No dia 8 de março, dedicado internacionalmente às mulheres, é de praxe oferecer flores às homenageadas. Porém, para as agentes femininas da Guarda Municipal de Vila Velha, a homenagem foi um dia de treinamento com prática de tiro.
Nesta sexta-feira (5), durante o dia inteiro, as agentes receberam treinamento de defesa pessoal, identificação de criminosos e, a parte mais esperada, prática de tiros. O treinamento foi promovido pela Guarda de Vila Velha, por meio da Coordenação de Educação, que convidou ainda agentes das guardas de Serra e Vitória, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
A Inspetora Quéren Martins Ferreira, coordenadora da Inteligência, aprovou a iniciativa que prepara, mas também promove a integração das diversas forças de segurança. “É importante termos este intercâmbio e a possibilidade de integrar as equipes. Além disso, nos permite praticar e ficarmos mais confiantes para o dia a dia do nosso trabalho. Antigamente, não víamos tantas possibilidades quanto vemos nos últimos dois meses, com investimento e atenção para nossa qualificação”, comentou.
Ludmila Tavares é agente da PRF e participou do treinamento. “Nós estamos nestes órgãos de segurança representando as mulheres, mostrando que podemos e devemos estar nos lugares que quisermos. A iniciativa é superpositiva e a experiência junto com todas estas mulheres está fazendo deste um dia especial”, comentou.
As homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, continuam na segunda-feira (8). Completando o dueto armas e rosas, quase que como uma famosa banda de rock, os guardas municipais de Vila Velha entregarão botões de rosa às mulheres que passarem pela Praça Duque de Caxias, no Centro.