conecte-se conosco


Segurança

NOTAER realiza Operação Natal em apoio à Polícia Militar

Publicado

Entre os próximos dias 20 e 24, o Núcleo de Operações e Transportes Aéreos (NOTAER), em parceria com as equipes da Polícia Militar em solo, promove uma ação nas regiões com grande movimentação de pessoas no comércio da Grande Vitória. A Operação Natal tem o objetivo de garantir a segurança da população durante o período de compras de fim de ano e será realizada nos municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha, em dois horários: pela manhã e à tarde.

Segundo o porta-voz do NOTAER, major Cristian Amorim Moreira, a operação leva em conta dados estatísticos para direcionar a ação preventiva. Embora já tenha ocorrido em outros momentos ao longo do ano, esta é a primeira operação realizada às vésperas de uma data festiva, como o Natal.

“Com a chegada das festas de fim de ano, o número de pessoas transitando pelo comércio aumenta consideravelmente e esses consumidores podem se tornar potenciais vítimas de ações delituosas. A ostensividade dos recursos estatais, sejam eles a pé, montados, motorizados e aéreo, busca inibir as intenções criminosas e aumentar a proteção ao cidadão de bem.  A comunicação contínua entre solo e ar garante um monitoramento mais eficaz das regiões com maior aglomeração de pessoas reduzindo o tempo resposta das forças de segurança”, disse.

De acordo com o major, o helicóptero Harpia tem uma área de abrangência maior, garantindo uma visão privilegiada de toda movimentação nos polos comerciais. Isso permitirá um trabalho de prevenção eficiente. “Como o helicóptero chama mais atenção, ele também acaba desmotivando o cometimento de delitos. A operação busca levar tranquilidade à população, aumentando a sensação de segurança do cidadão que poderá ir às compras sabendo em quem determinados horários, haverá também uma cobertura de segurança aérea no local”, afirmou.

A atuação do Núcleo de Operações e Transportes Aéreos se baseia no planejamento, coordenação, controle e na execução das atividades de operações e transportes aéreos no Espírito Santo.

O NOTAER é a única Unidade de Aviação Pública (UAP), segundo a classificação dada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), do Espírito Santo e conta com um efetivo de 54 servidores da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e funcionários civis. O núcleo presta apoio aéreo no campo da segurança pública, defesa civil, transporte e resgate de pessoas juntamente com o SAMU, além de transporte de órgãos, quando demandado pela equipe de captação do ES, entre outras missões. Um Núcleo integrado em prol da população capixaba.

Leia mais:  Abuso sexual de menores: um alerta em tempos de isolamento
publicidade

Segurança

Polícia prende principal suspeito do assassinato do diretor do Sine de Nova Venécia

Publicado

A Polícia Civil, com o apoio do serviço de inteligência do segundo batalhão da Polícia Militar de Nova Venécia, conseguiu localizar e prender o principal suspeito de assassinar o diretor do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Nova Venécia, Dionízio Gonzaga de Oliveira, de 42 anos.
  
O delegado de Polícia Civil de Nova Venécia, William Dobrovosk Simonelli Daniel, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, confirmou a prisão. De acordo com informações, o assassino é acusado de cometer outros homicídios e reside no município de Pinheiros. Entretanto, ele estava escondido na cidade de Boa Esperança.
O suspeito será encaminhado para a 17ª Delegacia Regional de Nova Venécia, onde será ouvido. A Polícia Civil deverá conceder uma entrevista coletiva ainda na tarde desta sexta-feira (26), para falar sobre o caso.

Leia mais:  Espírito Santo é o terceiro do País em queda de assassinatos e Estado Presente é destaque no Atlas da Violência
Continue lendo

Segurança

VÍDEO | Suspeito rouba celular e é atropelado por namorado da vítima em Vila Velha

Publicado

Um homem flagrou o momento exato em que a namorada teve o celular roubado e avançou com o carro para cima do suspeito, que estava de bicicleta, no bairro Itapoã, em Vila Velha. Ao ser atropelado, ele ainda tentou fugir, mas acabou sendo agredido por pessoas que passavam pela região.

Nas imagens, é possível ver toda a ação.  A mulher estava em uma calçada, mexendo no celular, quando o homem passa, se aproxima dela e, de repente, puxa o aparelho das mãos da vítima. O motorista que seguia pela rua flagrou a ação e então foi com o veículo na direção do criminoso. O suspeito chegou a cair, levantou-se em seguida e conseguiu correr.

O motorista do veículo é namorado da jovem assaltada. Ele contou que viu o suspeito se aproximando e não pensou duas vezes antes de agir. “Por coincidência, sorte, no momento em que eu estava chegando,  vi o assalto. Ele estava portando uma arma, que a gente não sabe se era de verdade. Eu tentei fechar ele com o carro para evitar que ele fugisse. Só que ele caiu da bicicleta e continuou correndo a pé. Eu fui atrás e ele poderia ter sido pego antes, mas não foi porque a arma assustou os demais”, afirmou o condutor, que não quis ser identificado.

A ação do criminoso foi rápida, mas ele não conseguiu ir muito longe, pois foi alcançado por populares e agredido com chutes e socos. O crime aconteceu na tarde de quarta-feira (24), e de acordo com a Guarda Municipal, a arma, que supostamente foi usada pelo criminoso durante o assalto, teria sido levada por alguém que passava pelo local antes da chegada dos agentes. Essa pessoa não foi identificada. 

Antes de dar entrada na Delegacia Regional de Vila Velha, o suspeito foi levado ao ´Pronto-Atendimento. 

Leia mais:  Comerciante é salvo de ser baleado por panela
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana