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Cidades

Obras do Mergulhão de Camburi devem começar em setembro

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As obras do Mergulhão de Camburi devem ter início em setembro, com previsão de duração de 30 meses, a contar do início dos projetos. A ordem de serviço do complexo viário foi assinada na última sexta-feira (5).

De acordo com o secretário de Obras e Serviços de Vitória, Gustavo Perin, a obra é orçada em R$ 77, 5 milhões e atualmente são realizados os estudos topográficos e de geotecnia nas regiões onde as intervenções serão realizadas. 

De acordo com Perin, a previsão é de que nos próximos dois meses e meio ou três meses a primeira etapa das obras seja realizada. 

“Estamos trabalhando nos estudos topográficos e geotecnia, que fazem parte deste tipo de contratação integrada, onde a empresa é responsável pela implementação e assume o valor integral da obra. Já está iniciado, já começamos estes trabalhos em campo”, relatou. 

Ainda segundo Perin, conforme acontece o avanço dos projetos-base, acontecerá a montagem dos canteiros de obras. 

“Assim que formos aprovando os projetos-base, temos expectativas de que nos próximos três meses já comecemos as intervenções na lateral da Norte-Sul, sentido Mata da Praia. Precisamos fazer essas etapas para realizar a transição das vias, aí começamos a mobilização dos canteiros e terraplanagem”, disse. 

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Perin relata que a população de Jardim Camburi tem participação ativa nas discussões sobre o projeto e que na sexta-feira foi realizado um evento na Praça da Bocha, para contato com a comunidade. 

Além disso, o secretário informou que todas as etapas e passos da obra estão disponíveis para consulta pública. 

Perin acredita que as obras devem diminuir de 88 para 10 segundos o tempo de tráfego na região durante os horários de pico, segundo apontam as simulações realizadas pela prefeitura. A demora pode chegar a 20 minutos nos horários de pico. 

O secretário afirma ainda que as obras devem impactar não apenas o trânsito em Vitória, mas beneficiar o tráfego nas cidades vizinhas da Capital. 

“Esta é praticamente uma obra metropolitana, vai melhorar a mobilidade de um gargalo que tem impacto em municípios vizinhos, inclusive para quem vai e volta de Vila Velha a trabalho”, afirmou.

O que prevê o projeto

O projeto prevê que os motoristas que trafegam pela Avenida Norte-Sul, no momento que cruzarem a Dante Michelini, na Praia de Camburi, poderão seguir por uma via mais à direita, para trafegarem no sentido do Centro de Vitória.

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Também haverá uma segunda via, que passará pelo mergulhão no sentido Vitória. Com ela, será presente um retorno para o bairro de Jardim Camburi.

Veja o vídeo:

Além disso, após as obras, os motoristas que seguem na Dante Michelini e vão em direção ao município da Serra, vão continuar na via mais à direita, a partir disso, vão seguir para o bairro de Jardim Camburi.

Ao mesmo tempo, um segundo fluxo de veículos, que segue para a Serra, deve passar pelo mergulhão e seguir para a Avenida Norte e Sul.

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Cidades

Conceição da Barra e Linhares conhecem o programa ES Inteligente

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Dando continuidade à expansão do programa ES Inteligente, que visa estruturar Parcerias Público-Privadas (PPP) voltadas à modernização urbana e à sustentabilidade, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) visitou, nesta semana, os municípios de Conceição da Barra e Linhares. O objetivo foi apresentar a iniciativa a prefeitos e secretários, buscando ampliar a adesão ao programa.

Nessa terça-feira (14), a equipe do banco foi recebida pela Prefeitura de Conceição da Barra, litoral norte do Estado. O vice-prefeito, Marquinhos das Palmeiras, destacou a relevância do programa como uma oportunidade de tornar a cidade mais moderna e sustentável, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida da população.

“Estamos dando um passo importante rumo ao futuro de Conceição da Barra. O Bandes, por meio do Programa ES Inteligente, nos apresentou a possibilidade de modernizar nossa cidade, investindo em energia limpa, iluminação pública eficiente e soluções inovadoras para o bem-estar da nossa população”, afirmou Marquinhos das Palmeiras.

á nesta quarta-feira (15), um encontro em Linhares buscou também apresentar a metodologia de estruturação dos projetos de cidades inteligentes. O vice-prefeito de Linhares, Franco Fiorot, ressaltou o impacto positivo do programa na gestão pública e na melhoria dos serviços municipais.

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“Para tornarmos Linhares uma cidade realmente inovadora e focada em soluções que tragam benefícios para os linharenses, com maior celeridade e eficiência na gestão pública, é fundamental aderirmos a parcerias estratégicas como essa, promovida pelo Governo do Estado e pelo Bandes. Este programa visa transformar nosso município em um exemplo de inteligência, tecnologia e inovação”, enfatizou Franco Fiorot.

O ES Inteligente tem como missão estruturar soluções urbanas nos municípios capixabas. Atualmente, são mais de 20 municípios aderentes ao projeto, que recebem apoio técnico sem custos para implementar iniciativas como modernização da iluminação pública, ampliação da infraestrutura de telecomunicações e geração de energia limpa.

Saiba mais sobre o ES Inteligente
O Programa ES Inteligente é uma iniciativa do Bandes, em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), para projetos de PPPs que promovam a modernização e o desenvolvimento dos municípios capixabas.

Nesta parceria, o Bandes atua como agente de governança, facilitando a interlocução entre o Governo, instituições reguladoras e os municípios. Já o IPGC é o responsável pela elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Jurídica e Ambiental (EVTEJA), oferecendo uma assessoria integral que acompanha o projeto em diversas etapas, desde a concepção até a implementação. O sucesso do programa é evidenciado pela adesão de mais de 30% dos municípios do Espírito Santo, servindo como referência para outros estados brasileiros.

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Cidades

Investimentos portuários impulsionam desenvolvimento de Vila Velha

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A empresa Vports concluiu um conjunto de obras estratégicas que representam um marco para a infraestrutura portuária de Vila Velha e a economia capixaba. Com um investimento de R$ 180 milhões, a revitalização da estrutura ferroviária localizada na área portuária posiciona o município como ponto-chave em uma nova rota logística entre o Centro-Oeste brasileiro e o Espírito Santo.

Especialmente voltada para o transporte de fertilizantes e farelo de soja, a nova estrutura oferece maior eficiência, agilidade e capacidade, promovendo ganhos significativos na logística de exportação. A ferrovia, que conecta Goiás, o Triângulo Mineiro e o Espírito Santo, tem potencial para aumentar em 5 milhões de toneladas o volume de cargas movimentadas pelo porto, contribuindo para uma ampliação de 80% em sua capacidade operacional até 2029.

Depois de um crescimento modesto em 2023, o comércio exterior do Espírito Santo movimentou, pelos portos capixabas – incluindo os de Vila Velha – um total de US$ 20,96 bilhões de janeiro a outubro de 2024. Foi o melhor desempenho desde o início da série histórica, em 2013. Houve um aumento de 56,2% nas importações e 12,1% nas exportações em relação ao mesmo período do ano passado. A Vports tem ampliado a capacidade de movimentação de cargas e o Terminal de Vila Velha passa por modernizações para garantir eficiência ainda maior.

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Para o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, as melhorias colocam o município canela-verde em posição de destaque no cenário logístico brasileiro: “O porto de Vila Velha é muito mais do que um terminal de cargas. Ele é uma porta de entrada para o desenvolvimento que conecta nosso município às principais rotas logísticas do país. Esses investimentos reforçam nosso papel como um elo estratégico para o crescimento econômico do Espírito Santo e do Brasil”, destacou.

Outro destaque na orla portuária de Vila Velha foi a reforma dos berços 905 e 206, do Terminal de Paul, fundamentais para a movimentação de ferro gusa e combustíveis. Com melhorias que incluem a pavimentação de 5 mil metros quadrados do cais e a recuperação estrutural de 6 mil metros quadrados, as obras empregaram 22 toneladas de aço e 3 mil metros cúbicos de concreto, garantindo maior produtividade e segurança nas operações.

“Essas obras não apenas fortalecem a infraestrutura, mas também criam oportunidades para atrair novos negócios e investimentos para Vila Velha. O porto é um ativo estratégico que beneficia toda a nossa população, seja gerando empregos diretos ou dinamizando a economia local”, afirmou Arnaldinho Borgo.

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Já os silos horizontais de Capuaba, com capacidade total para armazenar 80 mil toneladas de grãos e outros granéis sólidos vegetais, também passaram por revitalizações, fortalecendo a infraestrutura portuária de Vila Velha.

Com esses investimentos da VPorts, Vila Velha consolida sua posição estratégica no mapa logístico nacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e fortalecendo sua vocação como um dos principais polos portuários do Brasil.

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