conecte-se conosco


Moda e Beleza

Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!

Publicado

Existem muitas maneiras diferentes de usar óleo de cabelo! No banheiro (em grandes quantidades e deixando agir antes da lavagem), no shampoo, no condicionador ou no uso diário para dar maciez e brilho. Mas qual escolher? Tudo depende do seu tipo de cabelo!

Se você tem cabelos frágeis e quebradiços, opte pelo óleo de mamona para fortalecê-lo. Se você tem cabelos secos, use melhor óleo de coco, o que lhe dará a hidratação necessária. O óleo de jojoba é perfeito se você tem cabelos oleosos, porque ele vai ajudar o cabelo oleoso a ter um controle do sebo. O óleo de abacate é o mais adequado se você tiver o cabelo danificado. E se você tiver um couro cabeludo irritado, use óleo de amêndoa doce: você vai adorar!

Como aplicar óleo nos cabelos

oleo-para-cabelos

Sendo um produto denso e grosso, é importante saber como aplicá-lo no cabelo para que você não fique com os cabelos muito oleosos. Idealmente, aplique o óleo capilar após a lavagem, com o cabelo molhado.

Despeje uma gota de produto em suas mãos do tamanho de uma avelã, misture as duas mãos com movimentos envolventes e aplique nos cabelos dos meios as pontas. Não aplique nas raízes.

Além disso, se você tiver cabelos muito secos e danificados, depois de passar o secador ou chapinha, poderá aplicar um pouco mais do produto (meia avelã) novamente nas pontas, para nutrir os cabelos após a agressão por calor do secador ou prancha.

Embora cada produto seja diferente e seja necessário seguir as instruções de cada fabricante, os óleos capilares podem ser divididos em dois grandes grupos: os que devem ser aplicados antes da lavagem porque precisam de enxágue e os que podem ser aplicados com cabelos limpos porque eles não lubrificam ou sujam.

No primeiro grupo, encontramos todos os óleos mais densos, que nutrem e reparam os cabelos em profundidade, mas sempre devem ser esclarecidos. Podemos aplicá-los cerca de 30 minutos antes do banho ou na noite anterior e deixá-lo agir enquanto dormimos. Nos dois casos, é aconselhável enrolar o cabelo em uma toalha para aumentar o efeito do produto.

Leia mais:  Inove no office look com bermuda em alfaiataria

Enquanto isso, no segundo grupo, entra todos os óleos de acabamento, que proporcionam brilho ou hidratação instantaneamente, mas sem lubrificar ou dar uma aparência suja aos cabelos.

Melhores óleos para cabelos ressecados

Quem costuma cuidar das madeixas com óleos vegetais sabe que o óleo de coco é um dos principais produtos da categoria. Não é a toa que o ingrediente marca presença nas receitas caseiras e umectações. Seus benefícios e a lista de nutrientes é bastante extensa, contando com vitamina E e ferro em sua composição. E por isso, o óleo de coco possui a característica de ser um ótimo umectante capilar, capaz de eliminar o ressecamento e outros danos em poucas aplicações.

Melhores óleos para cabelos cacheados

óleo de coco é o primeiro da lista, pois é um dos queridinhos não só entre as cacheadas, mas entre todas as mulheres que usam óleos vegetais para tratar as madeixas, isso se não for o queridinho mesmo, número 1 de seus corações. Isso porque o óleo de coco é o que chamamos de componente multifuncional, pois tem diversos usos e benefícios, sendo alguns deles: hidratação, nutrição, sedosidade, movimento, combate ao frizz e pontas duplas, proteção do fio como pré-shampoo, prevenção de danos, retenção de umidade, antioxidante, condicionante, entre muitos outros.

Óleo de manga: Poderoso revitalizante da fibra capilar, devido a presença de fósforo, ferro e cálcio em sua composição. É altamente indicado para os cabelos cacheados e crespos que são mais finos e frágeis, pois é responsável por deixar as madeixas mais encorpadas e fortalecidas. Além disso também hidrata e auxilia a definição dos cachos.

Leia mais:  Tie dye no look de verão: saiba como usar a estampa da moda

Óleo de abacate: Combatente ferrenho contra o frizz, o óleo de abacate possui componentes como aminoácidos, ferro, magnésio e muitos outros que promovem a eliminação dos fios rebeldes. Além disso, esse eficaz óleo vegetal equilibra a nutrição e hidratação dentro da fibra capilar.

Melhores óleos para crescer os cabelos

Óleo de jojoba: Ele é excelente para a saúde do cabelo porque tanto a sua espessura quanto a sua formulação é bastante similar ao óleo produzido naturalmente por nosso couro cabeludo. Isso quer dizer que ele é ótimo em nutrir o cabelo, e hidratar toda a extensão do fio – da raiz do couro cabeludo às pontas. E cabelo bem hidratado previne quebras e melhora a retenção e crescimento.

Óleo de tomilho: O óleo de Tomilho não é tão comum, e por isso, não é facilmente encontrado em farmácias. Se você procurar, talvez seja mais fácil encontrá-lo em lojas de produtos naturais. Ele é ótimo para o crescimento porque é um bom estimulante quando usado para massagens no couro cabeludo. A própria massagem vai auxiliar na melhoria da circulação, e o óleo vai auxiliar o crescimento dos fios.

Óleo de lavanda: o óleo de lavanda é um ótimo estimulante e excelente para massagens no couro cabeludo. Ele  também tem propriedades antibacterianas, o que ajuda a proteger o escalpo de infecções e trata a caspa. No cabelo, recomenda-se usar uma mistura dele com o óleo de oliva.

Faça assim: separe algumas folhas de lavanda e  as coloque em uma jarra de vidro. Cubra as folhas com azeite, feche e guarde em um local fresco e escuro por até 3 semanas. Use o óleo antes de fazer uso de algum modelador de calor (secador, chapinha, difusor, etc.). Coloque um pouco de óleo nas mãos e massageie bem o couro cabeludo. Lave com um shampoo leve e condicione. Depois, finalize como de costume.

publicidade

Moda e Beleza

Benefícios dos produtos com pistache para pele e cabelos

Publicado

Oleaginosa tem conquistado espaço em cosméticos por sua capacidade de nutrir e proteger

Conhecido pelo sabor refinado e pelos benefícios nutricionais, o pistache ultrapassou as fronteiras da culinária e promete ser a nova tendência no universo da beleza. Rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, o ingrediente tem conquistado espaço em cosméticos por sua capacidade de nutrir e proteger pele e cabelos. 

Com essa combinação de benefícios, marcas do setor de beleza estão explorando o pistache em diferentes formatos de produtos. Desde sabonetes faciais, hidratantes corporais até creme de tratamento para os cabelos, o ingrediente reafirma seu lugar como uma solução versátil e natural, alinhada às demandas do mercado por cuidados que unem eficácia e sustentabilidade. 

Abaixo, veja os benefícios do pistache para pele e cabelos!

Benefícios do pistache para o cabelo

Originário do Oriente Médio, o pistache é uma fonte rica de ácidos graxos, como o ômega 3, que desempenham um papel fundamental na hidratação profunda dos fios e na melhoria da elasticidade capilar, reduzindo a propensão à quebra.

Leia mais:  Tie dye no look de verão: saiba como usar a estampa da moda

Além disso, ele auxilia na reparação de danos causados por fatores externos, como exposição ao sol, poluição, cloro e água salgada, proporcionando uma barreira protetora que ajuda a preservar a saúde dos cabelos. Atentas a esse fenômeno, marcas do segmento começam a investir no lançamento de produtos que atendam ao desejo dos consumidores por soluções inovadoras e mais naturais.

“O pistache já tem um lugar especial na gastronomia por ser sinônimo de sofisticação. No creme de tratamento Novex Gelato de Pistache, por exemplo, ele ganha um novo significado, agora associado a cuidados capilares, mostrando sua versatilidade e riqueza de nutrientes, com um toque de frescor, que é perfeito para o verão”, explica Vitor Silveira, CMO da brasileira Embelleze. 

As propriedades emolientes do pistache ajudam a manter a pele hidratada e macia

Vantagens do pistache para a pele

Além de brilhar em produtos para os cabelos, o pistache também tem mostrado grande potencial em cosméticos voltados para cuidados com a pele. Rico em antioxidantes, como a vitamina E, ele atua no combate aos radicais livres, ajudando a prevenir sinais de envelhecimento precoce. Suas propriedades emolientes, provenientes dos ácidos graxos, são ideais para manter a pele hidratada, macia e com aparência saudável. 

Leia mais:  Franjas são as nossas novas obsessões!

Outro benefício do pistache para a pele é sua ação regenerativa. O ingrediente ajuda na recuperação de barreiras cutâneas comprometidas, tornando-se um aliado em períodos de maior exposição ao sol. Além disso, também possui propriedades anti-inflamatórias, sendo indicado para peles sensíveis ou propensas a irritações. 

Continue lendo

Moda e Beleza

4 dicas importantes para cuidar dos cabelos no verão

Publicado

A estação mais quente do ano chegou, trazendo o momento ideal para aproveitar o sol, a praia e a piscina. No entanto, embora o verão seja ótimo para o lazer, a exposição ao sol sem os devidos cuidados, pode prejudicar a saúde dos fios. Para evitar danos, a hairstylist da Keune Haircosmetics, Marília Tambasco, explica os efeitos do sol na saúde do cabelo e lista 4 cuidados que são imprescindíveis para a época. Confira:

1. Utilize produtos com proteção UV

Quando falamos em proteção solar, é comum que as pessoas associem a cuidados com a pele. No entanto, assim como existem produtos específicos para proteger o rosto e o corpo, também há uma variedade de opções desenvolvidas para proteger os cabelos dos danos causados pelos raios UV. Marília Tambasco recomenda o uso de óleos, leave-ins e xampus e condicionadores que possuem tecnologias para a proteção solar.

Os óleos podem proporcionar uma nutrição perfeita para o verão, além de manter os fios macios, brilhosos e hidratados. Para cabelos que passaram por procedimentos químicos, a especialista indica xampus e condicionadores que prolongam a durabilidade da cor e atrasam o desbotamento.

2. Enxágue os fios após o banho de mar

O sal do mar e o cloro da piscina são grandes vilões para a saúde dos cabelos, especialmente quando combinados com a exposição solar. Eles provocam o ressecamento, o enfraquecimento e a opacidade dos fios. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados antes e depois do contato com essas águas.

Leia mais:  Tie dye no look de verão: saiba como usar a estampa da moda

Segundo a hairstylist Marília Tambasco, uma dica valiosa para quem não dispensa um bom mergulho é molhar os cabelos com água mineral depois de entrar na piscina ou no mar. Isso cria uma camada protetora nos fios, impedindo que absorvam o sal e o cloro, que podem danificar ainda mais a fibra capilar.

“Assim que sair da água, lave novamente os cabelos com a água limpa. Isso ajuda a remover qualquer resíduo de sal ou cloro e evita que eles se acumulem nos fios, prolongando os danos. Para finalizar, aplique um bom leave-in com proteção solar e hidratante”, recomenda Marília Tambasco.

Hidratar o cabelo regularmente ajuda a manter os fios macios, nutridos e saudáveisImagem: Aquarius Studio | Shutterstock

3. Hidrate os cabelos diariamente

Após a exposição ao sol, é necessário recompor a hidratação que os fios perderam durante o dia. O uso de máscaras, xampus e condicionadores ricos em nutrientes é essencial para manter os cabelos macios, nutridos e saudáveis. Procure produtos que ofereçam uma nutrição intensa e que possuam ingredientes que penetrem profundamente nos fios, como os óleos naturais.

Leia mais:  Inove no office look com bermuda em alfaiataria

“Para cabelos que passaram por processos químicos ou possuem uma espessura média e grossa, é ainda mais importante optar por fórmulas que sejam ricas em proteínas e vitaminas. Esses componentes ajudam a proteger os fios, mantendo o equilíbrio da umidade, além de melhorar a penteabilidade e a resistência”, complementa a profissional.

4. Evite exposição solar no horário de pico

Os raios solares mais intensos são entre 10h00 da manhã e 16h00. Nesse período, a radiação UV é mais agressiva, aumentando o risco de ressecamento, desidratação e até a quebra dos fios. Por isso, evitar a exposição ao sol nos horários de pico é um dos cuidados essenciais para preservar os fios durante o verão.

hairstylist ainda dá outra dica: “uma alternativa é proteger os cabelos com acessórios como chapéus, bonés e lenços, que ajudam a minimizar o impacto direto do sol. Com esses cuidados simples, é possível aproveitar o verão sem comprometer a saúde capilar”, finaliza.

 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana