conecte-se conosco


São Mateus

Petrocity quer iniciar obras no 1º trimestre de 2020 e operação até o final de 2023

Publicado

Diretor-presidente da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa (direita), foi homenageado recentemente pela Câmara de Vereadores de São Mateus.

A Petrocity pretende iniciar as obras da retroárea do Complexo Portuário São Mateus no primeiro trimestre de 2020, e a operação até o final de 2023. A informação é do diretor-presidente José Roberto Barbosa da Silva, em entrevista à Rede TC, antes da sessão solene especial realizada pela Câmara de São Mateus nesta quinta-feira (19). Segundo ele, o planejamento inicial previa que o empreendimento começasse com a instalação do porto até chegar às retroáreas.

“Mas como as licenças do Iema estão demorando um pouco mais do que o previsto, vamos começar as obras pelo lado inverso, pelas unidades de apoio, as estações de tratamento de efluentes, de água, a subestação de energia elétrica, nosso deck de comunicação, as duas unidades fotovoltaicas, o prédio administrativo, e, assim que sair a licença do Iema, seguimos para a instalação e implantação do porto”, explicou José Roberto.

Leia mais:  Projeto de Isamara proíbe músicas de teor sexual e violento em trenzinhos da alegria

De acordo com ele, as providências administrativas para o início das obras já foram tomadas. “Já temos as licenças de instalação das primeiras bases de energia. Paralelamente a isso está avançando a licença do Iema. Estamos nos últimos ajustes, faltando apenas alguns estudos complementares. Inclusive, a informação que recebi dos almirantes da Marinha é que eles já estão startando os requerimentos para a construção de uma área contígua à do porto. Vão seguir um licenciamento, que me parece via Ibama. São licenças distintas, apesar de que, na primeira fase, eles vão utilizar os berços da Petrocity para atracação de grandes embarcações e, também, de lanchas de apoio, a unidade de 5 mil metros, que é a área habitacional deles, e as salas de apoio administrativo.”

Segundo José Roberto, quando entrar em operação, o porto já começa a trabalhar com carga geral e de apoio offshore. “Vamos ter contêineres, rochas ornamentais, produtos da agricultura, veículos, chamadas cargas roll-off, madeira, celulose, tudo aquilo que está disponível aqui no norte. Por incrível que pareça, as cargas que hoje são movimentadas pelo Espírito Santo, todas estão no norte do Estado”, complementou.

Leia mais:  13º Batalhão em São Mateus divulga balanço dos 3 dias de Operação Carnaval 2021

Esta é a primeira fase e a mais importante do projeto que também contempla a construção de um ramal ferroviário que vai ligar São Mateus a Sete Lagoas, na região central do estado de Minas Gerais. Este ramal contará com cinco entrepostos de cargas, sendo um deles em Governador Valadares. A Estada de Ferro Minas Espírito Santo (EFMES) será exclusiva para transporte de cargas, vai atender a região central do país e será importante para encurtar o trecho das principais rodovias que servem de escoamento de produção do nordeste brasileiro para o porto de São Mateus. A Unidade de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTAC) significa um investimento de R$ 56 milhões em Valadares. O valor total do projeto está orçado em R$ 6,5 bilhões.

publicidade

São Mateus

Passagem de Comando do 13º Batalhão é realizada em São Mateus

Publicado

Na manhã desta terça-feira (14), ocorreu a solenidade de passagem de comando do 13º Batalhão, em São Mateus. Após liderar a Unidade Operacional desde setembro de 2021, o tenente-coronel Jefson Coelho Correia transferiu a gestão ao tenente-coronel Alielso de Oliveira Ribeiro.

O evento contou com a presença do comandante do 2º CPOR, coronel Sandro Roberto Campos, além de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, da Polícia Civil, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militares, da Polícia Militar da Bahia e diversas outras autoridades civis e militares.

Durante a cerimônia, o tenente-coronel Jefson Coelho Correia foi homenageado por sua destacada atuação à frente do 13º BPM. Sob sua liderança, a Unidade registrou avanços importantes no fortalecimento da segurança pública, com a consolidação de parcerias institucionais e o estreitamento dos laços com a comunidade local.

Em seu discurso de despedida, o tenente-coronel Jefson expressou gratidão aos militares e autoridades que colaboraram na área de jurisdição do 13º BPM, relembrando momentos marcantes de sua trajetória e as conquistas obtidas durante seu comando.

Leia mais:  Na Câmara, Sest/Senat reforça prevenção de mortes no trânsito

O comandante do 2º CPOR, coronel Sandro Roberto Campos, encerrou a solenidade parabenizando o tenente-coronel Jefson pelos resultados alcançados e desejando sucesso ao tenente-coronel Alielso de Oliveira Ribeiro em sua nova missão.

Continue lendo

São Mateus

UFES-São Mateus – Inscrições abertas até dia 31 para Licenciatura em Educação do Campo

Publicado

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Ufes) está com inscrições abertas para 160 vagas em cursos de Licenciatura em Educação do Campo, nos campi de Goiabeiras e de São Mateus. Pessoas interessadas devem enviar a documentação exigida até 31 de janeiro,  por meio do formulário on-line disponível no site do Processo Seletivo. A classificação será feita por meio da avaliação do memorial produzido pelo candidato, descrevendo sua vida, trajetória política e lutas sociais, além da sua história de vinculação com a educação do campo.

As oportunidades se destinam prioritariamente a jovens e adultos residentes em comunidades do campo. Caso existam vagas remanescentes, elas serão  ofertadas para  professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que não possuem licenciatura na área de atuação; além de professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo, vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais do campo, ou com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo.

Leia mais:  Abastecimento de água normalizado volta a trazer mais tranquilidade em São Mateus

Serão ofertadas as seguintes Licenciaturas, com 40 vagas cada uma: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física), em Goiabeiras; Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia), em Goiabeiras e em São Mateus; e Ciências Naturais (Química, Física e Biologia), em São Mateus.

O edital completo está disponível na página de acompanhamento da seleção. Outras informações também podem ser obtida pelo e-mail [email protected].

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana