conecte-se conosco


Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª edição de novembro

Publicado

Por Zene Lagace

As eleições e o Day After

Fim do 2º turno e os olhos de águia dos nossos políticos se voltam para 2026. No meio disso existe o compromisso de se fazer algo pela população. Parece ser apenas um detalhe, porque a essência é garantir mais espaço político nas próximas eleições. A maioria já está se articulando pensando em candidaturas às Assembleias e ao Congresso Nacional.

Deveria haver uma reforma política que obrigasse o eleito para um cargo só poder se candidatar a outro após o cumprimento daquele mandato original para o qual foi eleito. É algo tão obvio que é impossível ser implementado através de uma reforma ou lei. O simples no Brasil não vale.

Política só tem sentido quando traz resultado prático para a sociedade. O resto é muita conversa e pouca ação.

=============================================================================

Varre, varre, varre vassourinha…

Após o término das eleições em segundo turno, ficou patente a derrota fragorosa do PT, o partido do presidente Lula. Só conseguiu “vencer” em Belém, assim mesmo dizer que ganhou com menos de 10 mil votos de diferença é desconhecer o resultado apertadíssimo. E o candidato vencedor teve o apoio do governador e de toda a máquina do estado.

O Lula perdeu na cidade onde “nasceu” politicamente, São Bernardo dos Campos. O PT foi praticamente expulso do ABC paulista. E expurgado de São Paulo.

O time

No universo da política mateense já estão surgindo nomes para as eleições futuras. Para estadual Rodrigo da Cozivip, Ferreira Júnior (Rede), Cupertino (União), Paulo Fundão (União), alguém do PT, Nilis (PL) e o Célio Vital. Aliás, quanto ao Célio, não se sabe se votando nele se elege o “Cumpadre Chico”.

Para a Câmara dos Deputados, tem o Freitas (PSB) e, se for liberado e não houver ninguém para atrapalhar lá em Brasília, Amadeu Boroto (MDB) é candidato a uma vaga de deputado federal.

Falando em região Norte, temos o Bruno Araújo, de Pedro Canário e Marcos Guerra, de jaguaré. Ambos devem pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa. Lembrando que Guerino Zanon é forte candidato a qualquer cargo.

Festança

Ainda não foi desta vez que a população mateense e, principalmente de Guriri, se livrou da gastança com bandas e bundas. Vai ter a festa com o selo Daniel Santana (sem partido, sem noção e sem pudor). Acredita-se que será somente desta vez, até porque tudo, supostamente, já estava organizado e não havia como suspender a “farra danielesca”.

Leia mais:  Pinga-Fogo – Abril

Contradições…

Moradores do balneário de Guriri estão ávidos para ver melhorias que facilitem o seu dia-a-dia. Quem gosta das festas da maneira que são realizadas é o comerciante. A vontade do morador – por enquanto – é apenas um detalhe que nunca foi levado a sério pela atual gestão municipal.

Equívoco

O arcebispo de Vitória, Dom Dario, em sua homilia durante a missa de domingo (3), comentou sobre um projeto de lei da Câmara Municipal da capital sobre a questão dos moradores de rua. Falou que o projeto iria acabar com os pobres de rua. Mostrou estar mal informado e que sequer leu o projeto do vereador Luiz Emanuel (Republicanos). Em sessão da Câmara desta segunda-feira *4), o vereador autor do projeto, pediu que o arcebispo se retrate.

Retomada de território

A Praça Mesquita Neto, localizada no centro da cidade de São Mateus, é o cartão de visita para quem desembarca na rodoviária. Hoje é um território sem lei, sem fiscalização e povoado de delinquentes que afastaram as famílias que frequentavam o local. Mas, se dizem que “a praça é do povo como o céu é o avião”, caberá ao novo governo solicitar a sua desocupação de meliantes, usuários de drogas e dos ambulantes para que possa fazer as intervenções necessárias para a execução de obras para que seja entregue, novamente aos cidadãos mateenses.

O recado já deveria ser dado aos que lá ocupam um espaço que não é dos que lá se aboletaram ilegalmente. Se a alegação para a sua ocupação foi com autorização do atual prefeito, é mais um motivo para configurar a ilegalidade. Um governante não pode destruir um patrimônio público. Aliás, de destruição o prefeito que sai entende, pois em oito anos, sob a omissão de muitos, destruiu o município de São Mateus. Cabe ao próximo a sua trabalhosa reconstrução.

Um ato deplorável de covardia

A vereadora de São Mateus, Preta do Nascimento (PP), subiu à tribuna da Câmara, na sessão desta segunda-feira (4) e, na oportunidade, destilou (com razão) toda a sua revolta contra aqueles que a desqualificaram e debocharam da sua atuação parlamentar e do fato de não ter sido reeleita. Citou nominalmente um professor universitário aposentado e um outro cidadão que se disse ser pastor.

Um sujeito, que supostamente preza pela postura ética, não deveria ir às redes sociais para – covardemente – criticar maldosamente uma outra pessoa, desqualificando-a e fazendo chacota.

Leia mais:  Pinga-Fogo - Janeiro

Para alguns que presenciaram essa situação disseram ter muitos terrenos baldios para serem capinados. Sugeriram que a vereadora desse enxada, rastelo e carrinho de mão para remover o entulho de mentes ociosas e esquisitas.

A parlamentar recebeu a solidariedade de alguns colegas e principalmente do presidente daquela Casa de Leis, vereador Paulo Fundão (PP).

A Ponte da Encrenca

A comunidade da região do Nativo de Barra Nova está uma arara com o diretor-presidente do DER, Freitas (PSB). Tudo por causa de uma promessa feita e não cumprida. Trata-se da construção de uma ponte. A que existe é de madeira e coloca em risco a segurança de quem precisa trafegar por ela. Já aconteceu acidente e os pais estão preocupados com seus filhos que são transportados para a escola ou para a faculdade. Motoristas e pessoas, além de conduzirem seus veículos, a atravessam com terço e bíblia nas mãos.

Recentemente teve manifestação de moradores e lideranças da região. Os vereadores Cristiano Balanga (PP) e Adeci de Sena se manifestaram em discurso na Câmara.

À boca miúda ouviu-se a conversa que a obra está na prancheta por motivos políticos. Supostamente pelo fato do deputado federal Paulo Foleto (PSB) ter conseguido muitos votos naquela região. O presidente do DER também foi candidato, mas não se elegeu.

EM TEMPO

* A prefeita eleita de Olinda é a mais jovem do Brasil. Tem 30 anos.

* Na Serra venceu a melhor proposta. Weverson é cria do atual prefeito, Sergio Vidigal (PDT), o que o qualifica, até porque quase tudo que tem de mais relevante no município de Serra se deve a Vidigal e Audifax.

* O PT de São Mateus tem mais de uma vertente. Qual foi a que venceu?

* Existem partidos que nunca venceram eleição em São Mateus e acreditam ter influência na política local. É o mesmo que não ser convidado para uma festa e entrar de penetra.

* A direita venceu as eleições em todo o Brasil. A sociedade brasileira é conservadora em seus costumes e liberal na economia. O estranho é ter um presidente que se diz comunista que não manda nas cidades e “manda” no país. Agregado a isso, sem povo.

* Todo governo tem a sua eminência parda. Qual será a do próximo governo municipal?

* Não basta escolher nomes para ocuparem cargos. É preciso saber se têm competência.

* Criar uma “nova polícia” parece coisa da ditadura bolivariana…

publicidade

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª edição de dezembro

Publicado

Por Zene Lagace

Legislativos Municipais

A divisão de poderes está no papel constitucional. Na prática nem sempre. Mesmo assim, os verdadeiros representantes da população estão no parlamento. Por isso é fundamental que seja o espelho das demandas da sociedade. Parlamento deve ser independente das vontades e manipulações dos executivos e judiciário. Parlamento omisso e subserviente, é homem sem alma, dia sem sol, futebol sem gol e povo escravizado.

A população deu o recado nas últimas eleições municipais.

———————————————————————————————————

Bla bla bla

O governo Lula, do PT, já acumulou neste ano R$ 64 bilhões de rombo em suas contas. Cadê o corte de gastos do Haddad? O núncio populista não deu certo, a conversa fiada foi desfeita.

Visão enganosa

Para qualquer “marciano” que chegar ao planeta Terra teria a impressão que, para alguns legislativos, não há problema algum nas cidades. Pautas importantes são detalhes, moções de congraçamento e bajulação são essenciais. É, parece que vivemos no paraíso.

Fato

Existe uma demanda gigantesca de pais que querem colocar seus filhos em escolas cívico-militares. Se é fato, a realidade tem que acontecer.

Leia mais:  Pinga-Fogo - 2ª Edição de Agosto

Em São Mateus seria uma sugestão interessante. Por que não?

Patrimônio

Em São Mateus existe lei que protege o casario e órgãos históricos. Essa lei tem sido cumprida? Casarões que foram jogados abaixo pelos algozes do patrimônio históricos viraram entulho e ninguém foi punido?

Higienização completa

Muitos prefeitos, ao assumirem seus cargos em janeiro, terão um gasto excessivo com material de limpeza e dedetização. Vão ter muito trabalho para varrer os ilícitos deixados e desratizar a administração pública.

Em São Mateus, além do entulho da corrupção, haja veneno para combater gatos e ratos que infestaram a municipalidade.

Transporte

Diante de tudo que muitos munícipes vivenciaram em administrações Brasil a fora, se Papai Noel chega de trenó, muitos prefeitos devem partir de Camburão.

EM TEMPO

* Foguete a brasileira é o dólar que subiu à estratosfera para desespero dos “cientistas” lulistas.

* Vereadores eleitos e reeleitos para a Câmara Municipal de São Mateus já não sabem, ou fingem não saber, a quanto andas as articulações para a composição da futura Mesa Diretora.

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Agosto/22

* A democracia ainda existe – de verdade – no Brasil ou agora temos a democracia relativa? A Constituição e a Liberdade de Expressão parecem não valer mais. Viraram letras mortas.

* Quem legisla no Brasil, o Congresso ou o STF? Quem tem voto e representa a sociedade ou quem tem apenas a caneta?

* O povo cuida do povo; governo cuida dos “cumpanheiros”?

* “Loucura é votar no PT esperando que o Brasil vai melhorar”, disse o deputado federal mais votado de Minas Gerais, Nikolas Ferreira (PL).

* Em vez de Zumbi, porque não Luís Gama, José do Patrocínio, André Rebouças?

* Os pré-candidatos para 2026: Esquerda tem Lula (PT); Direita tem Bolsonaro (PL), Zema (Novo), Tarcísio (Republicanos), Caiado (União Brasil). Na fila da direita ainda tem Jorginho Melo (governador de Santa Catarina) e Ratinho Jr (Governador do Paraná) e Eduardo Bolsonaro (deputado federal).

* Se possível, Feliz Natal, mesmo com o dólar nas nuvens

Continue lendo

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 2ª edição de novembro

Publicado

Por Zene Lagace

Contas rejeitadas

Parece que algo está mudando… Todas as contas do prefeito Daniel (até onde se sabe), foram aprovadas nesses anos que trabalhou para a destruição do município. Mas, por milagre, desta vez, as contas de 2023 do prefeito de São Mateus, Daniel Santana (sem partido e sem noção), foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Espirito Santo (TCES). Será consequência do final do seu mandato?…

——————————————————————————————————

Ô meu, cadê o meu?

Do alto de toda a sua incompetência, a ministra da Saúde, Nísia Teixeira, andou distribuindo verbas para onde não devia. A Prefeitura de Cabo Frio recebeu vultosos recursos pelo fato do filho ser um dos assessores do prefeito. Aliás, depois dessa chuva de recursos, o prefeito trocou o PL pelo PT.

De acordo com a CGU, desapareceram 44 bilhões de reais das contas do Ministério da Dengue, desculpe, Saúde.

A nomeação da atual ministra teve como critério o fato de ser comadre e amiga da Janja.

É sério isso?

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Roberto Barroso, disse em um seminário realizado em Brasília, que a Corte não permitirá o autoritarismo no Brasil. Deve estar vivendo na bolha por onde ele e alguns estão circulando. Acredita-se que o ministro não conhece o verdadeiro Brasil, quando nas eleições municipais brasileiras de outubro a direita varreu a esquerda do mapa. Ele que é da esquerda, diante desse fato, “Perdeu Mané!”.

Festa de “Arromba”

Janja da Silva, a desbocada primeira-dama, promoveu um grande evento no Rio de Janeiro, no início da reunião do G20. É o “JanjaPaloosa”. Junto as estatais Itaipu, Petrobras e Banco do Brasil já levantou de patrocínio mais de mais de 38 milhões de reais. O cachê foi só para os artistas “oficiais e que fizeram o L”. Também os que conseguem “facim facim” os benefícios da Lei Rouanet.

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Novembro/22

Janja foi funcionária da Itaipu sem nunca ter ido trabalhar. Morava em Curitiba.

Baixaria

Para desmoralizar de vez a imagem do Brasil no exterior, Janja xingou ao vivo e em cores o futuro secretário do staff do presidente eleito dos Estados Unidos Elon Musk.

Ela continua querendo um status que não tem, até porque primeira-dama não é cargo e não deve ter privilégios governamentais que tem. Lamentável essa diplomacia da baixaria, com a “embaixaria” Janja.

Pretensão

O ainda prefeito de São Mateus, Daniel Santana da Açaí, quer ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, em 2026. Um de seus mais próximos colaboradores garantiu que ele vai ser candidato, mas “se não for preso antes” e se as suas contas do exercício de 2023 forem rejeitadas pela Câmara. O Tribunal de Contas já a rejeitou (milagrosamente).

Há vagas?

O ex-prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto (MD), parece não ter conseguido emplacar alguma peça no quebra-cabeça de montagem do secretariado do prefeito eleito. Acredita-se que ainda há tempo.

Câmara vai ter mais vagas

Um certo vereador, ao ser perguntado se votaria para aumentarem as vagas no Legislativo de São Mateus de 11 para 19, saiu com essa: “Gostaria que aumentasse para 50, porque assim, acredito, seria reeleito”.

Sentou e gostou

O sempre bem-humorado vereador, Gilton Gomes (MDB), conhecido pelo apelido de Pia, precisou assumir a cadeira de presidente da Câmara. Quando o titular chegou, custou a devolver o assento para que o presidente continuasse a sessão.

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Agosto/22

Competentes…

Júlio Lopes e Maurício Marcollini, foram nomeados assessores pelo atual presidente dos Correios. Ambos foram investigados durante a Operação Lava a Jato, pelos supostos desvios de recursos dos \fundos de Pensão de estatais. Foi o prêmio de punição que receberam.

EM TEMPO

* O PT, no Espírito Santo, passou batido. Não se acha nenhuma prefeitura com mandatário petista.

* Uma pergunta que não quer calar: O Alckmin é mesmo o vice-presidente do Lula?

* O novo governo que vai assumir em janeiro os destinos de São Mateus, tem no secretário de Comunicação Vitor Guedes, uma peça que parece ter conquistado um espaço relevante.

* Papo que rola sobre o secretariado do prefeito eleito de São Mateus: Edson Pirola, na Educação; Bella, na Saúde; Maridéia, no Turismo. Só especulação, por enquanto.

* Renato Casagrande, nosso governador, mais uma vez prestigiando o município de São Mateus. Vai anunciar mais obras impactantes e estruturantes para os mateense. Na política, tem sido o maior amigo de São Mateus. Nesta quarta-feira, Dia da Consciência Negra, estará na cidade.

* Os sentimentos da coluna aos familiares do ex-governador Max Mauro, que nos deixou na última semana. Foi também um grande parceiro do município de São Mateus e do seu povo.

* Dia da Consciência Negra, feriado nacional! Nada contra o mérito, mas daí a ser feriado… Absurdo. Dia 13 de maio deveria ser, então?

* “Governo tolo inverte valores”. Conhece algum?

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana