conecte-se conosco


Cidades

Obras da segunda etapa de descomissionamento do barramento do rio Pequeno começam em Linhares

Publicado

Decisão judicial determinou que estrutura seja removida por medida de segurança; intervenções começaram na última terça-feira (03) 

A Fundação Renova informa que, em cumprimento a decisão judicial, deu início à segunda etapa das obras de descomissionamento do barramento do rio Pequeno, em Linhares. As intervenções começaram no dia 3 de dezembro e têm previsão de duração de até 30 dias.

A remoção do barramento acontece após a conclusão da primeira etapa de instalação da base da ensecadeira na parte jusante (abaixo) do atual barramento com a aprovação da Aecom, empresa que atua como perito judicial.

A ensecadeira é uma estrutura provisória que impede o contato das águas do rio Doce com a lagoa Juparanã. Caso o nível do rio Doce aumente, a ensecadeira será alteada (elevada). Atualmente, o nível da lagoa Juparanã está em 7,47 metros.

A decisão proferida pela 12ª Vara Federal de Belo Horizonte (MG) determinou a remoção do barramento em duas etapas, após análises realizadas por empresas especializadas apontarem riscos estruturais. Esse cenário poderia causar o rompimento do barramento e colocar em risco a integridade dos moradores no entorno.

Leia mais:  Após acordo, lotéricas voltam a receber boletos gerados pelo Governo do Estado

A atuação da Fundação Renova para garantir a segurança das obras e das famílias em seu entorno é realizada por profissionais das áreas de Infraestrutura, Engenharia, Diálogo, Saúde, Proteção Social, Meio Ambiente, Segurança e Contingência.

Estudos realizados

Após estudos realizados por uma consultoria técnica especializada apontarem riscos estruturais no barramento, a empresa Themag Engenharia foi contratada pela Fundação Renova a pedido da Aecom para a validação dos resultados.

A Themag também atestou a existência de problemas na estrutura e recomendou a execução de obras.

Além disso, o estudo apontou cinco cenários de risco a serem considerados em caso de rompimento do barramento, nos quais as casas poderiam ser atingidas e, assim, colocar em risco a segurança das famílias que estiverem no local.

Histórico

Uma decisão liminar de 2015, emitida logo após o rompimento da barragem de Fundão, determinou a construção de um barramento emergencial no rio Pequeno para impedir o contato das águas do rio Doce com a lagoa Juparanã. Apesar de temporário, o barramento permaneceu instalado por força de uma sentença proferida pelo juiz de Linhares, à época competente para o julgamento da ação, o que agravou a ocorrência de alagamentos, já habituais na região.

Leia mais:  Feirão Zera Dívida Banestes reduz em até 100% juros de débitos

A Fundação Renova informa que, das 33 famílias que residiam na avenida Beira-Rio em março deste ano, 5 permanecem em suas moradias e 28 estão em moradias provisórias.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

publicidade

Cidades

4º Encontro de pré-colheita do café Conilon recebe apoio da Prefeitura de Linhares

Publicado

O secretário de Agricultura de Linhares, Fabrício Fardin, participou do 4º Encontro de pré-colheita do café Conilon, que recebeu o apoio da Prefeitura de Linhares. O evento ocorreu em Baixo Quartel, no Sítio Peruchi’s, na última sexta-feira, dia 12 de abril, reunindo produtores, empresários e lideranças ligadas ao setor.

Visualização da imagem

Dentre os assuntos abordados nas palestras estavam: cancro dos ramos do cafeeiro; qualidade e classificação do café Conilon; Segurança no trabalho na safra; como comunicar melhor o que fazemos dentro da porteira; e identificação e manejo das cochonilhas de café conilon.

Fardin comentou sobre a importância do encontro e as temáticas abordadas aos cafeicultores neste período que antecede a colheita de café.

Visualização da imagem

“A Prefeitura participa do evento desde sua primeira edição por entender a importância em reunir os produtores para conhecer novidades lançadas no mercado, como as colheitadeiras, e abordar assuntos relevantes como segurança do trabalho, qualidade e classificação do café, por exemplo. Além disso, é uma oportunidade de fazer negócios com expositores prestadores de serviços, de implementos agrícolas, produtos e concessionárias, que também participam do encontro”, disse o secretário de Agricultura.

Leia mais:  Prêmio Educador Transformador estende inscrições até 19 de fevereiro

Visualização da imagem

O encontro é parte integrante das ações de apoio à cafeicultura do Programa Municipal de Qualidade de Café – Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, da Prefeitura de Linhares, e foi uma realização da Associação de Produtores e Moradores de Baixo Quartel (Aprombaq) e do Governo do Estado.

Continue lendo

Cidades

Suzano busca ampliar participação de micro e pequenas empresas no transporte de madeira no ES, BA e MG

Publicado

Empresas que se enquadram ao Simples Nacional – Transporte de Cargas podem se candidatar a atuar como fornecedoras da companhia

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está em busca de microempresas e empresas de pequeno porte da área de transporte de cargas que desejam integrar o grupo de fornecedores que atuam no transporte de madeira da companhia. A oportunidade é destinada exclusivamente as empresas sediadas no Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.

Podem participar os proprietários de caminhões enquadrados no regime de tributação do Simples Nacional, cujos veículos tenham ano de fabricação de 2018 em diante, cavalo mecânico 6x4T a partir de 440CV. Para se inscrever, os interessados dos municípios do Espírito Santo e Minas Gerais devem entrar em contato pelos canais de atendimento: (27) 99991-0720 ou [email protected]. Já os interessados dos municípios da Bahia, devem contatar no número (73) 99949-6995 ou [email protected]. É necessário preencher um formulário de pré-cadastro com os dados da empresa e do responsável.

De acordo com Rodrigo Junior Toreta, gerente de Logística Florestal da Suzano Unidade Aracruz, em 2023 o transporte de madeiras gerou mais de R$ 120 milhões em renda no Espírito Santo, Minas Gerais e na Bahia, com a participação de quase 90 empresas. Atualmente, os transportadores terceirizados da companhia empregam diretamente e indiretamente cerca de 900 pessoas nos três estados.

Leia mais:  Prêmio Educador Transformador estende inscrições até 19 de fevereiro

“Estamos buscando ampliar a inclusão dos pequenos e médios transportadores na sua cadeia logística, contribuindo para o desenvolvimento de fornecedores locais, com o fortalecimento da economia das regiões de atuação da Suzano”, enfatiza Toreta, acrescentando que a iniciativa está em linha com um dos direcionadores da empresa: gerar e compartilhar valor.

A estratégia da Suzano é que os pequenos transportadores façam um trabalho complementar ao que é feito pelas grandes transportadoras que são parceiras da empresa. Isso é o que já faz a MLC Dourado Transporte Rodoviário, com sede em Aracruz (ES), que firmou o primeiro contrato com a Suzano em 2021 e, desde então, ampliou a frota e o número de funcionários.

O gerente de operações da MLC, Gildo José Ribeiro, fala da parceria: “Quando fui convidado para gerenciar a MLC, eu já tinha atuação na indústria de celulose e a experiência na área facilitou o dia a dia da operação. Hoje estamos com sete veículos em operação na rodovia e a intenção é ampliar essa frota no transporte de madeira”, ressalta Ribeiro.

Já o transportador Fabio Silva Santos, sócio proprietário da Meta FAA, empresa com sede em Mucuri (BA), é parceiro da Suzano há três anos. “Começamos com apenas um caminhão e hoje já estamos adquirindo o terceiro veículo, além de empregarmos três funcionários. O contrato com a Suzano foi fundamental para o crescimento da empresa e o nosso objetivo é crescer ainda mais, mantendo a parceria por longa data”, afirma ele.

Leia mais:  Nova presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo toma posse

“A expectativa da Suzano é de que mais empresas sigam o mesmo caminho da Meta FAA e da MLC, passando a integrar a cadeia de suprimento de madeira da empresa no Espírito Santo, Minas Gerais e na Bahia”, conforme diz Rodrigo Junior Toreta.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana