conecte-se conosco


São Mateus

Não vai haver programação oficial para o carnaval de São Mateus

Publicado

A Prefeitura decretou ponto facultativo e vai aumentar fiscalização para evitar aglomerações

A pandemia estragou a festa de muito folião que tinha o destino do balneário de Guriri, em São Mateus. A cidade, que recebe turistas de várias partes do Brasil, não terá programação oficial com seus shows e trios elétricos do prefeito que costumam animar os eventos carnavalescos no balneário de Guriri com enormes gastos públicos.

A Prefeitura decretou ponto facultativo nos dias 15 a 17, mas a paralização não se estende aos órgãos que prestam serviços essenciais. Está sendo agendada uma reunião da Prefeitura com toda a sua equipe para definir as ações durante o período carnavalesco. Mesmo não havendo programação oficial, a Vigilância Sanitária e a Guarda Patrimonial, com o apoio da Polícia Militar estarão todos os dias fiscalizando para evitar aglomeração e orientar moradores e turistas a seguirem os protocolos de segurança sanitária. Ainda de acordo com a municipalidade, haverá barreiras sanitárias em vários pontos do município.

Para grande parte dos moradores de Guriri, vai ser difícil a Prefeitura de São Mateus cumprir as ações que está prometendo, até porque “nos finais de semana e feriados, sob a complacência dos órgãos fiscalizadores, quase nada vinha sendo feito para impedir as aglomerações e funcionamento de bares e restaurantes de acordo com os protocolos usados para o funcionamento desses estabelecimentos”, disse um dos moradores ouvidos pela reportagem.

Outra questão foi o decreto de ponto facultativo de três dias mesmo não tendo carnaval. “Essa deve ser a senha para que as festas estejam liberadas em outros locais, na clandestinidade”, suspeita um outro morador. “O prefeito tem negócios relacionados a eventos e não vai querer perder a oportunidade de buscar uma maneira de promover alguma festa”, continuou levantando essa possibilidade o morador ouvido pelo JN.

Leia mais:  Jerri acredita no fim do impasse entre Iema e Petrocity: ‘porto será implantado em São Mateus’
publicidade

São Mateus

Chegam a 210 as mortes por Coronavírus em São Mateus

Publicado

O Município chegou a 10.215 casos confirmados nesta segunda-feira (10). Ao todo, São Mateus tem 35.825 casos notificados, destes 16.006 foram descartados, 1.301 são suspeitos em investigação, 8.303 foram encerrados, 9.619 foram curados e há 210 óbitos confirmados. O percentual de cura do Município é de 94,1% e o percentual de letalidade é de 2,1%.

Dos casos suspeitos, 1.276 estão em isolamento domiciliar e 25 em tratamento hospitalar.

DEFINIÇÕES DE CASOS

Casos Suspeitos: Que apresentem suspeita para Covid-19, obedecendo os critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, que estão em processo de investigação pelos Serviços de Vigilância.

Casos Confirmados: Casos investigados que tiveram critérios de confirmação laboratorial ou clínico-epidemiológico para Coronavírus.

Casos Descartados: Casos que após investigação apresentam critérios para casos descartados.

Casos Encerrados: Casos que apresentaram sintomas gripais que não preenchiam critérios de realização de exame e fizeram isolamento por 14 dias e estão sem sintomas.

Leia mais:  Pesquisa não desanima candidatos à Prefeitura de São Mateus
Continue lendo

São Mateus

COVID-19: São Mateus aplica segunda dose da Coronavac nesta terça (11)

Publicado

A segunda dose da Coronavac será para idosos e profissionais da saúde agendados até o final de abril

São Mateus – Devido ao pequeno quantitativo de doses que o Município recebeu, a vacinação para a segunda dose da Coronavac será para os grupos de idosos e trabalhadores da Saúde que estavam agendados até o dia 30 de abril. 

LOCAL E DOCUMENTOS

A vacinação acontecerá nesta terça-feira (11), das 8h às 12h, no estacionamento da Paróquia Catedral (Av. João XXIII). No local haverá distribuição de senhas conforme o quantitativo de doses disponíveis. Para receber a vacina, os idosos devem levar um documento com foto, cartão de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF.

CRITÉRIOS

São Mateus recebeu apenas 550 doses da Coronavac para aplicação da segunda dose, quantitativo insuficiente para imunizar cerca de 2.800 pessoas de 60 a 79 anos que esperam a segunda dose da vacina. Assim, o Município optou por priorizar os grupos que estão aguardando há mais tempo. 

O secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, acredita que a vacinação deverá ser regularizada nas próximas semanas, na medida em que o Instituto Butantan for produzindo e entregando as doses para o Ministério da Saúde para a distribuição aos Estados por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). Segundo Henrique, há previsão de mais entregas ainda nesta semana para a aplicação da segunda dose.

CAUTELA NO RISCO MODERADO

Henrique ainda comentou sobre a nova classificação do Município no Mapa de Risco do Estado: “Apesar de São Mateus ter entrado esta semana no risco moderado, é importante continuar fazendo o isolamento social e a utilização dos equipamentos de proteção tão importantes e necessários, mesmo para quem já foi vacinado. Para que o Município consiga evoluir para o risco baixo é importante que cada um faça sua parte” – destacou o secretário.

Leia mais:  Ministro da Cidadania faz entrega de R$ 2,02 milhões a São Mateus-ES
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana