conecte-se conosco


Entretenimento

‘Orquestra Jovem de Violões’ realiza turnê no Rio de Janeiro

Publicado

A “Orquestra Jovem de Violões” formada por estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino realizou, entre os dias 4 e 7 de julho, uma pequena turnê pelo estado do Rio de Janeiro. Durante a estadia, além de duas apresentações, os jovens músicos participaram de alguns passeios pedagógicos com intuito de enriquecer ainda mais sua formação cultural e artística.

O primeiro dos concertos aconteceu no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campos dos Goytacazes, no dia 4 de julho, para celebrar a aula inaugural do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Violão. Em seguida, no dia 6 de julho, participaram da Série Violões da AV-Rio, um dos mais importantes eventos para recitais de instrumentistas de todo o Brasil, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro.

Bruno Soares, coordenador pedagógico do projeto “Orquestra Jovem de Violões”, destacou a importância pedagógica e cultural da viagem. Segundo ele, a experiência foi uma oportunidade única para os jovens músicos mostrarem seu talento e dedicação, além de fortalecer o intercâmbio cultural e a valorização do trabalho artístico.

Leia mais:  5 rabos de cavalo para renovar o penteado atemporal no verão

“Além dos concertos, os jovens músicos aproveitaram para conhecer alguns dos principais pontos culturais e turísticos do Rio de Janeiro. O roteiro incluiu visitas ao BioParque, AquaRio e Museu do Amanhã, proporcionaram uma valorização do trabalho artístico, demonstrando a relevância da arte e da cultura na formação dos jovens”, contou Bruno Soares.

publicidade

Entretenimento

Cineteatro das Artes em Vila Velha será aberto ao público nesta segunda

Publicado

Novo espaço cultural do Espírito Santo terá capacidade para 110 pessoas e deve receber festival de ópera

Cineteatro das Artes será inaugurado na próxima segunda-feira (20), no Centro de Vila Velha. Localizado no Shopping da Terra, o espaço se dedicará principalmente à exibição de produções audiovisuais e ao incentivo à formação de novos públicos para o cinema local e nacional.

O novo espaço cultural do Espírito Santo tem capacidade para 110 pessoas e começará a funcionar a partir das 19 horas.

A programação de 2025 já está definida e promete ser diversificada. Entre os destaques, estão sessões de cinema brasileiro, o Festival PequenoPera, que une ópera infantil e audiovisual, e o Festival de Ópera Capixaba (FOCA), ambos projetos aprovados por editais da Lei Paulo Gustavo e de Editais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secult.

O Cineteatro foi reformado e readequado com recursos do Edital de Apoio a Salas de Cinema, da Lei Paulo Gustavo (LPG), em uma parceria entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Secretaria da Cultura (Secult).

Leia mais:  Modelo diz ter sido barrada em voo da Qatar Airways do Líbano para o Brasil por ser 'gorda demais'

Serviço

Inauguração Cineteatro das Artes

Data: 20/01 (segunda-feira)
Local: Shopping da Terra, Av. Jerônimo Monteiro, 1690, Centro, Vila Velha
Horário: 19 horas
Entrada gratuita

Continue lendo

Entretenimento

“Vitória”, novo filme de Fernanda Montenegro, estreia em março

Publicado

“Vitória” conta a história de uma moradora do Rio que denunciou o crime organizado, em 2004

Vitória, longa protagonizado por Fernanda Montenegro, ganhou data oficial de estreia: o filme chega aos cinemas de todo o País no dia 13 de março.

A produção da Globoplay é dirigida por Andrucha Waddington e conta a história de uma moradora do Rio que, cansada da insegurança, resolve denunciar o crime organizado.

Da janela do seu apartamento, ela passa a filmar a venda e transporte de drogas, contando com a ajuda do jornalista Flávio Godoy, interpretado por Alan Rocha, para expor o caso na mídia. O filme também conta, no elenco, com Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas.

A narrativa é baseada na história verídica de Joana da Paz, aposentada que desmascarou uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos na Ladeira das Tabajaras, na zona sul do Rio, em 2004. Após as denúncias, Joana foi incluída no Serviço de Proteção à Testemunha e foi apelidada de “Vitória”. Fernanda Montenegro descreve a personagem como “uma mulher que nos comove por sua coragem e seu amor”.

Leia mais:  Aprenda a fazer um ponche de café com chocolate e chantilly super cremoso

A identidade de Joana foi mantida em sigilo durante 17 anos pelo jornalista e só foi revelada após sua morte, em 2023, quando as filmagens do longa já haviam sido finalizadas. O filme usa como base o livro Dona Vitória da Paz, de Fábio Gusmão, jornalista que noticiou o caso.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana