Mestre Adílio (Cachoeiro de Itapemirim)
  • Grupo Folclórico Boi Pintadinho Teimosão (Alegre)
  • Quadrilha do Grupo Cultural Tsunami (Cachoeiro de Itapemirim)
  • Reis de Boi – Mestre Valentim (São Mateus)
  • Boi Pintadinho Tsunami (Muqui)
  • Grupo de Dança Afro NegraÔ (Grande Vitória)

Domingo (13)

  • Escola de Samba Independentes de Boa Vista (Cariacica)
  • Folia de Reis do Vale dos Reis (Cariacica)
  • Grupo de Dança Coletivo Performance Itinerante (Grande Vitória)
  • Banda de Congo Mestre Tagibe (Cariacica)
  • Banda de Congo Santa Izabel – Mestre Jaedson (Cariacica)
  • Desfile da Beleza Negra Capixaba (Espírito Santo)

Sábado (19)

  • Bate-Flechas Martir São Sebastião – Mestra Joana (Cachoeiro de Itapemirim)
  • Caxambu Santa Cruz – Mestra Maria Laurinda (Cachoeiro de Itapemirim)
  • Banda de Congo do Retiro do Mangaraí (Santa Leopoldina)
  • Grupo de Dança Motumbaxé (Serra)
  • Godo Samba Show (Cariacica)
  • Boi Pintadinho Tsunami – Mestre Emerson (Cachoeiro de Itapemirim)
  • Capoeira Filhos da Princesa do Sul – Mestre Paulinho
Leia mais:  Cantora mostra 'antes e depois' de batalha contra o alcoolismo

Domingo (20)

  • Grupo Zacimba Gaba (Vila Pavão) 
  • Banda de Congo Beatos de São Benedito
  • Pagode Leq Samba
  • Jongo
  • Ticumbi do Mestre Nil (Itaúnas)

Valorização da cultura e fortalecimento das comunidades

O Encontro de Culturas populares e tradicionais tem o objetivo de destacar a pluralidade das manifestações culturais capixabas. Também busca promover um espaço de troca e fortalecimento entre os grupos participantes. Além das apresentações, o evento proporciona maior visibilidade para as tradições locais, incentivando o reconhecimento e a preservação do patrimônio imaterial do Espírito Santo.

Serviço:

Local: Roda D’Água, Cariacica-ES
Data: 12, 13, 19 e 20 de abril de 2025
Horário: 16h às 21h
Entrada gratuita

Continue lendo

Entretenimento

Festival em Santa Teresa terá aulas gratuitas de gastronomia; saiba como participar

Publicado

O Festival Nostra Cucina vai oferecer aulas gratuitas de gastronomia em Santa Teresa, com cursos sobre pizzas, massas caseiras, bolos, hambúrgueres gourmet e pães artesanais.

As atividades acontecem na unidade móvel de gastronomia do Senac-ES, estacionada na Avenida Ricardo Pasoline, nº 52, no Centro do município, até o dia 24 de abril.

As vagas são limitadas e destinadas à população em geral, profissionais e empresários do setor de turismo. Interessados podem se inscrever pelo formulário online, disponível neste link.

Ao todo, 255 vagas foram disponibilizadas para 13 cursos. No dia 29 de março, o espaço também receberá uma rodada de networking voltada a profissionais e entusiastas da gastronomia.

Festival Nostra Cucina

O festival acontece nos dias 28, 29 e 30 de março, reunindo 33 restaurantes que apresentarão pratos inspirados na culinária italiana. Além dos restaurantes, cafeterias, queijarias e gelaterias participam do evento com opções selecionadas para o público.

Entre os pratos disponíveis, estão risotto de tomatinho com páprica defumada e pollo al limone; gnocchi de batata ao molho alfredo trufado com filé mignon grelhado e crocante de mexerica; e fettuccine alfredo com camarão, bacon e espinafre. Os valores dos pratos variam entre R$10 e R$230.

Leia mais:  Documentário resgata a história da praia que desapareceu em Vitória

A lista completa dos restaurantes participantes pode ser conferida no Instagram oficial do evento: @nostracucinafestival.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana