Política Nacional
Para 57% dos brasileiros, Moro deveria ser indicado para o STF
Publicado
28/02/2020 - 15:12
Pesquisa mostra que 54% dos entrevistados avaliam como ótimo ou bom o trabalho do ex-juiz à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública
O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta sexta-feira (28) uma pesquisa que aponta que para 57,9% dos brasileiros, Sergio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, deveria ser indicado para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).
A pesquisa questionou qual seria o melhor destino para Moro. Além dos 57% que disseram que o melhor destino para ele seria o STF, outros 15,9% responderam que o ministro deveria ser candidato a presidente, 14,4% disseram que ele deveria concorrer à vice-presidência numa chapa com Jair Bolsonaro e 11,9% não sabem ou não opinaram.
O Paraná Pesquisas perguntou ainda se o presidente Bolsonaro perde ou ganha numa eventual saída de Sergio Moro do governo. Para quase 70% dos entrevistados (69,2%) o presidente perde com uma eventual saída de Moro. Para 17,7% o presidente ganha e 13,1% não sabem ou não responderam.
O documento mostra, também, que 54,5% dos entrevistados avaliam como ótimo ou bom o trabalho de Moro frente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (sendo que para 25,9% o trabalho é ótimo e 28,6% avaliaram como bom). Já para 21,7% o trabalho é regular, para 7,5%, ruim, e para 10,7%, péssimo. Não sabem ou não opinaram, 5,7%.
A pesquisa ouviu 2.117 brasileiros, nos 26 Estados e Distrito Federal, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

Política Nacional
Luiz Fux estabelece que Eduardo Cunha está impedido de se eleger
Publicado
19/08/2022 - 12:38
Ministro do STF manteve os efeitos da resolução da Câmara dos Deputados que determinou a cassação do ex-deputado federal
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve nesta quinta-feira (18) os efeitos da resolução da Câmara dos Deputados que determinou a cassação do ex-deputado federal Eduardo Cunha. Com isso, o magistrado estabeleceu que o ex-parlamentar está inelegível e proibido de ocupar cargos públicos federais.
De acordo com o TSE, “a decisão afasta determinação do TRF-1 [Tribunal Regional Federal da 1ª Região] que havia deferido medida para suspender os efeitos jurídicos da resolução quanto à inelegibilidade de Cunha e a proibição de ocupar cargos federais”.
“O pedido de suspensão da decisão do TRF-1 foi apresentado pela PGR [Procuradoria-Geral da República]. Na decisão, em primeira análise, Fux concluiu tratar-se de matéria interna da Câmara, não sujeita a controle judicial em razão do princípio da separação dos Poderes”, acrescentou a Suprema Corte, nas redes sociais.
O desembargador Néviton de Oliveira Batista Guedes, do TRF-1, havia rejeitado na última quinta-feira (11) um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e manteve a permissão para Cunha disputar um cargo eletivo. Uma das alegações do MPF era que a decisão anterior do TRF-1 interferia em questão interna da Câmara, o que configuraria a atuação de um Poder (Judiciário) sobre outro (Legislativo).
Na quarta-feira (17), o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao STF que suspenda a decisão provisória que garantiu a Cunha o direito de se eleger. A solicitação de Aras foi feita após o ex-deputado pedir na Justiça a suspensão dos efeitos da Câmara dos Deputados, que, em 2016, oficializou a perda do mandato após a cassação.
Com o ato do plenário, ele se tornou inelegível e ficou proibido de ocupar cargos federais. Para Eduardo Cunha, houve “vícios processuais”.
A alegação da Procuradoria-Geral da República é de que “há incontestável presença de interesse público e social na suspensão da decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em razão da grave ofensa à ordem jurídico-constitucional, por violação do princípio da separação dos Poderes”.
Política Nacional
TSE registra 456 denúncias de irregularidades em campanhas
Publicado
19/08/2022 - 12:35
Notificações sobre propaganda irregular, compra de votos e uso da máquina pública podem ser feitas por aplicativo e na internet
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou, até esta sexta-feira (19), 456 denúncias relacionadas às eleições de 2022, todas por propaganda irregular. Os dados estão no aplicativo Pardal, disponibilizado pela Justiça Eleitoral para noticiar, além de infrações relativas à propaganda, compra de votos, uso da máquina pública, doações irregulares e gastos eleitorais.
São Paulo e Pernambuco são os estados com mais denúncias, com 55 registros cada. Em seguida, o Paraná tem 42 casos e depois vem o Rio Grande do Sul, com 38. Logo após, aparecem Minas Gerais, com 36, e Goiás, 23. Acre, Alagoas e Amapá ainda não tiveram ocorrências registradas no sistema.
Nas eleições de 2018, o aplicativo recebeu 48.673 denúncias, sendo que 52% eram sobre propaganda irregular e 23% sobre crimes eleitorais. A apuração dessas irregularidades compete ao Ministério Público Eleitoral.
O aplicativo também traz orientações sobre o que pode e o que não pode no período eleitoral. São informações sobre o uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, adesivos, material gráfico, propaganda em vias públicas, comícios e participação de artistas em campanhas, entre outros tópicos.
Qualquer pessoa pode usar o aplicativo para fazer denúncias e deve informar, obrigatoriamente, nome e CPF, além de anexar elementos que indiquem a existência da irregularidade, como vídeos, fotos ou áudios. A identidade do denunciante, porém, não será divulgada. Em caso de má-fé, o usuário poderá ser punido.
O Pardal pode ser baixado gratuitamente em celulares e tablets ou acessado por meio de um formulário disponível na internet.

Leo Dias é condenado a detenção pela Justiça após treta com Tiago Leifert

Capixabas ajudam Brasil a conquistar bronze no Mundial de canoa havaiana em Londres

Advogada reconhece papel da Câmara na defesa das mulheres

Prefeitura de Jaguaré debate criação de Associação de Segurança Pública com sociedade organizada

Luiz Fux estabelece que Eduardo Cunha está impedido de se eleger
São Mateus


Advogada reconhece papel da Câmara na defesa das mulheres
Tesoureira da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), a advogada Penélope Quintão Hemerly Soares teve o seu...


Festival ‘Forró de Raiz em Barra Nova’ terá 16 bandas e 4 Dj’s
O festival será uma homenagem a Luiz Geraldino, mateense mestre sanfoneiro de 8 baixos Fãs, simpatizantes e público em geral...


Cantora mateense Ester Fraga vai gravar seu 1° DVD durante Festa da Cidade
A cantora se apresenta no dia 25/09 (domingo), e este será o primeiro DVD da sua carreira “Estamos preparando tudo...
Política e Governo


Twitter do governador Renato Casagrande é hackeado
O perfil ganhou um novo nome: 1inh Network, e fez o primeiro tuíte na página por volta das 18h12 A...


Pesquisa Ipec governo ES: Casagrande tem 52%; segundo lugar tem empate técnico
Levantamento foi feito com 608 entrevistados face a face entre 14 e 16 de agosto e tem margem de erro...


Candidatura de mulheres no ES teve aumento de apenas 3% em comparação a 2018
Segundo especialista, ambiente machista reflete na pouca participação feminina na política De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 740 pedidos...
Segurança


Corpo com sinais de estrangulamento é encontrado dentro de saco plástico em Viana
O corpo estava dentro de um saco plástico preto. A vítima é um homem que estava sem documentos e, por...


Operação contra corrupção e tráfico de drogas cumpre mandados no ES
Ao todo, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão em casas, empresas e...


Internos da Penitenciária Agrícola realizam reforma em casa de acolhimento para crianças de Viana
Material usado foi totalmente custeado pelos internos Internos da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) foram os responsáveis pela transformação dos...
Camisa 10


Capixabas ajudam Brasil a conquistar bronze no Mundial de canoa havaiana em Londres
Jefferson Cabral, Carlos Fernando Bolsanello, João Paulo Helal e Wesley Oliveira fizeram história ao trazerem a primeira medalha ao ES...


Segunda rodada do campeonato da 3ª Divisão vai movimentar estádios dos bairros e interior neste domingo (21)
Neste domingo (21), as equipes do Campeonato de Futebol Amador da 3ª Divisão vão entrar em campo pela segunda rodada...


US Open anuncia premiação recorde
Torneio de tênis começa no próximo dia 29 A federação norte-americana de tênis (USTA) e organização do US Open anunciaram...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus29/02/2020 - 19:57
Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Rumos da Política02/04/2021 - 09:50
Rumos da Política – 1ª Quinzena de Abril