conecte-se conosco


Entretenimento

Oscar 2025: “Ainda Estou Aqui” vence Melhor Filme Internacional e faz história

Publicado

Filme de Walter Salles faz história conquistando uma das principais categorias da grande noite do cinema

O longa-metragem Ainda Estou Aqui fez história na 97ª edição do Oscar, realizada neste domingo (2), e conquistou a primeira estatueta da história do Brasil na premiação. O filme protagonizado por Fernanda Torres venceu na categoria Melhor Filme Internacional e bateu indicados como Emilia Pérez, obra que acumulava 13 indicações, Garota da Agulha (Dinamarca), A Semana do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).

O prêmio foi entregue pela atriz espanhola Penelope Cruz a Water Salles. Em seu discurso, o diretor Walter Salles homenageou Eunice Paiva.

“Uma honra tão grande. Isso vai para uma mulher que teve uma perda tão grande. Esse prêmio vai para ela, Eunice Paiva, e para as mulheres extraordinárias que deram vida a elas, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse o diretor.

Ainda Estou Aqui” conta a história de Eunice Paiva, mãe de 5 filhos que precisa lidar com o desaparecimento de seu marido, o engenheiro Rubens Paiva, arrancado de casa e assassinado pela ditadura militar. O filme é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, filho caçula de Eunice e Rubens.

Leia mais:  Inauguração do projeto Reserva Arte inicia visitas educativas no Parque Cultural Reserva Vitória

Ao longo da história, o Brasil teve 22 nomeações com 16 filmes diferentes. Ainda Estou Aqui foi o primeiro a conseguir emplacar três indicações entre as categorias principais.

Ainda Estou Aqui
Foto: @seltonmello via Instagram

Desde o anúncio dos indicados em 23 de janeiro, o clima de torcida de Copa do Mundo tomou conta do país. Isso contribuiu, inclusive, para impulsionar o sucesso da obra, que já levou mais de 5 milhões de espectadores às salas de cinema brasileiros, um número alcançado por poucos filmes nacionais até aqui.

Com mais de R$ 159 milhões arrecadados até aqui internacionalmente, o longa já bateu os R$ 20 milhões em bilheteria em salas de cinema só nos Estados Unidos.

publicidade

Entretenimento

Globo se pronuncia sobre possível saída de Tadeu Schmidt do BBB

Publicado

Emissora estaria avaliando outros nomes para a apresentação, incluindo Paulo Vieira, Eliana, Thiago Oliveira e Alex Escobar

Tadeu Schmidt será o apresentador da 26ª edição do Big Brother Brasil. A Globo desmentiu rumores que sugeriam uma possível troca de apresentador, reafirmando sua satisfação com o trabalho dele. Boatos em emissoras concorrentes e nas redes sociais mencionaram que a rede de televisão do Rio de Janeiro estaria avaliando outros nomes para a apresentação, incluindo Paulo Vieira, Eliana, Thiago Oliveira e Alex Escobar.

Tadeu assumiu a apresentação do Big Brother Brasil em 2022 e, com a confirmação de sua permanência, ele se prepara para a nova temporada, que está prevista para estrear em janeiro. Até o momento, a emissora ainda não divulgou informações adicionais sobre o que os fãs podem esperar para o BBB 26.

Leia mais:  Alexandre Frota detona capixaba Gizelly Bicalho: “Chata”
Continue lendo

Entretenimento

7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra servirá mil unidades em panelas de barro

Publicado

O evento será realizado no feriado de Corpus Christi, celebrando a gastronomia capixaba com recorde de unidades servidas

O tradicional Festival da Moqueca de Conceição da Barra chega à 7ª edição com novidades e muito sabor. Entre os dias 19 e 22 de junho, no feriado de Corpus Christi, a festa que já ostenta o título da maior moqueca do mundo servirá mil moquecas individuais, preparadas artesanalmente e apresentadas nas tradicionais panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras.

Desde sua primeira edição em 2018 e o reconhecimento pelo Guinness em 2019 – quando o município preparou uma moqueca com 200 quilos de peixe em uma panela de barro gigante de 1,4 metro de diâmetro – o festival tem se consolidado como uma celebração da identidade capixaba.

Idealizado pelo produtor cultural Roberto Malacarne, o evento se tornou um dos maiores festivais gastronômicos do Espírito Santo. “Os preparativos para a realização deste evento começaram em fevereiro. Nosso primeiro movimento foi encomendar as panelas às paneleiras de Goiabeiras, especialmente para o festival. Cada uma delas será entregue ao visitante com uma saborosa moqueca dentro. A pessoa degusta e a leva para casa, como lembrança e memória afetiva”, explica ele.

Leia mais:  Marina Ruy Barbosa passa temporada em fazenda com deputado

Além das mil panelas de barro individuais, haverá outra gigante, com cerca de um metro de diâmetro, usada para demonstrações ao vivo. A estimativa é que sejam produzidas 150 moquecas por hora, graças a uma estrutura eficiente e uma equipe comprometida com a qualidade do serviço. As moquecas também serão servidas com os acompanhamentos tradicionais, como arroz e pirão, em embalagens biodegradáveis, alinhando-se a uma proposta responsável e sustentável.

O festival contará, ainda, com 10 a 12 barracas de alimentação, onde chefs e cozinheiros locais apresentarão variações criativas do prato: moqueca de lagosta, de caranguejo, de siri, de sururu e até pastéis e risoles recheados com o famoso preparo. O público também terá a oportunidade de adquirir produtos típicos das comunidades quilombolas de Conceição da Barra e São Mateus, na Tenda Cultural da Rota do Sapê do Norte, como beiju, pamonha, farinha, urucum e pilado — todos produzidos por moradores da região.

A programação inclui apresentações culturais e shows musicais. Serão 12 atrações musicais ao longo dos quatro dias, com destaque para rodas de samba, pagode e axé retrô, além de apresentações culturais como o jongo, dança típica da região. A entrada é gratuita.

Leia mais:  "Vou ao banheiro 40 vezes no dia”, diz apresentador Evaristo após diagnóstico grave

“Além de trazer entretenimento qualificado e promover a gastronomia na região, o Festival da Moqueca impulsiona a economia local, gerando novos empregos, crescimento na receita de outros setores por causa do grande número de visitantes que o evento reúne, fortalecendo a economia. A hotelaria e o comércio estão entre os segmentos que se beneficiam com a realização do evento”, afirma Malacarne.

Serviço:
7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra
Local: Beira do Cais – Conceição da Barra (ES)
Data: 19 a 22 de junho de 2025
Entrada: Gratuita
Moquecas ao vivo, comidas típicas, artesanato quilombola, apresentações culturais e música regional.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana