conecte-se conosco


São Mateus

Não vai haver programação oficial para o carnaval de São Mateus

Publicado

A Prefeitura decretou ponto facultativo e vai aumentar fiscalização para evitar aglomerações

A pandemia estragou a festa de muito folião que tinha o destino do balneário de Guriri, em São Mateus. A cidade, que recebe turistas de várias partes do Brasil, não terá programação oficial com seus shows e trios elétricos do prefeito que costumam animar os eventos carnavalescos no balneário de Guriri com enormes gastos públicos.

A Prefeitura decretou ponto facultativo nos dias 15 a 17, mas a paralização não se estende aos órgãos que prestam serviços essenciais. Está sendo agendada uma reunião da Prefeitura com toda a sua equipe para definir as ações durante o período carnavalesco. Mesmo não havendo programação oficial, a Vigilância Sanitária e a Guarda Patrimonial, com o apoio da Polícia Militar estarão todos os dias fiscalizando para evitar aglomeração e orientar moradores e turistas a seguirem os protocolos de segurança sanitária. Ainda de acordo com a municipalidade, haverá barreiras sanitárias em vários pontos do município.

Para grande parte dos moradores de Guriri, vai ser difícil a Prefeitura de São Mateus cumprir as ações que está prometendo, até porque “nos finais de semana e feriados, sob a complacência dos órgãos fiscalizadores, quase nada vinha sendo feito para impedir as aglomerações e funcionamento de bares e restaurantes de acordo com os protocolos usados para o funcionamento desses estabelecimentos”, disse um dos moradores ouvidos pela reportagem.

Outra questão foi o decreto de ponto facultativo de três dias mesmo não tendo carnaval. “Essa deve ser a senha para que as festas estejam liberadas em outros locais, na clandestinidade”, suspeita um outro morador. “O prefeito tem negócios relacionados a eventos e não vai querer perder a oportunidade de buscar uma maneira de promover alguma festa”, continuou levantando essa possibilidade o morador ouvido pelo JN.

Leia mais:  Carlinhos e Ferreira Jr. podem fechar acordo para as próximas eleições
publicidade

São Mateus

Fixação da foz do rio Cricaré melhora a qualidade da água em São Mateus, diz Freitas

Publicado

“O abastecimento de água potável das regiões de São Mateus foi prejudicado. Por isso esse projeto que estamos apresentando, de fixação da foz do rio Cricaré, é extremamente importante. A economia da região também vem registrando queda. Outro exemplo são as embarcações de grande porte como as de petróleo, madeira e pesca, que atracavam no local e tiveram que passar a usar outros portos da redondeza. A economia pesqueira também sofreu um abalo muito forte, prejudicando muitas famílias que vivem da pescaria, principalmente em Conceição da Barra e São Mateus”, ponderou o deputado estadual Freitas (PSB), autor do projeto.

Visualização da imagem

O rio Cricaré, segundo o parlamentar, vem sofrendo com o assoreamento já há muitos anos, o que tornou a sua foz totalmente inavegável. Além disso, foi constatado também que a maré alta faz com que a água do mar chegue até o local de capitação de água potável do rio e o resultado disso é uma água salinizada saindo das torneiras das casas em São Mateus.

Freitas convidou várias lideranças das regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo para explicar o projeto de fixação da foz do rio Cricaré e em seguida fizeram uma expedição pelo rio. O evento aconteceu na manhã de sábado (dia 27), saindo do Espaço Náutico do Zeca, que fica na Estrada Meleiras.

O parlamentar, que organizou a expedição, falou sobre o projeto no qual já vem trabalhando na busca de parcerias para que ele seja executado e proporcione melhorias de vida, conforto e segurança para os moradores da região.

Foram convidadas e estiveram presentes várias lideranças do Norte e Noroeste do Estado, entre elas subsecretários de Estado, prefeitos, vereadores, diretores e técnicos da Cesan e da Saae, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, pescadores, lideranças comunitárias e religiosas, além de empresários e comerciantes. Após a exposição do projeto, o grupo se dividiu em vários barcos e seguiu rio abaixo até o encontro dele com o mar, em Conceição da Barra.

A bacia do rio São Mateus, também conhecido no município por rio Cricaré, possui aproximadamente 103.351 km². Banha dez municípios nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, desaguando no oceano Atlântico, no município de Conceição da Barra.

O Cricaré tem como principais afluentes os rios Cotaxé, também conhecido como Braço Norte do Rio São Mateus, Preto, Mingal da Vovó, Panela Velha e Pirapococa. Além disso, o rio Cricaré tem uma característica quase única de possuir um defluente: o rio Mariricu.

Leia mais:  Maciel de Aguiar pode ser pré-candidato do PCdoB a prefeito de São Mateus
Continue lendo

São Mateus

Deputado Freitas se reúne com a Polícia Militar pedindo mais segurança para os dos quilômetros

Publicado

Também agradeceu o cerco tático feito pela PM na região

O deputado estadual Freitas (PSB) atendendo reivindicação dos moradores da região dos quilômetros, esteve reunido com o comando do 13º Batalhão da Polícia Militar para tratar de demandas do Conselho de Segurança solicitando ações e para agradecer o cerco tático naquela região efetivado pela PM.

Poucas&Boas: Cai um símbolo da Assembleia: o bigode do deputado Freitas | A  Gazeta

A região dos quilômetros (rodovia Miguel Curry Carneiro e comunidades próximas) tem sofrido com ações de bandidos que assaltam propriedades, roubam bombas e compressores e veículos, levando insegurança para seus moradores.

O deputado esteve com o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Mateus Garcia, e foi acompanhado pela presidente do Conselho de Segurança, Ana Paula e dos vereadores Robertinho de Assis e Cristiano Balanga. Na oportunidade o parlamentar agradeceu o empenho da polícia e solicitou novas ações para que os moradores tenham mais segurança.

Leia mais:  Carlinhos e Ferreira Jr. podem fechar acordo para as próximas eleições
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana