conecte-se conosco


São Mateus

Mostra Povoar acontece na praça Mesquita Neto nesta quarta-feira

Publicado

Mais: cultura negra; espetáculos teatrais; show de Elaine Augusta, e peça Cantarerê

São Mateus – A 3ª Mostra Povoar vai levar atrações culturais gratuitas para a Praça Mesquita Neto, no centro de São Mateus, norte do Espírito Santo. O local do evento é um grande diferencial desta edição. Nos dois primeiros anos, a Mostra aconteceu no Sítio Histórico Porto, local que é uma das referências da cidade em termos de turismo e cultura. A praça, ao contrário, viveu durante muito tempo uma situação de abandono, e mesmo longe dos tempos em que era uma referência da cidade, para momentos em família, está em melhores condições.

Portanto, a escolha do local é uma forma de, como diz o nome da Mostra, povoar o espaço, fazendo com que cumpra uma de suas funções, que é a democratização do acesso à cultura. A programação conta com espetáculos teatrais, de dança e musicais, que acontecerão de 9 a 13 de outubro.

Cultura Negra

O primeiro dia de programação na praça, na quarta-feira (9), vem trazer para o público a cultura negra, muito marcante na cidade de São Mateus. Às 19h, haverá o espetáculo Memórias à Venda, do Grupo Instituto Cultural Tambor de Raiz, que traz ao público os sabores e aromas das histórias das comunidades quilombolas da região do Sapê do Norte, que abrange São Mateus e Conceição da Barra. A montagem reverencia a tradição oral, por meio de histórias que fazem parte da memória coletiva capixaba.

Cultura Negra II

David Tayn

Além de Memórias à Venda, a programação do dia 9 também conta, a partir das 20h, com o espetáculo Abebê, do Grupo de Dança Afro NegraÔ. Abebê revisita os 30 anos desse grupo de dança, apresentados a partir do espelho de Oxum. O espetáculo já foi para diversos estados do Brasil por meio do Palco Giratório, projeto do Sesc, com apresentações no Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Leia mais:  Vacinação contra Meningite e HPV em todas as unidades de saúde de São Mateus

Espetáculos teatrais

A programação da quinta-feira (10) será marcada por duas peças teatrais. A primeira, Três Preces e Outras Coisas de Dentro da Caixa, do Coletivo VIII Dinastia, começa às 19h. É uma homenagem a Dona Flor, benzedeira e mãe do ator do espetáculo, que é solo. A segunda, às 20h, é A Charanga dos Proscritos, do Grupo Boyásha. A peça se passa numa granja na qual um homem explora um grupo de animais, que se rebela.  

Além de peças, show

Na sexta-feira (11), o público poderá assistir duas peças teatrais e o show de Dan Abranches. As peças são Os Ciclistas Excêntricos, do Grupo Lacarta Circo Teatro, às 18h, e Credores, do Grupo Boyásha, às 19h. Os Ciclistas Excêntricos utiliza a linguagem do palhaço brasileiro e conta a história autobiográfica de um casal de artistas que utilizava a bicicleta como seu veículo de transporte para se encontrar. Em Credores, a separação de Teka e Gustavo rende um livro onde ela aponta todas as falhas de Gustavo como marido. Movido pelo desejo de vingança, Gustavo se aproxima de Adolfo e coloca em prática um plano de destruição meticulosamente planejado.

Dan Abranches

O show de Dan Abranches, que começa às 20h, trará um repertório de MPB, blues e música eletrônica, com canções autorais e releituras dançantes. O artista, vencedor do Prêmio da Música Capixaba de 2022, subirá ao palco uma banda completa e promete momentos marcantes, com suas falas sobre a vivência trans.

Leia mais:  População pede iluminação nas ruas e nas proximidades dos pontos de ônibus

Atrações o dia inteiro

Divulgação

No sábado (12), penúltimo dia da Mostra Povoar, haverá apresentações culturais durante todo o dia. As peças teatrais serão Fuscalhaços, do Grupo Árvore, às 10h; Passarinheiros, da Repertório Artes Cênicas e Cia, às 17; O Grande Circo Ínfimo, do Grupo Z, às 19h. Fuscalhaços é um espetáculo de circo – teatro de rua com uma trupe de artistas circenses formada por palhaços, malabaristas, músicos e acrobatas.

Atrações o dia inteiro II

Passarinheiros se passa em uma ilha chamada Cidade, onde é proibido cantar e praticar a cadeia alimentar animal. Pássaros engaiolados repetem o que ouvem de seus donos, humanos. Por mão aceitarem a domesticação, os gatos de rua vivem sua autonomia pelas beiradas. Mas o representante da liberdade, Mané Zé Urubu da Silva, é morto, causando uma revolta ainda maior. O Grande Circo Ínfimo se passa em uma hospedaria abandonada na qual ex-integrantes de uma trupe circense se dividem em prosseguir com suas atividades ou buscar novos rumos.

Atrações o dia inteiro III

Mariana Ribeiro

A programação de sábado termina com o show de Elaine Augusta. A sambista, acompanhada de Wilis Lilinho no violão 7 cordas e Saulo Santos na percussão, trará um repertório que homenageia grandes intérpretes do samba nacional, como Dona Ivone Lara, Elza Soares, Teresa Cristina, Mariene de Castro, Mart’nália e Jovelina Pérola Negra.

Cantarerê

No domingo (13), o espetáculo Cantarerê, do grupo Estripolia, encerra a programação da Mostra Povoar. A apresentação será às 10h. A peça, voltada para o público infantil, traz músicas autorais e do congo capixaba, além de algumas regravações populares. O grupo promete fará, ainda, brincadeiras musicais interativas.

 

publicidade

São Mateus

Operação de combate ao furto de energia elétrica em São Mateus

Publicado

Serralheria, lava jato e residência foram autuadas durante a ação. O furto de energia é crime e pode causar graves acidentes

Uma operação da Polícia Civil e técnicos da EDP realizaram, na tarde desta quarta-feira (11), uma operação de combate ao furto de energia elétrica no bairro Nestor Gomes, em São Mateus. Os peritos encontraram ligações diretas na rede elétrica, caracterizando o crime, que abastecia uma serralheria, um lava jato e uma residência. Na ação, foi constatado que a energia consumida não estava sendo paga.
Os proprietários dos imóveis foram conduzidos para a Delegacia Regional de São Mateus para adoção das medidas cabíveis. A equipe de policiais civis da Divisão Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio de Vitória realizou os trabalhos de investigação.
Técnicos da concessionária desfizeram as ligações irregulares. É importante ressaltar que a ligação direta não permite o registro de faturamento da energia consumida, sendo configurado como furto e é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.
Além do processo criminal, os proprietários irão arcar, conforme a regra da Resolução Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade, além do custo administrativo.
O furto de energia elétrica traz prejuízos a todos. De acordo com as normas da ANEEL, a tarifa de energia abrange também as perdas elétricas. Sendo assim, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.
As fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia. 

Leia mais:  Vacinação contra Meningite e HPV em todas as unidades de saúde de São Mateus
Continue lendo

São Mateus

Comunidade quilombola de São Mateus ganha Centro Comunitário

Publicado

Suzano e grupo de empresários viabilizam obra de imóvel para atendimentos públicos em Santa Luzia do Rio Preto

Com o apoio da Suzano e de empresários locais, a comunidade quilombola Santa Luzia do Rio Preto, localizada na zona rural de São Mateus, concluiu a construção do imóvel que abriga o Centro Comunitário, que era um sonho antigo dos moradores locais. O espaço foi inaugurado no dia 7 de dezembro, com a presença de representantes da Suzano, dos empresários parceiros e moradores.

O imóvel tem mais de 80 metros quadrados e conta com duas salas amplas e dois banheiros. As salas serão utilizadas para reuniões e eventos da comunidade, ponto de apoio para atendimentos médicos, apoio para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Quilombola, apoio para cursos de qualificação e outras atividades educacionais, sessão eleitoral, dentre outros serviços públicos.

Visualização da imagem

A presidente da associação de moradores, Aurélia da Costa da Silva, de 72 anos, lembra que deu início ao projeto do Centro Comunitário em 2016, e desde então buscava recursos para a obra. “Esse imóvel, que pode ser algo simples para alguns, é fruto de muito sonho. Há oito anos nós levamos a proposta ao poder público municipal, mas por questões burocráticas não conseguimos tirar o projeto do papel. Depois de algumas conversas, conseguimos apoio de um grupo de empresários da cidade, que se sensibilizaram com a nossa luta, e por meio de visitas técnicas da Suzano na comunidade, também conseguimos a parceria da empresa nessa obra tão importante”, lembra.

Leia mais:  Assalto no Centro de São Mateus mostra segurança frágil na cidade

Filha de Aurélia, a moradora Aldicéia Costa de Silva, que cresceu na localidade, ressalta que o espaço vai facilitar diversos atendimentos para os moradores locais e de comunidades vizinhas. “Esse espaço vai atender várias famílias da região. Nossa comunidade não tem uma escola ou unidade de saúde, por isso uma vez por mês o médico e a enfermeira passam nas casas ou atendem na igreja, mas agora o atendimento será concentrado no Centro Comunitário, com mais conforto e estrutura, assim como os atendimentos do CRAS e na área de educação”, explica Aldicéia.

A comunidade quilombola Santa Luzia do Rio Preto tem 36 famílias que vivem da produção agrícola. O carro-chefe da localidade é o cultivo de mandioca para a produção de farinha e beiju, que são comercializados na cidade, mas os moradores também cultivam outras culturas em menor escala, como café, pimenta-do-reino e cacau.

Recentemente, diversos produtores locais receberam insumos para as plantações de pimenta-do-reiro, cedidos pela Suzano. A associação de produtores locais também participa do projeto Pontas e Galhos, que visa a geração de renda extra por meio do trabalho de coleta de resíduos do pós-colheita de eucalipto nas áreas da Suzano na região.

Leia mais:  CRE Norte realiza 1º Encontro Regional dos Pacientes Afásicos

O agente de relacionamento social da Suzano, Wanderley Souza, enfatiza o compromisso da empresa com o diálogo. “A Suzano é uma aliada das comunidades e parceira em projetos que fomentam o desenvolvimento e qualidade de vida, por isso mantemos um diálogo contínuo com os moradores locais, visando um relacionamento transparente e respeitoso com todas as comunidades presentes nos locais em que atuamos”, diz.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana