Cidades
Obras na Guanabara começam na próxima segunda-feira
Publicado
15/02/2020 - 14:22
Avenida será parcialmente interditada
As obras de pavimentação asfáltica e drenagem da Avenida Guanabara, em Nova Venécia, terão início na próxima segunda-feira (17) e os motoristas e pedestres devem ficar atentes. Com o início das intervenções, haverá alterações no trânsito.
A primeira interferência será em apenas um lado da via na parte que sobe para a Cidade Alta, no trecho desde a rotatória, próxima à farmácia São João, até à Casa do Construtor. A previsão é de que a via fique fechada por aproximadamente 45 dias. Nesse período, o outro lado da Avenida Guanabara vai funcionar como pista dupla, servindo de mão e contramão, dividido por telas, cones e fita zebrada.
A orientação da Superintendência de Trânsito de Nova Venécia é de que os motoristas que conhecem a cidade também optem por vias alternativas pelos bairros Margareth, Rúbia, Beira Rio e laterais para ter acesso entre Centro e Cidade Alta. “O transtorno é inevitável, porém podemos minimizar. Uma das maneiras é justamente trafegar pelos bairros laterais. Tudo será bem sinalizado, mas mesmo assim pedimos a colaboração e compreensão dos motoristas, pedestres e comerciantes durante os próximos dias”, disse José Antônio Monte Belo, superintendente de Trânsito de Nova Venécia.
Durante reunião na manhã desta sexta-feira (14), na Prefeitura de Nova Venécia, comerciantes estiveram com o prefeito Lubiana Barrigueira, o secretário de Planejamento, Edson Marquiori, e o técnico de produção e gerente da obra, Ubirajara Atanasio dos Santos, com o propósito de criar alternativas pensando no mínimo de transtorno possível.
“Sabemos que o comércio da Avenida será prejudicado nos próximos dias, mas precisamos executar essa obra que a população veneciana tanto aguarda. Vamos ter transtornos nesse período de obras, mas após a conclusão teremos boa infraestrutura para sempre, acabando com os danos causados principalmente no período das chuvas e os acidentes envolvendo caminhões pesados”, afirmou o prefeito Barrigueira.
Investimento
O projeto prevê investimento de quase R$ 7 milhões em obras de infraestrutura e é proveniente de convênio firmado junto à Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). As intervenções contemplam ainda um trecho da Avenida São Mateus e a construção de uma contenção, também na Avenida Guanabara, localizada no bairro Beira Rio.
O secretário de Planejamento, Edson Marquiori, falou da incessante busca pelo convênio. “Fomos a Vitória várias vezes para resgatarmos esse convênio que já havia sido assinado pelo Casagrande durante seu primeiro mandato. A obra da Avenida Guanabara é mais uma de grande relevância para Nova Venécia e toda a região. É importante que os motoristas e pedestres redobrem a atenção naquele trecho nesse período já que é preciso fazer essa obra que visa o bem comum. Depois de pronta, o benefício será enorme com mais segurança e mobilidade para todos nós”, finalizou Marquiori.
O responsável pela obra se colocou à disposição dos comerciantes e moradores para resolver qualquer imprevisto que possa surgir durante a obra. “Qualquer dificuldade podem entrar em contato comigo e nos procurar no local para vermos juntos o que poderá ser feito para resolvermos qualquer problema que possa surgir. Vamos adiantar ao máximo a obra para que possamos diminuir o período de transtornos”, garantiu Ubirajara.
A obra conta com 1.200 metros de extensão, 18.222,09 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 2.043 metros de rede de drenagem, 5.106,11 metros quadrados de calçada cidadã, 70 metros de contenção em solo grampeado e sinalização horizontal e vertical.


Bom momento vivido pelo município é atrativo para empresa multinacional; grande produção de café conilon e perfil logístico também são fatores positivos para Jaguaré
Na manhã da última segunda-feira (16), o prefeito Marcos Guerra recebeu a visita dos representantes da empresa multinacional Eisa – Empresa Interagrícola SA. A empresa atua em atividades de armazenagem, industrialização e rebeneficiamento de café cru em grão e vai instalar uma unidade de produção na região norte do Estado. Os diretores apresentaram ao prefeito Marcos Guerra uma Carta de Intenções para a execução da empreitada.
Na oportunidade, participaram da visita o diretor comercial Carlos Santana, o diretor financeiro, Eudélio Oliveira, o gerente comercial em Vitória, Rodrigo Ernani, o presidente da Descamex, empresa de descafeinização do México, Demétrius Mogueira e Alejandro. Também participaram da reunião, o secretário municipal de Finanças João Marcos Preato Deolindo, o secretário de Desenvolvimento Econômico Cayo Casagrande e o controlador municipal interino Sorieldo Engelhardt.
O prefeito Marcos Guerra ressaltou que o município está aberto e que não há obstáculo nenhum para a instalação de novas empresas em Jaguaré e que, o objetivo é a geração de emprego e renda.
“Estamos trabalhando arduamente para atrair o desenvolvimento com geração de emprego e renda para Jaguaré, em especial para a área do Polo Industrial, tornando realidade esse sonho da população do município. Nós precisamos cuidar e manter o que nós temos. Mas, também, precisamos ampliar as possibilidades e, uma empresa como o Eisa, nos permitirá isso. Estamos preparados para o desenvolvimento em parceria saudável com a Câmara de Vereadores e com o Governo do Estado. Os nossos interesses são sempre transparentes e são para o município, tanto que convidamos a imprensa para fazer parte deste momento”, afirmou o prefeito referindo-se à presença de profissionais de imprensa na reunião.
O investimento
O investimento total para implantação do projeto é de aproximadamente cento e oitenta milhões de reais. Esse valor contempla a construção do armazém, infraestrutura, compra e instalação de maquinas e equipamentos. A Eisa estima a criação de 120 empregos diretos com a implantação do empreendimento e início das operações, com média salarial bruta estimada em R$1,800,00. Estudos mostram que, nesses casos, um emprego direto gera pelo menos 3 empregos indiretos podendo, nesse caso alcançar a geração de mais 360 empregos para prestadores de serviços de oficinas, de siderúrgica, mecânica, entre outros.
O diretor comercial da Eisa, Carlos Santana, destacou que Jaguaré apresenta condições excepcionais para a implantação da empresa. Entre elas o bom ambiente político vivido no momento, com boas relações com o Governo do Estado e a Câmara Municipal.
“Encontramos um ambiente muito sadio com alinhamento entre o Executivo e o Legislativo para a instalação de um investimento de cerca de 30 milhões de dólares na primeira fase. Trata-se do processamento do café conilon com a descafeinização do grão. E Jaguaré é o maior produtor de café conilon do Estado do Espírito Santo, que também produz cafés lavados, os arábicas das regiões serranas, e um bom café natural, além do conilon, ou seja, os três ingredientes que compõem o blend, o Estado produz. Vamos trabalhar com o comércio exterior com venda para vários países, além da venda da cafeína natural para a indústria de cosméticos. E vamos fazer isso com um critério de sustentabilidade muito forte”, destacou.
Estrutura
No projeto de instalação da unidade da multinacional, a Eisa planeja instalar um armazém para recebimento, armazenagem e rebeneficiamento de café cru em grãos e uma unidade para processos industriais no segmento de café verde. A capacidade inicial seria para armazenagem de 700 mil sacas de café cru em grãos. O rebeneficiamento será efetuado com máquinas de pré-limpeza, catadoras de resíduos, densimétricas, classificadoras e selecionadoras eletrônicas de grãos. Na área industrial serão utilizados tanques extratores, secadores e decantadores.
A Eisa é parte de uma multinacional, a Ecom, uma empresa agroindustrial de 180 anos, que atua no comércio de commodities e gestão de cadeia de suprimentos sustentável. Opera em 35 países produtores em todo o mundo e concentra a produção principalmente em café, algodão e cacau, além de participar de outros mercados de produtos agrícolas selecionados. A empresa figura entre os maiores comerciantes de café, está entre os quatro maiores comerciantes de cacau e os 5 maiores comerciantes internacionais de algodão.
Cidades
Detran adequa sistema de Habilitação para emissão do novo modelo de CNH
Publicado
18/05/2022 - 16:05
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que, devido à necessidade de parametrizar o sistema para expedição do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o sistema de Habilitação ficará paralisado temporariamente para o serviço de triagem de processo de Habilitação e não haverá emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre os dias 26 e 31 de maio em todo o Estado.
A parada temporária é necessária para a adequação do sistema do órgão com a gráfica que emite o documento no Estado e realização de testes para a adoção do novo modelo da CNH a partir no dia 1º de junho de 2022, conforme estabelecido pela Resolução Nº 886, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A medida não afeta a abertura de novos processos de Habilitação e a aplicação de exames teóricos e práticos, que serão feitos normalmente no período de parada programada.
Os condutores que abrirem processos de Habilitação entre os dias 26 e 31 de maio terão a CNH emitida já no novo modelo a partir do dia 1º de junho de 2022, assim como poderão baixar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) no mesmo formato no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) a partir dessa data.

Governo do estado garante mais cursos de qualificação para São Mateus

Jaguaré atrai empresa agroindustrial

PCES participará de desfile cívico em comemoração à Colonização do Solo Espírito-santense

Detran adequa sistema de Habilitação para emissão do novo modelo de CNH

Governador participa do encerramento de curso sobre Nova Lei de Licitações
São Mateus


Governo do estado garante mais cursos de qualificação para São Mateus
As vagas são para o programa Qualificar-ES, do Governo do estado e as inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira...


Jogos Escolares 2022 (JEES) tem abertura oficial em São Mateus
Com direito a Pira Olímpica e desfile das equipes, com a presença de autoridades e delegações dos Municípios que fazem...


US3 terá plantão sábado e domingo para atendimento a pacientes de oftalmologia e angiologia previamente agendados pela CRM
São Mateus – Neste sábado e domingo, a partir das 8h, na US3 do Bairro Boa Vista, vai acontecer um...
Política e Governo


Governador participa do encerramento de curso sobre Nova Lei de Licitações
O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta quarta-feira (18), do encerramento do curso “Imersão: Nova Lei de Licitações e...


Majeski pede suspensão de TAG do Tribunal de Contas que transfere quase 20 mil alunos às escolas municipais
Deputado recorreu ao Ministério Público por paralisação da proposta, de modo que sejam realizadas audiências públicas e debates entre entes...


Evento debate perspectivas para desenvolvimento do Espírito Santo
O Governo do Estado, por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), e o Serviço Brasileiro de Apoio...
Segurança


PCES participará de desfile cívico em comemoração à Colonização do Solo Espírito-santense
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) participará do desfile cívico em comemoração à Colonização do Solo Espírito-santense, em Vila...


Prejuízo de R$ 50 mil: suspeitos de furtar e matar gados no ES são presos
Segundo a polícia, eles são suspeitos de cometer furtos de gado nos últimos dias, incluindo o de três vacas matrizes...


Agentes de segurança do Estado participam do curso de Análise Criminal
Cerca de 50 agentes ligados à segurança pública do Espírito Santo vão participar da segunda turma do curso de Análise...
Camisa 10


Capixabas da natação paralímpica conquistam 19 medalhas em Campeonato Brasileiro
A delegação de natação paralímpica capixaba do Clube Álvares Cabral retornou do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, disputado na semana passada...


Desconfiança do governo britânico pode barrar concretização da venda do Chelsea
Desconfiança do governo britânico pode barrar concretização da venda do Chelsea A concretização da venda do Chelsea ao consórcio liderado...


Surfistas capixabas registram ondas inéditas na Baía de Vitória
Imagens foram feitas durante o último final de semana no Espírito Santo O coletivo NXF Bodyboard fez registros inéditos de...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus29/02/2020 - 19:57
Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Segurança26/03/2020 - 10:54
Cadastro de familiares de presos será feito pelo WhatsApp