conecte-se conosco


Política e Governo

Pesquisa aponta empate técnico entre Coser e Gandini na capital

Publicado

A primeira pesquisa Rede Vitória/ Futura na capital do Estado, para as eleições municipais deste ano, aponta um empate técnico entre João Coser, do PT, e Fabrício Gandini, do Cidadania. No entanto, o petista está um pouco à frente nas intenções de voto estimulado. Quando o eleitor é perguntado: “Se os candidatos fossem esses, em quem você votaria para prefeito de Vitória?”. O ex-prefeito da capital tem 17,5% da preferência do eleitor. Em seguida vem Fabrício Gandini (Cidadania) com 14,2%, dentro da margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos. O Delegado Pazolini (Republicanos) com 9% das intenções de voto.

Ainda na pesquisa estimulada, Neuzinha (PSDB) aparece em quarto, com 6,2% dos votos, seguida de Capitão Assumção (Patriotas) que teve 5,5%, Sergio Sá (PSB) 2,7%, Coronel Nylton (Novo) 2,2%, Mazinho (PSD) 2,2%, Namy Chequer (PCdoB) 1,7%, Gilbertinho Campos 1,2% e Fábio Louzada (MDB) 1%. Os eleitores que não sabem, não responderam e indecisos são 20,8%. E aqueles que disseram que não votam em ninguém, branco ou nulo são 16%.

Leia mais:  Juventudes dos CRJs conquistam vaga nos Ensinos Superior e Técnico

Quando a pesquisa é espontânea, com a pergunta: “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Vitória”, o cenário aponta vantagem de Gandini, com 8,3% das intenções de voto. Coser vem em segundo, com 7% e Pazolini aparece em terceiro, com 4,3%.

Em quarto, aparece Capitão Assumção, com 2,2%, seguido de Neuzinha, com 2%, Sergio Sá com 1,8%, Mazinho, com 1,3%, Coronel Nylton com 0,8%, Namy Chequer com 0,5%, Gilbertinho Campos 0,5% e Eron Domingos 0,2%. O percentual de não sabe, não respondeu e indecisos é de 50%. Os eleitores que disseram que não votam em ninguém, branco ou nulo são 17,3%. Outro, 3,7%.

No levantamento sobre rejeição estimulada, a pergunta é “Em qual desses você não votaria em nenhuma hipótese?”. O mais citado pelos entrevistados é o candidato João Coser, com 25,5%. Em seguida vem Capitão Assumção com 17,7% e em terceiro Neuzinha com 8,3%.

Em seguida, no levantamento sobre rejeição, em quarto está Gandini, com 7,5%, seguido de Coronel Nylton, com 7,3%, Delegado Pazolini, com 5,5%, Namy Chequer com 5,3%, Mazinho com 2,8%, Sergio Sá com 2,8%, Fabio Louzada com 1,8%, Gilbertinho Campos (Psol) com 1,7%, Halpher Luiggi (PL) com 1,5%, Eron Domingos (PRTB) com 1,3% e Raphael Furtado (PSTU) com 1,2%. Dos entrevistados, 6,3% rejeitam todos os candidatos e 17,8% não rejeitam nenhum. Não sabem, não responderam foram 14,2%.

Leia mais:  'Espírito Santo será a capital do ESG no mundo'

A pesquisa realizou 600 entrevistas, face a face, com o eleitor entre os dias 2 e 3 de outubro. Todas as medidas de prevenção e segurança preconizadas pelas autoridades sanitárias em função da pandemia de covid-19 foram respeitadas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e a confiabilidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-04597/2020.

Fonte: Folha Vitória.

publicidade

Política e Governo

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicado

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

Leia mais:  Justiça proíbe Capitão Assumção de usar farda da PM em material de campanha

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Continue lendo

Política e Governo

Puppim toma posse no TJES e fala em responsabilidade: “Entusiasmo”

Publicado

Novo desembargador do TJES, Alexandre Puppim foi empossado pela Corte nesta quinta-feira

integrantes do Sistema de Justiça, autoridades e familiares participaram da solenidade de posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) Alexandre Puppim, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (12), no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). A sessão foi presidida pelo presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr.

Na cerimônia, Puppim foi acompanhado ao Tribunal Pleno pelo decano, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, e pelo último empossado, desembargador Marcos Valls Feu Rosa. Em seguida, o novo integrante da Corte prestou o compromisso legal para exercer o cargo e foi agraciado com o colar do mérito judiciário, uma das mais altas honrarias concedidas pela Justiça estadual.

Samuel Meira.
Cerimônia contou com a presença do governador Renato Casagrande – Foto por TJES

Já a tarefa de dar as boas-vindas ao novo integrante do Tribunal Pleno ficou a cargo do desembargador Carlos Simões Fonseca, que fez algumas reflexões sobre o difícil e gratificante ofício de julgar, que agora faz parte dessa nova etapa da carreira jurídica de Alexandre Puppim.

“A posse de vossa excelência em nossa Casa de Justiça é motivo de grande contentamento, com sua brilhante trajetória profissional, certamente um diferencial que trará novos ares, nova visão do Direito, e a experiência de quase 30 anos de uma intensa advocacia privada”, ressaltou o desembargador Carlos Simões.

Leia mais:  Casagrande participa de nova reunião do Fórum de Governadores, em Brasília

Imagem ilustrativa da imagem Puppim toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça do ES

Puppim agradeceu pela calorosa recepção e verdadeira acolhida que recebeu no Tribunal de Justiça, o que o fez se sentir genuinamente em casa.

“Por isso, é com muita alegria, entusiasmo e plena consciência da responsabilidade que assumo, que me disponho a atuar e a enfrentar os novos desafios que se apresentam, buscando contribuir para a constante evolução desta Justiça, que já foi analógica, tornou-se digital, e agora pretende, como sempre bem ressalta o nosso presidente, ser uma justiça verdadeiramente inteligente”, enfatizou o novo desembargador.

“É muito bom a gente ter no tribunal mais uma pessoa com grande capacidade, com valores pra poder continuar engrandecendo e fortalecendo uma instituição fundamental pra nós que é o Tribunal de Justiça do Espírito Santo. O Brasil quer, cada vez mais, fortalecer a democracia e, para isso, precisa sempre fortalecer o Poder judiciário, pois é o local que as pessoas buscam preservar e garantir e recuperar os seus direitos”, enfatizou o governador Renato Casagrande, do PSB.

Autoridades do judiciário capixaba posam para foto.
Autoridades do judiciário capixaba posam para foto. – Foto por TJES

“Para a Ordem dos Advogados do ES é uma alegria imensa, pois completamos a vaga do Quinto Constitucional com um profissional de tamanha envergadura que exerceu a advocacia com tanta ética, tanta responsabilidade, com tanta qualidade e um trato maravilhoso com a advocacia. Nos sentimos muito confiantes e temos a certeza de que essa representação será de plena harmonia com a advocacia, pois é isso que esperamos que o representante do Quinto Constitucional faça: represente a cidadania e a advocacia dentro do Tribunal de Justiça”, apontou a presidente da OAB ES, Érica Neves.

Leia mais:  Com projeção de alta de 3,1% em 2024, economia capixaba é destaque internacional

A mesa de honra foi composta pelo presidente do TJES, pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Martinez Berdeal, pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado estadual Marcelo Santos, e pela presidente da OAB seccional Espírito Santo, Erica Neves.

Quem é Alexandre Puppim?

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Alexandre Puppim também é pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil, pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), e mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Campos (FDC).

Com mais de 27 anos de experiência na advocacia, integrou diversas Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), e foi professor na Ufes, na Faculdade de Direito Nacional (Finac), no Centro de Ensino Superior de Vila Velha (UVV), atualmente Universidade Vila Velha, e na Faculdade Novo Milênio.

Em 17 de abril deste ano, foi escolhido pelo governador Renato Casagrande, a partir de lista tríplice formada pelo Tribunal Pleno, para ocupar a vaga destinada ao quinto constitucional, aberta com a aposentadoria do desembargador Anníbal de Rezende Lima. O novo membro da Corte tomou posse administrativa no dia 29 de abril, data em que já começou a atuar na Justiça estadual.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana