conecte-se conosco


São Mateus

O processo eleitoral se afunila e partidos orientam seus pré-candidatos

Publicado

Por Paulo Borges

A Justiça Eleitoral tem seus prazos relacionados ao processo eleitoral e esses são repassados a todo cidadão e aos partidos políticos que estarão, com seus pré-candidatos para à disputado do pleito deste ano, que se realizará em 6 de outubro.

Em São Mateus, onde a política partidária não é para amador, os partidos estão realizando reuniões com a finalidade de orientar seus aqueles que estarão pleiteando uma vaga no Legislativo e Executivo. O União Brasil reuniu, nesta quarta-feira (15) seus pré-candidatos a vereança para que o contador e o advogado fizessem uma explanação dos trâmites que os habilitem a participar das eleições sem correrem riscos de uma impugnação, mesmo se forem eleitos.

Na oportunidade, discutiu-se os movimentos feitos pela agremiação dentro do processo de articulação relacionado a uma possível composição na chapa majoritária. O União faz parte de um grupo em que estão inseridos o PSD, PSB e DC. O MDB, que tem no ex-prefeito Amadeu Boroto seu pré-candidato, vai em breve oficializar a sua entrada nesse grupo e, provavelmente será o titular na chapa majoritária. A vice deve sair dos cinco outros partidos que fazem parte desse grupo. Acredita-se que o nome mais forte para uma possível composição seja do presidente do União Brasil, vereador Paulo Fundão que também é o presidente da Câmara Municipal de São Mateus.

Leia mais:  Projeto para reduzir violência contra a mulher é lançado em São Mateus

Outro partido que realizou reunião nesta quinta-feira (16) foi o Podemos. Foram repassados para seus membros, simpatizantes e pré-candidatos, todos os procedimentos a serem cumpridos para aqueles que irão participar do pleito de outubro próximo. Foi uma reunião “muito produtiva em que procuramos tirar todas as dúvidas e orientar os próximos passos a serem dados”, enfatizou o presidente municipal do Podemos, Severino Soares de Oliveira.

Nesta reunião estiveram presentes, além do Republicanos, o Agir representado por Lanusse Patrício e PMB, cujo presidente Clóvis Araújo mandou um representante, com seus pré-candidatos a vereança.

O pré-candidato a prefeito, Carlinhos Lyrio, esteve presente e conversou com os presentes, principalmente teve seu pronunciamento direcionado todos aqueles que vão disputar uma cadeira no Legislativo mateense.

Nova reunião está marcada para o próximo dia 27 de junho, quando serão dirimidas todas as possíveis pendências e a preparação para as convenções que deverão acontecer em julho.

O Partido Liberal (PL) também marcou sua reunião com seus filiados e pré-candidatos. Vai acontecer dia 15 de junho, às 10 horas, no Espaço Arca de

Leia mais:  Prefeitura abre buraco e em seis meses não consegue fechá-lo

Noé, no bairro Santo Antônio. Na oportunidade vai haver o lançamento dos pré-candidatos a vereador e a prefeito. Os deputados federais Gilvan e Hélio Negão, bem como o senador Magno Malta, já confirmaram suas presenças.

O PL tem no pastor Nillis o seu pré-candidato a prefeito e a chapa de pré-candidatos a vereador está completa e, segundo o presidente do partido, Nillis Castberg, “está forte, competitiva e com amplas possibilidades de fazer representação na Câmara Municipal”.

Com relação ao MDB não foi definida uma data para reunir seus pré-candidatos. De acordo com uma fonte deve acontecer na próxima semana. Mesmo sem ter data, as articulações continuam e o pré-candidato do partido a prefeito, Amadeu Boroto, tem recebido os pré-candidatos a vereança e outras lideranças.

Ainda com relação a essas articulações, o MDB foi procurado pelo presidente do Podemos, Marcos Batista (Cozivip), que é pré-candidato a prefeito. O teor da conversa não foi divulgado, mas especula-se que tenha como pano de fundo uma possível composição de chapa.

Outros partidos também se articulam para realizar suas reuniões e se prepararem para as suas convenções que devem ocorrer nos próximos dois meses.

publicidade

São Mateus

Câmara de São Mateus presta homenagem na 10ª Sessão Ordinária ao ex-vereador Jozail Fugulim

Publicado

Durante a sessão ordinária realizada na última segunda-feira (24), a Câmara Municipal de São Mateus prestou uma emocionante homenagem ao ex-vereador Jozail Fugulim, que faleceu na última quinta-feira (20)

Durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira (24), a Câmara Municipal de São Mateus prestou uma emocionante homenagem ao ex-vereador Jozail Fugulim, que faleceu na última quinta-feira (20). A homenagem foi marcada pela presença da filha de Jozail, Isabella Fugulim, que, visivelmente emocionada, prestou um comovente depoimento sobre a trajetória do pai. Ao final, a bandeira de São Mateus foi entregue a ela pelo presidente da Câmara, ao lado dos demais vereadores.

Os Vereadores e as Vereadoras da Câmara Municipal de São Mateus, representando o povo deste Município, manifestam irrestrito pesar e solidariedade à esposa Rosilene Wandel Rei Morais, a sua filha Isabella Wandel Rei Morais Fugulim e demais familiares, rogando a Deus que conceda força e consolo diante de tamanha perda. 

Em homenagem a seu legado, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 002/2025 que denominam a Central de Ambulâncias do Município e Projeto de Lei nº 003/2025 denominando a galeria anexa ao Plenário da Câmara com seu nome, eternizando sua memória na história local.

Leia mais:  Paulo Fundão: “São Mateus tem tudo para ser o Eldorado do Norte”

Ainda na sessão, foi aprovada por todos os vereadores a Moção de Pesar nº 011/2025, destacando a trajetória ética, combativa e comprometida de Jozail com a vida pública e com os interesses da sociedade de São Mateus.

Quem foi Jozail?

Jozail Fugulim nasceu em Nova Venécia, Espírito Santo, em 18 de setembro de 1970, filho dos pequenos agricultores Antônio Fugulim e Maria Coletti Fugulim. Mudou-se para São Mateus em 1972, onde construiu sua vida e carreira. ​

Em 1990, iniciou sua trajetória no serviço público ao ingressar na Polícia Militar do Espírito Santo, atuando na Companhia de Polícia Ambiental. A partir de 1997, passou a integrar o Corpo de Bombeiros Militar, dedicando-se por quase 27 anos à segurança e bem-estar da população capixaba. ​

Em 2016, Jozail foi eleito vereador de São Mateus pelo PTB, destacando-se por sua postura ética e compromisso com a fiscalização dos gastos públicos. Durante seu mandato, concentrou-se em questões críticas para a sociedade mateense, como recursos hídricos, saúde, educação e segurança. ​

Leia mais:  Prefeitura abre buraco e em seis meses não consegue fechá-lo

Após seu mandato como vereador, Jozail assumiu o cargo de secretário-adjunto de Finanças da Câmara Municipal de São Mateus, continuando a servir a comunidade com dedicação. Infelizmente, em 4 de março de 2025, sofreu um acidente e veio a falecer em 20 de março de 2025, aos 54 anos, no Hospital Estadual Roberto Silvares. ​

Sua partida foi profundamente sentida pela comunidade de São Mateus, que reconheceu sua dedicação ao serviço público e seu impacto positivo na cidade.

 

Continue lendo

São Mateus

Gandini alerta para risco na ponte sobre o rio Cricaré e cobra duplicação da BR-101 em São Mateus

Publicado

Após ser acionado pelo prefeito Marcus da Cozivip e vereadores, deputado marcou reunião com a Eco-101 no dia 3 para cobrar soluções para o município

O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), presidente da Comissão Especial de Fiscalização da BR-101 na Assembleia Legislativa, fez um alerta hoje (24), do plenário da Casa, sobre a precariedade da ponte sobre o rio Cricaré, em São Mateus, e criticou a ausência da duplicação do trecho Norte da rodovia no novo contrato de concessão. O parlamentar cobrou providências urgentes da Eco-101 e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A situação da ponte preocupa as lideranças locais, incluindo o prefeito Marcus da Cozivip (Podemos), que fez questão de gravar um vídeo no local e enviar ao deputado para reforçar a gravidade do problema.

Grupo de São Mateus, encabeçado pelo prefeito Marcus da Cozivip, esteve no gabinete do deputado Gandini: parceria para solucionar problemas. Créditos: Wilbert Suave

“Essa ponte tem mais de 70 anos e está cedendo. Não há passagem para pedestres nem ciclistas, e não sabemos quando foi a última manutenção. Por aqui passam carretas e toda a produção que faz a cidade crescer”, alertou o prefeito.

Leia mais:  Prefeitura não paga o aluguel social e moradores ficam ao Deus dará

No vídeo, o vereador Wap Wap (Pode) também destacou a urgência da situação: “A estrutura da ponte é antiga e precisa de uma reforma imediata.” Além dele, o presidente da Câmara Municipal, Wanderlei Segantini (MDB), o também parlamentar Raphael Barboza (PDT), e o secretário de Defesa, Ricardo Borgo, participaram da comitiva que inspecionou a ponte.

Para Gandini, é essencial garantir a segurança da população e evitar tragédias como a que ocorreu recentemente no Tocantins, onde uma ponte desabou e causou mortes.

“Não queremos que o mesmo aconteça em São Mateus. Por isso, trouxe essa discussão para o plenário da Assembleia e marquei uma reunião com a Eco-101 no dia 3 de abril, para obter informações concretas sobre a segurança da ponte e um possível projeto de modernização”, afirmou.

O parlamentar também criticou o novo modelo de concessão da BR-101, cujo leilão ocorrerá no dia 26 de junho.

“O pedágio mais caro do Espírito Santo está em São Mateus e, inacreditavelmente, a nova concessão não prevê a duplicação da rodovia no trecho entre Linhares e o Norte do Estado. Isso é inaceitável! Como justificar essa cobrança sem melhorias para os motoristas?”, questionou.

Leia mais:  Vice-governadora recebe homenagem da Câmara de São Mateus

Caso a duplicação continue fora do projeto, Gandini defende que pelo menos parte dos 41,4 km de faixas adicionais previstos no contrato sejam destinados a São Mateus, garantindo mais segurança e fluidez no tráfego.

FAIXAS

“Precisamos entender onde essas faixas serão construídas e cobrar que São Mateus seja contemplado. Se não haverá duplicação, que ao menos haja uma alternativa para melhorar as condições da rodovia no município.”

Gandini reforçou que acompanhará de perto o novo contrato para evitar um novo ciclo de promessas não cumpridas.

“A ANTT demorou 10 anos para admitir que a concessão era inviável. Agora, precisamos garantir que os compromissos sejam cumpridos e que a BR em São Mateus não continue sendo um gargalo logístico, com mais acidentes e mortes. Vamos seguir cobrando soluções concretas!”

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana