Por Paulo Borges
A Justiça Eleitoral tem seus prazos relacionados ao processo eleitoral e esses são repassados a todo cidadão e aos partidos políticos que estarão, com seus pré-candidatos para à disputado do pleito deste ano, que se realizará em 6 de outubro.
Em São Mateus, onde a política partidária não é para amador, os partidos estão realizando reuniões com a finalidade de orientar seus aqueles que estarão pleiteando uma vaga no Legislativo e Executivo. O União Brasil reuniu, nesta quarta-feira (15) seus pré-candidatos a vereança para que o contador e o advogado fizessem uma explanação dos trâmites que os habilitem a participar das eleições sem correrem riscos de uma impugnação, mesmo se forem eleitos.
Na oportunidade, discutiu-se os movimentos feitos pela agremiação dentro do processo de articulação relacionado a uma possível composição na chapa majoritária. O União faz parte de um grupo em que estão inseridos o PSD, PSB e DC. O MDB, que tem no ex-prefeito Amadeu Boroto seu pré-candidato, vai em breve oficializar a sua entrada nesse grupo e, provavelmente será o titular na chapa majoritária. A vice deve sair dos cinco outros partidos que fazem parte desse grupo. Acredita-se que o nome mais forte para uma possível composição seja do presidente do União Brasil, vereador Paulo Fundão que também é o presidente da Câmara Municipal de São Mateus.
Outro partido que realizou reunião nesta quinta-feira (16) foi o Podemos. Foram repassados para seus membros, simpatizantes e pré-candidatos, todos os procedimentos a serem cumpridos para aqueles que irão participar do pleito de outubro próximo. Foi uma reunião “muito produtiva em que procuramos tirar todas as dúvidas e orientar os próximos passos a serem dados”, enfatizou o presidente municipal do Podemos, Severino Soares de Oliveira.
Nesta reunião estiveram presentes, além do Republicanos, o Agir representado por Lanusse Patrício e PMB, cujo presidente Clóvis Araújo mandou um representante, com seus pré-candidatos a vereança.
O pré-candidato a prefeito, Carlinhos Lyrio, esteve presente e conversou com os presentes, principalmente teve seu pronunciamento direcionado todos aqueles que vão disputar uma cadeira no Legislativo mateense.
Nova reunião está marcada para o próximo dia 27 de junho, quando serão dirimidas todas as possíveis pendências e a preparação para as convenções que deverão acontecer em julho.
O Partido Liberal (PL) também marcou sua reunião com seus filiados e pré-candidatos. Vai acontecer dia 15 de junho, às 10 horas, no Espaço Arca de
Noé, no bairro Santo Antônio. Na oportunidade vai haver o lançamento dos pré-candidatos a vereador e a prefeito. Os deputados federais Gilvan e Hélio Negão, bem como o senador Magno Malta, já confirmaram suas presenças.
O PL tem no pastor Nillis o seu pré-candidato a prefeito e a chapa de pré-candidatos a vereador está completa e, segundo o presidente do partido, Nillis Castberg, “está forte, competitiva e com amplas possibilidades de fazer representação na Câmara Municipal”.
Com relação ao MDB não foi definida uma data para reunir seus pré-candidatos. De acordo com uma fonte deve acontecer na próxima semana. Mesmo sem ter data, as articulações continuam e o pré-candidato do partido a prefeito, Amadeu Boroto, tem recebido os pré-candidatos a vereança e outras lideranças.
Ainda com relação a essas articulações, o MDB foi procurado pelo presidente do Podemos, Marcos Batista (Cozivip), que é pré-candidato a prefeito. O teor da conversa não foi divulgado, mas especula-se que tenha como pano de fundo uma possível composição de chapa.
Outros partidos também se articulam para realizar suas reuniões e se prepararem para as suas convenções que devem ocorrer nos próximos dois meses.