conecte-se conosco


Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª edição de março

Publicado

Por Zene Lagace

As Interinidades

O município de São Mateus foi entregue pelo ex-prefeito Daniel Santana (sem partido e sem noção), ao atual, Marcus Batista (Podemos), em situação precária. Por isso mesmo, faz-se necessária a nomeação dos titulares de algumas pastas que estão sem o seu timoneiro. São muitas interinidades em que secretários de outras secretarias estão acumulando suas funções, o que é contraproducente diante de tantas demandas.

Na sociedade mateense existem vários nomes de pessoas capazes, conhecedoras do município e que têm em seu cabedal profissional a competência. Podemos enumerar alguns. Cabe ao chefe do Executivo ir ao mercado profissional e pinçar esses nomes para que ocupem as pastas que ainda estão aguardando seus titulares. Todos nós sabemos que, acordos de campanha e de outros matizes, atrapalham essas escolhas. Mas, se faz necessário quebrar esses paradigmas.

===========================================================

Na sala de espera

Vem sendo notada a ausência da vice-prefeita de São Mateus, Raquel Rocha (Podemos) no meio político-administrativo. Apesar da Educação estar sem o seu titular, uma vez que Edson Pirola pediu exoneração do cargo, o nome da vice que é professora, ao que parece, não está na lista de possíveis nomeados. Sem informação, cabe especulação.

Guriri é mais do que verão e carnaval

O balneário de Guriri ainda segue sua sina. Depois do verão tudo volta ao “normal”, ruas esburacadas, moradores reclamando. Alguns comerciantes até que não, pois ficam sempre aguardando o poder público promover eventos para faturarem. Deveriam ter iniciativas próprias, até porque o Poder Público não tem obrigação de realizar festas pagãs. A obrigação é com os serviços básicos e dar estrutura para contribuir com os eventos. Só se justifica quando tem conotação sócio cultural.

Acumulando nomes

Vem sendo empilhado vários nomes para o pleito eleitoral de 2026. São Mateus tem vários, inclusive enrustidos que vão aparecer no período pré-eleitoral. Agora estão hibernando, igual a urso. Depois aparecem como amigo urso.

Menos, menos

Muito se fala em privatizar o SAAE de São Mateus passando-o para a Cesan. Vale lembrar que moradores de Vitória colecionam inúmeras reclamações contra a empresa de economia mista, cujo governo é sócio majoritário. Existem bairros que ficam sem água por 15 dias. Claro que os periféricos. A denúncia foi feita em sessão da Câmara de Vereadores da capital.

Na Contramão

A empresa que detém o monopólio do transporte coletivo urbano de São Mateus continua operando como se nada representou o que foi apurado em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A barbeiragem continua. Afinal, a tal comissão fiscalizadora do contrato de concessão da Viação São Gabriel com a Prefeitura Municipal, ainda existe?

Leia mais:  Pinga-Fogo – 1ª edição de junho

Oportunismo e Cinismo

Os mais antigos diziam que, em alguns casos, cavalo põe os ovos…

Políticos contrários ao atual prefeito de São Mateus, Marcus Batistas (Podemos) viraram carrapato. Grudam no homem quando ele vai fazer alguma entrega. Curioso que aqueles que o tratavam com desdém e o chamando de “marmiteiro”, agora, que foi eleito, o chamam de “santeiro”, querendo que ele faça milagre e resolva todas as demandas da população em um estalar de dedos. Hipocrisia é o nome disso.

Papel do vereador

A vereadora Professora Valdirene (PT) chamou a atenção dos seus colegas para lembrá-los que quem faz obras é o Executivo. Cabe ao vereador procurar saber das demandas da população, fazer uma indicação e, uma vez atendida pela Prefeitura de São Mateus, fiscalizar a obra e os recursos nela gastos.

Tem vereador querendo fazer obras e se esquecendo de fiscalizar e elaborar leis. Isso é básico, é a atribuição do parlamentar.

Normas regimentais

As vezes a realização das sessões da Câmara de São Mateus fica confusa pelo fato dos parlamentares atropelarem o Regimento e da passividade da presidência para organizar a participação dos “nobres” edis. Quando se defende sua indicação é solicitado um aparte sem esperar que ele seja dado por quem está na tribuna. Tem alguns que não fazem aparte, fazem discursos comendo o tempo do colega.

Existem inúmeras câmaras que no Pequeno Expediente, não se dá aparte, somente a partir do Grande Expediente.

Inveja ideológica

No ato pela Anistia, em Copacabana, a USP, reduto tradicional da esquerda, disse que foram apenas 18 mil pessoas participando. A Polícia Militar do Rio de Janeiro e instituto de pesquisas disseram que foram mais de 400 mil participantes.

O Lula, que não sai às ruas, se fizer um evento desse, só consegue apoiadores dos sindicatos e gente de crachá do PT. Enche uma Van, das menores. É o “presidente” sem povo.

=====================

PODE ISSO, ARNALDO?!

Não, não pode.

Nó Cego

Para quem caminha por algumas ruas e avenidas da cidade, basta olhar para os postes e logo vai ter a visão de um emaranhado de fios de todo tipo. Além da fiação elétrica, tem fios das operadoras de internet, de telefonia etc. As vezes tem até o “recheio”, um ninho de algum pássaro desavisado, correndo o risco de virar tira-gosto no prato de alguém.

=====================

EM TEMPO

* A vereadora de Vitória, Ana Paula Rocha, do PSOL, apresentou Moção de Aplauso para a organização do bloco carnavalesco As Peladonas. E foi aprovada.

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Maio/22

* A Câmara de Vitória aprovou Moção de Repúdio a visita do presidente Lula (PT) ao Espírito Santo. Nem precisava, ele desistiu de vir.

* Aconteceu na última sessão de fevereiro da Câmara Municipal de Santa Leopoldina, em que presidente, Darley Espíndula (PP), mandar um colega vereador calar a boca. Além de não lhe dar o aparte, o mandou se calar. E ele se calou, diante da atitude do presidente. Tudo por causa de um elogio de um e uma crítica de outro ao governo estadual e ao municipal. Ambos compõem a base parlamentar do Executivo. Faltou conexão.

* Na gestão passada, de São Mateus, além das ações de limpeza da praia de Guriri, limpava-se os cofres da municipalidade. Foi a Polícia Federal quem disse e apurou a bandalheira. O estranho é que todos os envolvidos estão soltos por obra da “justiça”.

* Licitação para todos os serviços relevantes de empresas para São Mateus, parece ser a melhor maneira de evitar “desvios de conveniência”. O prefeito quer transparência nos atos administrativos da sua gestão.

* Rola um papo nas “Bocas de Matilllllllldes” que dois vereadores de São Mateus e do mesmo partido podem perder seus mandatos. Já tem suplente retirando o paletó do armário…

* Baduti, uma “lendia” que se foi. Na verdade, era uma brincadeira que ele próprio fazia. No seu velório ficou uma certeza de que deixou muitos amigos. O ex-prefeito de São Mateus, Daniel Santana, foi solidário e teve seu gesto reconhecido e elogiado por todos, até por aqueles que não lhe nutrem simpatia.

* E por falar em Daniel, entendidos da política mateense dizem que se não houver nenhum impedimento jurídico, se elege com folga a deputado estadual em 2026. A conferir.

* A nova ponte do Nativo vai sair do papel. O governador Renato Casagrande (PSB) já mandou fazer. Povo em festa!

* Uma coisa muito comum em algumas administrações é o candidato ganhar com seus aliados e governar com seus adversários.

* Quer encontrar alguns vereadores? É só ir à Prefeitura. Ficam mais lá do que na Câmara Municipal.

* O Brasil vai de mal a pior. O povo, já que os mandatários vão muito bem obrigado. Isso quando o assunto é grana… do alheio.

* O diretor-presidente do DER-ES, Freitas (PSB), tem alguns cabos eleitorais na Câmara Municipal de São Mateus. Mais um pouquinho, pode ser canonizado.

* Agora vai, começou o ano! Em tempo: não se sabe para onde caminha essa joça. Mas vai…

publicidade

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 2ª edição de maio

Publicado

Por Zene Lagace

Uma vergonha e a omissão

A população mateense, principalmente aquelas pessoas que usam o transporte coletivo urbano da cidade de São Mateus, fica indignada com os serviços prestados pela empresa Viação São Gabriel. A indignação se estende também às autoridades que a tudo assistem e não há uma ação efetiva para pôr fim a esse serviço nefasto e punir uma empresa que não cumpre um contrato com a Prefeitura de São Mateus para explorar essa
concessão pública.

Muitos perguntam por que a Câmara, através do seu presidente, não exige que os fiscalizadores do contrato tomem uma posição e, evidentemente com o apoio de todos os vereadores juntamente com o prefeito?

O que ocorreu na segunda-feira (19), quando dezenas de pessoas ficaram em pontos de ônibus até quase às 23 horas, sem conseguir condução para suas casas, devido à quebra de um ônibus e que não foi reposto um substituto, é uma afronta ao cidadão.

Cuidado, uma hora a turma se emp…ce e toma uma atitude que não é vista com bons olhos por quem nada faz para melhorar essa situação…

==============================

Elas, as empoderadas

As vereadoras Isamara da Farmácia (União Brasil) e Professora Valdirene (PT), são atuantes e até fazem inveja a alguns dos seus pares. Isamara pede a construção de uma sede para a Casa da Mulher. O terreno já existe. Por outro
lado, Valdirene solicita ao Executivo que construa um ponto de apoio para os salva-vidas no Balneário de Guriri. Tem também área pública que pode ser usada. Simples assim.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 3ª edição de maio

O Delegado

O vereador Raphael Barboza (PDT), que é o líder do governo, subiu à tribuna da Câmara, na sessão da segunda-feira, dia 19, destilou seu ódio contra duas pessoas que supostamente estão lhe atacando nas redes sociais. Disse que sabe quem são, mas mesmo com a turma da assistência pedindo para dizer os nomes, retrucou justificando que não poderia dizer para não atrapalhar as investigações. Disse que está investigando e que vai prender os dois.

Foi uma cena divertida! A turma caiu na gargalhada!!!

Vai pedir o distintivo do seu colega Cristiano Balanga (PP) que usa um muito parecido com o que usam os policiais.

Cães vadios e o Centro de Zoonoses

Os cachorros que andam pelas ruas da cidade de São Mateus precisam ser recolhidos, castrados e levados para um local que possa recebê-los. Mas, como não há um Centro de Zoonoses, ficam ao leu, espalhando sacolas e
revirando o lixo das ruas.

Vale dizer que um Centro de Controle de Zoonoses é o local onde as zoonoses são monitoradas e controladas. Esses centros têm como principal objetivo “prevenir e controlar doenças transmitidas de animais para humanos, desenvolvendo sistemas sanitários e epidemiológicos. Eles também realizam atividades de conscientização ambiental, adoção de animais e cuidados com pets, como castração, vacinação e tratamentos complementares”.

Tour Parlamentar

Vereadores foram em comitiva para uma reunião em Vitória no dia de expediente, em que deveriam estar na sessão ordinária. Fecharam o Parlamento mateense para comparecerem a uma reunião com a Ecovias para não resolverem nada que a empresa já tem como compromisso. Poderiam ter ido outro dia que não o da sessão.

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Abril/23

Toda essa mobilização de resultado duvidoso, poderiam economizar tempo e se juntarem para ajudar a Prefeitura a promover ações que mais interessa a população. Os moradores da cidade de São Mateus têm outras prioridades e,
com certeza, não são essas da BR-101.
__________

EM TEMPO

* O vereador Wan Borges (PSB) pediu “escusas” das formalidades, antes de fazer o seu pronunciamento da tribuna da Câmara de São Mateus. Não seria pedir “dispensas” das formalidades?

* Aliás, ele está solicitando o manilhamento da Avenida Amocin Leite, no trecho localizado próximo ao Residencial Golden Garden.

* Aplausos e batucada na mesa de quem ocupava indevidamente a bancada destinada a jornalistas. A ação aconteceu quando vereadores falaram da necessidade de reajustar os salários dos assessores de seus mandatos.

* Funcionários da Saúde que trabalham nas unidades básicas são dedicados, atendem com prestezas e, por isso, aguardam o dia e a hora de receberam o piso salarial, salário digno e melhores condições para exercerem suas atividades. Algumas unidades necessitam de reparos, reformas urgentes.

* Construírem postinhos de saúde “a Bangu”, não é uma política inteligente. Melhor construir uma unidade maior que possam atender alguns bairros no seu entorno.

* A Praça Mesquita Neto continua proibida para famílias e crianças de a frequentarem.

* Quando a Polícia Federal vai prender o irmão do Lula, que comanda um sindicato que mais faturou com essa fraude monstruosa contra os aposentados? Tem alguém preso?

Continue lendo

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª edição de maio

Publicado

Por Zene Lagace

O martírio do SAAE

Essa via sacra do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae) de São Mateus ´começou faz muito tempo. Existia manobra maquiavélica com a finalidade de sucatear a autarquia, para que a Prefeitura e Câmara obtivessem o apoio da população para privatizar a empresa. O Executivo não destinava nenhum investimento e a autarquia sobrevivia somente com o que arrecadava com os recursos vindos do pagamento das contas de água. Com a inadimplência alta, os “gatos”, a interferência de vereadores se sentindo donos e desviando até máquinas que deveriam ir para um destino e o parlamentar mandava para outro foram algumas das ações nefastas contra o Saae de São Mateus. Até abastecimento clandestino foi feito para um haras, que nunca pagou a conta.

Tentou-se moralizar a autarquia, mas a diretora vinda de Linhares começou esse serviço de saneamento, mas as pressões políticas somadas a problemas familiares da diretora a fez desistir de concertar o que, naquele momento, não tinha conserto.

A endemonização do Saae voltou. Em vez de se falar em privatizá-lo, por que não investir na autarquia? Bancos interamericano de desenvolvimento tem linha de crédito para investimentos.

Aprovado I

O prefeito de São Mateus, Marcus Batista (Podemos), começou a fazer a diferença. O que outros municípios já fazem, São Mateus passou a fazer: dar aos alunos da sua rede municipal de ensino o Kit Escolar. Pais e alunos comemoram.

Aprovado II

Outra ação elogiável do prefeito Marcus Batista foi a nomeação da Edna Rossoni como secretária de Educação. Competência, conhecimento do ofício e determinada ao trabalho em prol da educação de qualidade.

Reprovado

O PCdoB de São Mateus.
Seu presidente subiu à tribuna Livre da Câmara Municipal para propor a criação de uma secretaria municipal para defender interesses e políticas públicas para os quilombolas e criar a secretaria de Promoção da Igualdade
Racial. Deve estar seguindo a cartilha do Lula, a criação de 40 ministério que pouco servem para a nação e, no caso específico, a São Mateus. Quilombolas como todos os moradores têm que ter serviços básicos de qualidade, saúde,
educação, saneamento, emprego e renda. Para isso não há necessidade de criar mais um órgão burocrático.

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Maio/22

Não vingou

“A História do homem é a História do seu trabalho”, disse Marx. Se assim for, a turma e adeptos dessa filosofia, deveriam valorizar o trabalho e não se prestarem para apenas ocupar cargos, contribuindo para aparelhar órgãos
públicos e defender ideias requentadas que não deram certo.

A Ponte do Desejo

A novela da ponte do Nativo continua. De acordo com o vereador Cristiano Balanga (PP), o capítulo final só acontece quando o DER fizer a nova ponte, e de concreto. Alega que existe uma questão política atrapalhando o fim dessa novela. A comunidade assiste e não gosta do que vê.

Malabarismo Previdenciário

Os partidos de viés esquerdistas não querem a instauração da CPI do INSS. Se pregam transparência, honestidade e democracia, e o governo nada deve, por que não uma Comissão Parlamentar de Inquérito?

O roubo continuou em abril porque a folha de pagamento dos aposentados já estava pronta. Hilário! E mais, devolver o produto do assalto aos pensionistas e aposentados que foram roubados, com dinheiro público, é roubá-los duas
vezes.

E o STF não vai mandar a PF prender a quadrilha?
___________

EM TEMPO

* As “lideranças” políticas de São Mateus estão hibernando. Nas próximas eleições aparecem.

* O vereador Branco da Penal (PL) vem se destacando como um dos expoentes da Câmara Municipal de São Mateus. Vilmar do Seac (PSD) que defende o Legislativo mateense ter um pré-candidato a estadual, já tem um nome como sugestão.

* O Governo do Estado deverá investir alguns milhões na revitalização do Porto de São Mateus. Infelizmente, o Museu que tem peças importantes da história dos negros e da escravidão parece não fazer parte dessa revitalização. Por quê?

* Ao perguntar a um membro do Poder Legislativo, se o prefeito Marcus Batista (Podemos) tinha a maioria de vereadores formando a sua base parlamentar, ele disse que havia uma miscelânea que não dava para definir. Então, temos uma miscelânea parlamentar.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 2ª edição de julho

* O papo que vem rolando nos bastidores da política mateense é a possível cassação dos mandatos dos vereadores do PP, Cristiano Balanga e Isael Aguilar. Os suplentes já estiveram no alfaiate para tirar as medidas do paletó. A entrega não tem prazo para acontecer.

* Um fato: No Brasil o crime compensa. Basta acompanhar o que acontece em nível nacional, inclusive no cenário da política brasileira.

* Para o vereador de São Mateus, Vilmar do Seac (PSD), a roubalheira só existiu na Prefeitura durante a gestão do ex-prefeito Daniel Santana (sem partido e sem noção), por omissão da Câmara. “Só há roubo se a Câmara deixar”, lembrou o vereador.

* Lula, a cada crise, viaja para fora do País. Vai acabar ficando fora do Brasil, até porque a toda hora tem um escândalo.

* Carlos Lupi (PDT) é reincidente e mesmo assim o Lula o colocou para tomar conta daquilo que ele já mostrou não ser capaz com honestidade. Mas, está tudo em casa.

* São Mateus ganhou uma fábrica de piscina. Para o morador de Guriri não foi novidade, pois o bairro tem um piscinão quando cai uma chuvinha. E é pública, com acesso liberado.

* O Governo Lula em vez de se mobilizar para apurar todo o roubo no INSS, prefere lançar uma cartilha para o PT contrapor as verdades ditas pelo deputado federal, Nikolas Ferreira (PL-MG), em um vídeo sobre o assalto aos aposentados. Em tempo: o Lula nomeou para o lugar do Lupi o ex-deputado federal, Wolney Queiroz, do mesmo time que viu tudo acontecer e nada fez.

* “Se investigassem o Lula como se investigam o Bolsonaro, acharia até o dedo do Lula”, disse o deputado federal, Nikolas Ferreira (PL-MG), da tribuna da Câmara Federal.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana