conecte-se conosco


Cidades

Nova Venécia reduz em 72% taxa de mortalidade infantil

Publicado

A taxa de mortalidade infantil é um importante indicador social da qualidade dos serviços de saúde oferecidos pelo município à comunidade. Em Nova Venécia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu diminuir os índices de mortalidade em 72% de 2019 para 2020.

No período de 1º de janeiro a 1º de dezembro de 2019 foram registrados sete óbitos de crianças menores de um ano de idade. Já no mesmo período de 2020, foram registrados apenas dois óbitos.

Para o secretário de Saúde de Nova Venécia, Felipe Barbosa dos Santos, a redução está diretamente ligada à melhoria nos serviços ofertados na pasta. “Temos intensificado a atuação junto à atenção primária no município, sempre focando naquilo que preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS). Exemplo disso é o trabalho de busca ativa de todas as gestantes da área de abrangência das unidades para a realização do pré-natal, acompanhamento mais próximo e detalhado, com a elaboração do plano de cuidado para cada uma das pacientes onde conseguimos otimizar o atendimento e ofertar mais qualidade no tratamento refletindo na diminuição dos óbitos”, disse Felipe Barbosa.

Leia mais:  Mateuzinho é eleito prefeito de Conceição da Barra
publicidade

Cidades

Navio encalhado é retirado de Porto em Aracruz

Publicado

A operação aconteceu na noite de sexta-feira (22); a embarcação, carregada de celulose, seguia para Singapura

O navio mercante Saga Morus, carregado de celulose e que havia encalhado ao tentar uma manobra de saída do Porto de Barra do Riacho, em Aracruz, foi retirado do local na noite de sexta-feira (22). 

A embarcação seguia para Singapura e, segundo a Capitania dos Portos do Espírito Santo, assim que houve o anúncio do encalhe, foram deslocadas duas equipes até o local, sendo uma por terra e outra por via marítima. 

A análise da Capitania concluiu que o navio não oferece risco à navegação. Também não foram encontrados indícios de danos estruturais ou vazamento de resíduos poluentes. Os tripulantes passam bem.

Em razão do acidente, foi instaurado inquérito administrativo para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido. 

Segundo o site Marine Traffic, o navio tem bandeira de Hong Kong e atracou em Portocel na última quarta-feira (20), vindo do Porto de Vila do Condé, no Pará.

Leia mais:  Mateuzinho é eleito prefeito de Conceição da Barra
Continue lendo

Cidades

Enfermeira de hospital em Vitória será investigada após dizer que só tomou vacina para viajar

Publicado

Ela publicou um vídeo nas redes sociais debochando da eficácia do imunizante CoronaVac, dizendo que havia “tomado água”

Uma enfermeira do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória será investigada por dizer que só tomou a vacina CoronaVac porque “precisava viajar”. Nathanna Faria Ceschim publicou um vídeo nas redes sociais, após ter sido vacinada, debochando da eficácia do imunizante. Ela também postou vídeos em que aparece trabalhando no hospital sem o uso da máscara. Nathanna foi denunciada junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo. 

A profissional atua com pacientes infectados por coronavírus e recebeu a vacina na última terça-feira (19). O vídeo foi publicado nesta sexta (22). “Tomei por conta que quero viajar, e não para me sentir mais segura. Uma vacina que dá 50% de segurança para mim não é uma vacina. Tomei foi água”, diz Nathanna.

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que lamenta o posicionamento de qualquer profissional da saúde que desacredite da ciência em prol da vida. 

Ela se referia ao índice de eficácia da CoronaVac. Na verdade, o imunizante possui 50,38% de eficácia geral, para todos os casos. Além disso, a vacina tem 77,96% de eficácia contra manifestação de sintomas e 100% contra casos graves da doença, segundo o Instituto Butantan.

Leia mais:  Tecnologia inédita no País vai mostrar lotação em tempo real dos ônibus do Sistema Transcol
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana