conecte-se conosco


Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª edição de julho

Publicado

Por Zene Lagace

Boroto é Pré-candidato. Por enquanto

O homem falou. Falou que é pré-candidato pelo MDB a prefeito de São Mateus. Mas, até onde se sabe, não disse tudo. Seu processo, que não está na esfera da Justiça Eleitoral, só vai à pauta em 5 de agosto, quando terá uma decisão. Como estamos no Brasil e não em Marte, alguém deve pedir vista e essa situação ser prorrogada sabe-se lá até quando. Então, já com a convenção partidária feita, ele vai para a disputa, mesmo com a espada sobre sua cabeça podendo cair sobre ela a qualquer momento.

============================================================

A novela continua

Ainda sobre a situação do pré-candidato Amadeu Boroto (MDB), vale ressaltar que se ele conseguir uma liminar para o habilitar a disputar a eleição de prefeito, tudo indica que os partidos que o apoiam vão correr para se alojar em outras pré-candidaturas. Liminar é a mesma espada que tem sobre a cabeça; a qualquer momento pode cair.

Mas, não sendo candidato prometeu “abraçar” seus pré-candidatos a vereança. Todos garantem que não será abraço de tamanduá.

Pazolini é o Cara!

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), além de cuidar com muito zelo e competência da cidade, ajudou a prender um elemento que tinha seu veículo com a numeração da placa adulterada. Como é delegado, além de gestor de Vitória, acionou a sua Guarda Municipal para dirimir o problema.

Tem município no norte capixaba que o prefeito, que além de potencializar a bandalha, é parceiro no ilícito…

Um produto de qualidade

Existe no mercado da política capixaba um novo produto que foi testado nesses últimos anos, com alto índice de eficiência naquilo que se propôs a fazer. Trata-se do “Dandan Destróier”, que conseguiu com quase 100% em sua capacidade destrutiva operar no município de São Mateus. A sua eficiência maior se deu na Saúde, na Educação, na Mobilidade Urbana, na Iluminação pública, na Limpeza de ruas, avenidas, logradouros público em geral. Dandan Destróier é um produto que aplicado com a finalidade de destruição, é “quase” completo na instalação do caos na cidade.

Ele conta com subprodutos, que ajudam na eficiência desse produto. São os seis vereadores que o apoiam. São adicionados em seis doses no produto Dandan Destróier e aumenta a eficiência na destruição do município de São Mateus.

Esse produto destrutivo é patenteado pelas lideranças omissas locais e também algumas de fora do município.

Em tempo: sua validade vence em 31 de dezembro do corrente ano.

Barbeiragem

Os passageiros que tiveram a infelicidade de embarcar no ônibus Vitória-Conceição da Barra, dia 30, horário das 16:10, da Viação Águia Branca, conseguiram chegar apenas à rodoviária de Carapina. Ali permaneceram até às 18:20, aguardando outro ônibus para seguir viagem.

Tudo isso porque o vaso sanitário entupiu e a fedentina poderia ser um “passageiro indesejável” na viagem. O técnico não deu jeito e por isso os indignados passageiros foram obrigados a embarcar em outro ônibus da empresa. Isso prejudicou aqueles que tinham horário pré-agendados para chegarem aos seus destinos. Em tempo: descobriu-se depois que dá descarga seria a solução.

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Abril/23

Aparição eleitoral

Se bobear o município de Santa Leopoldina imita o de São Mateus no quesito quantidade de pré-candidatos a prefeito. Em São Mateus são 11 e Santa Leopoldina já está em quatro. Apareceu, para incomodar os que já estavam postos, o ex-presidente do hospital, Genivaldo Potratz (PL). O medo de ter mais cacique do que índio é latente…

Passeio pelo palácio

Surgiu a notícia que o Prefeito de São Mateus, Daniel Santana, vulgo Da Açaí, pegou nas mãos de um dos seus pré-candidatos à sua sucessão, o ex-secretário de Saúde Henrique Follador, e o levou ao Palácio Anchieta para conversarem com o governador Renato Casagrande (PSB). Follador foi o responsável pela Saúde do município de São Mateus. Deixou-a na UTI e lá continua.

De canela

Orgulho de São Mateus pelo Savinho, jogador do Girona e da Seleção Brasileira de Futebol, pode ser, mas, será que ele tem orgulho de São Mateus, de onde saiu aos 12 anos para iniciar sua carreira de futebolista no Atlético Mineiro?

São Mateus deu ao mundo inúmeros talentos em todos os segmentos. Foram brilhar fora porque, se dependessem de apoio dos governos e daqueles que poderiam contribuir na formação desses talentos, ficariam sem rumo ou sem futuro. Talvez virassem político…

Foi melhor assim

Freitas, o diretor-presidente do DER-ES, poderia ter sido o substituto do ex-prefeito Amadeu diante da sua situação de provável inelegibilidade. Detalhe: Freitas não teria a certeza de se eleger, diante do histórico eleitoral das tentativas anteriores ao cargo executivo mateense. Mas, segue seu périplo rumo a 2026. A Câmara dos Deputados é logo ali. E, convenhamos, ele tem serviço prestado que o habilita a essa empreitada eleitoral futura.

Disponível, mas…

O vereador de Santa Leopoldina, Jefferson Rodrigues (PSB), o Jefinho, fez um discurso na última sessão da Câmara, dia 3, de quem almeja ser vice de alguém. Seu partido tem candidato a prefeito e até pode vir a indicar o vice numa composição, provavelmente com Fernando Rocha (PDT). Mas, no caso, seria o Vavá Coutinho. Diante dessas incursões políticas para pousar em uma vice, tem gente achando melhor o vereador aquietar-se e tentar a reeleição.

As previsões de orelhada

Os futurólogos da política de São Mateus fizeram suas alquimias e chegaram à conclusão que dos 11 vereadores que estão tentando a reeleição, apenas 4 devem retornar. Pela situação, Cristiano Balanga (PP) e Isael (PP) e pela oposição Isamara da Farmácia (União Brasil) e Gilton Gomes (MDB). Sobre o presidente, Paulo Fundão (União Brasil), é pré-candidato a prefeito.

Em tempo: Os futurólogos mateense costumam errar, o que já é uma esperança para aqueles que estão na porta de saída da Câmara Municipal.

Cidade Arrasada

Para quem chega à cidade de São Mateus se assusta com o que vê. O aspecto de abandono, a sujeira, as ruas e avenidas repletas de crateras e mal iluminadas, o mato tomando conta de calçadas, canto de rua e de canteiros, são situações que revoltam qualquer cidadão que tem um filete de amor pela sua terra.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 1ª edição de novembro

Mas, o pior é a omissão dos órgãos que deveriam tomar uma providência mais enérgica e não o fazem. Não vale criticar agora, em período eleitoral, pois cheira a hipocrisia. Essa realidade caótica dura sete anos e meio e só agora chamou a atenção da turma da falsa moralidade?

Rolando Lero

A presença do secretário de Obras do município de São Mateus, um tal de Albino, para ser inquirido pelos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Viação São Gabriel, algo suis generis, foi patética. O cara não sabia nada, do tipo não sei, não vi e nem quero ver. Sabe nada e, por essa razão, deve ter sido nomeado para uma pasta tão importante em uma administração desimportante para a população de São Mateus. É de gargalhar para não chorar.

Corajoso

Outra situação é a do ex-secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, que agora é pré-candidato a prefeito de São Mateus, sob as bênçãos do padrinho político Daniel Santana, o Da Açaí. É preciso coragem ou, sabe-se lá o quê.

Pela condição em que deixou o setor de Saúde do município e de como está hoje, vai ser difícil conseguir um receituário de votos. Talvez consiga um de Rivotril.

EM TEMPO

* Votar em vereadores que avalizaram o governo de Daniel Santana é concordar com toda a destruição do município em prejuízo da população. Dê uma banana para esses bananas!

* Milagre demora, mas acontece. A macrodrenagem do balneário de Guriri vai ser construída.

* Voto impresso e urnas auditáveis são mecanismos que podem dar maior credibilidade às urnas eletrônicas.

* Democracia também é fechar a porta para não deixar pilantras entrarem…

* O “Menino” de tranças e chapéu Panamá deve manter a tradição sendo pré-candidato a qualquer cargo. Se não tiver sorte, se elege…

* O renomado juiz de Direito e reconhecido como cidadão probo e justo, Alcenir José Demo, está lançando o livro “Luta pela Justiça”. Pode ser adquirido pelo site da Amazon e também da própria editora (www.jurua.com.br) e pelo link https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=31009

* Caso Amadeu Boroto (MDB) fique em definitivo inelegível, é natural que ele e o seu grupo se alinhe com a pré-candidatura de Marcos da Cozivip (Podemos). Outra solução parece pouco inteligente. Uma vice pode ser melhor.

* A população americana nem sabe que está acontecendo a Copa América nos Estados Unidos. Enquanto isso a Eurocopa está bombando, com jogos emocionantes. E ainda tem comentaristas desqualificando o futebol europeu em prol do medonho futebol que faz tempo se joga no Brasil. Em tempo: a seleção medíocre do Brasil, só com estrangeiros, dançou!

* Enquanto tudo isso acontece, o radialista Carlinhos Lyrio (Republicanos) segue fazendo sua política e consolidando sua condição de forte candidato a sentar na cadeira mais cobiçada do município de São Mateus.

* É, como dizia o saudoso Amocin Leite: “São Mateus está de parabéns

publicidade

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª edição de janeiro

Publicado

Por Zene Lagace

Constrangimento Parlamentar

Para o histórico dos últimos oito anos, não poderia ser diferente o que aconteceu na sessão para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Mateus. Na verdade, foi tentado um golpe de amador de quatro vereadores contra sete que estavam decididos a eleger o seu representante, no caso, Wanderlei Segantini (MDB) na presidência.

Wap-Wap (Podemos), Cristiano Balanga (PP), Isael Aguilar (PP) e Rafael Barbosa (PDT) protagonizaram o vexame e, percebendo que a manobra engendrada sob, supostamente, o patrocínio do ex-prefeito Daniel Santana (sem partido e sem noção) deu ruim, fazendo com que abandonassem a sessão.

Pela saída apressada do vereador Wap-Wap – que presidia a sessão – fez com que fosse chamado de Wapo-Wapo, pela vereadora eleita, Valdirene Pires (PT). Para a plateia, no entanto, Wap-Wap virou Wapt-Wupt.

==========================================================================

Voando e querendo pousar. Teve que arremeter

Dizem as más e boas línguas de Matildes, que foi vista uma mala recheada de papel de valor, rondando parlamentares antes da sessão que elegeu a nova Mesa Diretora da Câmara de São Mateus. A conspiração não deu certo. Com serenidade e honestidade, a turma de sete vereadores, desfalcada dos quatro fujões, elegeu Segantini.

A melhor do parlamento mateense

Isamara da Farmácia (União Brasil) disse que o seu mandato começa agora, até porque lhe tiraram quase três anos do mandato que findou, por irregularidades de quem ocupava seu lugar e acabou cassado. Ficou com um mandato de apenas um ano e três meses, o que foi o bastante para se destacar como a melhor e mais atuante parlamentar na Câmara de São Mateus. A resposta veio logo, pois foi a mais votada nesta eleição de 2024. Foi aprovada pelos eleitores. Agora, detentora de um mandato completo, espera – segundo disse – continuar dignificando seu trabalho e honrando a todos que depositaram confiança na sua atuação em prol das pessoas e do município.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 2ª edição de abril

Justa homenagem a uma servidora pública

A servidora municipal da Câmara de Vereadores de São Mateus, Doralva, finalmente foi aposentada e homenageada na última sessão que foi realizada dia 30 de dezembro. Pela sua dedicação em mais de 40 anos no Legislativo, a turma que a admira, na brincadeira, disse que corre o risco de ser tombada pelo patrimônio histórico de São Mateus.

Competência Reversa

O rombo supera R$ 6 bilhões dado pelas estatais sob a responsabilidade do governo Lula (PT). Continua apresentando resultado pífio e todos os condenados e presos estão de novo na pista, sambando e cantando toda a sua desfaçatez e cinismo com o aval daqueles que deveriam mantê-los presos. Vai entender esse País!!!

Babalorixá desempregado

Dizem, mas não há confirmação, que um pai de santo baiano estava a postos com todo o material limpa praga, para desinfetar a inhaca deixada pela administração anterior do município de São Mateus.

Nem precisou dos préstimos serviços do babalorixá baiano para a missão. Com água benta e um ramo de oliveira e arruda foi feita a desintoxicação do recinto.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 1ª edição de Julho

Se for percebido que não surtiu efeito, vão trazer um exorcista ou o espírito do já falecido, padre Quevedo para, com seus conhecimentos paranormais, finalizar o trabalho.

O rolo ainda vai continuar

Apesar da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Mateus, a questão ainda está dando pano para manga. Há um movimento querendo melar a eleição e desalojar Wanderlei Segantin daquela cadeira. A turma que perdeu não quer o banquinho, quer a cadeira da presidência.

Mas, se houver nova eleição a maioria provavelmente vai acabar por consolidar a presidência do vereador Wanderlei Segantine (MDB).

EM TEMPO

* A ex-vereadora de São Mateus, Preta do Nascimento (PP), ao usar a tribuna na última sessão da Câmara, dia 30 de dezembro, confessou ao agradecer os 20 estagiários e 10 comissionados que tinha nomeados nos cargos da Prefeitura. Sua confissão provocou alguns risos de colegas, surpresos com a descoberta tarde demais. Como ser independente o seu mandato?

* Carlinho Simião (MDB) não foi reeleito em São Mateus, mas já é pré-candidato em 2028. Disse que não se acostumou com a rejeição popular.

* Você sabia que o Lula parou de trabalhar aos 29 anos? E se diz representante dos trabalhadores. Taí a explicação…

* Alguém já disse: “Duas ausências tem o Brasil: Povo e Partido.

* Nomeamos pelo voto os políticos e não mandamos neles. Que democracia é essa?

* No jornalismo, fora da verdade não há salvação.

* Feliz Ano novo para todos nós!

Continue lendo

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 2ª edição de dezembro

Publicado

Por Zene Lagace

Diplomação, o primeiro passo

Na escalada dos eleitos, a diplomação foi o início de tudo que vai acontecer nos próximos quatro anos na vida desses representantes da população.

Em São Mateus, para o prefeito eleito, Marcus Batista – Cozivip (Podemos), a herança será maldita. O presente de grego que vai receber do prefeito festeiro do caos, Daniel Santana (sem partido) é um show de horrores. Mas, ninguém é obrigado a aceitar desafios em cargos eletivos. Uma vez aceito, terá a oportunidade de mostrar sua capacidade de gestor e desenrolar o novelo de barbaridades da administração que já vai muito tarde.

============================================================

Em uma das Santas

Para quem não sabe, as Três Santas são: Santa Leopoldina, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá. Em uma delas, Santa Leopoldina, o prefeito eleito, Fernando Rocha (PDT) foi nomeado, assim como seu vice, Vavá Coutinho (PSB) e vereadores eleitos, reeleitos e suplentes. Tudo aconteceu na sede do Legislativo, na terça-feira (17). O local foi pequeno para o número de pessoas que foi prestigiar o evento.

Para uma sociedade conservadora como a da região, o discurso do promotor, que chegou atrasado à cerimônia, foi polêmico. Ele preferiu atacar o governo anterior ao do Lula e teceu elogios ao atual presidente do Brasil. Deus no céu, Lula na terra. Muitos torceram o nariz para esse fato.

Para quem acompanha a política nacional, na visão conservadora-liberal, Lula poderia estar residindo em outro lugar…

Um presta contas o outro não presta

Enquanto alguns prefeitos não respeitam quem paga seu salário, que é a população, outros têm a responsabilidade de respeitar a lei e prestar contas aos munícipes. Uns prestam, outros não.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), um dos mais bem avaliados do Brasil, esteve na Câmara de Vereadores para prestar contas do seu primeiro mandato (foi reeleito no primeiro turno).

Leia mais:  Pinga-Fogo - 1ª edição de setembro

Enquanto isso, contrariando todas as leis do respeito ao cidadão e da transparência, mesmo sem lei formal, o prefeito do caos, Daniel Santana (se partido e sem noção), só esteve na Câmara Municipal de São Mateus por ocasião da CPI que tinha como objetivo cassar o seu mandato por corrupção. Naquela oportunidade, além de demonstrar desprezo pelo que se apurou de ilicitudes, criticou o delegado da Policia Federal, que desvendou toda a bandalheira do chefe do Executivo mateense.

E, apesar de tudo isso, o prefeito está terminando o seu segundo mandato. E com a aquiescência da justiça eleitoral. Pode isso, Arnaldo?!

Candidatos de Ocasião

Em 2026 muitos que agora vão estar escondidos do eleitorado, aparecerão como candidato. É o candidato pisca-pisca, aparece e some. Agora estão hibernando como urso, aliás, amigo urso.

Grandes personalidades da nossa história

Luiz Gama, André Rebouças, José do Patrocínio, nomes que ajudaram, de verdade, a abolir a escravidão no Brasil. Não eram revolucionários e nem escravocratas, como o outro. A propósito, quem assinou a Lei Aurea dando fim a escravidão, foi uma branca, a Princesa Isabel. Esse grande gesto custou-lhe o trono.

Despejo à vista

O ainda prefeito de São Mateus, já poderia avisar a turma de barraqueiros que ocupam a Praça Mesquita Neto, de ir juntando louças e apetrechos para liberar o local. A praça é do povo, como o céu é do avião, porém, não é da bandalha, dos vândalos e drogados.

Sepultada como Indigente

Além de tudo que já se sabe da política de São Mateus, o que foi muito sentida pela população trabalhadora, produz e que usa o transporte público da cidade, foi a morte da CPI da Viação São Gabriel. O jazigo perpétuo fica na Câmara de Vereadores. Na lápide está escrito: “Aqui jaz um sonho que não se realizou. Foi uma chuva de verão”.

Leia mais:  Governadores defendem novo pacto federativo no último dia de encontro do Cosud

__________

EM TEMPO

* Haddad vai sair de férias. Isso num momento de profunda crise financeira em que vive o País. O problema é que ele volta.

* Posse dia 1º de janeiro é sacanagem! Até nisso erramos.

* Para quem torceu para que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumisse, se frustrou. O presidente Lula se recupera e logo volta ao Planalto.

* Pela situação econômica brasileira, o ano de 2024 continuará mesmo após a virada de ano. Tá feia a coisa!

* Para a turma que torceu pela queda do Fluminense, se decepcionou. O tricolor carioca, um dos grandes clubes do Brasil, terminou o campeonato em 13º lugar e ainda abiscoitou uma vaga na Sul-Americana. E o melhor, vencendo o Palmeiras. Chupa mulambada!!!

* Com esse Congresso, Executivo e Judiciário, estamos todos fritos!

* O deputado federal Gilvan da Federal (PL), usa a Bandeira Brasileira sobre um dos ombros. O ex-candidato a deputado estadual Eduardo Cazuza (PL) usa o manto nacional envolta do pescoço.

* A Câmara de São Mateus aprovou a lei que a cidade tenha o estacionamento rotativo e, depois de dois anos, nada foi feito pela Prefeitura. O trânsito está uma zona!

* O vereador-presidente do Legislativo mateense, Paulo Fundão (União), teceu elogios ao prefeito diplomado, Marcus Batista (Podemos). Acredita que fará um mandato histórico.

* O vereador Cristiano Balanga (PP), a despeito da ligação dos bairros Seac a Morada do Ribeirão, em São Mateus, ainda não está pronta, mas segundo ele, já é cartão postal do Seac. Otimista ele.

* Desde os primeiros anos de mandato do prefeito Daniel Santana, havia a expectativa de que seria cassado. Ele, sabe-se lá como, vai terminar os seus oito anos de mandato caótico sem ser molestado depois de um descanso preso por pouco tempo. Agora, o futuro a Deus pertence.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana