conecte-se conosco


Internacional

Pence descarta invocar 25ª Emenda para destituir Trump

Publicado

Emenda alega que presidente não tem condição de comandar o país. Presidente diz que há ‘risco zero’ de sair até semana que vem

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, descartou na noite de terça-feira (12) que invocará a 25ª emenda à Constituição do país para destituir o presidente em fim de mandato, Donald Trump, uma manobra defendida por congressistas do Partido Democrata, em especial a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

“Não acredito que tal curso de ação seja do melhor interesse de nossa nação ou seja consistente com nossa Constituição”, disse Pence em carta enviada a Pelosi.

A Câmara está se preparando para votar uma resolução para cobrá-lo a ativar esse procedimento. Isso porque, sob a seção quatro dessa emenda, o vice-presidente e uma maioria do gabinete de governo podem declarar o presidente sem condições de liderar o país.

Se o presidente se opusesse e não houvesse um acordo, o Congresso resolveria a disputa.

“Na semana passada, não cedi a pressões para exercer além de minha autoridade constitucional para determinar o resultado da eleição, e não cederei agora aos esforços da Câmara dos Representantes para jogar jogos políticos em um momento tão sério na vida de nossa nação”, declarou Pence.

Leia mais:  Carolina do Norte inicia eleições nos EUA com recorde de votos antecipados

O vice-presidente fez uma alusão tácita à pressão de Trump para que ele interferisse na sessão única das duas casas do Congresso que foi convocada na semana passada para ratificar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial de novembro do ano passado.

Pence advertiu que o uso desta emenda, criada após o assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963 e em meio à Guerra Fria para proteger o governo em casos de doença súbita do presidente, “abriria um precedente terrível”.

“Peço a você e a todos os membros do Congresso para que evitem ações que dividiriam e inflamariam ainda mais as paixões do momento”, acrescentou o vice.

“Prometo que continuarei a fazer minha parte para trabalhar de boa fé com a administração entrante para garantir uma transição ordenada de poder”, concluiu.

Horas antes, em um discurso durante sua visita ao muro na fronteira com o México, Trump disse que há “risco zero” de ser destituído sob o processo estabelecido pela 25ª emenda.

Após a invasão do Capitólio ocorrida no último dia 6 e que deixou cinco pessoas mortas, incluindo um policial, Washington será reforçada com mais de 10 mil membros da Guarda Nacional antes da cerimônia de posse de Biden, na quarta-feira da semana que vem.

Leia mais:  Por que os aviões não possuem um sistema de paraquedas? Entenda

 

publicidade

Internacional

Bilionário morre após engolir abelha

Publicado

Sunjay Kapur, presidente da gigante de autopeças Sona Comstar, era amigo do príncipe William e ex-marido de estrela de Bollywood

O bilionário indiano Sunjay Kapur, amigo do príncipe William e ex-marido da estrela de Bollywood Karisma Kapoor, faleceu ontem após desmaiar em uma partida de polo – esporte que já praticara junto ao príncipe de Gales – na Inglaterra ontem.

Relatos sugerem que ele foi picado por uma abelha na boca, o que pode ter provocado um choque anafilático e causado um ataque cardíaco.

O empresário, presidente da empresa multinacional de autopeças Sona Comstar, havia prestado homenagem às vítimas da tragédia do acidente aéreo da Air India ontem, horas antes e supostamente engolir uma abelha.

Karisma Kapoor, extrela do cinema indiano e ex-esposa de Sunjay Kapur — Foto: reprodução/Instagram
Karisma Kapoor, extrela do cinema indiano e ex-esposa de Sunjay Kapur — Foto: reprodução/Instagram

“Notícias terríveis sobre o trágico acidente da Air India em Ahmedabad. Meus pensamentos e orações estão com todas as famílias afetadas. Que elas encontrem forças neste momento difícil”, escreveu o empresário.

Sunjay Kapur atualmente era casado com a ex-modelo e atriz Priya Sachdev — Foto: reprodução/Instagram
Sunjay Kapur atualmente era casado com a ex-modelo e atriz Priya Sachdev — Foto: reprodução/Instagram
Internautas mencionaram que a morte de Sunjay Kapur, ex-marido da atriz Karisma Kapoor, aconteceu horas depois dele lamentar a tragédia da queda do avião da Air India — Foto: reprodução/Instagram

Continue lendo

Internacional

‘Não faço ideia de como saí desse avião’: Único sobrevivente de queda de avião

Publicado

Vishwash Kumar Ramesh conseguiu pular para fora da aeronave, que levava 242 pessoas a bordo. Todos os outros ocupantes morreram, segundo as autoridades

O único sobrevivente do voo da Air India, que caiu no oeste da Índia com 242 pessoas a bordo nesta quinta-feira (12), ligou para o pai momentos após o desastre.

Único sobrevivente da queda do avião sai andando do local; veja momento  surpreendente

Viswash Kumar Ramesh, de 40 anos, está hospitalizado. Ele conseguiu escapar da aeronave pela saída de emergência.

“Não faço ideia de como saí desse avião”, disse ele, segundo um de seus irmãos, Nayan Kumar Ramesh.

Nayan mora em Leicester, na Inglaterra, assim como Viswash. Ele contou à imprensa britânica que o irmão recebeu uma ligação do pai já sentado na sua poltrona no avião, e disse que o voo iria decolar em beve.

Minutos depois, porém, o pai recebeu uma ligação de vídeo na qual Viswash relatou a queda.

Único sobrevivente de acidente de avião na Índia teria feito contato com a  família para dizer que estava 'bem' | Jovem Pan

Poltrona 11A

Relatos da imprensa indiana dizem que Kumar Ramesh estava na poltrona 11A, do lado de uma saída de emergência.

“Ele estava perto da saída de emergência e conseguiu escapar pulando pela porta”, afirmou a policial Vidhi Chaudhary, em Ahmedabad. Ainda não está claro se ele pulou antes ou depois do impacto.

Viswash Kumar Ramesh nasceu na Índia, mas tem cidadania britânica. Em entrevista no hospital, ele contou que estava voltando com o irmão para o Reino Unido após visitar a família na Índia.

“Quando me levantei, havia corpos ao meu redor. Fiquei com medo. Me levantei e corri. Havia pedaços do avião por todo lado. Alguém me segurou, me colocou em uma ambulância e me trouxe ao hospital”, disse ele ao jornal Hindustan Times.

Sobrevivente de queda de avião na Índia escapou pela saída de emergência,  diz a polícia - Rádio Pampa

Imagens divulgadas nas redes sociais e exibidas por canais indianos mostram um homem com camiseta branca manchada de sangue e calça escura, mancando na rua. Ele aparece amparado por um socorrista, com hematomas no rosto, e usando um cavanhaque.

No vídeo, pessoas perguntam onde estão os outros passageiros. Ele responde: “estão todos lá dentro”.

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente a autenticidade da gravação. A aparência do homem no vídeo, no entanto, é semelhante à de outras imagens divulgadas do sobrevivente.

Um familiar que vive no Reino Unido confirmou à Reuters que Viswash Kumar Ramesh sobreviveu e que a família conseguiu contato com ele, mas não deu mais detalhes.

Já um primo do sobrevivente que mora no Reino Unido, disse à rede britânica BBC que também falou com o sobrevivente por telefone. “Ele só disse que estava bem, nada mais”, contou.

A família ainda não tem notícias de Ajay, o irmão de Viswash Kumar Ramesh. “Estamos mal. Todos muito abalados”, afirmou o primo.

Infográfico mostra detalhes da queda do avião Boeing 787-8 da Air India ocorrida em 12 de junho — Foto: g1

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana