conecte-se conosco


São Mateus

Partidos políticos de São Mateus buscam candidato de consenso

Publicado

Durante muitos anos, em todas eleições municipais em São Mateus, juntar os diferentes e até mesmo os iguais tem sido uma árdua e persistência tarefa daqueles que tomam à dianteira na construção dessa possibilidade. Sempre esbarram nos vaidosos, nos descompromissados com os interesses reais do município e da população em geral.

Nesta eleição mais uma tentativa vem sendo feita pelo Partido Progressista (PP), principalmente, com a finalidade de se chagar a um nome de consenso para que se possam fechar com esse candidato escolhido para ter o apoio de todos na disputa ao cargo de prefeito de São Mateus.

Na última semana foi realizada mais uma reunião com vários partidos para, mais uma vez, debaterem questões que possam convergirem opiniões. De acordo com Cássio Caldeira, presidente do PP e anfitrião desse encontro, estiveram presentes os presidentes do PV, PCdoB, PSC, PSD, PMD, Solidariedade e DEM com seus possíveis pré-candidatos. O grupo estranhou, no entanto, a ausência de três nomes sempre presentes em outras reuniões como Amadeu Boroto, Freitas e Dr. Jorge. Comenta-se que os dois primeiros poderiam estar em outra reunião, incluindo o ex-prefeito Lauriano Zancanela, o que não foi confirmado.

Leia mais:  Superintendência de São Mateus divulga resultado da Feira Regional de Ciências e Tecnologia

O grupo ainda não chegou a um consenso porque, segundo Cassio, há alguns partidos, como o PCdoB e o PP terem mais de um nome para o cargo majoritário. Mesmo assim, ficou destacado que a escolha dos nomes dos partidos que fazem parte do grupo, passa a ser assunto relevante, visto que a data para a realizações das convenções partidárias está próxima.

Para um dos participantes, que preferiu não ter divulgado seu nome, disse ao JN que outros nomes que também estão inseridos na disputa das eleições como pré-candidatos não foram convidados a participarem, como é o caso do historiador Eliezer Nardoto (PRTB) e de representantes do PSL que também tem nomes como pré-candidatos.

Apesar de algumas ausências, os partidos mais afinados nessa iniciativa continuam se reunindo e deverá haver novos encontros para continuar trabalhando essa convergência de um nome que possa estar representando essas forças da política mateense.

publicidade

São Mateus

US3 terá plantão sábado e domingo para atendimento a pacientes de oftalmologia e angiologia previamente agendados pela CRM

Publicado

São Mateus – Neste sábado e domingo, a partir das 8h, na US3 do Bairro Boa Vista, vai acontecer um plantão de oftalmologia e angiologia. Serão realizados 70 atendimentos em cada dia – 40 oftalmo, 30 angio –, a pacientes que já estão agendados pela Central de Regulação Municipal e aguardando consulta.

Para os pacientes oftalmológicos, nos casos que se enquadrarem dentro dos critérios sócio econômicos, após avaliação de profissional da Assistência Social da Secretaria de Saúde do Município, também serão ofertados os óculos.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, “esse sistema de plantões é mais uma política pública eficiente que implementamos no esforço para acabar com a fila de espera para essas especialidades, e segue a política de qualidade da gestão Daniel Santana, que prioriza o atendimento aos que mais precisam do Poder Público”.

Leia mais:  Proposta de aumentar cobrança do IPTU é barrada na Câmara
Continue lendo

São Mateus

Vereadores mateenses aprovam ajuda a projetos da Polícia Militar

Publicado

Parlamentares aproveitam presença do comandante Jefson para elogiar ações da PM e reforçam demandas de Segurança Pública

São Mateus – “Aqui tem um parlamento que está de mãos dadas com a Polícia Militar”. Com estas palavras, o presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, reiterou, diante do comandante do 13º Batalhão de São Mateus, a disposição dos vereadores em reforçar as parcerias em prol da segurança dos mateenses. O tenente-coronel Jefson Coelho Correia foi o primeiro a usar a Tribuna Livre na sessão plenária de terça-feira (10), ocasião em que foram aprovados dois projetos de lei em apoio a ações sociais do 13° BPM.

Acompanhado do subcomandante do Batalhão, major Ronaldo Raimondi, o tenente-coronel Jefson agradeceu o apoio dos vereadores. Ele salientou que os R$ 50 mil destinados pela Câmara Municipal ao Batalhão, por meio de devolução à Prefeitura e repasse ao Conselho Interativo de Segurança Pública dos KM’s (Coniseg), beneficiarão os mateenses que usufruem dos projetos sociais desenvolvidos dentro do quartel do BPM. Atualmente o Batalhão atende crianças carentes com aulas de karatê e está iniciando também projeto com ginástica rítmica.

Leia mais:  FAKE NEWS - Diretora Geral do HRAS Vanete Miguel Timóteo desmente portais de comunicação

O ten-cel Jefson salientou que, além da Câmara e da Prefeitura de São Mateus, o Batalhão trabalha ainda em parcerias com outros órgãos, como a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. “Essa interação traz resultados positivos”, frisou, explicando que, em São Mateus, está sendo registrada uma queda de quase 50% nos índices de homicídio.

O comandante salientou que o Batalhão vive uma realidade de quase 40% de defasagem no efetivo. Segundo ele, esse quadro é o segundo pior do Estado. Por essa situação adversa, disse que está desenvolvendo ações para otimizar os poucos recursos. O tenente-coronel disse que o Município tem um dos maiores índices de confrontos armados do Estado, entretanto, mesmo com tal situação, nenhum policial militar foi vitimado.

VEREADORES

Em discursos, os vereadores Adeci de Sena, Isael Aguilar, Cristiano Balanga, Carlinho Simião, Delermano Suim, Lailson da Aroeira e Ciety Cerqueira, além do presidente Paulo Fundão, teceram elogios à atuação da Polícia Militar. Ciety inclusive ressaltou o retorno do policiamento 24 horas no Distrito de Nestor Gomes.

Leia mais:  Superintendência de São Mateus divulga resultado da Feira Regional de Ciências e Tecnologia

Diante do comandante e do subcomandante do Batalhão de São Mateus, parlamentares aproveitaram para pontuar demandas da área de segurança pública em bairros urbanos e comunidades rurais. Em época de colheita de diferentes culturas, em vários pontos do Município, os vereadores pediram, à Polícia Militar, reforço do trabalho preventivo, com ampliação da sensação de segurança. E lamentaram a situação de efetivo reduzido para atendimento às demandas das comunidades mateenses.

O tenente-coronel Jefson salientou que, com a Operação Colheita, o policiamento será reforçado. Contudo ponderou que é preciso também maior participação da sociedade, inclusive com registros de ocorrências e denúncias anônimas, e de autoridades nas instâncias estadual e federal. Exemplificou inclusive que o Município não tem sequer uma viatura adquirida com recurso de emenda parlamentar.

O comandante do BPM disse que colocará para avaliação futuramente a reativação do posto policial entre os bairros Bom Sucesso, Vitória e Ayrton Senna. Afirmou ainda que é necessário, e barato, a implantação de videomonitoramento na Região dos Quilômetros, no Distrito de Nestor Gomes.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana