conecte-se conosco


Camisa 10

Mulheres do ES dominam o pódio no Jogos Pan-Americanos de Surfe

Publicado

As bodyboarders Maylla Venturin e Maíra Viana foram campeã e vice-campeã, respectivamente, no Pan-Americano disputado em Punta Rocas, no Peru

bodyboarding feminino do Espírito Santo dominou os Jogos Pan-Americanos de Surfe, em Punta Rocas, no Peru. A competição terminou na tarde desta quarta-feira (9) e teve a capixaba Maylla Venturin como campeã.

O vice-campeonato foi para Maíra Viana, carioca radicada no Espírito Santo há 14 anos. Elas formaram a equipe feminina brasileira de bodyboarding na competição, que teve também Sócrates Santana e Diego Gomes na equipe masculina, medalhistas de prata e bronze, respectivamente.

O QUE É O CAMPEONATO

Os Jogos Pan-Americanos de Surfe reúnem quatro modalidades de esportes nas ondas: supsurfe (semelhante ao stand-up), longboarding, shortboard e bodyboarding.

Maylla e Maíra foram convocadas pela Confederação Brasileira de Bodyboarding (Cbrasb) para representar a modalidade em Punta Rocas. Maylla herdou a vaga da pentacampeã mundial Neymara Carvalho, que contraiu Covid-19 e abriu mão da convocação.

TEMPORADA PERFEITA

Maylla Venturin e Maíra Viana têm, até aqui, uma temporada perfeita no bodyboarding.

Leia mais:  Corinthians tem o 4º maior risco de rebaixamento no Brasileirão após 26ª rodada

Agora campeã pan-americana, Maylla Venturin, 48 anos, é também campeã brasileira profissional da temporada. 

“Tô muito feliz por ter ganhado este Pan-Americano. Era um sonho meu estar aqui. O time do Brasil tá incrível, com uma energia incrível. Isso que importa. Tô muito feliz, amarradona, altas ondas. Foi perfeito!”, comemorou Maylla Venturin.

Já Maíra Viana, 36 anos, conquistou este ano o seu primeiro título mundial profissional. E, agora, completa a temporada internacional com o vice dos Jogos Pan-Americanos de Surfe.

“Estou muito feliz. Meu foco nesta temporada era ser campeã mundial. Logo depois veio o Pan, em que disputo pela primeira vez. Evoluí bem ao longo das competições. Aqui também consegui me conectar com o mar e fazer boas ondas. E muito contente com a vitória da Maylla e o resultado do Time Brasil. Mais uma vez, o Brasil e o Espírito Santo mostraram sua força no bodyboarding feminino”, completou Maíra.

Na final, Maylla Venturin somou 13.00 para ficar com o título. Maíra fez 10.44 para garantir o vice-campeonato. A colombiana Beatriz Arleo foi terceira colocada, com 7,63 pontos, seguida pela portorriquenha Luz Marie Grande (2.16).

Leia mais:  Série D do Brasileiro: confira os jogos de Serra e Real Noroeste

publicidade

Camisa 10

Equipe CEF Caratoíra de futsal participa de seletiva em Minas Gerais com apoio do programa Vai Atleta

Publicado

Com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio do programa Vai Atleta, a equipe CEF Caratoíra, atual campeã da Copa ES Sub-15 e Sub-19, viajou para Belo Horizonte, Minas Gerais, para disputar a 2ª etapa de testes do Desafio de Clubes e Seletiva de Futsal.

A delegação foi composta por 17 atletas, da categoria de base, com idades entre 13 e 16 anos, além do coordenador Técnico, Matheus Nascimento, e da presidente do CEF Caratoíra, Monalisa Souza Rocha.

Durante o evento, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de dezembro, os jovens participaram de seletivas e tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de um clube referência no futsal brasileiro. Na última segunda-feira (09), como parte da preparação para a Taça Brasil de Clubes 2025, a equipe enfrentou o Minas Tênis Clube. No confronto, o time mineiro venceu por 3 a 1.

Além de proporcionar a experiência competitiva, o evento buscou identificar talentos para integrar as categorias de base do Minas Tênis Clube. Os aprovados nas etapas finais poderão ser incorporados às equipes em 2025, com o resultado divulgado no site oficial do clube (www.minastenisclube.com.br) no dia 28 de dezembro.

Leia mais:  Corinthians tem o 4º maior risco de rebaixamento no Brasileirão após 26ª rodada

“O evento foi uma experiência incrível. Jogar contra um clube de alto nível como o Minas Tênis Clube foi desafiador, mas estamos muito satisfeitos com o desempenho dos nossos atletas. Agora, aguardamos ansiosos pela avaliação final”, destacou Matheus Nascimento, Coordenador Técnico da Associação. Ele também agradeceu à Sesport pelo apoio no transporte da equipe: “O programa Vai Atleta foi essencial para nossa participação.”

Continue lendo

Camisa 10

Esporte Clube Graúna Quilombola e Unidos da Tiquera vão participar Copa Nacional Quilombola de Futebol

Publicado

A delegação masculina Esporte Clube Graúna Quilombola, do município de Itapemirim, e a delegação feminina Unidos da Tiquera – Quilombo Bom Pastor de São Mateus estão nos últimos preparativos para representar o Espírito Santo na primeira edição da Copa Nacional Quilombola de Futebol. As equipes embarcam para o Rio de Janeiro nesta quinta-feira (12) e já participam da solenidade de abertura. O campeonato, que reunirá representantes de 24 Estados brasileiros, terá a grande final no icônico estádio do Maracanã, com arbitragem de Anderson Daronco, árbitro reconhecido em grandes competições nacionais e internacionais.

Os 20 atletas da comunidade quilombola de Graúna conquistaram a vaga para a competição nacional em agosto de 2024, ao se sagrarem campeões da etapa estadual promovida pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Espírito Santo e o IPAC. Já a equipe feminina, composta por 17 atletas, garantiu a vaga após uma disputa quadrangular entre São Jorge (São Mateus), Povoação (Linhares), Bom Pastor (São Mateus) e São Pedro(Ibiraçu).

Leia mais:  Sesport realiza encontros regionais para elaboração do Plano Estadual do Esporte

A competição terá jogos nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, culminando na grande final no Maracanã. A delegação capixaba viaja com o apoio do programa Vai Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). Essa será a primeira edição da Copa Nacional de Futebol Quilombola.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vem democratizando cada vez mais o esporte em todo o território capixaba, seja com obras de infraestrutura esportiva em diversas comunidades ou realizando competições, como o Campeonato Quilombola, que ganhou a primeira edição este ano. Parabéns a todas as equipes que participaram e, em especial, ao campeão Graúna, de Itapemirim, e que agora vai levar o nome do nosso Estado e competir pelo título nacional”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

A Copa Nacional Quilombola, organizada pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e a organização Uma Gota no Oceano, tem como objetivo valorizar as tradições quilombolas no Brasil.

Leia mais:  Série D do Brasileiro: confira os jogos de Serra e Real Noroeste

Além de fomentar a inclusão social pelo esporte, a competição busca dar visibilidade às comunidades quilombolas e a sua importância cultural e histórica no País. Os estados de Roraima e Acre, e o Distrito Federal, são os únicos entes federativos fora do torneio, pois não têm comunidades quilombolas reconhecidas.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana