conecte-se conosco


São Mateus

Nova pesquisa eleitoral para São Mateus

Publicado

Daniel Santana e Eneias tem a maior rejeição, segundo pesquisa

O atual prefeito de São Mateus, Daniel Santana (PSDB), chega à reta final da campanha para a eleição 2020 com vantagem, mas a pesquisa aponta crescimento de Carlinhos Lyrio e Ferreira Júnior. Os números são da pesquisa Rede Vitória/Futura e mostram os votos válidos, quando são descontados não sabe, não respondeu, indecisos, brancos e nulos. O atual prefeito alcançou 42,3% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, Carlinhos Lyrio (Podemos) tem 24,8%.

Na sequência aparecem Ferreira Junior (Solidariedade), com 17,5%; Nilis Castberg (PL), com 3,9%; Laurinho Barbosa (PSL), com 3,6%; Eneias (PT), com 2,7%; Eliezer Nardoto (PRTB), com 2,4%; Dr. Mauro (Rede), com 2,1%; e Cida Negris (PV), com 0,6%.

No levantamento estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Daniel Santana aparece mais uma vez em primeiro. Ele tem 35% das intenções de voto. Carlinhos Lyrio aparece com 20,5% e em seguida vem Ferreira Junior, com 14,5%.

Na sequência aparecem Nilis Castberg com 3,3%; Laurinho Barbosa com 3%; Eneias com 2,3%; Eliezer Nardoto com 2%; Dr. Mauro com 1,8%; e Cida Negris com 0,5%. Não sabe, não respondeu, indeciso tem 10,8%. Ninguém, branco e nulo aparece com 6,5%.

Quando o eleitor não é apresentado aos nomes que disputam as eleições e é perguntado sobre em quem vai votar no pleito deste ano, mais uma vez o atual gestor aparece na frente. E dessa vez, com percentual bem parecido ao da intenção estimulada. Na intenção espontânea, Daniel Santana aparece com 35,3%. Em seguida aparece Carlinhos Lyrio com 17% e logo depois vem Ferreira Junior com 10%.

Na sequência da espontânea aparecem Nilis Castberg com 2%; Laurinho Barbosa com 2%; Eliezer nardoto com 1,5%; Dr. Mauro com 0.8%; e Eneias com 0,8%. Não sabe, não respondeu e indeciso tem 21,5%. Ninguém, branco e nulo aparece com 9%. Outro tem 0,3%.

Quando os entrevistados foram perguntados sobre quais candidatos mais rejeitam, o nome de Daniel Santana segue na frente. Nada menos do que 28,3% dos entrevistados disseram que não votariam nele em nenhuma hipótese. Em seguida vem Eneias, que tem 16,8% de rejeição e Carlinhos Lyrio que fica com 14%.

Na sequência aparecem Dr. Mauro com 12%; Ferreira Junior com 11,5%; Hubistênyo Cajá (PSD) com 11,3%; Laurinho Barbosa com 10,5%; Nilis Castberg com 9,5%; Cida Negris com 8,8%; e Eliezer Nardoto com 8%. Rejeita todos tem 7%. Não rejeita nenhum fica com 18,3%. Não sabe, não respondeu tem 7,3%.

Na evolução das pesquisas Rede Vitória/ Futura em São Mateus, divulgadas em 20 de outubro, 6 de novembro e nesta quinta (12), o atual prefeito e candidato Daniel Santana evoluiu pouco. No levantamento estimulado ele passou de 33,5% de intenções de voto na primeira para 34,8% na segunda e 35% na terceira. Seu rival mais próximo, Carlinhos Lyrio, passou de 13,5% em 20 de outubro para 20,5% agora.

Quando consideramos a evolução no levantamento espontâneo, o atual prefeito cresce um pouco mais. Mesmo assim os números não são muito diferentes nas três pesquisas. Na primeira ele aparece com 29,3%; na segunda com 34,5% e na terceira com 35,3%. Já Carlinhos Lyrio sai de 7,8% na primeira para 17% na última.

Na comparação da rejeição nas três pesquisas, Daniel Santana também mantém certa estabilidade. Ele é o mais rejeitado em todos os levantamentos e aparece no primeiro com 24,8%, passa para 29,8% no segundo e no mais recente tem 28,3%.

A pesquisa foi realizada pela Futura para a Rede Vitória e contemplou 400 entrevistas com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 9 e 10 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando todas as medidas sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-08690/2020.

Fonte: Folha Vitória.

Leia mais:  Governo estadual volta à pauta de asfaltar ligação do bairro Aviação ao Hospital Roberto Silvares
publicidade

São Mateus

São Mateus segue em risco moderado pelo novo Mapa de Risco Covid-19

Publicado

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (14), o 55º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência desta segunda-feira (17) até o próximo domingo (23). Dos 78 municípios capixabas, 18 estão classificados em Risco Baixo, 32 em Risco Moderado e outros 28 em Risco Alto. Com o fim da regra da conurbação dos municípios da Grande Vitória, a classificação dos municípios passa a ser feita de forma individual.

Também foi anunciada a liberação total do transporte intermunicipal e interestadual, além da ampliação do horário do serviço de transporte público coletivo na Região Metropolitana de 5h à meia-noite.


A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Águia Branca, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Colatina, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Mucurici, Muqui, Piúma, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama e Vitória.

RISCO ALTO: Alegre, Anchieta, Apiacá, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Itapemirim, Linhares, Marataízes, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério e Vila Velha.

Leia mais:  Governo estadual volta à pauta de asfaltar ligação do bairro Aviação ao Hospital Roberto Silvares
Continue lendo

São Mateus

Bandidos fazem reféns no Centro de São Mateus

Publicado

Uma manhã de pânico causada por dois bandidos no Centro de São Mateus nesta quinta (13/05)

Na manhã desta quinta-feira, por volta das 11:30, segundo informações iniciais, dois bandidos armados invadiram um escritório de uma corretora de imóveis, localizada no centro de São Mateus, próximo a igreja Batista Sião.

Os bandidos teriam invadido o escritório, fazendo funcionários reféns, após uma tentativa frustrada de assalto.

Cidadãos ouvidos disseram que houve confronto com a polícia. Os policiais chegaram ao local com armamento pesado, o confronto terminou com um dos suspeitos baleado e o outro foi preso pela polícia. 

Nossa equipe está buscando mais informações junto a polícia.

Leia mais:  Prefeitura de São Mateus busca recurso do governo estadual para ponte sobre o rio Barra Seca
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana