conecte-se conosco


Cidades

Pesquisa capixaba identifica fertilizante de cálcio e magnésio nanoparticulado eficaz para as necessidades do conilon

Publicado

A cafeicultura é uma importante atividade agrícola no Brasil, responsável pela geração de empregos e contribuindo diretamente para o agronegócio e a economia do país. Dentre as práticas que contribuem para o sucesso da produção cafeeira, a nutrição mineral é fundamental.

Leia mais:  Tarifa do Transcol terá reajuste de 7,14% a partir deste domingo (08)

Nutrientes como cálcio e magnésio são indispensáveis para as plantas expressarem seu potencial produtivo. A pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Montanha, avaliou a eficiência da tecnologia de nanoparticulado no fornecimento de cálcio e magnésio no café conilon.

O trabalho foi realizado em uma área comercial de café conilon com 25.000 plantas, totalizando 7,5 hectares, localizada no município de São Mateus. O experimento foi conduzido durante 12 meses. Antes da aplicação do produto nanoparticulado, foram realizadas análises químicas de solo e de plantas da área, para identificar o comportamento da fertilidade e o estado nutricional. A tecnologia do nanoparticulado foi aplicada no solo, via sistema de fertirrigação.

A pesquisa envolveu professores, doutores, profissionais e estudantes de agronomia. Os resultados indicam que as doses de 10 a 15 litros de LithoCal por hectare por ano, parcelados de 2 a 3 vezes, suprem as demandas de cálcio e magnésio no solo e na planta. Além disso, a pesquisa descreve que o produto, quando aplicado no bulbo de irrigação, supre a necessidade de correção da acidez do solo.

Leia mais:  Idaf alerta sobre exigências para corte e comercialização do palmito

“Isso significa que o produto tem a capacidade de se dissolver liberando cálcio e magnésio na solução do solo na sua forma solúvel, prontamente disponível e facilmente absorvida pelas plantas. O LithoCal não é um corretivo de acidez do solo, mas seu uso promove a elevação do pH no bulbo de irrigação tanto na superfície quanto na subsuperfície”, destacou Wesley Nunes, gerente Comercial da Litho Plant.

O LithoCal é uma alternativa para disponibilizar cálcio e magnésio para o sistema radicular das plantas de maneira rápida e eficiente, além de diminuir a atividade do alumínio e, consequentemente, melhorar o crescimento das raízes e aumentar a atividade microbiana do solo.

A Litho Plant é uma empresa referência no desenvolvimento de biofertilizantes no Brasil e atualmente é a única empresa com 4 registros no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para produção de biofertilizantes de substâncias húmicas, extrato de algas, aminoácidos e biofertilizante composto.

Uma novidade é que, associada à formulação do LithoCal, já está adicionado 5% do biofertilizante de extrato de algas.

Fonte: Agro Business

publicidade

Cidades

​Prefeitura de Vila Velha abre 3.385 vagas para Educação de Jovens e Adultos

Publicado

A rede municipal de ensino de Vila Velha está disponibilizando 3.385 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, a modalidade é oferecida em 13 escolas, distribuídas em todas as cinco regiões administrativas da cidade.
 
A EJA é a modalidade de ensino destinada a garantir o acesso e a permanência na escola aos jovens, adultos e idosos que não ingressaram ou não deram continuidade aos estudos no Ensino Fundamental, na idade própria.
 
Para efetuar a matrícula, que acontece durante todo o ano, os interessados devem comparecer a uma das escolas mais próximo da sua residência que oferecem a modalidade. É necessário estar munido da certidão de nascimento ou de casamento, documento de identificação (RG, CTPS ou CNH), declaração ou histórico escolar e comprovante de residência. Para os menores de 18 anos, a matrícula deverá ser realizada pelo responsável legal.
 
A idade inicial mínima para fazer EJA no Brasil é 15 anos para o ensino fundamental e a partir de 18 anos para o ensino médio, de acordo com a disposição da ei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
 
Confira a relação de escolas com a oferta da Educação de Jovens e Adultos:

Leia mais:  Suzano busca ampliar parcerias florestais no sul do ES

Região 1
UMEF Deputado Mikeil Chequer (Boa Vista II)
UMEF Irmã Feliciana Garcia (Ilha dos Ayres)
UMEF Senador João de Medeiros Calmon (Praia das Gaivotas)
 
Região 2
UMEF Guilherme Santos (Santa Inês)
 
Região 3
UMEF Leonel de Moura Brizola (Santa Rita)
UMEF Macionília Maurício Bueno (Ilha das Flores)
 
Região 4
UMEF Juiz Jairo Mattos Pereira (São Torquato)
UMEF Joffre Fraga (Vale Encantado)
 
Região 5
UMEF Alger Ribeiro Bossois (Cidade da Barra)
UMEF Aly da Silva (Ponta da Fruta)
UMEF Governador Christiano Dias Lopes Filho (São Conrado)
UMEF Professor Darcy Ribeiro (Morada da Barra)
UMEF Professor Paulo César Vinha (Terra Vermelha)

Continue lendo

Cidades

Iniciada reforma e ampliação em mais uma escola em Jaguaré

Publicado

Prefeitura de Jaguaré iniciou reforma e ampliação da Emef Cipriano Coco; previsão para o término da execução da obra é de doze meses; escola atende quase 700 alunos de diversas regiões do município

O ano de 2025 em Jaguaré começou com muito trabalho. A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Seme deu início às obras de reforma e ampliação na Escola Municipal de Ensino fundamental – Emef Cipriano, Coco localizada no Centro da cidade. A obra, avaliada no valor de R$ 1.210.300,00 (um milhão, duzentos e dez mil e trezentos reais), está sendo realizada inicialmente com recursos próprios.

A reforma foi iniciada com a retirada das janelas e portas antigas da escola e inclui substituição de portas e janelas, construção de dois banheiros acessíveis, aplicação de nova camada de pintura, reparos na cobertura, revisão da infraestrutura elétrica e hidráulica, bem como o aprimoramento da quadra poliesportiva. Além disso, está prevista a expansão das instalações por meio da construção de duas novas salas de aula e a cobertura do bloco B. A previsão de término da obra é de um ano.

Leia mais:  Banco do Nordeste anuncia a criação da Superintendência Estadual do Espírito Santo

Comunidades que a escola atende

A escola recebe estudantes da faixa etária entre 06 e 10 anos de idade e atende as comunidades Nova Esperança, Palmital, Trevisan limitando-se a Rua Altemar Cerutti e o Centro até o trevo (saída para Km 41 e Comunidade Nossa Senhora de Fátima) e ainda alunos da área rural onde não há unidade de ensino próxima da residência e tenham necessidade de atendimento.

São os casos das comunidades de Santo Anjo, Vargem Grande, Santo Antônio de Pádua, Jundiá, Dagostini/Rotary clube, comunidade do Córrego do Laço e São Paulinho. A escola também atende alunos de Educação de Jovens e Adultos – EJA, 1º e 2º segmentos, acima de quinze anos de idade em todo município.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana