conecte-se conosco


Camisa 10

Sem salário há seis meses, lateral vende empanadas para sobreviver

Publicado

Marcos Gamarra, defensor do General Díaz, do Paraguai, também trabalha como pedreiro para conseguir dinheiro e sustentar a sua família

A fragilidade da organização administrativa dos clubes na América Latina, principalmente em momentos de crise, se torna adversário tão (ou mais) duro do que a crise econômica em si. Como, por exemplo, pode ser pontuada a situação do General Díaz.

Mesmo atuando na primeira divisão do futebol paraguaio, a equipe radicada na cidade de Luque (a mesma onde fica a sede da Conmebol) vive uma profunda ausência de receitas.

Ao ponto de, segundo o portal local ‘ABC Color’, não arcar com os salários dos atletas desde novembro de 2019.

Dentro desse ambiente onde muitos se concentram unicamente na atuação como atleta profissional, algo necessário pelo nível de competitividade, o improviso se fez necessário e o lateral-direito Marcos Gamarra, de 31 anos, teve de atuar em funções bem diferentes do mundo esportivo

Dentro desse ambiente onde muitos se concentram unicamente na atuação como atleta profissional, algo necessário pelo nível de competitividade, o improviso se fez necessário e o lateral-direito Marcos Gamarra, de 31 anos, teve de atuar em funções bem diferentes do mundo esportivo.

Além da área da construção civil, onde atua como pedreiro, Gamarra revelou à rádio ‘ABC Cardinal’ que vende cerca de 100 empanadas por dia como outra forma de complementar a renda.

Leia mais:  Robinho se compara a Bolsonaro e revela ter recebido apoio de Neymar

“Vendo cem empanadas por dia. Jogar futebol não vai me impedir de fazer isso. Vou seguir com isso enquanto puder. E, no dia que eu não estiver mais, estará a família”, disse ele.

Apesar de nesse momento viver situação menos desconfortável, o nível de necessidade de Gamarra já foi bastante intenso em meio a pausa das competições

Apesar de nesse momento viver situação menos desconfortável, o nível de necessidade de Gamarra já foi bastante intenso em meio a pausa das competições.

Ao ponto de depender, inclusive, de doações financeiras e de cestas básicas por parte de atletas do Cerro Porteño e do Nacional, de Assunção.

Enquanto o General Díaz não consegue se organizar para quitar os atrasados, uma ajuda vinda diretamente da Associação Paraguaia de Futebol (APF) veio como algo importante para Marcos Gamarra e outros tantos nomes com problemas de salários atrasados.

Isso porque, após receber do programa Evolução da Conmebol uma quantia total não divulgada, a entidade máxima do futebol no Paraguai destinou ao clube luquenho 300 milhões de guaranís (R$ 263,7 mil) para a quitação de dívidas salariais.

Revelado pelo General Díaz, Gamarra já atuou em diversos clubes do futebol paraguaio, como o Deportivo Capiatá e o Sportivo Luqueño. Ele voltou ao clube da infância no início de 2020.

Leia mais:  Diego Alves é diagnosticado com covid-19 e desfalca novamente o Fla

Enquanto não recebe todo o dinheiro a que tem direito do clube, o defensor continua se virando para conseguir sustentar a família de outras formas.

publicidade

Camisa 10

Jaguaré EC vence mais um amistoso de preparação para a Série B

Publicado

Atuação agradou ao técnico Giuliano Pariz pela evolução rápida da equipe; time estreia no Campeonato Capixaba da Série B no próximo domingo

Com mais uma boa atuação de todo o time, o Jaguaré Esporte Clube venceu por 2 x 0 a equipe do Teixeira de Freitas, neste sábado à noite, 06, no Estádio Conilon. O jogo serviu como preparação para a disputa do Campeonato Capixaba da Segunda Divisão. O Jaguaré estreia no próximo domingo contra o São Mateus, jogando em casa.

Os gols do Jaguaré foram marcados na segunda etapa pelo atacante Josi e o meia atacante Gabriel, que entrou no lugar Everson. Esta foi a segunda vitória do time comandado por Giuliano Pariz em dois amistosos. Antes, o Jaguaré havia goleado o Barcelona, de São Mateus no Estádio Conilon por 5 x 1, na quarta-feira, dia 03. A postura do time no jogo desse sábado, agradou ao técnico Giuliano Pariz.

“Gostei muito! Estamos tendo uma evolução muito rápida, tanto no aspecto técnico, quanto físico e tático. Pude perceber uma dedicação de todos os jogadores que entraram em campo com atenção ao planejamento tático e muta movimentação. Esse resultado foi importante, mas, principalmente a forma como o time se portou diante de um adversário qualificado, com jogadores profissionais e experientes”, concluiu o técnico.

Leia mais:  Após detonar Neymar: Caio cancela evento para mais de 1.000 pessoas

Formação

O Jaguaré EC entrou em campo com Camilato, Cássio, Alex, Rafael Olioza e Everson; Vandinho, Ramires, João Paulo e Gianlucas; Josy e Sávio. Na segunda etapa entraram Rogen em lugar de Camilato, Marcelo na vaga de Alex, Gabriel substituiu Everson e, ainda, Ramires deu lugar Tiago, João Paulo saiu para a entrada de Willian e Gianlucas e Josi deram lugar a Iago e Washington.

Adversário qualificado

A equipe do Teixeira de Freitas foi formada a partir de um projeto social no município chamado “Fome Só de Bola” e reuniu em seu elenco jogadores com experiência grandes clubes do Brasil e com passagem pelo exterior. Na última semana, a equipe empatou em 2 x 2 com o primeiro adversário do Jaguaré na Série B, o São Mateus.

Entre os jogadores com experiência do time cita-se o ponta esquerda Marion. O atacante foi campeão da Copa do Brasil em 2014 pelo Atlético Mineiro e jogou também em países como Kuwait, Irã, Portugal e Emirados Árabes Unidos, seu último clube foi o Amazonas FC. Outro destaque da equipe é o meia Assis, com passagens por Avaí, Atlético Goianiense, além de ter atuado na Suécia e na e na Bulgária.

Leia mais:  Ex-goleiro Chilavert será candidato à presidência do Paraguai em 2023

Série B

O Jaguaré estreia na Campeonato Capixaba da Série B no próximo domingo contra o São Mateus, às 15h no Estádio Conilon. O tricolor do norte está na Chave Centro-Norte, que ainda tem mais 5 equipes: AA São Mateus; Linhares FC; Pinheiros FC; Porto Vitória FC e SC Capixaba. Na Chave Centro-Sul estão as equipes CA Itapemirim, Castelo FC, GE Laranjeiras, SC Brasil Capixaba, Aster Brasil FC e EC Tupy.

O campeonato será disputado em quatro fases, sendo Fase Classificatória, Quartas de Final, Semifinal e Final. Classificam-se para as Quartas de Final as duas melhores equipes de cada chave. O clube anunciou que o uniforme do time já se encontra disponível para compra pelos torcedores desde o último sábado, no comércio da cidade

Continue lendo

Camisa 10

Nova Venécia leva a virada da Portuguesa-RJ e terá reverter em casa na Série D

Publicado

Com arbitragem polêmica, o Leão do Norte é derrotado por 2 a 1 e vai precisar da força da torcida na próxima semana para fazer história e avançar na competição

O Nova Venécia saiu atrás nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D e vai precisar da força da torcida para reverter o placar em casa. Neste sábado (06) o Leão do Norte foi derrotado de virada por 2 a 1 pela Portuguesa-RJ, no estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador.

O time veneciano começou muito bem a partida e logo com quatro minutos de jogo abriu o marcador com o volante Diego Souza. No entanto, a Lusa acordou para a partida e, em um lance polêmico, a arbitragem marcou pênalti para o time carioca. Na cobrança, Emerson Carioca deixou tudo igual. 

No início da etapa final, a virada da Zebra veio com Cafu batendo de fora da área e marcando um belo gol. Os capixabas ainda buscaram o empate, chegaram até a acertar a trave da Portuguesa, mas o placar seguiu o mesmo até o final da partida.

Leia mais:  Com dois gols de Richarlison, Brasil vence Arábia Saudita e avança em 1º do grupo

Jogo de volta

O segundo e decisivo confronto das oitavas de final da Série D 2022 acontece já mó próximo final de semana. A partida está marcada para o domingo, dia 14, às 15 horas, no Zenor Pedrosa Rocha, em Nova Venécia. 

Para avançar diretamente às quartas de final, o time capixaba precisa da vitória por dois gols de diferença. Já uma vitória do Leão do Norte pela diferença mínima a vaga será decidida nos pênaltis, enquanto a Lusa joga pelo empate para se classificar.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana