conecte-se conosco


Política e Governo

Pazolini mantém liderança em pesquisa para Prefeitura de Vitória

Publicado

Na terceira rodada do levantamento realizado pela Futura no projeto 100% Cidades, o atual prefeito da Capital aparece na frente em todos os cenários

O atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), aparece na frente na corrida eleitoral para o Executivo da Capital em todos os cenários propostos na pesquisa pré-eleitoral realizada pela Futura no projeto 100% Cidades. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (19).

Cerca de 44,3% dos 600 eleitores ouvidos em 5 de agosto de 2024 disseram espontaneamente que, se a eleição para a Prefeitura de Vitória fosse hoje, votariam em Pazolini. João Coser (PT) aparece em segundo lugar, com 15,3% das intenções de voto.

Em seguida, aparece Camila Valadão (Psol), com 4,2%. Capitão Assumção (PL), com 1,7%, Luiz Paulo (PSDB), com 1,6%, e Du Kawasaki (Avante), com 0,2%, aparecem empatados na margem de erro, de 4,9 pontos percentuais.

Cerca de 0,6% dos eleitores entrevistados citaram outros candidatos que não somam 1% e não foram elencados nos cenários estimulados.

Ninguém, branco e nulo totalizam 3,1%. Não sabe, não respondeu ou está indeciso somam 29,0%.

1º turno: pesquisa estimulada para prefeito de Vitória

Foram propostos dois cenários na pesquisa estimulada para 1º turno, quando são apresentadas listas com os nomes dos candidatos aos entrevistados. No primeiro cenário, com os sete nomes de possíveis candidatos, Pazolini aparece com 50,2% da intenção de voto.

O ex-prefeito João Coser foi citado por 21,8% dos eleitores ouvidos. Camila Valadão aparece com 7,9% e está tecnicamente empatada com o ex-prefeito Luiz Paulo, com 5,4%, o deputado estadual Capitão Assumção, com 4,0%, Coronel Wagner (PRTB) tem 1,4% e Du Kawasaki, 0,2%.

Ninguém, branco e nulo somam 3,5%. Cerca de 5,5% dos entrevistados não responderam, se disseram estar indecisos ou não sabem em quem votar.

Leia mais:  Câmara de Vereadores do ES aprova homenagem para Elon Musk

No segundo cenário, sem Coronel Wagner, o atual prefeito tem 43,5% da intenção de voto. Coser aparece com 23,2%, seguido por Camila Valadão, com 9,9%, Capitão Assumção, com 7,5%, Luiz Paulo, com 6,0%, e Du Kawasaki, com 0,3%.

Ninguém, branco e nulo somam 3,3%. Não sabe, não respondeu ou indeciso totaliza 6,3%.

2º turno: pesquisas estimuladas para prefeito de Vitória

Durante o levantamento, também foram apresentados quatro possíveis cenários para o 2º turno das eleições deste ano na Capital.

No cenário contra Coser, Pazolini foi citado por 60,3% dos entrevistados, enquanto Coser foi mencionado por 31,9% dos entrevistados. Ninguém, branco e nulo somam 4,5% e não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 3,3%.

No segundo cenário, contra Luiz Paulo, Pazolini foi citado por 65,8%, enquanto o tucano obteve 22,2% das intenções de voto. Ninguém, branco e nulo somam 7,8% e não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 4,1%.

No cenário seguinte, contra Capitão Assumção, Lorenzo Pazolini foi citado por 70,1% dos entrevistados, enquanto o deputado foi citado por 10,9%. Ninguém, branco e nulo somam 15,1% e não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 3,9%.

No quarto e último cenário, contra Camila Valadão, o atual prefeito foi citado por 66,7% dos entrevistados, enquanto a vereadora foi citada por 22,4%. Ninguém, branco e nulo somam 8,3% e não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 2,6%.

Rejeição: candidato que não votaria

Quando apresentada a mesma lista com os sete possíveis candidatos do primeiro cenário da pesquisa estimulada em 1º turno e questionados em qual deles não votariam, 40,3% apontaram o deputado estadual Capitão Assumção e 38,0% disseram o ex-prefeito João Coser.

Camila Valadão foi citada por 23,7%, seguida por Coronel Wagner, com 19,4%, Pazolini, com 15,7%, e Luiz Paulo, com 15,5%. O empresário Du Kawasaki foi mencionado por 9,3% dos eleitores entrevistados.

Leia mais:  Ferramenta permite calcular gasto anual com locação de veículos em órgãos públicos

Dos eleitores ouvidos na pesquisa, 1,5% disseram que rejeitam todos os candidatos e 5,3% afirmaram que não rejeitam nenhum deles. Cerca de 4,8% não souberam ou não responderam à questão.

Avaliação de governo

Durante a pesquisa, os eleitores entrevistados também avaliaram as gestões dos governo federal e estadual, da prefeitura e a figura dos gestores.

A gestão do governo federal é avaliada como ótima ou boa por 37,9% dos moradores da Capital capixaba, enquanto 29,0% disseram considerar a administração regular e outros 29,3% avaliam como ruim ou péssima.

Ao avaliar o governo do Estado, 56,5% apontaram a administração como ótima ou boa, 31,4% dos entrevistados disseram ser regular e 11,0% ruim ou péssima.

Já a prefeitura foi avaliada com uma ótima ou boa gestão por 62,6% dos entrevistados. Outros 23,7% disseram ser regular e 13,2% ruim ou péssima.

Lula foi apontado como um ótimo ou bom presidente por 34,2% dos entrevistados. 22,5% o avaliaram como regular e 40,8% como ruim ou péssimo.

O governador Renato Casagrande foi avaliado como ótimo ou bom por 57,4% dos entrevistados. Outros 30,1% apontaram como um gestor regular e 11,6% como ruim ou péssimo.

Lorenzo Pazolini é apontado como um ótimo ou bom prefeito por 63,0% dos moradores de Vitória entrevistados. 21,5% o consideraram um prefeito regular e 14,7% ruim ou péssimo.

Metodologia da pesquisa

Foram realizadas 600 entrevistas por telefone assistido por computador, em 5 de agosto de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-08522/2024.

publicidade

Política e Governo

Governador recebe Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço receberam, nesta quinta-feira (17), no Palácio Anchieta, em Vitória, 45 alunos da Rede Pública Estadual que compõem o Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025. O evento faz parte da programação oficial de posse dos estudantes eleitos por seus pares nos Comitês Regionais de Líderes.

“É uma alegria estar com vocês, formando líderes em nossas escolas. Líder não é o que conquista seguidores, mas que forma novos líderes. Vocês têm tarefas de representatividade, de decidir questões importantes em suas escolas e de ajudar a formar boas pessoas. Nossas escolas têm que cumprir o papel de formar boas pessoas, que sejam respeitadoras, tolerantes e que lutem pelo coletivo”, declarou o governador.

Casagrande prosseguiu: “Quem lidera com boa fé e vontade, faz essa mudança em suas vidas e nas vidas das pessoas ao seu redor. Temos ambiente adequado em todas as escolas e estamos caminhando para que todas as escolas tenham o mesmo nível de infraestrutura. A nossa vida é feita de escolhas e desafios. Vocês escolheram participar dessa eleição de líderes e agora têm o desafio de colaborar com a nossa educação. Tenho certeza que irão nos ajudar a seguir como a melhor educação do País.”

Leia mais:  SECRETÁRIO E PRESIDENTE DO CONCIDADE EXPLICAM A VEREADORES REVISÃO DO PDM - URUSSUQUARA

Durante a recepção, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou a importância da ocasião e deu as boas-vindas aos estudantes. Ele ressaltou que o encontro com o governador e o vice-governador foi uma forma de celebrar a eleição e a futura posse dos representantes do Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025. Vitor de Angelo explicou a estrutura do processo de eleição dos líderes, que começa nas salas de aula, passa pelas regionais e culmina na formação do comitê estadual.

Vitor de Angelo lembrou que os estudantes agora assumem a responsabilidade de levar à gestão pública as demandas e sugestões da comunidade estudantil, contribuindo para a construção de uma educação mais participativa e alinhada às reais necessidades das escolas capixabas.

“Vocês, estudantes, chegaram a essa posição por mérito, conquistaram. E isso traz uma responsabilidade que precisam ter equilíbrio e sabedoria para seguir em frente. Temos resultados significativos na educação capixaba e vamos seguir evoluindo, cada vez mas, para proporcionar formação adequada aos nossos jovens. Parabéns!”, declarou o vice-governador Ricardo Ferraço.

Leia mais:  Renato Casagrande é reeleito como presidente do Consórcio Brasil Verde

Além do encontro, a programação contou também com um momento de acolhimento, entrega dos certificados de posse, apresentações culturais, palestras que abordaram o papel da liderança estudantil, o funcionamento do Comitê e os desafios regionais enfrentados pelos estudantes e oficinas temáticas, em que os estudantes iniciarão a construção dos planos de ação regionais.

A gerente de Gestão Escolar, Julia da Matta, frisou que o Comitê Estadual de Líderes é uma instância de representação estudantil que promove o protagonismo juvenil dentro das escolas. “Seu papel vai além da escuta: os líderes são convidados a refletir, propor e colaborar na criação de políticas públicas educacionais junto à Sedu. A iniciativa visa a ampliar o diálogo entre a gestão e os estudantes, fortalecendo a democracia na Rede Estadual de Ensino”, explicou.

Continue lendo

Política e Governo

Governo do Estado anuncia nova forma de pagamento no Aquaviário e viagens extras durante a Festa da Penha

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (17), duas importantes novidades para o sistema de transporte Aquaviário: a implementação do pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito nas estações e a realização de viagens extras para atender os fiéis durante a programação da Festa da Penha, padroeira do Espírito Santo.

A nova forma de pagamento já está disponível nas estações e permite que os passageiros utilizem cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Elo, desde que possuam a tecnologia de aproximação (contactless). A tarifa de R$ 4,90 pode ser paga diretamente na catraca, sem necessidade de cadastro prévio. A novidade se soma às formas de cobrança já existentes: Cartão GV e QR Code via aplicativo KIM.

A medida oferece mais praticidade principalmente para turistas e usuários eventuais, além de reforçar o uso da tecnologia como aliada da mobilidade urbana.

“Temos boas novidades no sistema Aquaviário a partir de hoje. Estamos dando oportunidade ao usuário do dia a dia de poder usar seu cartão de débito ou crédito. Às vezes o usuário pode acabar esquecendo seu CartãoGV ou até mesmo esquecer de carregar, então, pode usar normalmente seu débito e crédito. Essa novidade também atende ao usuário esporádico, principalmente, os turistas. Se a pessoa tiver o cartão cadastrado no celular, nem precisa ter o cartão físico em mãos. É uma conquista importante para o transporte público capixaba”, afirmou o governador Casagrande.

Leia mais:  Ferramenta permite calcular gasto anual com locação de veículos em órgãos públicos

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também acompanhou o anúncio feito pelo governador em suas redes sociais. “Essa nova opção de pagamento facilita o acesso ao Aquaviário, principalmente para quem não o utiliza com frequência. Essa é uma realidade em diversos locais do mundo e é mais uma forma de incentivar o uso do transporte público, de forma prática”, destacou.

“A Ceturb está empenhada em tornar o sistema Aquaviário cada vez mais moderno e acessível à população. A implementação do pagamento por aproximação, juntamente com a ampliação da oferta de viagens durante a significativa Festa da Penha, reflete nosso compromisso em facilitar a mobilidade urbana e atender às necessidades dos usuários, sejam eles moradores da Grande Vitória ou visitantes que prestigiam este importante evento religioso.”, destacou o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Marcelo Campos Antunes.

Embora o pagamento por aproximação não permita integração com o sistema Transcol, a nova alternativa amplia o acesso ao serviço, tornando-o ainda mais conveniente para diferentes perfis de usuários.

Operação especial

Durante a Festa da Penha, uma das maiores manifestações religiosas do País, o Aquaviário vai operar com horários ampliados para facilitar o deslocamento da população. A operação especial acontece de sexta-feira (25) até segunda-feira (28) – dia que se comemora o dia da Padroeira do Espírito Santo, com mais viagens nas linhas do sistema: Praça do Papa x Prainha (402) e Porto de Santana x Prainha (403).

Leia mais:  Câmara de Vereadores do ES aprova homenagem para Elon Musk

A Ceturb também vai reforçar a operação das linhas do Transcol durante a Festa da Penha, com uma tabela especial que será divulgada nos próximos dias. Na sexta-feira (25), no domingo (27) e na segunda-feira (28), a última saída das embarcações do Aquaviário será às 22 horas. Já no sábado (26), por conta da Romaria dos Homens, haverá uma viagem extra durante a madrugada, com partida à 1h da manhã de domingo (27), garantindo o retorno dos fiéis que participarem da tradicional caminhada entre Vitória e Vila Velha.

O reforço nas viagens do Aquaviário vai atender tanto quem sai de Vila Velha rumo à Romaria em Vitória quanto os fiéis que estacionarem no entorno da Praça do Papa, podendo ir até as proximidades da Catedral com essa linha expressa e retornar depois da caminhada pelas embarcações do sistema aquaviário.

Com a ampliação da oferta, o Aquaviário se torna uma alternativa prática e confortável para quem deseja participar da programação da Festa da Penha.

As embarcações funcionarão em horários estendidos, e a Estação da Prainha — principal ponto de desembarque — está localizada no entorno do Convento da Penha, facilitando o acesso dos participantes às celebrações. A ação especial tem como objetivo oferecer mais opções aos fiéis que participarão das celebrações religiosas em Vila Velha.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana