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São Mateus

Petrocity vai investir quase R$ 250 milhões na construção de rebocadores para o porto em São Mateus

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O Grupo Petrocity acaba de ter aprovado empréstimo de quase R$ 250 milhões para construir quatro rebocadores pela Petrocity Navegação para apoio às atividades do Terminal de Uso Privativo (TUP) de Urussuquara, em São Mateus.

O projeto da empresa é o primeiro da lista de 28 publicados na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial da União (DOU) na Resolução  214, de 12 de dezembro de 2024, do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante.

Segundo o presidente do grupo, José Roberto Barbosa da Silva, os quatro rebocadores 2800 W serão construídos no estaleiro Rio Maguary S/A, no Pará, e servirão de apoio às atividades da Petrocity Portos e também de outros “portos amigos”, conforme acordos já firmados.

O volume de recursos aprovados pelo Conselho do Fundo de Marinha Mercante ultrapassa os R$ 10 bilhões voltados para ampliar os projetos de infraestrutura portuária e de operação de navegação. Dentre os beneficiários está a Petrobrás, que teve aprovado o financiamento para construir quatro navios.

Imagem projetada de como ficará o complexo da Petrocity Portos em Urussuquara.

INÍCIO

O prazo para que as empresas tomem o financiamento é de 450 dias. José Roberto Barbosa disse que os rebocadores da Petrocity Navegação começarão a ser construídos no primeiro semestre de 2025. “Vamos agora cumprir alguns trâmites de documentos e esperamos começar a construção entre março e abril. É mais um avanço nos nossos projetos”, disse o CEO.

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O Grupo Petrocity celebra avanços, ao longo de 2024, nas quatro empresas que o compõem. A Petrocity Portos entregou no dia 17 de janeiro a documentação completa exigida pelo Ibama para emitir a Licença Provisória para construção do porto em Urussuquara. O prazo do órgão é de 180 dias, mas a greve dos servidores atrasou todos os processos.

“Tivemos também a autorização para emissão de Debentures para o Terminal de Urussuquara, além de outros benefícios concedidos este ano”, disse o CEO da empresa.

A Petrocity Navegação teve a aprovação do financiamento para a construção de quatro rebocadores, com recursos do Fundo da Marinha Mercante, para apoio às atividades de seu porto em São Mateus e a outros portos, mediante acordos operacionais.

A Petrocity Energia obteve a aprovação da lei de autoria do Poder Executivo concedendo incentivos fiscais para construir uma usina termoelétrica em São Mateus, possibilitando que dispute o leilão nacional de reserva energética.

A Petrocity Ferrovias obteve a Declaração de Utilidade Pública (DUP) da faixa de domínio de 80 metros do curso de duas de suas ferrovias: EF030 (Estrada de Ferro Juscelino Kubitscheck, entre Barra de São Francisco e Brasília, e da EF355 (Estrada de Ferro Planalto Central), entre Brasília e Maria Rosa (GO), onde se integrará ao grid ferroviário nacional por meio da Ferrovia Norte Sul (Itaqui-MA a Santos-SP).

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De acordo com a direção da empresa, foram iniciados também os licenciamentos ambientais das ferrovias, inclusive com autoriazação de captura de animais para subsidiar os estudos a serem apresentados para emissão da licença. A previsão é de que as desapropriações comecem no primeiro trimestre de 2025 e as obras iniciem até junho de 2026.

“Tudo publicado no Diário Oficial da União, fatos concretos”, disse o CEO da empresa, José Roberto Barbosa da Silva.

Confira a Resolução: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-214-de-12-de-dezembro-de-2024-603276697

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São Mateus

Ferrovias de São Mateus e Barra de São Francisco prometem transformar o norte do ES e gerar até 20 mil empregos

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Corredor Ferroviário Centro Leste composto por quatro ferrovias, está na fase final de licenças e deve começar a operar em 2031. Vagas serão diretas e indiretas

Uma obra grandiosa que pode gerar quase 24 mil empregos diretos e indiretos apenas na fase de implantação e 1,7 mil na operação. Este é o projeto do Corredor Ferroviário Centro Leste, um conjunto de quatro ferrovias que vão ligar a costa do Espírito Santo, em São Mateus, ao interior do Brasil. O andamento do projeto foi apresentado em uma audiência pública realizada no Palácio Anchieta nesta quarta (15), com presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias Autorizadas, o senador pelo Pará, Zequinha Marinho, de autoridades e representantes de empresas.

Audiência Pública Ferrovia da Petrocity politica governador

Ao todo serão 2.160 quilômetros de estradas de ferro, que serão divididos em 4 ferrovias: a EF-030, Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek, São Mateus – Barra de São Francisco – Brasília; a EF-456, Estrada de Ferro Minas Espírito Santo, Barra de São Francisco – Santana do Paraíso; a EF-355, Estrada de Ferro Planalto Central, Brasília – Mara Rosa; e a EF-A20, Estrada de Ferro Corumbá de Goiás – Anápolis.   

A previsão é de que, nos momento de pico de contratação, todas as quatro demandem 19.500 empregos diretos. Em média, deverão ser 8.499 empregos diretos. Deverão ser gerados também 3.910 vagas indiretas no pico de contratação e uma média de 1.700 vagas. Para a operação das ferrovias, a previsão é de contratação de 1.787 trabalhadores, com cargos voltados à manutenção, gerência, supervisão e administrativos.

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Veja abaixo a tabela de vagas:

O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Paulo Baraona, informou durante a audiência pública que o Sesi está pronto para preparar e qualificar a mão de obra que será necessária nas obras de devem começar em 2026. Ele disse ainda que a implantação do projeto do Grupo Petrocity é um marco para o desenvolvimento do Estado, que carece de infraestrutura para crescer ainda mais.

“Na educação, na saúde, no comércio, nada acontece sem infraestrutura. O Estado está se tornando um hub de logística, que é uma vertente de crescimento para o Brasil e é por isso que uma ferrovia como esta faz todo o sentido aqui. Principalmente pela localização que nós temos, estamos a 1.200 km da maior parte do PIB nacional e das maiores cidades do Brasil”, pontuou Baraona.

A apresentação foi conduzida pelo presidente do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva. Ele apontou as fases de desenvolvimento dos projetos e garantiu que a etapa de   desapropriações começa ainda no meio deste ano. Ele disse ainda que espera que ainda este ano o Estado apoie o projeto firmando o convênio para isenção total do ICMS, com base na decisão do CONFAZ nº 120 para projetos de investimentos ferroviários. “Aproveitamos a presença do governador Renato Casagrande aqui para fazer esse pedido e assim vencermos mais uma etapa da instalação das ferrovias”.

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O governador garantiu o apoio do Estado e chamou a atenção para a importância do desenvolvimento de projetos logísticos na formação do ambiente de negócios no Espírito Santo. “Queremos fortalecer o ambiente do Estado e cada vez mais nos relacionarmos com o mundo. As ferrovias do Grupo Petrocity são importantes para que isso aconteça”, disse Casagrande.

O Corredor Ferroviário Centro Leste é um projeto que conta com investidores da iniciativa privada. A instalação das ferrovias deve custar em torno de R$ 35 bilhões. Além do projeto ferroviário, o grupo tem o porto de São Mateus em fase de instalação, já encomendou a fabricação de quatro rebocadores e conta com um projeto robusto para geração de energia com aproveitamento da exploração de gás natural no Norte do ES.

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São Mateus

São Mateus intensifica limpeza e retirada de entulhos no município

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A limpeza da cidade sempre foi um dos maiores motivos de reclamações dos cidadãos mateenses em relação a gestão anterior

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte de São Mateus iniciou seus trabalhos com vigor nos primeiros 16 dias de gestão, concentrando esforços em um mutirão de limpeza e retirada de entulhos. Estas iniciativas são especialmente importantes na região de Guriri, conhecida pela alta temporada de verão, atraindo muitos turistas.

O objetivo principal dessas atividades é garantir que a cidade esteja preparada para receber visitantes, além de cuidar da qualidade de vida dos moradores. As ações realizadas incluem:

– Limpeza de ruas e avenidas: A remoção de lixo e detritos acumulados nas vias públicas melhora a circulação e a estética urbana.
– Remoção de entulhos: A retirada de materiais de construção e outros resíduos contribui para a prevenção de doenças e acidentes.
– Manutenção de vias públicas: Reparos e manutenção asseguram que as ruas estejam em boas condições de uso, promovendo a segurança.

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Essas medidas são essenciais para proporcionar um ambiente mais seguro e agradável, refletindo o compromisso da nova equipe com a melhoria contínua do município.

A nova gestão de São Mateus demonstra, desde o início, seu compromisso com a responsabilidade e a transparência. A busca incessante pelo bem-estar da população mateense é evidente nas ações já implementadas. Embora ainda no começo, a administração atual já sinaliza um grande potencial para realizar transformações positivas e concretizar um futuro promissor para a cidade.

Existe também em andamento uma iniciativa por parte da prefeitura, em que multas começarão a serem aplicadas para quem jogar entulhos, móveis e outros descartes em vias públicas ou em locais indevidos. O código de conduta do município está sendo estudado para ser de fato aplicado no vigor da Lei Municipal. Vale lembrar que, um dos maiores motivos de reclamações dos moradores dos bairros de São Mateus e balneário de Guriri, sempre foi o descaso da gestão anterior com a limpeza das ruas e avenidas.

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