conecte-se conosco


Camisa 10

Nadadoras do Espírito Santo batem recorde e índice para as Paralimpíadas de Paris

Publicado

Mariana Gesteira e Patrícia Pereira dos Santos nadaram mais rápido do que os índices classificatórios para os Jogos de Paris/2024 e agora aguardam convocação oficial

Duas nadadoras do Espírito Santo bateram o índice estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para qualificação aos Jogos Paralímpicos de Paris/204 nas eliminatórias do segundo dia do Open Internacional de Natação.

Medalhistas em Tóquio/2021, Mariana Gesteira (S9, comprometimento físico-motor) e Patrícia Pereira dos Santos (S4, comprometimento físico-motor) brilharam na piscina do Centro de Treinamento Paralímpico, que recebe o evento, em São Paulo.

O Open Internacional de Natação é a primeira seletiva para as Paralimpíadas. A definição dos representantes brasileiros terá como base os critérios de entrada estipulados pelo CPB e os nadadores que irão representar o Brasil na França serão anunciados somente em convocação oficial, entre junho e julho. Já as Paralimpíadas de Paris acontecem de 28 de agosto e 8 de setembro.

MELHOR TEMPO DO MUNDO

Mariana Gesteira, bronze na prova dos 100m livre na última edição dos Jogos Paralímpicos, conquistou o índice na sexta-feira (3) ao nadar os 50m livre em 28s25, tempo mais rápido do que os 28s37 necessários para qualificação a Paris. Mais tarde, nas finais do dia, a atleta ainda conseguiu uma marca mais forte, de 27s77, melhor tempo do mundo na sua classe e também da S10 em 2024.

“Confiança foi a palavra do dia que me guiou para alcançar a marca de 27s77. Eu queria muito conseguir dizer o que estou sentindo agora, mas nada define ou expressa a luz e a gratidão que é realizar mais esse sonho. Primeira do mundo e ainda com muito a conquistar”, comemorou Mari Gesteira, bicampeã mundial nos 50m livre.

Já Patrícia Pereira da Silva (S4, comprometimento físico-motor), completou a prova dos 50m livre em 40s65, abaixo dos 42s95 definidos pelo CPB. A atleta foi medalhista de bronze em Tóquio, no revezamento 4x50m livre misto 20 pontos.

Leia mais:  Seleção Capixaba disputa a fase nacional da Taça das Favelas de futebol em São Paulo

Com os resultados, as duas ficam muito perto da classificação para os Jogos de Paris, aguardando somente a convocação oficial do CPB. Ambas voltam à piscina do Centro de Treinamento Paralímpico neste sábado

publicidade

Camisa 10

Árbitro capixaba faz rifa para se recuperar de acidente após perna amputada

Publicado

Francisco Cássio teve a perna amputada após acidente em dezembro e amigos organizam rifa para ajudar com custos

O árbitro de futebol capixaba Francisco Cássio teve a perna amputada após um acidente de moto no final do ano passado. Amigos do profissional estão organizando uma rifa para ajudá-lo com os custos da recuperação.

Cássio sofreu um acidente de moto quando estava voltando do treino, no dia 18 de dezembro do ano passado, próximo ao Terminal de Vila Velha. Ele chegou a ficar em coma por dois dias e internado no hospital por cinco dias. Os médicos disseram que treinar com regularidade durante a vida toda ajudou na recuperação.

O árbitro só recobrou a memória após o quinto dia de recuperação, mas não se lembra de como foi o acidente. Segundo ele, a única coisa que se recorda é que um carro o atropelou quando já estava chegando em casa e que foi arremessado por cerca de 10 metros.

Após o ocorrido, Cássio teve a perna amputada e está fazendo fisioterapia com o apoio de uma academia que pertence a um amigo. Ele ainda não conseguiu liberação do tratamento pelo SUS e pelo INSS e por isso conta com os equipamentos e profissionais da academia.

“Para a recuperação é se agarrar nas forças de Deus e seguir em frente. Infelizmente, o Governo e o INSS não ajudam”, comenta.

Francisco Cássio tem feito fisioterapia com apoio da academia de um amigo. Foto: Arquivo pessoal

Rifa para ajudar com os custos

Além de jogos profissionais, o árbitro também participava de “peladas” e jogos amadores. Cássio conta que recebeu apoio de times amadores de Vila Velha. Três amigos, que jogam em um desses times, foram os organizadores da rifa.

Leia mais:  Edimara é a menina de ouro do atletismo do Espírito Santo

Bruno Barros, Cláudio Alves e Dimitrus compraram uma camisa oficial do Flamengo autografada pelo ídolo Zico e colocaram como o prêmio do sorteio. Em dois dias de rifa, mais de 130 números já foram vendidos.

O dinheiro será usado para ajudar a arcar com os custos da recuperação de Cássio e com a renda da família, já que o profissional está afastado do trabalho.

Para comprar as rifas e ajudar o árbitro, basta acessar o link https://criarifa.com/zW990LCada rifa custa R$ 10,00.

Apoio de colegas e da Federação

Além da rifa, o árbitro frisou que conta com o apoio de colegas e também da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES).

“No dia seguinte ao acidente, houve a confraternização da arbitragem. Ali mesmo o pessoal já se juntou para me apoiar. Ajudam com dinheiro, remédios, equipamentos… Foram 27 anos de trabalho, conheci muita gente e eles estão me ajudando”, afirma o árbitro.

Ele é árbitro federado desde 1999 e já apitou jogos de Série A. Em 2023, foi o árbitro da final da Segunda Divisão do Campeonato Capixaba. Aos 50 anos, já estava caminhando para o final da carreira e seria árbitro auxiliar em 2025.

Leia mais:  Jogadora capixaba vai jogar a Copa América Sub-18 pela seleção brasileira

Cássio faz questão de agradecer pelo apoio que tem recebido de amigos e da FES. Ele ressalta que o presidente da comissão de arbitragem do ES, Marcos André Gomes, foi o primeiro a visitá-lo e que o presidente da Federação, Gustavo Vieira, prometeu fazer uma campanha para a compra de uma prótese.

Volta aos gramados

Francisco Cássio espera voltar aos gramados um dia. Ele afirma que sente falta de correr e apitar jogos.

“Minha mente está focada em voltar e ser o primeiro árbitro a apitar com uma prótese”, revela Cássio.

O árbitro espera voltar a apitar jogos amadores quando estiver recuperado e com uma prótese. Sobre a volta à arbitragem profissional, ele não descartou nenhuma possibilidade, apesar de não haver um programa para árbitros deficientes atualmente.

“Se a Federação convidar, seja para apitar em um jogo sub-15, 17 ou 20, eu topo!” disse Cássio.

Continue lendo

Camisa 10

Neymar faz post em casa após polêmica de festa em sítio: ‘Novelinha e dormir’

Publicado

Já Bruna Biancardi, noiva do jogador, optou por passar a noite em um restaurante japonês na companhia de amigas

Após rumores que circulavam sobre sua presença em uma festa particular, Neymar apareceu nas redes sociais na noite desta quinta-feira (13). Em uma postagem, o jogador compartilhou uma imagem de si mesmo relaxando em sua cama, assistindo televisão, acompanhada da legenda “Novelinha e dormir”. Enquanto isso, Bruna Biancardi, noiva de Neymar, optou por passar a noite em um restaurante japonês na companhia de amigas.

A assessoria de Neymar se pronunciou sobre a situação, desmentindo sua presença na festa organizada por Rafa Motta. Embora o helicóptero do atleta tenha sido avistado nas proximidades do evento, a equipe do jogador esclareceu que ele não estava no local e que frequentemente empresta sua aeronave.

Veja a publicação:

Neymar nos stories – Reprodução/Instagram

Leia mais:  Conmebol decide manter formato das Eliminatórias e encerrar Libertadores no campo
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana