conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Opera ES: mais de 500 cirurgias realizadas em 15 hospitais neste sábado (29) no Estado

Publicado

No último sábado (29), 523 cirurgias eletivas foram realizadas em dez hospitais estaduais e cinco unidades hospitalares da rede contratualizada do Sistema Único de Saúde (SUS), com pacientes de todo o Espírito Santo. A ação é do Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES) da Secretaria da Saúde (Sesa).

Os procedimentos realizados no Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu; na Unidade Integrada de Jeronimo Monteiro (UIJM), em Jerônimo Monteiro; no Hospital Estadual São José do Calçado (HSJC), São José de Calçado; no Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV), no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória; no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha; Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus; Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória; Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha; e Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HDDS), na Serra.

Leia mais:  Covid-19: profissional de Saúde que não se vacinar será impedido de trabalhar no Espírito Santo

Já na rede contratualizada aconteceram no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), em Vitória, no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), na Maternidade Municipal de Cariacica (MMC), no Hospital Rio Doce, em Linhares, e no Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), em Guarapari.

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, acompanhou os trabalhos realizados nos Hospitais Infantil e no Hucam, no sábado último sábado (29). De acordo com ele, em 2025, foram 329 cirurgias realizadas aos sábados, em horário estendido, após as 17h, durante a semana e em feriados.

“Planejamos realizar sempre no último sábado do mês essa ação para reduzir as filas de espera de cirurgias. Hoje estamos aqui no Hucam acompanhando esse trabalho, que vai promover vida e saúde. Nossa meta é bater a marca de 135 mil cirurgias eletivas neste ano, investimento de R$ 135 milhões em saúde, que impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes”.

Opera ES

Até o dia 27 de março de 2025, foram realizadas em todo Estado do Espírito Santo, 32.290 cirurgias eletivas. Há 16.386 pacientes com Autorizações para Internação Hospitalar aguardando para fazer algum procedimento cirúrgico.

Leia mais:  Março Azul: ES deve registrar mais de 600 casos de câncer de intestino neste ano

A Sesa alerta para que os pacientes do Espírito Santo que aguardam por cirurgias, consultas e exames, que mantenham seu contato atualizado nas unidades básicas de saúde. É por meio desse cadastro que é feito o acionamento para a realização das cirurgias.

publicidade

Medicina e Saúde

Jaguaré terá ‘Dia D’ de vacinação contra influenza

Publicado

Prefeitura de Jaguaré vai realizar em maio, estratégia de vacinação contra influenza; objetivo é ampliar cobertura vacinal e evitar complicações decorrentes da doença

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar no dia 10 de maio, sábado, um mutirão de vacinação contra a influenza. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde vai estar na Praça em frente à Prefeitura, em uma tenda, entre 8h e 11h da manhã. A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza, pois, promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

A vacina contra o vírus influenza é destinada para o público prioritário (veja abaixo), em especial para puérperas, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades e policiais militares e civis. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos devem estar acompanhadas de um responsável com identificação.

Leia mais:  Gordura abdominal aumenta risco de demência, afirma estudo

É necessário levar o cartão de vacinação, CPF ou Cartão do SUS e documento de identidade. Até o dia 22 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 1219 pessoas. A população prioritária no município representa um universo de 7.645 pessoas, pouco mais de 25% da população total.

Os profissionais da área da Saúde que forem receber a vacina precisam ter em mãos um documento de identificação: crachá; carteira do Conselho ou contracheque. No caso de gestantes em início de gravidez também precisam levar um comprovante, que pode ser o Cartão de Gestante. Professores e demais profissionais também precisam se identificar no momento da vacinação

Público prioritário

– Puérperas

-Gestantes

– Crianças de 6 meses menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

– Idosos com 60 anos ou mais

– Pessoas com comorbidades

– Professores

– Profissionais da Saúde

– Povos indígenas

– Quilombolas

– Pessoas em situação de rua

– Trabalhadores da Saúde

– Policial Militar

Leia mais:  Março Azul: ES deve registrar mais de 600 casos de câncer de intestino neste ano

– Marinha do Brasil – MB

– Exército Brasileiro – EB

– Força Aérea Brasileira – FAB

– Bombeiro Militar

– Guarda Municipal

– Policial Rodoviário Federal

– Policial Civil

– Policial Federal

– Pessoas com deficiência permanente

– Caminhoneiro

– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário

– Trabalhadores Portuários

– Trabalhadores dos Correios

– População privada de liberdade

– Funcionários do sistema de privação de liberdade

– Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (12 a 21 anos de idade)

Continue lendo

Medicina e Saúde

Dormindo a noite toda, mas acorda cansado? Saiba o que pode significar

Publicado

Você se deita cedo, dorme as recomendadas oito horas, mas ainda assim acorda se sentindo como se tivesse corrido uma maratona durante a noite? Essa sensação de cansaço matinal, mesmo após uma noite aparentemente tranquila, pode ser mais comum do que se imagina e tem explicações científicas.

Dormindo a noite toda, mas acorda cansado? Saiba o que pode significar

Dormir por muitas horas não garante um descanso reparador. Distúrbios como a apneia do sono, caracterizada por interrupções momentâneas da respiração, podem fragmentar o sono sem que a pessoa perceba, resultando em cansaço ao despertar.

Outros sinais de sono não restaurador incluem sudorese noturna e movimentos excessivos durante a noite.

Nosso corpo possui um “relógio biológico” que regula o ciclo sono-vigília. Alterações nesse ritmo, seja por dormir e acordar em horários irregulares ou por exposição à luz artificial à noite, podem causar a chamada cronorruptura, levando à sensação de cansaço mesmo após uma longa noite de sono.

O consumo de cafeína ou álcool antes de dormir pode interferir na qualidade do sono. Enquanto a cafeína é um estimulante que dificulta o adormecer, o álcool, apesar de inicialmente sedativo, pode causar despertares noturnos e reduzir a profundidade do sono.

Leia mais:  Hospital Rio Doce celebra 55 anos de dedicação e humanização na saúde

Condições como a hipersonia, caracterizada por sonolência excessiva durante o dia, podem ser causadas por distúrbios neurológicos, uso de certos medicamentos ou outras doenças. Além disso, transtornos do humor, como depressão e ansiedade, também podem afetar a qualidade do sono e levar ao cansaço matinal.

O que fazer?

  • Manter horários regulares para dormir e acordar.
  • Evitar cafeína e álcool nas horas que antecedem o sono.
  • Criar um ambiente propício ao descanso: escuro, silencioso e com temperatura agradável.
  • Consultar um profissional de saúde para investigar possíveis distúrbios do sono ou condições médicas subjacentes.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana