conecte-se conosco


Cidades

Parceria da Suzano e Detran-ES ilumina o Buda de Ibiraçu nas cores do Maio Amarelo

Publicado

O Buda gigante, segundo maior do mundo, não foi o único a receber a iluminação amarela; os portais da cidade de Aracruz também participam da ação pela redução de acidentes no trânsito

O Grande Buda de Ibiraçu e os portais da cidade de Aracruz agora brilham nas cores do Maio Amarelo. A iluminação é uma ação desenvolvida por meio da parceria entre o Detran ES, a Suzano, o Mosteiro Zen Morro da Vargem e as prefeituras municipais de Ibiraçu e Aracruz para conscientizar os motoristas e motociclistas que cruzam a BR-101, ES-445 e ES-010 na região norte do Espírito Santo.

Na solenidade, aos pés da segunda maior estátua de Buda do mundo, estiveram alguns representantes dos órgãos responsáveis. Em seu discurso, Leonardo José Toscano Conde, Relações Corporativas da Suzano, destacou a consonância da campanha com os valores da companhia.

“Para nós da Suzano, a segurança no trânsito é um valor inegociável e uma regra de ouro. Precisamos ter a consciência de que segurança no trânsito depende de todos nós. Esperamos que essa iniciativa possa contribuir com a reflexão dos motoristas sobre o seu papel de protagonismo na construção de um trânsito mais seguro”, defendeu Leonardo.

Leia mais:  Governo do Estado e municípios capixabas recebem R$ 260 milhões da cessão onerosa

O Gerente de Logística da Suzano, Lucas Bozolan, também participou da organização dessa parceria e destacou a estratégia da ação.“A segurança é um valor que preserva vidas. Durante todo ano reforçamos as ações de comportamento seguro com nossos colaboradores. O mês de maio é momento oportuno para levar esse tema também para toda a sociedade”, explicou.

Já Harlen da Silva, diretor geral do Detran, salientou que a parceria com a Suzano já vem de um longo tempo e aproveitou a oportunidade para falar sobre o desenvolvimento das ações. “Trabalhamos durante todo ano com a questão da segurança viária, mas esse mês, o Maio Amarelo, é o eleito para reforçarmos atitudes que trazem paz e harmonia para o trânsito”, disse.

A cerimônia também serviu para celebrar o diálogo inter-religioso e contou com a presença do Bispo Emérito da Diocese de Colatina, Dom Décio Zandonade. O sacerdote católico, ao lado do abade do Mosteiro Zen Cristiano, Daiju Bitti, comentou a importância da campanha. “Essa iniciativa de iluminar para o Maio Amarelo faz com que eduquemos para uma nova mentalidade no trânsito, de respeitar, de ajudar os outros”, disse Dom Décio.

Leia mais:  Linhares vai receber duas novas viaturas da Polícia Civil

Autoridades dos poderes municipais das duas cidades estiveram presentes no evento. O prefeito municipal de Ibiraçu, Diego Krentz, ressaltou a necessidade da campanha e lembrou de ações em conjunto com a Suzano. “A Suzano nos apoia em diversas outras [ações], seja com os idosos, seja com os adolescentes em Ibiraçu. Temos uma gratidão muito grande pelo que a Suzano vem fazendo”, defendeu.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. As atividades realizadas neste mês no Espírito Santo e em todo o mundo têm o objetivo principal de alertar e mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no cotidiano.

O tema deste ano, “Juntos salvamos vidas”, foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pretende mostrar à sociedade que todos nós, independente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras.

publicidade

Cidades

Jaguaré dá início a obras de equipamentos da Assistência Social

Publicado

Obras de reforma do Creas no bairro já foram iniciadas; construção do Cras começa em poucos dias

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Segurança Pública, iniciou obras de reforma do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e vai iniciar, em breve, a construção da nova sede do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, no Bairro Seac.

As obras do Creas já estão em andamento e a construção do Cras começa nos próximos dias. Elas estão avaliadas em 2.200.0000 (dois milhões e duzentos mil reais) e, ao final das intervenções, os equipamentos atenderão aproximadamente 10.000 (dez mil) pessoas englobando os bairros Seac, Novo Tempo, Novo Horizonte, Irmã Tereza, Residencial Seac, Trevisan, Clubinho e as comunidades da Japira e do Córrego da Abóbora.

O objetivo é promover a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, o município vai possibilitar o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Leia mais:  Linhares vai receber duas novas viaturas da Polícia Civil

O Cras e o Creas auxiliam famílias e indivíduos em situação grave de proteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família/Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Continue lendo

Cidades

Ranking Internacional: Vila Velha é a mais transparente da Grande Vitória

Publicado

Vila Velha é a cidade líder da Grande Vitória em transparência pública e governabilidade. O dado é da ONG Transparência Internacional, que avaliou todos os 78 municípios do Espírito Santo no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2022, lançado nesta terça (5).

Vila Velha é o 2º lugar geral no Espírito Santo com 95,73 pontos. O município está entre os poucos com nota considerada ótima.

O objetivo é estimular essas prefeituras a melhorarem suas agendas de transparência, participação cidadã, abertura de dados, transformação digital, acesso à informação e combate à corrupção.

A escala do ranking vai de 0 a 100 pontos. A nota 0 (péssimo) significa que a prefeitura é avaliada como fechada à participação da sociedade e 100 (ótimo) indica que ela oferece alto grau de transparência e participação social.

Para se chegar ao resultado, foram avaliados os portais de transparência e sites oficiais das prefeituras capixabas, usando metodologia da Transparência Internacional – Brasil, com o objetivo de oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle tenham acesso à informação e monitorem as ações do poder público na promoção da transparência, da participação social e no combate à corrupção.

Leia mais:  Linhas de crédito do Bandes e desenvolvimento são tema de apresentação para empresários de Linhares

O prefeito Arnaldinho Borgo disse que o município deu um salto em transparência pública e isso mostra o nível de comprometimento e respeito não só com os recursos, mas mostra para os munícipes e órgãos de controle como esses recursos voltam à sociedade. 

“Em 2020 estávamos em 23º lugar, chegamos ao 3º em 2021 e já estamos melhor colocados na avaliação da Transparência Internacional. Ou seja, Vila Velha bem avaliada por órgão internacional, se destacando e caminhando para a 1ª colocação na avaliação oficial do Tribunal de Contas, previsto para ser divulgado no próximo mês de agosto. Esse dado é muito importante, fruto de muito trabalho da nossa equipe qualificada”, avalia o prefeito Arnaldinho Borgo. 

O secretário de Controle e Transparência, Otávio Postay, ressalta que “o resultado positivo reflete o conjunto de várias ações internas voltadas para o desenvolvimento de uma gestão pública transparente, que oferece informações à sociedade, permitindo ao cidadão colaborar no controle das ações do governo e se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam”.

Leia mais:  Vice-governadora participa de encontro com quilombolas em Conceição da Barra

Confira aqui o ranking completo com as notas dos municípios capixabas.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana