conecte-se conosco


São Mateus

Nova pesquisa eleitoral para São Mateus

Publicado

Daniel Santana e Eneias tem a maior rejeição, segundo pesquisa

O atual prefeito de São Mateus, Daniel Santana (PSDB), chega à reta final da campanha para a eleição 2020 com vantagem, mas a pesquisa aponta crescimento de Carlinhos Lyrio e Ferreira Júnior. Os números são da pesquisa Rede Vitória/Futura e mostram os votos válidos, quando são descontados não sabe, não respondeu, indecisos, brancos e nulos. O atual prefeito alcançou 42,3% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, Carlinhos Lyrio (Podemos) tem 24,8%.

Na sequência aparecem Ferreira Junior (Solidariedade), com 17,5%; Nilis Castberg (PL), com 3,9%; Laurinho Barbosa (PSL), com 3,6%; Eneias (PT), com 2,7%; Eliezer Nardoto (PRTB), com 2,4%; Dr. Mauro (Rede), com 2,1%; e Cida Negris (PV), com 0,6%.

No levantamento estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Daniel Santana aparece mais uma vez em primeiro. Ele tem 35% das intenções de voto. Carlinhos Lyrio aparece com 20,5% e em seguida vem Ferreira Junior, com 14,5%.

Na sequência aparecem Nilis Castberg com 3,3%; Laurinho Barbosa com 3%; Eneias com 2,3%; Eliezer Nardoto com 2%; Dr. Mauro com 1,8%; e Cida Negris com 0,5%. Não sabe, não respondeu, indeciso tem 10,8%. Ninguém, branco e nulo aparece com 6,5%.

Quando o eleitor não é apresentado aos nomes que disputam as eleições e é perguntado sobre em quem vai votar no pleito deste ano, mais uma vez o atual gestor aparece na frente. E dessa vez, com percentual bem parecido ao da intenção estimulada. Na intenção espontânea, Daniel Santana aparece com 35,3%. Em seguida aparece Carlinhos Lyrio com 17% e logo depois vem Ferreira Junior com 10%.

Leia mais:  Secretaria Municipal de Turismo recebe representantes do Sebrae para debater plano de ação turístico

Na sequência da espontânea aparecem Nilis Castberg com 2%; Laurinho Barbosa com 2%; Eliezer nardoto com 1,5%; Dr. Mauro com 0.8%; e Eneias com 0,8%. Não sabe, não respondeu e indeciso tem 21,5%. Ninguém, branco e nulo aparece com 9%. Outro tem 0,3%.

Quando os entrevistados foram perguntados sobre quais candidatos mais rejeitam, o nome de Daniel Santana segue na frente. Nada menos do que 28,3% dos entrevistados disseram que não votariam nele em nenhuma hipótese. Em seguida vem Eneias, que tem 16,8% de rejeição e Carlinhos Lyrio que fica com 14%.

Na sequência aparecem Dr. Mauro com 12%; Ferreira Junior com 11,5%; Hubistênyo Cajá (PSD) com 11,3%; Laurinho Barbosa com 10,5%; Nilis Castberg com 9,5%; Cida Negris com 8,8%; e Eliezer Nardoto com 8%. Rejeita todos tem 7%. Não rejeita nenhum fica com 18,3%. Não sabe, não respondeu tem 7,3%.

Na evolução das pesquisas Rede Vitória/ Futura em São Mateus, divulgadas em 20 de outubro, 6 de novembro e nesta quinta (12), o atual prefeito e candidato Daniel Santana evoluiu pouco. No levantamento estimulado ele passou de 33,5% de intenções de voto na primeira para 34,8% na segunda e 35% na terceira. Seu rival mais próximo, Carlinhos Lyrio, passou de 13,5% em 20 de outubro para 20,5% agora.

Leia mais:  Parceria Federal garante mais 2,8 km de calçadão e ciclovia em Guriri

Quando consideramos a evolução no levantamento espontâneo, o atual prefeito cresce um pouco mais. Mesmo assim os números não são muito diferentes nas três pesquisas. Na primeira ele aparece com 29,3%; na segunda com 34,5% e na terceira com 35,3%. Já Carlinhos Lyrio sai de 7,8% na primeira para 17% na última.

Na comparação da rejeição nas três pesquisas, Daniel Santana também mantém certa estabilidade. Ele é o mais rejeitado em todos os levantamentos e aparece no primeiro com 24,8%, passa para 29,8% no segundo e no mais recente tem 28,3%.

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 9 e 10 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando todas as medidas sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-08690/2020.

Fonte: Folha Vitória.

publicidade

São Mateus

Aprovadas mais 14 indicações ao Executivo

Publicado

São Mateus – Na sessão ordinária desta semana, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, 14 Indicações (321 a 334/2022), duas Moções de Congratulação (025 e 026/2022) e dois Projetos de Lei (021 e 022/2022). Usaram a Tribuna Livre no Pequeno Expediente o coronel Alexandre Ramalho (ex-secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social), a presidente do Conselho Tutelar de São Mateus, Lessenilda Paula da Silveira, e a equipe do Sest/Senat.

Em rápidas palavras, o coronel Ramalho explicou que atua há 33 anos na área de segurança, tendo ingressado na Polícia Militar em 1989. Ele listou avanços que obteve quando comandou a Sesp e pontuou o que entende como solução para os problemas que afetam a segurança dos capixabas e brasileiros. Disse inclusive que é preciso atualizar a legislação, inclusive o Código Penal e o Código de Processo Penal, além de maior diálogo envolvendo o Ministério Público, o Judiciário e o Congresso Nacional. O coronel Ramalho é pré-candidato ao Senado.

PROPOSIÇÕES APROVADAS
Confira, a seguir, as proposições aprovadas por unanimidade, com os respectivos autores, na sessão ordinária do dia 17 de maio.

INDICAÇÕES

Adeci de Sena
• Reforma da academia popular e do playground do Nativo, e contratação de profissional de Educação Física para ministrar aulas de ginástica aeróbica
• Aquisição de caminhão-caçamba para atender aos produtores rurais do Distrito de Nativo de Barra Nova

Leia mais:  Tonyko: “Solução para o abastecimento de água em São Mateus requer urgência”

Ciety Cerqueira
• Articular captação de recursos, nos governos estadual e federal, para construção de prédio para o Ceim 13 de Setembro, no Assentamento Córrego da Areia
• Construção de quadra poliesportiva coberta no terreno ao lado da Escola Km 35, em Nova Aimorés

Cristiano Balanga
• Extensão de rede de água na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Litorâneo
• Extensão de rede elétrica, com instalação de postes com luminárias, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Litorâneo

Delermano Suim
• Término do calçamento da Rua Recanto das Iaras, no Bairro Morada do Ribeirão
• Pavimentação asfáltica da Rua Ernandes Rufino da Silva, que liga o cais da Pedra D’Água à Rodovia Othovarino Duarte Santos

Gilton Gomes
• Aquisição de brinquedos pedagógicos para os centros de educação infantil da rede municipal
• Instalação de brinquedos adaptados para uso das crianças com necessidades especiais nos playgrounds, escolas e centros de educação infantil da rede municipal

Leia mais:  Secretaria Municipal de Turismo recebe representantes do Sebrae para debater plano de ação turístico

Isael Aguilar
• Pavimentação da Rua Ambrósio Lino dos Santos, na Comunidade Santa Maria
• Liberação de recursos financeiros para a realização da 2ª Cavalgada da Amizade, em Nova Lima, no dia 3 de julho de 2022

Lailson da Aroeira
• Reitera a Indicação 193/2022, para calçamento das ruas Antônio dos Santos e Alaíde Silva Mattos, situadas no entrocamento com a Avenida Maria Calixto Conceição, no Bairro Bom Sucesso II

Lailson da Aroeira e Isael Aguilar
• Calçamento da Avenida Gileno Santos, no Bairro Ayrton Senna

MOÇÕES

Delermano Suim
– VOTO DE CONGRATULAÇÃO ao Sest/Senat, pelos relevantes serviços prestados na Cidade de São Mateus-ES.

Paulo Fundão
– VOTO DE CONGRATULAÇÃO ao Sr. Márcio Lyrio, diretor da Escola Santa Clara e do Polo da Universidade Norte do Paraná (Unopar), pelos relevantes serviços prestados na Cidade de São Mateus-ES

Continue lendo

São Mateus

Na Câmara, Sest/Senat reforça prevenção de mortes no trânsito

Publicado

São Mateus – Com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, a campanha Maio Amarelo segue arregimentando apoios. Em São Mateus, a parceira da vez é a Câmara Municipal, que abriu espaço na sessão plenária desta semana para que representantes do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) mostrassem, à sociedade mateense, a importância do engajamento de todos em atitudes preventivas.

Acompanhado de outros componentes do Sest/Senat, incluindo o diretor Nelson Hespanha Borges Filho, o técnico José Vanderlúcio dos Santos explicou o tema do Maio Amarelo 2022 – Juntos Salvamos Vida – a fim de enfatizar a relevância do contexto da segurança viária, da educação, informação e mobilização da população para um comportamento mais seguro e pacífico no trânsito.

Ele salientou que a campanha foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, junto com a Organização das Nações Unidas (ONU). Hoje tem a adesão de 178 países, sempre buscando uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

Leia mais:  Secretaria Municipal de Turismo recebe representantes do Sebrae para debater plano de ação turístico

A fim de reforçar o que disse, Vanderlúcio exibiu um vídeo referente aos riscos do uso do celular no trânsito. “Vamos desligar a internet pelo menos na hora em que a gente estiver dirigindo”, conclamou.

Aproveitando a ocasião, o diretor Nelson Hespanha lembrou que o Sest/Senat tem cinco unidades no Espírito Santo e deve concluir a sede própria mateense em setembro ou outubro, com investimento de R$ 19 milhões. Para tanto, pediu atenção do poder público no calçamento de um curto trecho do acesso. Nesse assunto, o vereador Cristiano Balanga, líder do Prefeito na Câmara, disse que encaminharia imediatamente a demanda ao Executivo.
Os vereadores Ciety Cerqueira e Delermano Suim reforçaram a importância da campanha Maio Amarelo, para evitar que mais vidas sejam ceifadas por imprudência no trânsito.

Na mesma sessão, o Sest/Senat foi agraciado com um Voto de Congratulação, aprovado por unanimidade pelo plenário. Na entrega, aconteceu a tradicional foto dos homenageados com os vereadores.

MAIO AMARELO

Mobilizando segmentos diversos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada, o Maio Amarelo busca “fugir de falácias cotidianas e costumeiras, e efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”.

Leia mais:  Prefeitura de São Mateus busca recurso do governo estadual para ponte sobre o rio Barra Seca

No mundo, conforme levantamento com dados da ONU em 2009, os números ficaram perto de três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, ou a nona maior causa de mortes no mundo. “Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos”. De acordo com os dados computados, esses acidentes já representam um custo de 518 bilhões de dólares por ano.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana