conecte-se conosco


Brasil

Peixe com “dentes humanos” surpreende turista mineira no ES

Publicado

A turista compartilhou o vídeo e as imagens já passaram da marca de 5 milhões de visualizações. Peixe foi pescado em Anchieta, Sul do Espírito Santo

O vídeo de uma turista de Minas Gerais, que passava dias de lazer com a família no Espírito Santo, viralizou nas redes sociais. Mesmo com poucos segundos, a cena ganhou o mundo pela curiosidade: um peixe com “dentes humanos”.

A turista é Paula Moreira, que contou que a família veio ao Estado para passar um tempo com a avó de 94 anos. Segundo ela, a idosa tinha um carinho especial pela Praia de Porto Velho, em Anchieta, no Sul capixaba.

Minha mãe, como já morou ali, já sabia que em determinado horário os pescadores traziam a pesca do alto-mar. Eles foram buscar pescado e chegaram com o peixe. Eu achei curioso“, contou ela em um vídeo gravado após a repercussão da postagem na internet.

No vídeo, que já ultrapassou a marca de 5 milhões de visualizações, Paula mostra os dentes do peixe. 

Dente assim, igual dentadura? Parece dente de gente. Que isso?“, disse ela no vídeo compartilhado nas redes sociais.

Biólogo explica a espécie de peixe

Segundo o biólogo e mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Daniel Gosser Motta, o peixe é da espécie Sargo-de-Dente, comum em áreas recifais e próximos a bancos de pedras. 

“O peixe do vídeo se trata de um Sargo-de-Dente e é comum na costa capixaba, principalmente próximos aos manguezais, recifes de corais e bancos de pedras”, disse o biólogo.

O biólogo também destacou que os dentes dessa espécie facilitam o peixe a se alimentar.

“A arcada dentária é muito parecida com a nossa e está totalmente ligada a sua dieta alimentar. O Sargo-de-Dente alimenta-se de sururus, ostras e caranguejos. Então durante o seu processo de evolução, os peixes desta espécie que conseguiram desenvolver os dentes, conseguiram se adaptar e passar os genes para os filhotes, assim sucessivamente”, afirmou Daniel.

O especialista também destaca em quais regiões são encontrados o Sargo-de-Dente: “Ele ocorre em todo litoral do Brasil, do Sul ao Norte, chegando até o Caribe”, disse o biólogo.

Leia mais:  ES deve ter 18 concursos públicos em 2022. Saiba em quais órgãos e prepare-se

publicidade

Brasil

Polícia Federal desmantela organização envolvida em fraude eleitoral no RJ

Publicado

Nesta quarta-feira (16), a Polícia Federal (PF) realiza uma operação que envolve a execução de dez mandados de busca e apreensão. A ação visa desmantelar uma organização criminosa acusada de fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. Os investigados também enfrentam suspeitas de obstrução de justiça e práticas de caixa dois eleitoral. Essa operação, denominada Teatro Invisível II, é um desdobramento de uma investigação anterior que tinha como objetivo desarticular um grupo que disseminava informações falsas sobre candidatos durante as eleições do ano passado em mais de dez cidades do Rio de Janeiro. A continuidade das investigações revelou novas evidências sobre as atividades ilícitas do grupo.

Os proprietários de empresas em Cabo Frio, Itaguaí, Mangaratiba e São João de Meriti estão entre os principais alvos da operação. Eles são suspeitos de manipular licitações e utilizar recursos não declarados à Justiça Eleitoral para beneficiar candidatos nas eleições municipais de 2024. As fraudes levantaram preocupações sobre a integridade do processo eleitoral na região. Além das buscas, a Justiça também determinou o bloqueio de contas dos envolvidos, que somam até R$ 3,5 bilhões. Oito empresas tiveram suas atividades econômicas suspensas como parte das medidas cautelares. As ações estão sendo realizadas em diversas localidades, incluindo Cabo Frio, Itaguaí, Mangaratiba, além de áreas do Rio de Janeiro e Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Leia mais:  Incêndio atinge sede da Câmara Municipal de Salvador

As investigações indicam que o grupo criminoso tomou medidas para destruir provas, especialmente digitais, que poderiam levar à incriminação de seus membros. Além disso, foram encontradas evidências de lavagem de dinheiro, que envolvem transações por meio de contas de passagem e a aquisição de bens de alto valor, complicando ainda mais a situação dos investigados.

Continue lendo

Brasil

Menina de 8 anos morre após inalar desodorante em desafio do TikTok, diz família

Publicado

Uma menina de 8 anos m0rreu após inalar desodorante aerossol, no Distrito Federal. O óbito foi declarado no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), neste domingo (13).

O caso é investigado pela 15ª DP. O delegado responsável, Ataliba Neto, disse que um inquérito foi aberto para apurar as circunstâncias da morte e tentar identificar os responsáveis pela publicação do “desafio do desodorante” em uma rede social (saiba mais abaixo).

Segundo uma tia, Sarah Raissa Pereira de Castro perdeu a vida após participar de um desafio na internet que consiste em inalar desodorante spray pelo máximo de tempo. O “jogo” normalmente é proposto por pessoas que incentivam crianças e adolescentes a gravar imagens enquanto aceitam o desafio. Os vídeos somam milhares de visualizações.

Conforme a PCDF, a menina deu entrada no hospital público no dia 10 de abril:

Inquérito p0licial 

De acordo com a 15ª DP, o inquérito p0licial vai apurar as circunstâncias da m0rte de Sarah. O objetivo, de acordo com o delegado Ataliba Neto, é esclarecer como a criança teve acesso ao “desafio” e identificar o responsável pela publicação na rede social TikTok.

“A depender das circunstâncias, [o responsável] poderá responder pelo crime de homicídio duplamente qualificado (através de meio que pode causar perigo comum e por ter sido praticado contra menor de 14 anos de idade), cuja pena pode alcançar os 30 anos de prisão”, diz a polícia.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana