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Brasil

Netflix é multada em R$ 11 milhões pelo Procon

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Além da cobrança de taxas extras por residência, a empresa ainda responde por violações relacionadas à privacidade do usuário

O Procon de Minas Gerais multou administrativamente a Netflix em R$ 11 milhões na quinta-feira (11), por cláusulas abusivas no contrato de prestação de serviços e nos termos de privacidade, em especial pela cobrança de taxa extra ao usuário em domicílios diferentes. Segundo o órgão, a empresa pratica “publicidade enganosa, falta de informação adequada e exige do consumidor vantagem excessiva”.  O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou em 2023 uma audiência com a empresa sobre as cláusulas contratuais e os termos de privacidade relacionados ao usuário, tendo proposto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A Netflix não aceitou o acordo. A empresa alegou ao Procon-MG que “seus serviços são de uso pessoal e intransferível”, ao ser acionada em maio de 2023 sobre a cobrança de taxa por ponto adicional inferida aos assinantes.

Já o MPMG explica que a multa administrativa foi aplicada pois “uma pessoa pode ter múltiplas residências, e seu domicílio pode ser considerado em qualquer uma delas, nos termos do Código Civil”, o que infere que a Netflix viola o Código do Consumidor. “Se um serviço de streaming de música, por exemplo, utilizasse o mesmo modelo adotado pela Netflix, não se poderia sequer escutar música enquanto dirige. Logo, o novo sistema de cobrança utilizado contraria a própria publicidade dela, que preconiza: ‘Assista onde quiser’”, finaliza o MPMG.

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Além da cobrança de taxas extras por residência, a empresa ainda responde por violações relacionadas à privacidade do usuário, visto que a Netflix prevê a divulgação ilimitada dos dados do consumidor sem a anuência do consumidor. “Ao fazer isso, o fornecedor incorre em infração, pois condiciona a contratação do serviço à cessão do direito de utilização de dados”, afirma o promotor de Justiça Fernando Abreu ao Procon-MG.

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Brasil

Após 2 meses de namoro pela web, casal se encontra, se acham feios, se agridem e vão parar na delegacia

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Um caso inusitado e emblemático dos perigos do romance virtual voltou à tona nas redes sociais.Um casal de Sorriso, no Mato Grosso, protagonizou uma briga que teve como motivo a decepção com a aparência física um do outro.

O homem, de 37 anos, e a mulher, de 27, iniciaram um relacionamento virtual e decidiram se conhecer pessoalmente. No entanto, o encontro não seguiu como planejado. Ambos se sentiram enganados com a aparência do outro, o que desencadeou uma discussão acalorada que culminou em agressões físicas.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na delegacia, o homem relatou que a mulher, residente em Rondonópolis, viajou até Sorriso para se encontrar com ele.

Após o encontro, a situação se deteriorou rapidamente, com ambos se sentindo traídos pelas fotos que haviam sido compartilhadas nas redes sociais.

A mulher, por sua vez, alegou ter sido agredida pelo homem, que teria tentado enforcá-la durante a discussão. Já o homem afirmou que agiu em legítima defesa, após ser atacado pela mulher.

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Brasil

Raio atinge casa durante chuva no interior do RN e imagem impressiona

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Um raio atingiu uma casa durante uma forte chuva que caiu na cidade de Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar, durante a noite de terça-feira (14).

O caso aconteceu na Rua Raimundo Libanio Rocha. De acordo com a Polícia Militar, o raio atingiu uma haste da casa que recebe o fio do poste de energia elétrica da companhia distribuidora.

Um vídeo mostra a parede da casa quebrada e a haste no chão, o que levou a Polícia Militar a isolar a área para garantir a segurança dos moradores e esperar a chegada da equipe da Neoenergia Cosern.

A polícia informou que houve queda de energia na cidade. Também foi registrada instabilidade no sinal da internet por algumas horas. Ainda segundo a PM, um idoso de 84 anos e um outro homem estavam na casa no momento que o raio caiu e não ficaram feridos.

Em nota, a Neoenergia Cosern informou que enviou uma equipe ao local na noite desta terça-feira (14) e orientou o cliente a refazer o “padrão de entrada” para ter o fornecimento restabelecido.

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