conecte-se conosco


Cidades

Obras da segunda etapa de descomissionamento do barramento do rio Pequeno começam em Linhares

Publicado

Decisão judicial determinou que estrutura seja removida por medida de segurança; intervenções começaram na última terça-feira (03) 

A Fundação Renova informa que, em cumprimento a decisão judicial, deu início à segunda etapa das obras de descomissionamento do barramento do rio Pequeno, em Linhares. As intervenções começaram no dia 3 de dezembro e têm previsão de duração de até 30 dias.

A remoção do barramento acontece após a conclusão da primeira etapa de instalação da base da ensecadeira na parte jusante (abaixo) do atual barramento com a aprovação da Aecom, empresa que atua como perito judicial.

A ensecadeira é uma estrutura provisória que impede o contato das águas do rio Doce com a lagoa Juparanã. Caso o nível do rio Doce aumente, a ensecadeira será alteada (elevada). Atualmente, o nível da lagoa Juparanã está em 7,47 metros.

A decisão proferida pela 12ª Vara Federal de Belo Horizonte (MG) determinou a remoção do barramento em duas etapas, após análises realizadas por empresas especializadas apontarem riscos estruturais. Esse cenário poderia causar o rompimento do barramento e colocar em risco a integridade dos moradores no entorno.

Leia mais:  Detran-ES reforça que as atitudes individuais podem salvar vidas no trânsito e na pandemia

A atuação da Fundação Renova para garantir a segurança das obras e das famílias em seu entorno é realizada por profissionais das áreas de Infraestrutura, Engenharia, Diálogo, Saúde, Proteção Social, Meio Ambiente, Segurança e Contingência.

Estudos realizados

Após estudos realizados por uma consultoria técnica especializada apontarem riscos estruturais no barramento, a empresa Themag Engenharia foi contratada pela Fundação Renova a pedido da Aecom para a validação dos resultados.

A Themag também atestou a existência de problemas na estrutura e recomendou a execução de obras.

Além disso, o estudo apontou cinco cenários de risco a serem considerados em caso de rompimento do barramento, nos quais as casas poderiam ser atingidas e, assim, colocar em risco a segurança das famílias que estiverem no local.

Histórico

Uma decisão liminar de 2015, emitida logo após o rompimento da barragem de Fundão, determinou a construção de um barramento emergencial no rio Pequeno para impedir o contato das águas do rio Doce com a lagoa Juparanã. Apesar de temporário, o barramento permaneceu instalado por força de uma sentença proferida pelo juiz de Linhares, à época competente para o julgamento da ação, o que agravou a ocorrência de alagamentos, já habituais na região.

Leia mais:  Inscrições abertas para cursos na Smart Lab do Senac-ES em parceria com a Secti em Ponto Belo

A Fundação Renova informa que, das 33 famílias que residiam na avenida Beira-Rio em março deste ano, 5 permanecem em suas moradias e 28 estão em moradias provisórias.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

publicidade

Cidades

Sebrae/ES apresentará avanços no turismo da Regional Central durante Jornada Gastronômica & Turística

Publicado

Evento em Colatina, Ibiraçu e Linhares também contará com palestra da empreendedora Luciana Balbino, referência nacional em turismo rural

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) irá realizar nos próximos nos dias 23 e 24 de abril a Jornada Gastronômica & Turística: Descubra Destinos, Vivencie Sabores! com programação especial em três municípios: Colatina, Ibiraçu e Linhares. O principal objetivo da ação é apresentar os resultados alcançados pelos atendimentos do Sebrae aos empreendimentos turísticos da região, reforçando o papel do turismo como motor do desenvolvimento econômico e sustentável.

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

A Jornada é direcionada a empreendedores do setor, entidades públicas, estâncias de governança em turismo e parceiros locais. Durante o evento, os participantes terão acesso a dados atualizados sobre o cenário do turismo no Espírito Santo e, especialmente, nos municípios atendidos pela Regional Central, com orientações práticas para qualificação e crescimento dos negócios turísticos.

Outro ponto alto da programação é a palestra da empreendedora Luciana Balbino, proprietária do Restaurante Rural Vó Maria e do Sítio Casa de Vó, na Paraíba. Reconhecida pela revista Forbes como uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro” no Brasil, Luciana vai compartilhar sua experiência com projetos de impacto social e desenvolvimento territorial por meio do turismo e da gastronomia rural. Sua trajetória inspiradora promete enriquecer o debate com exemplos reais de transformação em comunidades do campo.

Leia mais:  Conta Café vai operar também com arábica em 2022

A programação será aberta em Colatina, no dia 23 de abril, das 8h às 12h, no Cerimonial Simonassi. No mesmo dia, a Jornada segue para Ibiraçu, com programação das 16h às 20h no auditório do Instituto Espírito Santo de Inovação Social (IESIS). Encerrando o circuito, o evento será realizado em Linhares no dia 24 de abril, das 14h às 18h, no Solarium Cerimonial.

“A Jornada é uma ação da regional para apresentar o resultado de atuação estratégica para o turismo e gastronomia do Sebrae, a fim de melhorar e ampliar o valor agregado da oferta turística através de ações e estratégias personalizadas de acordo com o perfil do território. Nós vamos apresentar a evolução dessas ações no último ano, onde lançamos as ferramentas e os resultados alcançados através do 360, do Decola, do turismo de experiência, dos festivais e das parcerias. A Luciana é um case de sucesso que estamos trazendo e falará sobre transformação de território através da liderança empreendedora, então vai compor muito bem ao evento como um todo”, explica Carla Bortolozzo, Gerente da Unidade Regional Central do Sebrae/ES.

Leia mais:  Estudantes de escola pública de Aracruz terão palestra sobre empreendedorismo com co-fundador do PicPay

Outro destaque da programação é o lançamento da plataforma Panela de Barro, iniciativa do Instituto Panela de Barro, parceiro do Sebrae na promoção da identidade e da valorização cultural capixaba. Em Colatina, a Jornada também contará com a parceria do Banco do Nordeste, que vem apoiando o fomento financeiro a empreendimentos turísticos da região, principalmente no município de Pancas. Nos demais municípios, o evento conta com o apoio das prefeituras locais e das Salas do Empreendedor, que atuam na mobilização e divulgação junto aos empresários.

Com uma proposta dinâmica e inspiradora, a Jornada busca não apenas divulgar os resultados já alcançados pelo Sebrae junto ao setor turístico, mas também fomentar novas conexões, oportunidades de negócios e o fortalecimento da governança local em torno do turismo como vetor de desenvolvimento.

Continue lendo

Cidades

PMV nomeia pedagogos e professores para atuarem na rede municipal

Publicado

A Prefeitura de Vitória está nomeando os candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a contratação de pedagogos e professores que irão atuar na Rede Pública de Ensino no ano letivo de 2025, por tempo determinado. Os selecionados passaram para a 2ª etapa, em que é necessário comprovar as informações declaradas e apresentar os documentos para contratação. As convocações foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (16).

Os candidatos que constam nos editais 089/2025 (Pedagogos) e 090/2025 (Professores) devem comparecer com o comprovante de inscrição impresso e toda a documentação exigida em edital, na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros (Atendimento RH), da Seges, localizada na sede da Prefeitura de Vitória, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, bairro Bento Ferreira, no próximo dia 22/04/2025.

Atenção aos horários de apresentação:

Apresentação às 8h:
Professor de Educação Básica IV – PEB IV – Função Pedagógica – 25h ou 40h ou 44h (Ed.14/2024)

Apresentação às 13h:
Professor de Educação Básica II – PEB II – Séries Iniciais do Ensino Fundamental – 25h ou 44h (Ed. 012/2024)

Leia mais:  Mulheres empreendedoras transformam em realidade agroindústria em Santa Teresa

Documentação

Todos os candidatos deverão entregar o laudo médico admissional emitido por empresa especializada (ASO – contendo as informações para a Prefeitura Municipal de Vitória) na função pleiteada. A relação de documentos e formulários obrigatórios para a admissão estarão disponíveis no site selecao.vitoria.es.gov.br, e os mesmos deverão ser entregues sem rasura e legível. O edital destaca que poderão ser solicitados novos documentos para a conclusão do processo de contratação.

Na hipótese de as vagas disponíveis no momento desta convocação serem preenchidas antes de se esgotar a lista de candidatos convocados, a equipe responsável pelo atendimento encerrará as chamadas. Os candidatos não admitidos na ocasião permanecerão na lista de classificação e aguardarão nova chamada pelo site – sem perda de sua posição.

Os candidatos deverão obedecer ao horário definido no Edital. Serão distribuídas as senhas por ordem de convocação. O candidato que comparecer após o horário determinado, não terá a prioridade da escolha das vagas.

O candidato que já possui um ou dois vínculos no Município, ficará ciente, que deverá sair dos vínculos atuais no momento da assinatura do contrato, para exercer a função de 44 horas, desde que não seja a mesma função que está sendo convocado.

Leia mais:  Samu abre processo seletivo para médicos com salário de até R$ 13,3 mil

Também serão realizadas as assinaturas de contrato. Portanto, os candidatos deverão apresentar toda a documentação e formulários (incluindo a declaração de acúmulo, emitida pelo RH do órgão), sob pena de eliminação caso o candidato deixe de apresentar algum documento/formulário.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana