conecte-se conosco


Cidades

Nova unidade de saúde no bairro República triplicará os atendimentos na região

Publicado

Em uma noite marcada por muitas emoções e homenagem ao reconhecido pediatra capixaba Jolindo Martins, com mais de meio século de serviços prestados à comunidade, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, assinou, na última sexta-feira, a ordem de serviço para a construção da nova sede da unidade de saúde que atenderá aos moradores dos bairros Bairro República, Boa Vista, Goiabeiras, Mata da Praia e Morada de Camburi.

A nova sede será instalada na Rua Francisco Fundão nº 155, em terreno cedido pelo Governo do Estado, com prazo para execução da obra de 720 dias. Atualmente, a unidade de saúde conta com 68 profissionais vinculados ao serviço e, entre os meses de janeiro e abril de 2024, apresentou uma média de 11.586 atendimentos, ou 579 atendimentos por dia.

O atual prédio da UBS está localizado na Av. Rosendo Serapião de Souza Filho, e o espaço físico já se mostra insuficiente para a quantidade de profissionais e equipes em serviço, faltando consultórios, salas específicas e área de espera para atendimentos.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura da ordem de início das obras a vice-prefeita da capital, Cris Samorini, moradores dos bairros da região e o deputado estadual Deninho Silva – autor do pedido do terreno ao Governo do Estado, vereadores e lideranças comunitárias.

“Estamos celebrando o início das obras dessa unidade de saúde que, ao ser concluída, será uma vitória coletiva de todos que contribuíram para ela ser construída e da equipe da saúde que atende na atual sede. Vamos ter uma unidade de saúde moderna, que vai potencializar ainda mais os serviços prestados”, afirmou Pazolini.

Leia mais:  Detran: operação Lei Seca em Vila Velha prende motorista pelo crime de dirigir embriagado

“E é com muita alegria que vamos poder homenagear o doutor Jolindo Martins, pediatra por mais de meio século que deixou um exemplo de trabalho em benefício das crianças. Mantenho no nosso gabinete um livro escrito por ele com o título: “Se a criança votasse”. No livro, ele nos revela como a criança é importante para as nossas vidas. Como a criança transforma o mundo e como nós, adultos, temos que ter responsabilidade, especialmente com a primeira infância de zero a seis anos, para termos uma sociedade mais igual”, completou o prefeito.

Cris Samorini lembrou que foi paciente do doutor Jolindo Martins. “A minha felicidade era ir no consultório dele. Ele marcou a minha vida, da minha família, do meu irmão e certamente de muitas crianças. Ele tinha um carinho muito grande pelas crianças. Ele tinha uma característica ímpar: sempre tranquilizava os pais durante as consultas. Sempre carregarei comigo o exemplo de carinho e cuidado que ele tinha com seus pacientes. Fico muito feliz que essa unidade de saúde tenho o nome dele, que foi um exemplo para toda a sociedade capixaba”, disse.

Leia mais:  Famílias capixabas fecham 2024 mais dispostas a consumir

A secretária de saúde de Vitória, Magda Lamborghini, explicou que a atual sede da unidade de saúde conta com sete consultórios, que serão ampliados para 23, triplicando os atendimentos. “Já somos referência como a capital com o melhor acesso público à saúde do país. Só que isso não nos satisfaz. Queremos a excelência na qualidade da saúde e a nova sede vai ajudar a melhorarmos nossos indicadores”, disse.

Os projetos propostos preveem uma área de intervenção no terreno de 2.846,75 m², obras com áreas de 1.698,63 m² e 8,38 m² respectivamente na edificação principal e na guarita, somando-se 1.701,01m², inclusive obras também de muros, paisagismo, estacionamento e toda urbanização da área.

Histórico

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bairro República foi inaugurada em outubro de 1997 com funcionamento com equipe básica (médicos clínicos, pediatra e ginecologista, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem). Posteriormente, houve a implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) como etapa organizativa anterior à implantação da Estratégia de Saúde da Família na referida UBS.

A presente demanda está contemplada no planejamento estratégico do município denominado “Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024”, nas Ações referentes aos Equipamentos da Área Social, com o objetivo de construir e reformar equipamentos, visando ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde e de assistência social.

publicidade

Cidades

Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Publicado

O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.

Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Projeto aprovado exalta a importância cultural da Festa do Caboclo Bernardo

Galpão das ArtesPeterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.

O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.

A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.

Continue lendo

Cidades

Jaguaré marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicado

A Quinta Conferência Intermunicipal da Pessoa Idosa foi realizada em Conceição da Barra e contou com a comitiva de Jaguaré; evento contou com quase duzentos participantes e debateu políticas públicas para a pessoa idosa

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi realizado no último dia 24 de abril, na sede do Cras Quilombola, em Conceição da Barra. O tema da conferência foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu aproximadamente 160 pessoas, incluindo autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade, especialmente o público idoso.

A conferência foi promovida pela Prefeitura de Jaguaré, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaguaré, em parceria com os municípios de São Mateus e Conceição da Barra. A comitiva jaguarense contou com 35 participantes, entre idosos, profissionais que atuam nos serviços socioassistenciais, a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow e os vereadores Elizeu Ribeiro, Dunga do São Roque e Ricardo Barros.

Leia mais:  Mulheres empreendedoras transformam em realidade agroindústria em Santa Teresa

Promoção dos direitos do idoso

“O principal objetivo do encontro foi promover a participação da sociedade, identificando os desafios do envelhecimento em nossos municípios. Também estamos focados em construir ações de igualdade no sentido de defender esse público, bem como promover os direitos e a cidadania de pessoas idosas, a partir da relação com a sociedade”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow.

O encontro teve como objetivo a discussão de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e à garantia dos direitos da população idosa. Durante os debates, foram elaboradas propostas que serão levadas à etapa estadual da conferência, prevista para o segundo semestre de 2025.

Participação

“Os encaminhamentos se concentraram principalmente na melhoria da acessibilidade para idosos, com ênfase no transporte público e na adequação das estruturas urbanas. Buscamos propostas que promovam a inclusão e assegurem a participação ativa dos idosos em todos os espaços da sociedade”, afirmou a presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Jaguaré, Orlania Rosa Câmara.

Ao final do evento, foram eleitos delegados e suplentes dos três municípios para representar suas respectivas cidades na conferência estadual. Conforme destacou a secretária Soriana Stabenow, as propostas apresentadas refletem o compromisso dos municípios com a construção de uma sociedade mais justa e democrática para todas as idades.

Leia mais:  Procon-ES orienta sobre as compras de Natal

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana