conecte-se conosco


Política e Governo

Musso ressalta relação entre Poderes

Publicado

Presidente da Assembleia usou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (10) para fazer um pronunciamento a respeito dos últimos acontecimentos que envolveram a Casa

O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Erick Musso (Republicanos), usou a tribuna na sessão ordinária de terça-feira (10) para fazer um pronunciamento a respeito dos últimos acontecimentos que envolveram a Casa: a eleição antecipada da Mesa Diretora para o biênio 2021-23 e a parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Ele reforçou que os poderes devem ser harmônicos, mas independentes; que propostas semelhantes com a chamada PEC da Reeleição foram aprovadas em diversas Casas Legislativas do País, que iria rechaçar quaisquer comparações com a denominada “Era Gratz” e que outras instituições e prefeituras apoiavam financeiramente entidades representativas como a Unale.

Além disso, lembrou que todos os projetos apresentados pelo Executivo que interessavam ao Estado foram aprovados pelos parlamentares. Por fim, ressaltou que sua gestão tratava como “menina dos olhos” o Espaço Assembleia Cidadã, que fornece uma série de serviços para a população capixaba.

Confira o discurso na íntegra:

Senhoras e senhores,

As montanhas da vida não existem apenas para que você veja o mundo, mas também para que aprendamos o valor da escalada. Eu subi a montanha. Eu precisava refletir. Porque é no silêncio que surgem as vozes mais sábias dentro do nosso pensamento.

Chegou o momento de quebrar esse silêncio, e de dividir com vocês aquilo que aprendi com ele. Mas, antes, eu preciso aclarar os últimos acontecimentos. Muita coisa cruzou a estrada nos últimos dias. Muita gente falou. E eu, da montanha, observava os movimentos porque, do alto, conseguimos perceber melhor como as pessoas se movem; algumas delas, com as pernas e as mãos de outrem.

Quero começar reforçando a independência desta casa e enaltecendo o compromisso dos meus colegas deputados e deputadas em endossar o cumprimento da constituição, que inspirada no Espírito das Leis de Montesquieu, estabelece que os três Poderes constituídos devem ser harmônicos, mas, sobretudo, independentes.

Por anos, essa autonomia do poder legislativo foi abstrata. Quimérica. Proditória. E não se pode responsabilizar alguém em específico. Ao longo dos anos, criou-se uma cultura de que determinadas decisões das casas de leis – incluindo eleições de mesa diretora – deveriam passar pelos palácios de governo.

Esse hábito nocivo para independência do poder legislativo sempre foi malvisto pela sociedade e impiedosamente criticado pela imprensa, que precisa voltar seu olhar para as tentativas de interferência que se insurgem, travestidas de ordenamento legalitário.

A decisão de apresentar a Proposta de Emenda à Constituição 28/2019, que permitiu a antecipação do processo eleitoral da mesa diretora, não foi uma invenção desta casa. Câmaras municipais brasil afora, inclusive neste estado, já fizeram uso desse expediente. Em junho deste ano, a Assembleia Legislativa de Goiás, liderada por seu presidente, Lissauer Vieira, do PSB, apresentou proposta semelhante.

Essa é uma decisão interna corporis do poder legislativo, assim como há decisões de mesmo cunho tomadas, diariamente, pelos outros poderes.

A realização da eleição, no último dia 27, não foi “antidemocrática” nem “personalista”, como acusam alguns oportunistas de ocasião. Foi uma decisão minha e que teve o apoiamento de 24 dos 29 deputados e deputadas presentes neste plenário, no momento da votação, que entendem que o trabalho que temos feito aqui deve continuar.

Há quem discorde de todo o processo, e isso é salutar, pois a discordância é a mola mestra da democracia – embora não caiba no jogo democrático o acinte como forma de persuasão e o achincalhe como estratégia política para ganhar holofotes.

Isso não vamos admitir. A comparação com a era Gratz não se sustenta. É indevida. Injusta. Perversa. Uma narrativa rasteira de quem usa a política diuturnamente como palanque eleitoral e dela se retroalimenta, sem qualquer preocupação com a importante transformação social que ela pode realizar.

As minhas mãos são limpas! Não pesa contra mim qualquer – vou repetir: qualquer! – suspeita sobre atos ilícitos e ilegais. Não há contra mim qualquer processo, em qualquer côrte, com questionamento que seja sobre minha conduta. E desafio todos aqueles – de autoridades a cidadãos deste estado – que já estiveram comigo nesses três anos em que ocupo esta cadeira a relatar qualquer conversa minha antirrepublicana que eu tenha tido no exercício da presidência ou fora dele. Não houve. Não haverá.

O que há é um processo, duro, de desconstrução de novas lideranças que têm se formado neste estado.

A quem interessa esse tipo de jogo sujo e pesado? Eu respondo: à velha política, adjetivo que tentaram colar em mim e naqueles que comigo estão. Mas não conseguirão, porque eu sou parte desse novo tempo da política de bem, feita para o cidadão.

Tentaram desqualificar até mesmo os serviços que temos oferecido aqui dentro para a população e que rendeu a esta casa o prêmio de melhor atendimento ao cidadão do brasil.

Quanta injustiça com o povo do Espírito Santo e as mais de 10 mil pessoas que se beneficiaram desses atendimentos somente neste ano de 2019!

É preciso esclarecer que a comissão julgadora que deu o primeiro lugar a esta Assembleia é formada por representantes da OAB Nacional, da Ouvidoria-Geral da República, da Defensoria Pública, da Advocacia-Geral da União e da Escola Nacional de Administração Pública. Questionar o nosso prêmio é colocar em xeque a credibilidade dessas instituições e de seus representantes. Desqualificar os serviços que oferecemos é dar as costas para a população que dele, meritoriamente, usufrui – porque é para ela que trabalhamos. É para o cidadão que tudo isso tem sido feito.

A contribuição com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, assim como a PEC, também não foi uma invenção desta Assembleia. Todas as vinte e sete casas legislativas estaduais contribuem com esse organismo que nos representa em interesses nacionais. Assim como a Associação dos Municípios do Espírito Santo, a Amunes – liderada pelo prefeito de Viana e seu presidente, Gilson Daniel –, que faz um brilhante trabalho e recebe a contribuição de todas as prefeituras de nosso estado, incluindo a prefeitura de vitória, que somente neste ano repassou mais de 300 mil reais à entidade e outros 600 mil reais para a federação nacional de prefeitos, e que também contribui, junto com tantas outras, com a confederação nacional dos municípios.  Há também a Atricon, Associação dos Tribunais de Contas, e tantas outras entidades representativas.

Não estamos inventando a roda nem agindo de forma antirrepublicana. Assim como outros poderes e instituições, o que buscamos é a defesa dos interesses de nossos representados, que, no caso desta Assembleia, eles são os cidadãos do Espírito Santo.

Senhoras e senhores, “a alegria está na luta”, sentenciou Mahatma Gandhi. Desde o primeiro dia em que sentei nesta cadeira de presidente, meu trabalho não assumiu outro caminho que não fosse realizar uma gestão eficiente e que estivesse com as portas abertas para a população do Espírito Santo. Para que esta casa não fosse do povo somente de direito, mas também de fato.

Foi com esse pensamento que cortamos cinco milhões de reais de gratificações, diárias e contratos, para enxugar custos, ação que pouca gente enxerga em momentos críticos, mas tudo bem: nós fizemos, com responsabilidade, a nossa parte.

Implementamos o sistema wifi e, com ele, o Ales Digital, que virtualizou todos os processos da casa, conferindo ainda mais transparência a tudo que fazemos aqui. E quero aproveitar para agradecer o empenho do deputado Marcelo Santos, que teve papel fundamental no sucesso desse projeto, bem como na coordenação do revisa ales, que simplificou nossa Legislação e transformou mais de quatro mil leis em seis.

Desengavetamos mais de dois mil processos parados na procuradoria, o que otimizou o processo legislativo, e limpamos a pauta de reivindicações dos servidores com a casa. E por isso quero também agradecer ao deputado Enivaldo dos Anjos, presidente do Fórum dos Servidores e afiado defensor dos funcionários desta Casa.

Criamos a Assembleia Cidadã, um complexo de serviços que é a menina dos olhos desta gestão e tem servido de exemplo para o Brasil.

Faço questão de agradecer ao deputado Vandinho Leite, defensor do nosso Procon, nessa luta incansável pelos direitos do consumidor; à deputada Janete de Sá, que lidera a Procuradoria Especial da Mulher e que presta esse importante serviço de acolher vítimas de violência doméstica; aos deputados Delegado Danilo Bahiense e Euclério Sampaio, que nos ajudaram a implementar nesta casa o serviço de emissão de carteira de identidade que melhor funciona em todo o Espírito Santo: com agendamento online, entrega rápida e emissão de mil documentos por mês; ao deputado Delegado Lorenzo Pazolini, que em breve vai liderar aqui a delegacia de proteção à criança e ao adolescente. E não podemos nos esquecer da Delegacia de Defesa do Consumidor e da Defensoria Pública, que prestam importantes serviços aos cidadãos e às cidadãs capixabas.

É esta Assembleia que nos orgulha. Que me dá orgulho de presidir e a certeza de que estamos, caros colegas deputados e deputadas, no caminho certo. Uma Assembleia que, além de premiada, já é referência pro Brasil inteiro. Recentemente recebemos comitivas de três outras casas legislativas do Brasil. São Paulo, Sergipe e Bahia vieram conhecer nosso modelo de gestão. O mesmo modelo que levamos recentemente para o Ministério da Família, do governo federal, e apresentamos à ministra Damares Alves e a sua equipe.

Uma Assembleia que é a primeira em transparência, a primeira totalmente digital do Brasil, a primeira em atendimento ao cidadão e a segunda mais econômica. Esta Assembleia, definitivamente, não é a mesma de vinte anos atrás. E não merece ter jogada na lata do lixo todas essas recentes conquistas, que não são mérito somente desta gestão da mesa diretora, mas de deputados, deputadas e servidores que fazem parte desta história de sucesso.

Não vamos admitir que todas essas conquistas sejam suplantadas por um desvirtuamento do papel da política, que é a transformação social, e não o aparelhamento eleitoral de grupos, instituições e organizações que usam os holofotes dos veículos de comunicação para se promover. Isso, sim, é personalismo. É marketing de ocasião. E oportunismo.

Senhoras e senhores,

Quebrado o silêncio, chegou o momento de voltar à montanha. Não em busca das vozes sábias que povoam nosso pensamento durante o jejum – embora recorrentemente elas se façam necessárias. Mas porque compartilho do que sabiamente ensinou o líder Nelson Mandela, que ainda jovem, aos 23 anos, recusou o que o destino lhe reservara para seguir seu próprio caminho e trabalhar por sua gente.

Disse ele: depois de termos conseguido subir a uma grande montanha, só descobrimos que existem ainda grandes montanhas para subir. Seguiremos trabalhando pelo povo do Espírito Santo. Disso, não tenham dúvidas. Disso, não abro mão.

Muito obrigado!

Leia mais:  Recursos serão destinados aos donos de propriedade rural em municípios atingidos por desastres naturais e intempéries climáticas
publicidade

Política e Governo

Governador recebe Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço receberam, nesta quinta-feira (17), no Palácio Anchieta, em Vitória, 45 alunos da Rede Pública Estadual que compõem o Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025. O evento faz parte da programação oficial de posse dos estudantes eleitos por seus pares nos Comitês Regionais de Líderes.

“É uma alegria estar com vocês, formando líderes em nossas escolas. Líder não é o que conquista seguidores, mas que forma novos líderes. Vocês têm tarefas de representatividade, de decidir questões importantes em suas escolas e de ajudar a formar boas pessoas. Nossas escolas têm que cumprir o papel de formar boas pessoas, que sejam respeitadoras, tolerantes e que lutem pelo coletivo”, declarou o governador.

Casagrande prosseguiu: “Quem lidera com boa fé e vontade, faz essa mudança em suas vidas e nas vidas das pessoas ao seu redor. Temos ambiente adequado em todas as escolas e estamos caminhando para que todas as escolas tenham o mesmo nível de infraestrutura. A nossa vida é feita de escolhas e desafios. Vocês escolheram participar dessa eleição de líderes e agora têm o desafio de colaborar com a nossa educação. Tenho certeza que irão nos ajudar a seguir como a melhor educação do País.”

Leia mais:  “Semana que vem fecharemos com o Podemos”, diz coronel Ramalho

Durante a recepção, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou a importância da ocasião e deu as boas-vindas aos estudantes. Ele ressaltou que o encontro com o governador e o vice-governador foi uma forma de celebrar a eleição e a futura posse dos representantes do Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025. Vitor de Angelo explicou a estrutura do processo de eleição dos líderes, que começa nas salas de aula, passa pelas regionais e culmina na formação do comitê estadual.

Vitor de Angelo lembrou que os estudantes agora assumem a responsabilidade de levar à gestão pública as demandas e sugestões da comunidade estudantil, contribuindo para a construção de uma educação mais participativa e alinhada às reais necessidades das escolas capixabas.

“Vocês, estudantes, chegaram a essa posição por mérito, conquistaram. E isso traz uma responsabilidade que precisam ter equilíbrio e sabedoria para seguir em frente. Temos resultados significativos na educação capixaba e vamos seguir evoluindo, cada vez mas, para proporcionar formação adequada aos nossos jovens. Parabéns!”, declarou o vice-governador Ricardo Ferraço.

Leia mais:  Virgínia Casagrande, a primeira-dama do Espírito Santo recebeu alta e está em isolamento domiciliar

Além do encontro, a programação contou também com um momento de acolhimento, entrega dos certificados de posse, apresentações culturais, palestras que abordaram o papel da liderança estudantil, o funcionamento do Comitê e os desafios regionais enfrentados pelos estudantes e oficinas temáticas, em que os estudantes iniciarão a construção dos planos de ação regionais.

A gerente de Gestão Escolar, Julia da Matta, frisou que o Comitê Estadual de Líderes é uma instância de representação estudantil que promove o protagonismo juvenil dentro das escolas. “Seu papel vai além da escuta: os líderes são convidados a refletir, propor e colaborar na criação de políticas públicas educacionais junto à Sedu. A iniciativa visa a ampliar o diálogo entre a gestão e os estudantes, fortalecendo a democracia na Rede Estadual de Ensino”, explicou.

Continue lendo

Política e Governo

Governo do Estado anuncia nova forma de pagamento no Aquaviário e viagens extras durante a Festa da Penha

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (17), duas importantes novidades para o sistema de transporte Aquaviário: a implementação do pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito nas estações e a realização de viagens extras para atender os fiéis durante a programação da Festa da Penha, padroeira do Espírito Santo.

A nova forma de pagamento já está disponível nas estações e permite que os passageiros utilizem cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Elo, desde que possuam a tecnologia de aproximação (contactless). A tarifa de R$ 4,90 pode ser paga diretamente na catraca, sem necessidade de cadastro prévio. A novidade se soma às formas de cobrança já existentes: Cartão GV e QR Code via aplicativo KIM.

A medida oferece mais praticidade principalmente para turistas e usuários eventuais, além de reforçar o uso da tecnologia como aliada da mobilidade urbana.

“Temos boas novidades no sistema Aquaviário a partir de hoje. Estamos dando oportunidade ao usuário do dia a dia de poder usar seu cartão de débito ou crédito. Às vezes o usuário pode acabar esquecendo seu CartãoGV ou até mesmo esquecer de carregar, então, pode usar normalmente seu débito e crédito. Essa novidade também atende ao usuário esporádico, principalmente, os turistas. Se a pessoa tiver o cartão cadastrado no celular, nem precisa ter o cartão físico em mãos. É uma conquista importante para o transporte público capixaba”, afirmou o governador Casagrande.

Leia mais:  Evair de Melo apresenta Projeto de Lei que normatiza contrato de parceria rural

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também acompanhou o anúncio feito pelo governador em suas redes sociais. “Essa nova opção de pagamento facilita o acesso ao Aquaviário, principalmente para quem não o utiliza com frequência. Essa é uma realidade em diversos locais do mundo e é mais uma forma de incentivar o uso do transporte público, de forma prática”, destacou.

“A Ceturb está empenhada em tornar o sistema Aquaviário cada vez mais moderno e acessível à população. A implementação do pagamento por aproximação, juntamente com a ampliação da oferta de viagens durante a significativa Festa da Penha, reflete nosso compromisso em facilitar a mobilidade urbana e atender às necessidades dos usuários, sejam eles moradores da Grande Vitória ou visitantes que prestigiam este importante evento religioso.”, destacou o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Marcelo Campos Antunes.

Embora o pagamento por aproximação não permita integração com o sistema Transcol, a nova alternativa amplia o acesso ao serviço, tornando-o ainda mais conveniente para diferentes perfis de usuários.

Operação especial

Durante a Festa da Penha, uma das maiores manifestações religiosas do País, o Aquaviário vai operar com horários ampliados para facilitar o deslocamento da população. A operação especial acontece de sexta-feira (25) até segunda-feira (28) – dia que se comemora o dia da Padroeira do Espírito Santo, com mais viagens nas linhas do sistema: Praça do Papa x Prainha (402) e Porto de Santana x Prainha (403).

Leia mais:  Recursos serão destinados aos donos de propriedade rural em municípios atingidos por desastres naturais e intempéries climáticas

A Ceturb também vai reforçar a operação das linhas do Transcol durante a Festa da Penha, com uma tabela especial que será divulgada nos próximos dias. Na sexta-feira (25), no domingo (27) e na segunda-feira (28), a última saída das embarcações do Aquaviário será às 22 horas. Já no sábado (26), por conta da Romaria dos Homens, haverá uma viagem extra durante a madrugada, com partida à 1h da manhã de domingo (27), garantindo o retorno dos fiéis que participarem da tradicional caminhada entre Vitória e Vila Velha.

O reforço nas viagens do Aquaviário vai atender tanto quem sai de Vila Velha rumo à Romaria em Vitória quanto os fiéis que estacionarem no entorno da Praça do Papa, podendo ir até as proximidades da Catedral com essa linha expressa e retornar depois da caminhada pelas embarcações do sistema aquaviário.

Com a ampliação da oferta, o Aquaviário se torna uma alternativa prática e confortável para quem deseja participar da programação da Festa da Penha.

As embarcações funcionarão em horários estendidos, e a Estação da Prainha — principal ponto de desembarque — está localizada no entorno do Convento da Penha, facilitando o acesso dos participantes às celebrações. A ação especial tem como objetivo oferecer mais opções aos fiéis que participarão das celebrações religiosas em Vila Velha.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana