conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Pesquisadores da USP descobrem gene que pode proteger contra a Covid-19

Publicado

Desde o início da pandemia, em 2020, equipe de cientistas analisaram 86 casais e seis continuaram sorodiscordantes

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) fizeram uma descoberta significativa que pode revolucionar a forma como entendemos a proteção contra a Covid-19. Desde o início da pandemia, em 2020, a equipe de cientistas analisaram 86 casais sorodiscordantes, onde um dos parceiros foi infectado pelo vírus, enquanto o outro permaneceu saudável, apesar do contato próximo e contínuo.

Ao longo do tempo, a maioria dos casais acabou se infectando, mas em seis casos notáveis, um dos parceiros não contraiu a doença. Em todos esses casos, as mulheres foram as que não se infectaram. A pesquisa aprofundada revelou que essas mulheres apresentavam uma expressão aumentada do gene IFIT3, já conhecido por sua resposta antiviral. Este gene já havia sido associado à proteção contra outras doenças, como dengue, adenovírus e hepatite B, mas sua ligação com a COVID-19 é uma novidade promissora.

A presença elevada do gene IFIT3 parece desempenhar um papel crucial na prevenção da multiplicação do vírus da Covid-19 nas células, impedindo assim a manifestação da doença. Esta descoberta é a primeira a demonstrar a proteção conferida por este gene específico contra o Covid-19.

Leia mais:  Desidratação é mais grave na terceira idade; saiba os riscos

publicidade

Medicina e Saúde

Idoso vai parar no hospital e é internado com objeto de 40 cm no ânnus

Publicado

Um fato inusitado foi registrado na última segunda-feira (13) no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

Conforme apurou o ClickPB, um idoso de 68 anos deu entrada na unidade hospitalar com um objeto de 40 cm no ânus.

Segundo informações obtidas pela reportagem, o idoso chegou ao local em um carro particular, por volta das 18h.

Ele passou por cirurgia para retirada do objeto e está internado. O quadro clínico é estável.

Leia mais:  Desidratação é mais grave na terceira idade; saiba os riscos
Continue lendo

Medicina e Saúde

SAMU 192 do Norte Capixaba Inicia Nova Fase com Apoio e Compromisso com a População

Publicado

Uma nova fase de acolhimento e fortalecimento para o SAMU 192 do Norte Capixaba está em pleno andamento. Durante toda a semana, as equipes do SAMU foram recebidas com carinho e apoio pelo Consórcio CIM Norte e pelo novo prestador de serviços de mão de obra, garantindo um atendimento ainda mais eficiente à população. O objetivo é aprimorar a qualidade dos serviços prestados e oferecer mais segurança para os cidadãos.

O Consórcio CIM Norte, responsável pela gestão do SAMU na região, reafirma seu compromisso com o bem-estar da população, refletindo diretamente em uma cobertura 100% do SAMU 192 em todo o Estado do Espírito Santo. Esse avanço é fruto do esforço contínuo e da dedicação do Governo do Estado, liderado pelo governador Renato Casagrande, que tem trabalhado incansavelmente para melhorar a saúde pública e o atendimento de urgência e emergência no estado.

Gestão do SAMU sob a responsabilidade do CIM Norte

O superintendente do Consórcio CIM Norte, Daniel Bissoli, destacou a importância dessa mudança na gestão do SAMU, enfatizando que a nova estrutura permitirá um atendimento mais ágil e eficaz. “A gestão do SAMU pelo Consórcio CIM Norte é um marco importante para os municípios parceiros. Com isso, temos a possibilidade de unificar esforços e otimizar a resposta de emergência, beneficiando toda a população da região Norte. Estamos trabalhando com foco no aprimoramento contínuo, garantindo que o SAMU 192 atenda com excelência todas as cidades do Norte do Espírito Santo”, afirmou Bissoli.

Leia mais:  Jovem viciado em vape desde os 13 anos é internado com pulmões de idoso e faz campanha contra os aparelhos

O apoio total do Presidente do Consórcio, Edilson Monteiro
O Presidente do Consórcio CIM Norte, Edilson Monteiro, também se manifestou sobre o novo momento do SAMU 192, reafirmando o total apoio da gestão aos municípios parceiros. “Nosso compromisso é com a melhoria constante da qualidade dos serviços de saúde prestados à população. A gestão do SAMU é um desafio importante, mas estamos totalmente comprometidos em apoiar os municípios de nossa região. Nosso trabalho é garantir que todas as cidades do Norte do Espírito Santo tenham um atendimento eficiente, rápido e humanizado, e que possamos fortalecer ainda mais a rede de urgência e emergência. Estaremos juntos, lado a lado, em cada etapa desse processo”, destacou Edilson.

A união de esforços para um atendimento mais humanizado

Fernanda Milanese, superintendente da Rede Cuidar, ressaltou a importância da parceria e da colaboração entre os diversos envolvidos nesse processo. “Este é um momento de renovação para o SAMU 192 e o Consórcio CIM Norte. Com essa nova fase, podemos olhar para frente, com a confiança de que estamos oferecendo aos cidadãos o melhor atendimento de urgência e emergência. Vamos deixar para trás o que passou e seguir unidos com um único objetivo: atender com mais qualidade e humanização”, declarou Fernanda.

Leia mais:  Desidratação é mais grave na terceira idade; saiba os riscos

A presença também de outras autoridades e representantes da saúde, como o Diretor do SAMU, Saulo Guedis, e a empresa IPAS, que passará a administrar a mão de obra do SAMU, reforçou o compromisso com a eficiência e excelência no atendimento.

Essa mudança na gestão do SAMU 192 demonstra a contínua evolução do sistema de saúde pública no Espírito Santo, garantido que cada cidadão receba o atendimento necessário, com mais rapidez e qualidade, sempre com foco no cuidado e na vida.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana