conecte-se conosco


Cidades

Nossa Bolsa 2021 divulga resultado da lista de espera

Publicado

A relação dos selecionados pela lista de espera do Programa Nossa Bolsa 2021 está disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Clique aqui. Na próxima segunda-feira (08), começa o período de entrega da documentação dos candidatos presentes na lista divulgada, o que deve ser feito na instituição que oferta o curso escolhido até o dia 12 de março. A classificação dos selecionados nesta etapa não considera as preferências para reserva de vagas que foram levadas em conta nas duas primeiras chamadas.

É importante que o selecionado entre em contato com a faculdade e se informe sobre o horário de atendimento para realizar a matrícula. Além disso, é essencial observar atentamente a lista de documentos exigidos, de acordo com o item 7 do edital (página 5) e com o Anexo VI do documento (página 29).

“Apesar das dificuldades deste período de pandemia e do adiamento das provas do Enem de 2020, o Governo do Espírito Santo garantiu aos jovens capixabas a oferta de 1.021 bolsas para ingresso em 2021, em 33 instituições de ensino privadas de 15 municípios. Entendemos que o acesso à formação, principalmente para quem mais necessita, é ainda mais relevante neste momento de crise. Neste sentido, o processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza, por exemplo, o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Tyago Hoffmann.

Cursos sem formação de turma

Faculdades participantes do Programa Nossa Bolsa 2021 informaram que alguns cursos com bolsas previstas no edital não tiveram procura suficiente para formar novas turmas de calouros. Segundo a Resolução 17 do Programa Nossa Bolsa, leia aqui, o candidato que foi selecionado para um desses cursos será considerado reprovado.

“Art. 21. O estudante pré-selecionado para curso no qual não houver formação de turma no período letivo inicial será reprovado por este motivo, salvo se já estiver matriculado em períodos letivos posteriores do respectivo curso.

  • 1º O registro de não formação de turma referido no caput implica na exclusão do curso e respectivas bolsas da chamada posterior e da lista de espera.”

Cálculo da nota

A classificação do Nossa Bolsa 2021 leva em conta as notas de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas entre 2015 e 2019. O ranking é definido de acordo com a média das notas nas provas objetivas e de redação.

 Cronograma do Nossa Bolsa 2021:

1) Período de inscrição: De 25 a 29 de janeiro
2) Resultado da 1º Chamada: 03 de fevereiro
3) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades: de 04 a 10 de fevereiro
4) Resultado da 2º Chamada: 12 de fevereiro
5) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades: de 18 de fevereiro a 24 de março
6) Manifestação de interesse na lista de espera: de 01 a 03 de março
7) Resultado da lista de espera: 05 de março
8) Entrega de documentos e matrícula nas faculdades: de 08 a 12 de março

Leia mais:  Antes e depois: loja em Iconha é reformada após destruição na enchente de janeiro
publicidade

Cidades

Adolescente é resgatado de helicóptero após ter pulmão perfurado por galho de árvore

Publicado

O menino e o pai faziam a poda de uma árvore no sítio da família, em Laranja da Terra, interior do Espírito Santo, quando o acidente aconteceu

Um adolescente de 16 anos foi resgatado por um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) após ser atingido por um galho de árvore e ter o pulmão perfurado e as costelas quebradas.

O acidente aconteceu na manhã deste sábado (23) em Laranja da Terra, interior do Estado. Em 25 minutos, a aeronave levou o menino para o Hospital São Lucas, em Vitória, onde ele está internado.

Eles preferiram não gravar entrevista, mas contaram que o adolescente e o pai acordaram cedo e foram cortar os galhos de uma árvore no sítio da família. Durante a poda, um galho caiu em cima do menino.

Segundo informações da polícia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez os primeiros atendimentos ao adolescente e acionou o transporte aéreo logo em seguida.

O Major Pablo afirmou que acionar o Notaer reduziu o tempo de deslocamento até o hospital: “Um trajeto que uma ambulância demoraria entre 3 a 4 horas para realizar, o helicóptero fez em 25 minutos”.

Ainda segundo a família, as primeira informações da equipe médica do hospital são de que o menino está na chamada “sala de choque” para se recuperar do trauma.

Leia mais:  Seag disponibiliza cartilha sobre prevenção do novo Coronavírus na colheita do café 2021
Continue lendo

Cidades

Carro vai parar embaixo de caminhão em Nova Venécia

Publicado

Neste sábado (23), por volta de 11h15min, um acidente foi registrado na rotatória da Avenida Guanabara, em Nova Venécia.

Um veículo, Fiat Strada HD WK, de cor prata, registrado em Vila Pavão, desceu o morro que fica ao lado do posto de gasolina e descontrolado bateu na carroceria de um caminhão.

Com o impacto, o para-choques que fica na traseira do caminhão foi arrancado.

No Fiat Strada estava apenas a motorista que sofreu ferimentos em uma das mãos.

Por sorte não havia ninguém no carona, parte que ficou completamente destruída.

A motorista do Fiat Strada, em estado de choque, não soube explicar o que aconteceu.

Leia mais:  Antes e depois: loja em Iconha é reformada após destruição na enchente de janeiro
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana