conecte-se conosco


Entretenimento

O Rei e o show que não esqueci

Publicado

Por Maciel de Aguiar

Roberto Carlos, o maior fenômeno musical dos últimos 60 anos — antes de comandar a maior revolução sociológica do Brasil —, enfrentou inúmeras dificuldades, superou incontáveis obstáculos e, no início da carreira, fez shows em muitas cidades do interior do país, assim como, após a fama de ”Rei da Música Popular Brasileira”, realizou centenas de grandes espetáculos que marcam indelevelmente a memória de milhares de pessoas.

Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Estado do Espírito Santo, em 19 abril de 1941, onde, aos nove anos, ”resolveu ser cantor” — após se apresenar na ZYL-9 Rádio Cachoeiro, em um domingo de fevereiro de 1950 — ao voltar para casa, com um punhado de balas que havia ganho na vitoriosa apresentação, disse à mãe, Dona Laura Moreira Braga, que ”não queria ser médico”.

Aos 14 anos, foi viver com uma tia, em Niterói, RJ, de onde, quase todos os dias, saía para atravessar de balsa a Baía da Guanabara e tentar se apresentar nas rádios da Cidade Maravilha.

Em 1959, aos 18 anos, conseguiu um emprego na Boite Plaza, em Copacabana, onde ”cantava de tudo e imitava João Gilberto”, o criador da ”Bossa Nova”.

Em seguida, gravou o primeiro LP, com músicas inéditas de autoria de outro capixaba, igualmente inventivo e seu conterrâneo, Carlos Imperial, que o lançou e profetizou: ”Você não vai imitar mais ninguém. Será imitado!”

E, com enorme talento, dedicação e possível proteção imaterial, o jovem Roberto Carlos saiu cantando por todos os lugares onde era chamado, criando uma legião de apaixonados fãs, mudando comportamentos, ditando moda e quebrando paradigmas.

Roberto Carlos se apresentou em várias cidades dos mais distantes estados do Brasil, e, em uma delas — Belém, no Pará —, apaixonado por carros e velocidade, tirou a Carteira Nacional de Habilitação/CNH, indicando o hotel onde estava hospedado como o seu endereço residencial.

Em 19 de abril de 2021, o ”REI” ROBERTO CARLOS — o mais importante cidadão da História do Estado do Espírito Santo e o maior artista brasileiro de todos os tempos — fará 80 ANOS e, por certo, receberá justas homenagens e celebrações em reconhecimento por sua imensurável importância para a Música Popular Brasileira e por se manter, por mais de meio século, como um dos maiores cantores românticos da música universal.

Como escrevi, de 1969 a 2019, o livro ROBERTO CARLOS AS CANÇÕES QUE VOCÊ FEZ PRA MIM — entrevistei dezenas de artistas, intelectuais, religiosos, empresários, autoridades e demais cidadãos do povo, sobre as histórias das 50 canções mais emblemáticas interpretadas pelo ”Rei”, que se converteram em fundo musical da vida de milhares de ouvintes —, estou realizando outro grande desafio: RECOLHER FOTOGRAFIAS E DEPOIMENTOS SOBRE OS SHOWS DE ROBERTO CARLOS NOS ÚLTIMOS 60 ANOS, antes e após a fama, para criar um amplo e inédito panorama da tragetória do cantor que influenciou milhões de pessoas e criou uma legião de admiradores.

Seguem algumas fotos inéditas de Roberto Carlos, em shows por onde passou no início da carreira, e, caso você queira enviar o seu depoimento sobre quando o ”Rei” se apresentou em sua cidade — mandando uma fotografia e ou contando a sua história relacionada com uma canção ”robertiana”, com a qual você mantêm relações sentimentais, sociológicas e ou afetivas —, escreva para mim no endereço eletrônico: [email protected]

A foto de Roberto Carlos em um show em sua cidade e seu depoimento sobre este momento inesquecível em sua vida poderão fazer parte de um documentário que estou escrevendo para uma emissora de televisão e que, também, será divulgado por várias rádios e jornais no Brasil, Estados Unidos e países da América Latina, mas não esqueça de autorizar a divulgação da foto, assim como de seu depoimento, e dizer onde e quando o show foi realizado.

Participe da celebração dos 80 ANOS DO REI ROBERTO CARLOS e reviva algumas das ”tantas emoções” que marcaram indelevelmente a vida de milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

Maciel de Aguiar
Escritor das barrancas do lendário rio que o gentio chamou de Kiri-Kerê.

Leia mais:  Jorge e Mateus explicam show com aglomerações em lanchas
publicidade

Entretenimento

Danilo Gentili é homenageado e receberá prêmio em Vitória

Publicado

Prêmio Liberdade, que já foi dado a Paulo Guedes e Jorge Gerdau, será entregue ao apresentador em cerimônia do Instituto Líderes do Amanhã no Espírito Santo

O apresentador e empresário de 42 anos de idade está com presença confirmada para o 9º Fórum Liberdade e Democracia de Vitória, evento que acontece todos os anos e é realizado pelo Instituto Líderes do Amanhã. 

Na ocasião, Danilo vai receber o Prêmio Liberdade da entidade, que é dado a personalidade que são consideradas contribuintes para uma sociedade mais justa e livre. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o empresário Jorge Gerdau são dois dos nomes que já foram condecorados com o título. 

Neste ano, o evento será sediado pelos salões do Centro de Convenções de Vitória nos dias 4 e 5 de novembro. 

Leia mais:  Aladim chega ao Diversão em Cena ArcelorMittal Online
Continue lendo

Entretenimento

Renato Teixeira e Paulinho Pedra Azul no Festival de Música Primavera Teresense

Publicado

Bandas locais também fazem parte da programação a partir de sexta-feira (22)

Santa Teresa se destaca pelo clima, natureza, gastronomia, cultura e receptividade. E nesta temporada de primavera a Doce Terra dos Colibris continua reunindo várias atrações para a população e para os visitantes.

Renato Teixeira e Paulinho Pedra Azul são alguns dos destaques dentro da programação do Festival de Música Primavera Teresense, que terá vários shows e apresentações culturais até novembro na Praça da Cultura (que inclui toda a área no entorno da Secretaria de Turismo e Cultura) e na Praça Primo Sancio, na Rua do Lazer. O evento também comemora os 20 anos da Rádio Canaã FM.

No próximo fim de semana cinco bandas teresenses fazem o “Rock na Praça”, na Rua do Lazer. Na sexta (22) a Cultura Racional faz um Tributo a Tim Maia. No sábado (23) o som fica por conta de Via Expressa, O Quarto, Capitão Morgan e LDA, a partir das 14 horas.

No dia 30 de outubro o cantor e compositor Paulinho Pedra Azul participa da Orquestra de Compositores com os músicos Macacko e Sandrera e regência do maestro da Fames, Sanny Souza, na Praça da Cultura (entorno da Secretaria de Turismo e Cultura), a partir das 20h30.  

Já o show do compositor de “Romaria”, Renato Teixeira, será realizado no dia 5 de novembro, às 21 horas, também na Praça da Cultura, com abertura do violonista Fábio do Carmo.

“Estamos nos preparando para receber bem e com qualidade, sempre preocupados com as medidas sanitárias necessárias. Os eventos são de pequeno porte e os dividimos de acordo com cada estação ou com o período em que está inserido. Estamos finalizando a Primavera Teresense em grande estilo e o natal e o carnaval terão programações especiais”, revelou o prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici.

Festival de Música Primavera Teresense é uma realização da Prefeitura de Santa Teresa, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, com apoio da Rádio Canaã FM e do pub Red Rock.

Programação

Festival de Música Primavera Teresense

Rock na Praça

22/10

Cultura Racional “Tributo a Tim Maia”
Horário: 20h
Local: Praça Primo Sancio, Rua do Lazer

Visualização da imagem

Banda Capitão Morgan.

23/10

Shows com Via Expressa, O Quarto, Capitão Morgan e LDA
Horário: de 14h às 22hs
Local: Praça Primo Sancio, Rua do Lazer

Visualização da imagem

Banda O Quarto.

Festival

30/10

Paulinho Pedra Azul e Orquestra de Compositores, com participação de Gustavo Macacko e Sandrera e regência do maestro da Fames, Sanny Souza.
Horário: 20h30
Local: Praça da Cultura (entorno da Secretaria de Turismo e Cultura)

Visualização da imagem

Fábio do Carmo.

05/11

Renato Teixeira e Banda
Abertura de Fábio do Carmo (Violão Instrumental Brasileiro)
Horário: 21h
Local : Praça da Cultura (entorno da Secretaria de Turismo e Cultura)

Leia mais:  Dani Calabresa se pronuncia sobre acusação de assédio a Marcius Melhem: 'tudo é muito difícil'
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana