conecte-se conosco


São Mateus

Petrocity quer iniciar obras no 1º trimestre de 2020 e operação até o final de 2023

Publicado

Diretor-presidente da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa (direita), foi homenageado recentemente pela Câmara de Vereadores de São Mateus.

A Petrocity pretende iniciar as obras da retroárea do Complexo Portuário São Mateus no primeiro trimestre de 2020, e a operação até o final de 2023. A informação é do diretor-presidente José Roberto Barbosa da Silva, em entrevista à Rede TC, antes da sessão solene especial realizada pela Câmara de São Mateus nesta quinta-feira (19). Segundo ele, o planejamento inicial previa que o empreendimento começasse com a instalação do porto até chegar às retroáreas.

“Mas como as licenças do Iema estão demorando um pouco mais do que o previsto, vamos começar as obras pelo lado inverso, pelas unidades de apoio, as estações de tratamento de efluentes, de água, a subestação de energia elétrica, nosso deck de comunicação, as duas unidades fotovoltaicas, o prédio administrativo, e, assim que sair a licença do Iema, seguimos para a instalação e implantação do porto”, explicou José Roberto.

De acordo com ele, as providências administrativas para o início das obras já foram tomadas. “Já temos as licenças de instalação das primeiras bases de energia. Paralelamente a isso está avançando a licença do Iema. Estamos nos últimos ajustes, faltando apenas alguns estudos complementares. Inclusive, a informação que recebi dos almirantes da Marinha é que eles já estão startando os requerimentos para a construção de uma área contígua à do porto. Vão seguir um licenciamento, que me parece via Ibama. São licenças distintas, apesar de que, na primeira fase, eles vão utilizar os berços da Petrocity para atracação de grandes embarcações e, também, de lanchas de apoio, a unidade de 5 mil metros, que é a área habitacional deles, e as salas de apoio administrativo.”

Leia mais:  São Mateus: Atendimento psicológico gratuito é oferecido durante a pandemia

Segundo José Roberto, quando entrar em operação, o porto já começa a trabalhar com carga geral e de apoio offshore. “Vamos ter contêineres, rochas ornamentais, produtos da agricultura, veículos, chamadas cargas roll-off, madeira, celulose, tudo aquilo que está disponível aqui no norte. Por incrível que pareça, as cargas que hoje são movimentadas pelo Espírito Santo, todas estão no norte do Estado”, complementou.

Esta é a primeira fase e a mais importante do projeto que também contempla a construção de um ramal ferroviário que vai ligar São Mateus a Sete Lagoas, na região central do estado de Minas Gerais. Este ramal contará com cinco entrepostos de cargas, sendo um deles em Governador Valadares. A Estada de Ferro Minas Espírito Santo (EFMES) será exclusiva para transporte de cargas, vai atender a região central do país e será importante para encurtar o trecho das principais rodovias que servem de escoamento de produção do nordeste brasileiro para o porto de São Mateus. A Unidade de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTAC) significa um investimento de R$ 56 milhões em Valadares. O valor total do projeto está orçado em R$ 6,5 bilhões.

Leia mais:  Servidores da Saúde mais protegidos para combater o Coronavírus em São Mateus

publicidade

São Mateus

Governo do estado garante mais cursos de qualificação para São Mateus

Publicado

As vagas são para o programa Qualificar-ES, do Governo do estado e as inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (19)

São Mateus – Vai até amanhã (quinta-feira, 19) o prazo para inscrições gratuitas para concorrer à vagas em até dois cursos profissionalizantes, com certificado, pelo programa Qualificar-ES, do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico – Sectides.

São diferentes editais e a distribuição de vagas prioriza os moradores dos bairros onde acontecerão as aulas: os cursos de Confeitaria (noturno) e Tortas e Massas (vespertino), por exemplo, são preferencialmente para moradores do Bairro Vitória, enquanto no curso de Inglês Básico as vagas são prioritariamente para moradores do Bairro Boa Vista.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site www.qualificar.es.gov.br até o dia 19/05/2022. A lista de classificados será publicada dia 01/06/2022 e as aulas terão início dia 07/06/2022.  

 

ATENÇÃO AOS LOCAIS DISPONIBILIZADOS:

BAIRRO AYRTON SENNA

Opções de cursos: Assistente de Secretaria Escolar (matutino), Assistente Administrativo (vespertino), Auxiliar de Departamento Pessoal (noturno), Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (matutino, vespertino e noturno)

Leia mais:  Homem morre afogado em lagoa na zona rural de São Mateus

Local dos cursos: Centro de Referência da Juventude – CRJ de São Mateus

Endereço: Avenida Gileno Santos,495 – Ayrton Senna, São Mateus – ES

 

BAIRRO VITÓRIA

Opções de cursos: Tortas e Massas (vespertino), Confeitaria (noturno) 

Local dos cursos: Centro de Referência da Juventude – Paróquia de Santo Antônio (Paróquia Daniel Comboni)

Endereço: Avenida Dom José Dalvit, 995 – Vitória, São Mateus – ES

 

BOA VISTA

Opção de curso: Inglês Básico (matutino)

Local do curso: Secretaria Municipal de Assistência Social

Endereço: Rua Dr. Ademar de Oliveira Neves, 100 – Boa Vista, São Mateus – ES

CURSOS EXCLUSIVOS PARA MULHERES – PARCERIA COM O AGENDA MULHER

Opção de curso: Bolos e suas Variações (matutino) 

Local do Curso: Paróquia de Santo Antônio (Paróquia Daniel Comboni)    

Endereço: Avenida Dom José Dalvit, 995 – Vitória, São Mateus – ES    

 

REQUISITOS

Para inscrever-se é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula, residir no Município de São Mateus, onde o curso será realizado e ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever. Para os cursos da área de Saúde, a idade mínima é de 18 anos.

Leia mais:  São Mateus: Atendimento psicológico gratuito é oferecido durante a pandemia

Continue lendo

São Mateus

Jogos Escolares 2022 (JEES) tem abertura oficial em São Mateus

Publicado

Com direito a Pira Olímpica e desfile das equipes, com a presença de autoridades e delegações dos Municípios que fazem parte da Região VI – São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Montanha, Pinheiros e Ponto Belo – foi realizada ontem (16), na quadra do Centro de Vivência Amélia Boroto, a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares 2022 em São Mateus (JEES).

O Município está sediando as competições de esportes coletivos – vôlei, handebol, basquete e futebol de salão, masculino e feminino, infantil – até 14 anos – e juvenil – 15 a 17 anos – que definem os representantes da Região VI nas finais estaduais dos Jogos, em Guarapari, de onde sairão os representantes capixabas para as etapas nacionais.

As finais estaduais, infantil e juvenil, acontecerão de 06 a 11 de junho (infantil + Festival Paralímpico) e 20 a 25 de junho (juvenil), no Sesc, de Guarapari. As etapas nacionais serão em Aracaju, Rio de Janeiro e São Paulo.

EXPERIÊNCIA PARA A VIDA

Para a secretária municipal de Educação, Luciana Moreira, a competição “é uma marca que esses atletas levarão por toda a vida. São Mateus tem muito orgulho por estar sediando essa edição do evento”. 

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, lembrou que essa edição do JEES tem um significado ainda mais especial, pois é o primeiro realizado desde o início da pandemia. 

Leia mais:  Ondas de mosquitos invadem São Mateus e população pede a volta do Fumacê

EQUIPES EM QUADRA

A diferença básica entre as modalidades infantil e juvenil, além da idade, é que no infantil são as escolas que disputam as vagas, enquanto no juvenil são seleções locais, formadas a partir dos times escolares.

As escolas-equipes que representam São Mateus nessa etapa da competição são as seguintes:

Categoria Infantil – até 14 anos:

Futsal, masculino e feminino: EMEF Vereador Laurindo (Bairro Litorâneo)

Vôlei, masculino e feminino: EMEF Aviação 

Basquete, masculino: Colégio Alternativa

Handebol, feminino: Colégio Alternativa

Para a disputa regional, categoria juvenil – 15 a 17 anos – foram selecionadas as seguintes equipes:

Base do futsal, masculino e feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do vôlei feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do basquete masculino: EEEFM Wallace Dutra

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DOS JOGOS

As competições acontecem de segunda a quinta-feira na quadra do Centro de Vivência – Bairro Carapina. As partidas de sexta e sábado serão na quadra do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc) – Bairro Universitário.

A tabela para a região VI com todos os jogos, horários e locais está no link https://sesport.es.gov.br/Media/Sesport/GEECL/JEES/Regi%C3%A3o%20VI%20-%20S%C3%83O%20MATEUS-1.pdf 

Leia mais:  Prefeitura de São Mateus tomará medidas após investigação das acusações de assédio de médico

Os representantes estaduais para esportes individuais – atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica), xadrez – e os atletas das competições paralímpicas – atletismo, parabadminton, bocha, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado -, estudantes-atletas que irão para as disputas nacionais, serão definidos em competições classificatórias que acontecerão a partir de 4 de junho.

RESULTADOS DESTA SEGUNDA-FEIRA

HFI – Lago Dos Cisnes – São Mateus 1 X 31  Emir de Macedo – Pinheiros

HMI – CEI Educação Rural – Boa Esperança 17 X 09  Benônio Falcão – Conceição Da Barra

HFJ  – Seleção de Montanha – 5 x 15 – Seleção de Boa Esperança 

HMJ – Seleção de Pinheiros – 17 x 10 Seleção de Conceição da Barra

FFI –  Laurindo Samaritano – São Mateus –  2 X 1  Domingos Martins – Montanha

FMI – Laurindo Samaritano – São Mateus – 1X 8 –  Domingos Martins – Montanha

FMI – Emir Macedo – Pinheiros  1 X 1  Maria Magdalena – Ponto Belo 

FFJ – Seleção de São Mateus 8 X 1 Seleção de Pinheiros

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana