conecte-se conosco


São Mateus

Petrocity quer iniciar obras no 1º trimestre de 2020 e operação até o final de 2023

Publicado

A Petrocity pretende, agora, iniciar as obras da retroárea do Complexo Portuário São Mateus no primeiro trimestre de 2020, e a operação até o final de 2023. A informação é do diretor-presidente José Roberto Barbosa da Silva. Segundo ele, o planejamento inicial previa que o empreendimento começasse com a instalação do porto até chegar às retroáreas.

“Mas como as licenças do Iema estão demorando um pouco mais do que o previsto, vamos começar as obras pelo lado inverso, pelas unidades de apoio, as estações de tratamento de efluentes, de água, a subestação de energia elétrica, nosso deck de comunicação, as duas unidades fotovoltaicas, o prédio administrativo, e, assim que sair a licença do Iema, seguimos para a instalação e implantação do porto” – explicou José Roberto.

De acordo com ele, as providências administrativas para o início das obras já foram tomadas. “Já temos as licenças de instalação das primeiras bases de energia. Paralelamente a isso está avançando a licença do Iema. Estamos nos últimos ajustes, faltando apenas alguns estudos complementares. Inclusive, a informação que recebi dos almirantes da Marinha é que eles já estão startando os requerimentos para a construção de uma área contígua a do porto. Vão seguir um licenciamento, que me parece via Ibama. São licenças distintas, apesar de que, na primeira fase, eles vão utilizar os berços da Petrocity para atracação de grandes embarcações e, também, de lanchas de apoio, a unidade de 5 mil metros, que é a área habitacional deles, e as salas de apoio administrativo”.

Leia mais:  Paulo mostra avanços para construir centro educacional no antigo Greca

Segundo José Roberto, quando entrar em operação, o porto já começa a trabalhar com carga geral e de apoio offshore. “Vamos ter contêineres, rochas ornamentais, produtos da agricultura, veículos, chamadas cargas roll-off, madeira, celulose, tudo aquilo que está disponível aqui no norte. Por incrível que pareça, as cargas que hoje são movimentadas pelo Espírito Santo, todas estão no norte do Estado” – complementou.

 

publicidade

São Mateus

Rodrigo da Cozivip recebe medalha da Câmara: “Nós somos apaixonados por São Mateus”

Publicado

Homenagem pe de autoria do vereador presidente Paulo Fundão

São Mateus – Proposta pelo vereador presidente Paulo Fundão e aprovada por unanimidade no plenário, a homenagem ao empresário Rodrigo Azevedo Batista (Rodrigo da Cozivip) foi concretizada num ambiente descontraído e de gratidão. A entrega da Medalha Amigos de São Mateus aconteceu na noite desta segunda-feira (9/12), no Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão, durante a sessão ordinária do Parlamento Municipal. A homenagem faz parte das celebrações dos 480 anos de São Mateus, cuja entrega de títulos, medalhas e comendas honoríficas foi concentrada na sessão solene realizada em 30 de novembro, no Sesc.

Ao recepcionar o homenageado, o anfitrião Paulo Fundão destacou virtudes do empreendedor, classificando-o como “grande amigo”. O presidente do Legislativo lembrou inclusive que apoiou a candidatura de Rodrigo a deputado estadual, em 2022, pleito em que o empresário recebeu 10.971 votos.

Descontraído, Rodrigo utilizou a tribuna para agradecer a honraria. E começou brincando com os parlamentares. “Desculpe-me, pois não tenho o dom da palavra; meu negócio é marmita”, ressaltou, lembrando o segmento industrial em que se projetou como fornecedor principalmente do segmento de petróleo e gás.

Leia mais:  Justiça determina reintegração de posse de propriedade ocupada pelo MST em São Mateus

Rodrigo ressaltou que ele e o irmão e sócio Marcus de Azevedo Batista (prefeito eleito de São Mateus) chegaram à cidade há 24 anos, “puxando a cachorrinha”. Ao valorizar a homenagem, ressaltou que ao deixar Linhares para empreender em São Mateus encontrou um novo lar: “Aqui me tornei homem, empresário, pai”.

Sem esconder a emoção, Rodrigo reforçou que estava muito orgulhoso pelo reconhecimento: “Nós somos apaixonados por São Mateus”. O empresário ainda elogiou o Parlamento Municipal: “Grande emoção em falar que vocês fazem a diferença. Os vereadores de São Mateus fazem a diferença. Tem que ter vocês no jogo. Estou muito feliz de estar aqui hoje, do fundo do meu coração”.

O linharense Rodrigo Azevedo Batista nasceu em 16 de agosto de 1975. Casado com Viviane Bonfim Azevedo, é pai de Sara e Rodrigo Filho.

MAIS HOMENAGENS

Na sessão desta segunda-feira, a Câmara de São Mateus entregou títulos e comendas a outros três homenageados. Rômulo Brito Sírio e a esposa Júlia Peruchi Guimarães Brito receberam títulos de cidadania honorária “Cidadão Mateense”, em homenagem proposta pelo vereador Paulo Fundão. O cantor Carlinhos Rocha (Carlos Santos Rocha) recebeu a “Comenda de Mérito Herinéa Lima Oliveira”, por indicação do vereador Carlinho Simião. Todas as homenagens foram aprovadas por unanimidade.

Leia mais:  Circuito Sabores une quatro eventos gastronômicos em São Mateus e Linhares

Continue lendo

São Mateus

PF cumpre mandados em ação contra desvio de dinheiro em São Mateus e Pedro Canário

Publicado

Investigadores apuram o favorecimento de empresas em 250 licitações, com valor total de R$ 5 milhões

Agentes da Polícia Federal cumpriram, na manhã nesta terça-feira (10), 18 mandados de busca e apreensão em uma ação que investiga o desvio de recursos públicos em São Mateus e Pedro Canário, decorrentes do direcionamento de licitações para beneficiar empresários. 

As investigações, segundo a Polícia Federal, indicam uma série de fraudes em licitações que favoreceram empresas específicas. De acordo com a PF, duas dessas empresas venceram 250 licitações públicas, com contratos que somados chegam a R$ 5 milhões.

Ao todo, 50 policiais federais participaram da ação, que teve ainda o apoio da Corregedoria-Geral da União. 

O objetivo da operação, de acordo com a PF, é colher elementos sobre a relação entre empresários e servidores públicos municipais, bem como quantificar os prejuízos causados ao erário. 

Além das buscas e apreensões, a 3ª Vara Criminal de São Mateus determinou o bloqueio de valores em contas bancárias até o limite das contratações apuradas, como medida para assegurar o ressarcimento ao patrimônio público.

Leia mais:  Justiça determina reintegração de posse de propriedade ocupada pelo MST em São Mateus

De acordo com a apuração dos investigadores da Polícia Federal, também teria ocorrido uma movimentação financeira intensa entre os empresários envolvidos e servidores públicos, além de familiares.

No cumprimento das medidas cautelares, foram apreendidos sete veículos e bloqueados valores depositados em contas bancárias dos investigados. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana