conecte-se conosco


São Mateus

Paulo Fundão elogia Casagrande e prevê novos investimentos do estado em São Mateus

Publicado

Em discurso proferido na tribuna, na sessão ordinária realizada excepcionalmente na quarta-feira (25), o Presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, enalteceu a postura do Governador Renato Casagrande, demonstrou sua admiração por ele e falou da expectativa de grandes investimentos do Estado previstos para o município, na iminência de se tornar um canteiro de obras ainda este ano.

Além da manifestação de apreço e confiança no governo, o presidente relembrou com entusiasmo a recente reunião histórica do Legislativo mateense, no Palácio Anchieta, em Vitória.

“Na semana pretérita, este Parlamento novamente fez história. Os onze parlamentares tiveram uma agenda com o nosso Governador Renato Casagrande, onde todos puderam solicitar obras, investimentos do Governo do Estado no nosso amado município de São Mateus. E aí vai o meu registro: que simplicidade, que lhaneza, que humildade de Casagrande. Que esplêndido poder falar de peito aberto, o Espírito Santo tem um governador digno da sua grandeza. Renato Casagrande é um governador de respeito, um gestor probo e um homem de uma humildade indescritível”, definiu Paulo Fundão.

CENÁRIO PROMISSOR

Segundo o presidente da Casa de Leis as expectativas, após o encontro, são bastante animadoras para a cidade, no que se refere à previsão de recursos e obras estruturantes.

“Saí eufórico de lá. Extremamente feliz. Casagrande nos relatou todos os investimentos que já foram feitos pelo Estado em nosso município e os que virão: mais de R$100 milhões de investimento. Isso nos deixa felizes. Ele olha São Mateus, hoje, com outro olhar”, afirmou.

ÁGUA SALGADA

Falando das medidas de enfrentamento à crise energética que vêm sendo adotadas nos últimos meses pelo Ministério das Minas e Energia, no momento em que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 91 anos, com risco de racionamento, Paulo Fundão demonstrou preocupação com a salinização da água em São Mateus, um fenômeno que se repete em períodos de estiagem prolongada e compromete o abastecimento pelo Saae.

A necessidade de tomada de decisão para resolver, definitivamente esse problema recorrente foi discutida com o Governo do Estado que, no ano passado, tentou celebrar com o município um convênio para a vinda da Cesan, antes que entrasse em vigor o novo Marco Legal do Saneamento Básico, em julho de 2020, mas o projeto foi rejeitado pelos vereadores no mandato anterior.

A nova lei extinguiu os chamados contratos de programa, firmados, sem licitação, entre municípios e empresas estaduais de saneamento. Com o novo marco legal, abriu-se espaço para os contratos de concessão e tornou obrigatória a abertura de licitação, podendo, então, concorrer à vaga prestadores de serviço públicos e privados.

“Casagrande nos relatou que nós precisamos, esta Casa, junto com o Chefe do Executivo, debater com a máxima urgência a questão da água. É preciso resolver neste mandato. O próprio governador falou que está à disposição do município de São Mateus, mas disse que cabe a nós a iniciativa de buscar a solução para este problema. Ele lamentou que o governo tentou lá atrás, mas não conseguiu em face da negativa daquele parlamento. Precisamos ter a responsabilidade de deixar um legado para o futuro de São Mateus. Temos que ter essa responsabilidade, junto com o prefeito Daniel, para que possamos, de uma vez por todas, solucionar esse grave problema que aflige todos os mateenses, sob pena de pagarmos um preço alto, porque a estiagem está no Brasil todo. Nós não podemos correr esse risco de novamente termos, aqui, água salgada nas torneiras do nosso sofrido povo. Por isso, o governador Casagrande se colocou à disposição, na humildade dele de querer ajudar São Mateus”, disse.

HOMENAGEM

Paulo Fundão manifestou a alegria de poder contar com a presença do governador na Sessão Solene da entrega de Títulos e Comendas, no dia 25 de setembro, quando o Renato Casagrande receberá uma das honrarias ofertadas pelo Parlamento a 66 cidadãos e cidadãs que tiveram seus nomes aprovados pelo plenário nesta quarta-feira (25).

“Fiquei muito feliz que o governador recebeu o nosso convite de poder fazer parte e ele vai ser homenageado com o título de “Visitante Ilustre”, porque ele já tem o de Cidadão Mateense. Fiquei feliz com a receptividade e com a alegria dele em querer receber esta comenda. Ao falar que queria vir a esta Casa receber este título, ele diz que esta Casa é respeitada, que tem credibilidade e eu faço questão de ir lá receber. Isso é muito importante”.

ELOGIOS À ASSESSORIA

Por fim, o presidente da Câmara teceu elogios à dedicação de assessores de Casagrande, que colaboraram para a realização do encontro.

“Não poderia deixar de fazer um registro de agradecimento ao Sargento Walter por essa agenda, que é uma agenda positiva para São Mateus, positiva para este Parlamento e, ao mesmo tempo, agradecer à receptividade da Denisia Dias, assessora do governador e ao querido amigo Juarez Vieira”, finalizou Paulo Fundão.

Leia mais:  Antigo Ginásio do Greca continua abandonado e não há definição para o seu destino
publicidade

São Mateus

Multirão de vacinação contra Covid no Boa Vista, Guriri e Zona Rural de São Mateus

Publicado

Nesta sexta-feira (17) as equipes de vacinação continuam a aplicação da 1ª dose para os adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes, puérperas, lactantes e privados de liberdade. Também recebem a 1ª dose os jovens de 15 a 17 anos sem comorbidades. 

LAUDO E ORIENTAÇÕES

Os adolescentes com comorbidades devem apresentar laudo médico. As equipes pedem que, se possível, os menores de idade estejam acompanhados dos pais ou responsáveis. Para ser imunizado, basta levar um documento com foto, Cartão de Vacinação, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF.

DOSE DE REFORÇO

A 3ª dose (dose de reforço) é aplicada nos idosos acima de 60 anos com 5 meses de intervalo da 2ª dose. A vacinação de pessoas imunossuprimidas também continua no cronograma de imunização. O público-alvo acamado ou com dificuldades para locomoção vai receber a aplicação das vacinas em casa. 

CRONOGRAMA: SEXTA-FEIRA – 17/09

Localidade: Bairro Boa Vista

Horário: 8h às 15h

Local: Assembleia de Deus

Público-alvo:

*1ª dose: adolescentes de 12 anos a 17 anos (com comorbidades)

*1ª dose: adolescentes de 15 a 17 anos (sem comorbidades)

*2ª dose da vacina Coronavac

*2ª dose da vacina Pfizer (prazo de 70 dias após a 1ª dose no cartão)

*Dose de reforço: idosos acima de 60 anos (prazo de 5 meses após a 2ª dose no cartão)

*Dose de reforço: imunossuprimidos (prazo de 28 dias após a segunda dose) 

 

Leia mais:  Antigo clube social serve de esconderijo para a marginalidade e usuários de drogas

Localidade: Guriri Sul

Horário: 8h às 11h

Local: Centro de Vivência do Idoso

Público-alvo:

*1ª dose: adolescentes de 12 anos a 14 anos (com comorbidades)

*1ª dose: adolescentes de 15 a 17 anos (sem comorbidades)

 

Localidade: Guriri Sul

Horário: 13h às 15h30

Local: Igreja São Daniel Comboni

Público-alvo:

*1ª dose: adolescentes de 12 anos a 14 anos (com comorbidades)

*1ª dose: adolescentes de 15 a 17 anos (sem comorbidades)

 

Localidade: Clínica de Hemodiálise

Horário: 10h às 12h – 15h às 16h30

Local: Hospital Roberto Silvares

Público-alvo:

*Dose de reforço: imunossuprimidos (prazo de 28 dias após a segunda dose) 

 

Localidade: Nestor Gomes (KM 41)

Horário: 8h às 14h

Local: Aprung (atrás do Posto de Saúde)

Público-alvo:

*1ª dose para maiores de 20 anos

*2ª dose de Coronavac

 

Localidade: Nova Aymorés (KM 35)

Horário: 9h às 12h

Local: Unidade Básica de Saúde (UBS)

Público-alvo:

*2ª dose de Coronavac

 

Localidade: KM 23

Horário: 9h às 12h

Local: Unidade Básica de Saúde (UBS)

Público-alvo:

*2ª dose de Coronavac

 

Leia mais:  Cassio é o pré-candidato do PP para disputar a Prefeitura de São Mateus

Localidade: KM 29

Horário: 9h às 12h

Local: Unidade Básica de Saúde (UBS)

Público-alvo:

*2ª dose de Coronavac

Continue lendo

São Mateus

São Mateus inicia vacinação contra COVID para adolescentes

Publicado

As vacinas serão disponibilizadas para adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades e acima de 15 anos sem comorbidades

São Mateus deu mais um importante passo na vacinação contra Covid. Nesta quinta-feira (16) a Secretaria Municipal de Saúde inicia a aplicação da 1ª dose para os adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes, puérperas, lactantes e privados de liberdade. Também recebem a 1ª dose os adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades. 

 

3ª DOSE PARA MAIORES DE 60 ANOS

A 3ª dose (dose de reforço) reduziu a idade do público-alvo e agora vacina idosos acima de 60 anos com 5 meses de intervalo da 2ª dose. A vacinação de pessoas imunossuprimidas também continua no cronograma de imunização. O público-alvo acamado ou com dificuldades para locomoção vai receber a aplicação das vacinas em casa. Para ser imunizado, basta levar um documento com foto, Cartão de Vacinação, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF.

 

CRONOGRAMA: QUINTA-FEIRA – 16/09

Localidade: Bairro Boa Vista

Horário: 8h às 15h

Local: Assembleia de Deus

Público-alvo:

*1ª dose para adolescentes de 12 anos a 17 anos (com comorbidades)

*1ª dose para adolescentes de 15 a 17 anos (sem comorbidades)

*2ª dose da vacina Coronavac

*2ª dose da vacina Pfizer (prazo de 70 dias após a 1ª dose no cartão)

*Dose de reforço para idosos acima de 60 anos (prazo de 5 meses após a 2ª dose no cartão)

*Dose de reforço para imunossuprimidos (prazo de 28 dias após a segunda dose) 

 

Leia mais:  Pacote de obras da prefeitura de São Mateus contempla bairros periféricos

Localidade: Bairro Sernamby

Horário: 16h15 às 19h30

Local: Unidade Básica de Saúde (UBS)

Público-alvo:

*1ª dose para adolescentes de 12 anos a 17 anos (com comorbidades)

*1ª dose para adolescentes de 15 a 17 anos (sem comorbidades)

*Dose de reforço para imunossuprimidos (prazo de 28 dias após a segunda dose) 

 

Localidade: Bairro Vila Nova

Horário: 16h às 20h

Local: Unidade Básica de Saúde (UBS)

Público-alvo:

*1ª dose para adolescentes de 12 anos a 17 anos (com comorbidades)

*1ª dose para adolescentes de 15 a 17 anos (sem comorbidades)

 

Localidade: Centro de Detenção Provisória (CDP)

Horário: 8h às 15h

Local: CDP de São Mateus

Público-alvo:

2ª dose para pessoas privadas de liberdade

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana