conecte-se conosco


Política e Governo

Novos carros e computadores reforçam ações em prol da agricultura familiar

Publicado

Propiciar condições adequadas aos servidores na execução das atividades de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Com este objetivo, o Governo do Estado fez a entrega de 48 veículos, 202 computadores e 204 estabilizadores (nobreaks) para unidades do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A solenidade de entrega dos equipamentos foi realizada na manhã desta sexta-feira (30) na sede do Instituto, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande.

“O Incaper é o principal instrumento do nosso desenvolvimento no interior do Estado, proporcionando que a gente fortaleça a atividade econômica da grande maioria dos municípios. Estruturar o Incaper, valorizar seus profissionais, dar melhores condições de trabalho é o que a gente precisa para recuperar a importância política do Incaper. Além disso, é um sinal claro de prioridade para a agricultura familiar do Espírito Santo”, disse o governador.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, destacou a qualificação do corpo técnico do Incaper e a necessidade de valorização da instituição. “O Incaper é um órgão que lança grandes resultados, impulsionando fortemente o desenvolvimento da nossa agricultura. A instituição merece todo o esforço para estar sempre bem aparelhada e tenha possibilidade de fazer pesquisa, assistência técnica e extensão rural com excelência”, afirmou.

Os equipamentos serão utilizados para a ampliação dos atendimentos aos agricultores familiares capixabas, gerando resultados positivos para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado.

Para o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado, a entrega dos equipamentos serve de motivação para os servidores. “Os excelentes resultados que a família Incaper faz aos agricultores capixabas são valorosos, transformam a vida das pessoas e são parte importantíssima da economia no nosso Estado. Depois de um longo período de desvalorização, os mais de 500 servidores do Instituto finalmente ganham um novo fôlego. Essas entregas fecham o ano de 2019 com chave de ouro”, avaliou.

Cleber Guerra, servidor de carreira do Incaper e que atualmente exerce o cargo de diretor administrativo-financeiro, concorda: “Ao longo dos meus 47 anos dedicados ao setor público agrícola capixaba, devo testemunhar que a pesquisa, assistência técnica e extensão rural no Espírito Santo nunca contou com tanto apoio governamental, como ocorreu este ano. Da mesma forma, nunca se viu o esforço de um secretário da Agricultura para melhorar a integração entre a Secretaria e suas três vinculadas: Incaper, Idaf e Ceasa. É importante destacar também o papel do nosso diretor-presidente na integração desses apoios em prol do soerguimento de nossa Instituição”, declarou.

Leia mais:  Casagrande revela lista de pedidos que entregará a Alckmin no ES

Ex-presidente do Incaper, o Deputado Federal Evair de Melo destaca a importância do órgão para os capixabas. “Tenho profunda admiração e respeito pelo Incaper pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da agropecuária e em favor das famílias rurais capixabas”, declara Evair.

Durante o evento, foram assinadas duas ordens de serviço: uma para a elaboração do projeto de reforma da sede do Incaper, e outra também para a elaboração de projetos para reforma das unidades do interior. Ainda na ocasião, foram lançadas duas publicações. O Balanço Social, com informações a respeito do impacto das tecnologias desenvolvidas e/ou recomendadas pelo Incaper; e o Incaper em Revista, cujo tema foi a “Sustentabilidade na Agropecuária Capixaba”.

As publicações foram apresentadas ao corpo técnico do Incaper numa reunião realizada logo após a solenidade, e estão disponíveis gratuitamente no site da Biblioteca Rui Tendinha.

Bate-papo com servidores

Antes da solenidade, o governador Renato Casagrande, o secretário Paulo Foletto, os diretores do Incaper e outras autoridades conversaram com os servidores do Instituto que atuam no interior. Por meio de uma webconferência, os servidores dos 78 municípios capixabas tiveram a oportunidade de conhecer as ações desenvolvidas em prol da reestruturação do Instituto, bem como as perspectivas para os próximos anos.

“Temos que fazer um esforço imenso para retomar nossas estruturas de Governo. Encontramos vários órgãos, inclusive o Incaper, com uma capacidade de produção muito ruim, completamente desestruturado. Poucas estruturas de Governo apresentaram à Secretaria de Economia e Planejamento um plano de investimentos viável, exequível para o ano de 2019. O Incaper apresentou seu planejamento de maneira organizada, já apresentou também o que precisamos avançar em 2020, 2021 e 2022. Vamos retomar e recolocar o Incaper na posição de destaque no cenário do crescimento do agronegócio no Espírito Santo”, garantiu o secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.

Na oportunidade, servidores do Incaper também fizeram suas manifestações. “É uma honra falar ao governador em nome do Administrativo do Incaper. Ao longo deste ano, percebemos muitas mudanças positivas com a retomada do diálogo com o Governo. Renova nossas esperanças de um Incaper reestruturado, mais forte para nós servidores e para toda a sociedade”, disse Marisa Stein, do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper em Domingos Martins.

Leia mais:  Estado investe em obras de conservação de vias, construção de ponte e entrega de equipamentos na região sul

O pesquisador do Incaper, Inobert Melo Lima, destacou a importância dos investimentos no Instituto. “Só temos a agradecer pelos carros e pelos computadores adquiridos. Fazemos uma pesquisa aplicada, direto ao campo, e necessitamos destes equipamentos para conhecer a realidade do campo, porque a nossa pesquisa tem que ir direto ao produtor”, apontou.

“A presença do governador na nossa sede, na sede do Incaper, mostra a seriedade e o compromisso que o Governo tem com a missão difícil, mas importante, de reestruturar e reerguer o nosso Instituto e colocar o Incaper no lugar que ele merece: um lugar de destaque na promoção do desenvolvimento do meio rural capixaba, da agricultura familiar, desenvolvimento regional”, pontuou Fabio Dalbom, extensionista do ELDR do Incaper em Iúna.

Recursos

A aquisição dos equipamentos de informática foi possível graças a um planejamento elaborado pela equipe do Incaper, com propostas de ações de adequação e modernização da infraestrutura física e tecnológica do Instituto, a serem desenvolvidas entre os anos de 2019 e 2023.

As ações preveem a adequação, o fortalecimento e a modernização da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, com o ajustamento das estações de trabalho e da rede local. Além disso, a infraestrutura física também será adequada e modernizada após a elaboração de projetos de arquitetura, engenharia e, posteriormente, a execução de reformas e adequações da infraestrutura predial.

Os 48 veículos foram adquiridos com recursos da ordem de R$ 2 milhões, oriundos de uma descentralização orçamentária da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). “São recursos próprios que o Governo do Estado disponibilizou para o Incaper”, lembrou Cleber Guerra.

“Os dois equipamentos são ferramentas importantíssima para melhor atender os produtores. Os projetos e planos de assistência técnica serão elaborados nos computadores e os carros vão levar os resultados da pesquisa e as ações de assistência técnica e extensão rural aos rincões do interior. O agricultor familiar é aquele que mais precisa da mão amiga do poder público”, exemplificou o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado.

publicidade

Política e Governo

Governo do Estado recebe Selo Diamante de transparência pública em evento no TCE-ES

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), participou, nesta terça-feira (10), da cerimônia de entrega dos certificados do Selo da Transparência Pública, encerrando as atividades do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) na premiação deste ano. 

O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e reuniu gestores, servidores públicos e representantes da sociedade civil. Na oportunidade, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) foi representada pelo subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada. 

Ao todo, 72 instituições capixabas receberam o selo da transparência pública, entre elas 40 prefeituras, 27 câmaras municipais, além do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), receberam as suas respectivas certificações com base na edição deste ano do ranking

Leia mais:  Governador apresenta Plano de Investimentos 2020/2021 a vereadores da região Central Serrana

Os resultados demonstraram avanços significativos na transparência da gestão pública estadual. Um exemplo disso é a conquista do Governo do Estado, que recebeu o Selo Diamante, a mais alta classificação do prêmio, ao atingir o nível de 98,35% em transparência pública. Ao alcançar esse excelente resultado, o Espírito Santo conquistou a 3ª posição no ranking dos estados, ao lado de Goiás (100%) e Rondônia (98,92%). 

Para o subsecretário Fabiano Louzada, o recebimento do Selo Diamante é reflexo do compromisso do Governo do Estado com as ações de incentivo à transparência e à integridade na sociedade capixaba. “A nossa conquista nesta premiação é motivo de muito orgulho, pois ela é resultado de um trabalho contínuo da nossa equipe para garantir que os cidadãos possam contar com transparência, ética e acesso à informação. A confiança é a base da relação entre o Estado e a sociedade, e os nossos esforços estão concentrados para cultivar isso”, destacou.

Clique aqui e assista a cerimônia na íntegra. 

Sobre o Programa 

Realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), pelos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), o objetivo do Programa Nacional de Transparência Pública é examinar o nível de transparência ativa nos sites institucionais do Poder Público, nas três esferas de governo (União, Estados e Municípios). 

Leia mais:  Casagrande revela lista de pedidos que entregará a Alckmin no ES

A edição deste ano da premiação avaliou mais de 7.300 portais de órgãos públicos em todo o País, fator que resultou em um aumento de 10% no índice nacional de transparência, alcançando 63,94%. 

Continue lendo

Política e Governo

Governo do Estado realiza entrega de equipamentos esportivos para 31 municípios

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, nesta terça-feira (10), a entrega de 33 tratores cortadores de grama, 15 academias populares, 13 multiexercitadores e dois veículos para 31 municípios capixabas, totalizando 63 entregas de equipamentos. O evento aconteceu no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica.

O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), foi de cerca R$ 2,5 milhões, sendo que parte foi fruto de emendas parlamentares, doação da própria Sesport e de premiação por competições esportivas organizadas pela Secretaria.

“Os equipamentos entregues hoje foram em sua maioria por solicitação dos deputados estaduais. Tenho certeza que serão importantes quem está na outra ponta e vai poder usufruir de uma academia popular ou do cortador de grama para aquele time que precisa. É importante ter um governo com capacidade de investimentos e que faça ao invés de ficar apenas falando. Nós estamos falando, mas estamos fazendo muito. Por isso, é importante valorizar essas entregas”, afirmou o governador.

Os 31 municípios contemplados foram: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Santa Leopoldina, São José do Calçado, São Mateus, Vargem Alta, Vila Pavão e Vila Valério.

“Estamos encerrando o ano de 2024 do mesmo jeito que encerramos 2023: com muitas entregas. É o maior volume de investimentos em esporte da história do Espírito Santo. Isso graças ao nosso governador que entende a importância do esporte para a população e que investe nos municípios, fazendo o Estado chegar onde o cidadão mais precisa, em cada cantinho do território capixaba. Investir no esporte é investir na educação, na saúde e na qualidade de vida do nosso povo”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

Leia mais:  Com 85% da obra concluída, Casagrande visita o Complexo Viário de Carapina

Também estiveram presentes os deputados estaduais Mazinho dos Anjos, José Esmeraldo, João Coser, Zé Preto, Fabrício Gandini, Tyago Hoffmann e Allan Ferreira.

Premiações

Os três melhores classificados nas categorias feminina e masculina da Copa Sesport receberam suas premiações pelas primeiras colocações na disputa do torneio. Os campeões receberam uma academia e um veículo utilitário. Os vice-campeões, um trator cortador de grama e uma academia. Já os terceiros colocados, um trator cortador de grama.

No feminino, Afonso Cláudio conquistou o título na final diante de São Mateus. Colatina ficou com a terceira colocação. No masculino, Iúna foi o campeão, contra Fundão na decisão e o terceiro lugar terminou com Anchieta.

No Campeonato Quilombola, todos os quatro semifinalistas receberam uma academia popular e um trator cortador de grama. Unidos da Graúna e Monte Alegre, representantes dos municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente, foram campeão e vice da competição. O terceiro colocado (São Cristóvão) e o quarto (São Jorge) foram de São Mateus, porém a premiação foi entregue em evento realizado no município, que também envolveu a premiação pelo segundo lugar feminino da Copa Sesport.

Leia mais:  Ministro da Educação visita Pedro Canário para lançamento da Pedra Fundamental do novo campus do Instituto Federal do Espírito Santo

Confira todas as entregas por município:

Afonso Cláudio – 1 academia popular e 1 veículo utilitário

Água Doce do Norte – 2 tratores cortador de grama

Alfredo Chaves – 2 multiexercitadores

Anchieta – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Baixo Guandu – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Barra de São Francisco – 3 tratores cortador de grama

Bom Jesus do Norte – 1 academia popular

Cachoeiro de Itapemirim – 1 multiexercitador e 2 tratores cortador de grama

Colatina – 2 tratores cortador de grama

Fundão – 1 multiexercitador e 1 trator cortador de grama

Governador Lindenberg – 2 multiexercitadores e 2 tratores cortador de grama

Guarapari – 1 trator cortador de grama

Iconha – 2 tratores cortador de grama

Itapemirim – 1 multiexercitador e 1 trator cortador de grama

Iúna – 1 academia popular e 1 veículo utilitário

Jaguaré – 2 academias populares

Jerônimo Monteiro – 1 trator cortador de grama

Marilândia – 2 academias populares e 2 tratores cortador de grama

Mimoso do Sul – 2 tratores cortador de grama

Muniz Freire – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Muqui – 2 multiexercitadores e 2 tratores cortador de grama

Nova Venécia – 2 multiexercitadores e 1 trator cortador de grama

Pinheiros – 1 academia popular

Piúma – 1 academia popular

Ponto Belo – 1 multiexercitador

Santa Leopoldina – 1 multiexercitador e 1 trator cortador de grama

São José do Calçado – 1 trator cortador de grama

São Mateus – 1 academia popular

Vargem Alta – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Vila Pavão – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Vila Valério – 1 trator cortador de grama

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana