conecte-se conosco


Cidades

Ônibus sem circular até o dia 12 de abril e lojas abertas três vezes na semana na Região Metropolitana

Publicado

Novo mapa classifica 37 cidades em risco extremo; ônibus seguem fora das ruas até 12 de abril na região metropolitana

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta sexta-feira (02), o 49º Mapa de Risco. Na nova matriz de risco, 37 municípios do estado estão em Risco Extremo, 39 no Risco Alto, 03 no Risco Moderado e nenhum no Risco Baixo. Entre as principais medidas, Casagrande anunciou que o transporte público continua suspenso até o dia 12 de abril nas cidades classificadas no Risco Extremo.

Também são esperadas novas medidas de restrição de circulação de pessoas e de atividades sociais para conter a transmissão do novo coronavírus. 

Confira o que disse Renato Casagrande: 

Efeitos do fechamento total

No domingo, a gente concluiu um período de quarentena, serão 18 dias. Ela foi definida por nós como forma de reduzir a transmissão do vírus. Isso vai ser notado daqui a pouco porque o efeito de uma quarentena demora um pouco mais de tempo, isso porque as pessoas que não foram contagiadas deixarão de fazer uma pressão sobre o sistema de saúde. Definimos a quarentena para que pudéssemos reduzir a internação de hospitais de outras enfermidades. Isso mostrou um resultado efetivo. Um dia após o início da quarentena, nós, em clínicas médicas tínhamos regulado 21 procedimentos e meio nesses 19 dias. Do dia 20 de março a 31 de março, essa média caiu para 14 procedimentos e meio a cada dia. Isso provou que a gente conseguiu aliviar e reverter leitos para covid.

Retorno do mapa de risco

Estendemos até domingo e disse que, a partir de segunda-feira, nós começaríamos novamente a seguir o mapa de risco. Tomamos uma decisão na quarentena abrangente, que fez efeitos no Estado todo. Nós precisávamos tomar uma atitude com relação a tentativa de redução de transmissão. A partir de segunda-feira, 5 de abril, voltaremos a definir nossas atividades de acordo com a classificação de risco dos municípios.

Segue transporte público suspenso

Mesmo seguindo a matriz de risco, desta semana que vai iniciar na segunda-feira, nós manteremos na semana que vem o transporte público suspenso. Suspenso até 12 de abril na região metropolitana. O transporte é foco de aglomeração e interação. Voltaremos no dia 12 na região metropolitana com alguns horários diferenciados de acordo com algumas atividades. Ônibus intermunicipais poderão funcionar com 50% de sua capacidade. Mas manteremos suspensos os ônibus interestaduais. Viagens de ônibus de outros Estados estarão suspensas até o dia 11 de abril. 

37 cidades em risco extremo inclusive Grande Vitória

Na classificação do mapa de risco, temos dois municípios em risco moderado: Conceição da Barra e Ibitirama. Nós teremos 37 municípios em risco extremo. como os da região metropolitana, com todos os cinco da Grande Vitória. Na região da Grande Vitória, quando dois estiverem em risco maior, os demais acompanham os de risco maior pois é uma região conurbada. O mapa está praticamente vermelho e roxo mostrando a gravidade da situação, a intensidade da doença e do contágio no Espírito Santo.

Leia mais:  Plataforma gratuita de educação financeira leva orientações para organização de finanças
publicidade

Cidades

Moradores de BSF agradecem prefeitura por ações de infraestrutura e pavimentação

Publicado

Barra de São Francisco – Com a preocupação de levar desenvolvimento para as famílias que residem no local, a Prefeitura de Barra de São Francisco iniciou, na última semana, ações de infraestrutura e pavimentação da Rua Arlindo Valli, trecho que liga a Vila Vicente à Rodovia do Contorno. Os moradores agora vivenciam um sonho se tornando realidade.

Com olhar atento e em busca de proporcionar qualidade de vida aos moradores, o prefeito Enivaldo dos Anjos está acompanhando de perto todos os serviços que estão sendo realizados. Nesta quarta-feira (21), feriado nacional, o prefeito acompanhado do Secretário Municipal de Transportes e Estradas Rodrigo Falcão estiveram, mais uma vez, no local para avaliar os serviços.

Enivaldo pôde ouvir dos próprios moradores a importância da obra. Para quem, em tempos de chuva precisa caminhar na lama para se deslocar de casa, a pavimentação significa um avanço significativo e sinônimo de vida digna.

Uma moradora do local agradeceu a gestão pelo investimento levado para comunidade. “Era um sonho que virou realidade, graças a Deus. Agradecemos muito o prefeito Enivaldo dos Anjos e sua equipe por terem olhado por nós. Era muito difícil quando chovia, meus filhos não conseguiam nem entrar aqui. A palavra é de muito agradecimento, meu muito obrigada”, agradeceu.

Os investimentos na rua Arlindo Valli, não param por aí. Enivaldo dos Anjos aproveitou o momento e deu mais uma boa notícia para os moradores. A administração municipal, além de pavimentar a via, irá construir calçadas nos dois sentidos para maior segurança dos pedestres, além de realizar um trabalho de paisagismo no local.

“Nossa gestão está focada para combater essa pandemia de coronavírus mas, mesmo com toda dificuldade, estamos desenvolvendo várias ações no município. Estamos trabalhando firmes e de forma organizada para atender toda a população”, disse o prefeito Enivaldo.

Leia mais:  Escola de Vitória realiza roda de conversa on-line sobre violência contra mulher
Continue lendo

Cidades

Setades divulga cronograma de entrega e a primeira listagem de beneficiados do Cartão ES Solidário

Publicado

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), disponibiliza em seu site a partir desta quarta-feira (21), uma aba dedicada ao Cartão ES Solidário. Nesse espaço, o cidadão terá acesso ao cronograma de entrega do cartão nos municípios, a um guia de perguntas e respostas e poderá consultar se seu nome consta na lista de beneficiários. A lista atual, disponível no site, refere-se às pessoas que receberão os cartões entre os dias 26 e 30 de abril.

É importante ressaltar que a lista ainda não está completa. Para garantir que o benefício chegue somente a quem realmente precisa, a Setades submeteu a listagem a dois órgãos de controle, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) e a Controladoria Geral da União (CGU), para que uma filtragem rigorosa fosse feita. Dessa forma, a lista com os nomes dos beneficiários será atualizada à medida que as informações forem conferidas nas instâncias de controle.

De acordo com o cronograma de entrega dos cartões, a distribuição será iniciada a partir do dia 26 de abril. Os municípios têm um prazo até o dia 27 de maio para finalizar a entrega. O cronograma foi pensado como reforço das medidas de segurança durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Assim, foi estabelecido que a entrega dos cartões será feita com base no mês de nascimento dos responsáveis legais do Cartão ES Solidário. Por exemplo: os responsáveis legais que têm direito ao cartão e nasceram no mês de janeiro, receberão o cartão no dia 26 de abril, primeiro dia da entrega. As pessoas que nasceram no mês de fevereiro, receberão o cartão no dia 27 de abril, e assim sucessivamente:

 Mês de nascimento Data de retirada do cartão
Janeiro 26 de abril
Fevereiro 27 de abril
Março 28 de abril
Abril 29 de abril
Maio 30 de abril
Junho 03 de maio
Julho 04 de maio
Agosto 05 de maio
Setembro 06 de maio
Outubro 07 de maio
Novembro 10 de maio
Dezembro 11 de maio

Dessa forma, os municípios terão 12 dias úteis para fazer a entrega dos cartões. Entretanto, nos municípios de grande porte e que concentram o maior número de pessoas beneficiadas com o auxílio, o prazo será maior. Nesses casos, as entregas poderão ser feitas em até dois dias, para evitar as aglomerações, já que o volume de pessoas nessas localidades é maior. Há também os casos dos municípios que, apesar de menores, precisaram de um período maior para organização da logística e optaram pelo calendário estendido. Sendo assim, os beneficiários do Cartão ES Solidário residentes nos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha, Vitória, Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Viana, Colatina, Afonso Cláudio, São Gabriel da Palha, Ponto Belo, Vila Valério, Vila Pavão e Mucurici, poderão se guiar pelo seguinte cronograma: 

Mês de nascimento Data de retirada do cartão
Janeiro 26 e 27 de abril
Fevereiro 28 e 29 de abril
Março 30 de abril e 03 de maio
Abril 04 e 05 de maio
Maio 06 e 07 de maio
Junho 10 e 11 de maio
Julho 12 e 13 de maio
Agosto 14 e 17 de maio
Setembro 18 e 19 de maio
Outubro 20 e 21 de maio
Novembro 24 e 25 de maio
Dezembro 26 e 27 de maio

Segundo a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, concentrar as informações em um único espaço facilita a comunicação com a sociedade e fortalece a transparência do processo. “Nosso interesse é fazer com que esse benefício chegue a quem realmente precisa, dentro dos critérios estabelecidos por lei e com responsabilidade. Tivemos o cuidado de fazer o cruzamento de nossa base de dados com dois órgãos de controle para garantir tanto a legitimidade do processo quanto a coesão das informações junto à sociedade.”, reforça a secretária.

O Cartão ES Solidário

O Cartão ES Solidário é destinado às famílias que já estão na base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), caracterizadas pelo recorte de renda de extrema pobreza (renda de até R$ 147 por pessoa) e que incluem crianças de 0 a 6 anos no grupo familiar; idosos com mais de 60 anos; ou com pessoas com deficiência.

Para mais informações sobre o benefício e acesso a lista de beneficiários, acesse: https://setades.es.gov.br/cartaoessolidario

Leia mais:  Secretaria de Cultura e Turismo divulga Réveillon em Nova Venécia
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana