conecte-se conosco


São Mateus

Pimenteira-do-Reino será tema de Dia de Campo em São Mateus

Publicado

São Mateus, o maior produtor de Pimenteira-do-Reino do Estado, recebe no próximo dia 30, um Dia de Campo dedicado a especiaria. O encontro acontece das 08 às 12h30min, na propriedade da famíalia Sacconi, que fica na Rodrovia BR 381, KM 28, em São Mateus.

Os interessados em participar devem fazer sua inscrição por meio do link: https://forms.gle/SGHCsCWXrSjKBS5v5

Entre os assuntos abordados estão os determinantes climáticos para produção da pimenta do reino, nutrição da planta e sua condução em tutores vivos. O Dia de Campo é promovido pelo Incaper.

Para maiores informações entre em contato pelo telefone: 27 9 9916- 6161, ou pelo e-mail: [email protected].

Leia mais:  Prefeitura de São Mateus abre valões e carros são engolidos pelo desleixo da municipalidade
publicidade

São Mateus

Homem é morto e mulher acaba atingida por bala perdida em São Mateus

Publicado

Um homem de 29 anos foi morto a tiros perto da Praça Amélia Boroto, no bairro Carapina, em São Mateus, no fim da tarde de domingo (18). Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, Allan Santos Barcelos teve a morte confirmada no local. Uma mulher de 63 anos acabou sendo atingida na perna por um dos disparos. Ela foi socorrida e levada para o Hospital Estadual Roberto Silvares, no mesmo município.

A mulher informou para a PM que estava saindo de casa quando ouviu os disparos e percebeu que tinha sido alvejada. Testemunhas relataram para a corporação que dois homens vestidos com camisa branca seriam os responsáveis pelos tiros. Eles fugiram em direção ao Centro de São Mateus. Foi verificado pela perícia que Allan sofreu 15 perfurações pelo corpo. O crime pode ter relação com o tráfico de drogas.

A Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Mateus. “Até o momento, nenhum suspeito foi detido”, disse. O corpo da vítima foi encaminhado para a Seção Regional de Medicina Legal (SML), da Polícia Científica, em Linhares, onde passará pelo processo de necropsia. Posteriormente, será liberado para os familiares.

Leia mais:  Alteração na Lei estabelece nova alíquota de contribuição do servidor municipal

Quem tiver qualquer informação sobre o caso pode ajudar através do Disque-Denúncia, no telefone 181, ou pelo site disquedenuncia181.es.gov.br.

Continue lendo

São Mateus

Hemocentro de São Mateus divulga datas de abertura aos sábados e coletas externas

Publicado

O Hemocentro Regional de São Mateus, no norte do Espírito Santo, divulgou as datas de abertura aos sábados e coletas externas dos meses de maio, junho e julho. As atividades visam ao aumento de captações de bolsas de sangue para manter o estoque em nível ideal. 

As ações tiveram início na última sexta-feira (16), com a doação de alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). No sábado (17), a unidade funcionou com horário de atendimento especial, das 7h às 12h.

O Hemocentro de São Mateus fica localizado na Av. Othovarino Duarte Santos km 02 S/N, ao lado do Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS). Durante a semana, o funcionamento vai de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas, com cadastro do doador encerrando às 15h20.

 

Doações Regulares 

Além do horário de atendimento regular, o Hemocentro faz ações periódicas para sensibilizar os doadores e garantir aumento de captações. Os hemocomponentes têm a validade limitada, sendo necessário um fluxo regular de doações para manter o estoque de bolsas de sangue estável. 

O responsável Técnico (RT) do Hemocentro Regional de São Mateus, o médico Bruno de Oliveira, esclarece que “a abertura aos sábados e as coletas externas em outros municípios oportunizam ao voluntário que trabalha durante a semana e não consegue ir ao Hemocentro em horário comercial”.

Leia mais:  Evento importante na região Norte vai movimentar economia do Estado

Para ser doador, o voluntário deve apresentar documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo a primeira doação de sangue realizada até os 60 anos, pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não estar em jejum e aumentar a ingestão de líquidos no dia da doação. 

Para mais informações, acesse: https://hemoes.es.gov.br/quem-pode-e-quem-nao-pode-doar

 

Agenda Hemoes São Mateus

Maio 

16/05 – Visita e doação dos alunos do IFES 

17/05 – Abertura do Hemocentro ao sábado 

27/05 – Coleta externa em Nova Venécia

30/05 – Visita e doação Alunos do IFES

 

Junho 

14/06 – Dia Mundial do Doador de Sangue, com abertura do Hemocentro no sábado

24/06 – Coleta Externa em Nova Venécia 

 

Julho 

12/07 – Coleta Externa em Pedro Canário

29/07 – Coleta Externa em Nova Venécia 

 

Onde doar

Além do Hemocentro Regional de São Mateus, confira outros endereços dos hemocentros para realizar a doação de sangue. O cidadão pode agendar a doação pelo site https://hemoes.es.gov.br/ ou pelo aplicativo Gota de Vida, disponível de forma gratuita para celulares e tablets, por meio das lojas App Store e na Google Play: https://app.gotadevida.icepi.es.gov.br/.

Leia mais:  Vereadores mateenses aprovam ajuda a projetos da Polícia Militar

 

Hemoes – Centro Estadual Hemoterapia e Hematologia Dr. Marcos Daniel Santos do Espírito Santo.

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória-ES

Contato: (27) 3636-7920 / (27) 3636-7942 / [email protected]

Horário: todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h (cadastro do doador encerra às 18h20).

 

Hemocentro Regional de Colatina 

Endereço: Rua Cassiano Castelo S/N, Centro, Colatina (Em frente ao Hospital Silvio Ávidos e ao lado da Secretaria Municipal de Saúde de Colatina).

Contato: (27) 3717-2800/ (27) 3717-2808/ [email protected]

Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20). 

 

Hemocentro Regional de Linhares 

Endereço: Avenida João Felipe Calmon, n° 1.305, Centro, Linhares (Ao lado do Hospital Rio Doce).

Contato: (27) 3264-6000 / [email protected]

Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20). 

 

Unidade de Coleta do Município da Serra 

Endereço: Av. Eudes Scherrer de Souza, S/N – Laranjeiras, Serra-ES (Anexo Hospital Dório Silva).

Contato: (27) 3218-9429/ [email protected]

Horário: segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana