Devido aos impactos econômicos causados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Microcrédito foi um mecanismo muito importante de apoio ao empreendedorismo capixaba. O Banestes operou linhas de microcrédito emergencial, com condições especiais, por meio do Programa Nossocrédito e em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
Além disso, o banco realizou a operação da linha de microcrédito de até R$ 5 mil a juros zero, com a garantia do Fundo de Aval, mecanismo garantidor à contratação de operações do crédito criado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, em parceria também com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
O presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, celebra o resultado e enfatiza a atuação de destaque do Banestes no cenário nacional, nas operações do microcrédito. “O Banestes é uma referência em microcrédito no Brasil. Por meio da operação das linhas, fazemos a diferença na vida dos capixabas, na oferta de crédito com condições diferenciadas aos empreendedores de menor porte, até mesmo aos informais, que não possuem renda comprovada. Temos o compromisso de atuar em prol do fortalecimento econômico do Espírito Santo”, destaca Casagrande.
Em 2020, o produto teve seus processos modernizados, para tornar os trâmites ainda mais ágeis. Para 2021, a expectativa é a permanência da atuação emergencial, enquanto perdurar a situação de calamidade pública, e de mais investimentos em prol da digitalização dos processos de Microcrédito, além de novas imersões e treinamentos com as equipes da Rede de Agências do Banestes, para aprimorar ainda mais os atendimentos aos capixabas.
Sobre o Programa Nossocrédito
O Programa Nossocrédito, do Governo do Estado, é fruto da parceria entre Banestes, Aderes, Bandes, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) e prefeituras.
O Nossocrédito está presente em todos os 78 municípios do Estado, oferecendo crédito produtivo de maneira simples e com taxas reduzidas, além de fornecer orientação técnica aos empreendedores capixabas.
Projeto Crescemos Juntas
Em dezembro de 2020, o Governo do Estado, por meio da Aderes e do Banestes, anunciou ainda o lançamento do Projeto Crescemos Juntas, que oferece, além da assessoria de especialistas, linhas especiais de microcrédito para empreendedoras capixabas. O projeto tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino no Estado.
Duas novas linhas especiais de microcrédito foram disponibilizadas pelo Banestes para o Projeto Crescemos Juntas. As linhas de crédito destinam-se, exclusivamente, para as mulheres que participarem das capacitações realizadas na trilha do empreendedorismo, ofertadas pelo Programa Agenda Mulher.
Informações completas estão disponíveis em:
https://www.banestes.com.br/informes/2020/2020_12_11_01.html