conecte-se conosco


Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª Quinzena de Julho

Publicado

Simples assim

O risco de fraudes no voto eletrônico é real. Mudanças nos programas que fazem a contagem, totalização e transmissão dos votos podem adulterar os resultados, como foi denunciado na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, nas últimas eleições para prefeito, em 2004. O problema pode ser minimizado? Especialistas em informática afirmam que é possível reduzir significativamente os riscos de fraudes adotando medidas como a impressão dos votos dados na urna eletrônica para conferência dos resultados.

Por que presidentes de partidos de oposição se reúnem com ministros do STF para discutir o assunto se é no Senado que isso deve ser discutido? STF articula para impedir voto auditável, numa clara demonstração que não deseja transparência e segurança do voto do eleitor. A quem isso interessa?

====================================================================

Me explica

Se a vacina é tão eficaz como dizem, por que alguns governadores e prefeitos insistem em fechar bares, restaurantes e o comércio em geral? Vale lembrar que as vacinas são experimentais. Tem um longo caminho de pesquisas ainda a ser percorrido. Estamos avançando.

PT X PDT

É briga de foice. Ciro Gomes (PDT) deitou o cacete no Lula (PT) chamando-o mais uma vez de “maior corrupto da história”. Por sua vez, o ex-prisioneiro condenado em três instâncias e solto pelo STF, rebateu dizendo que Ciro se aliou à direita e é igual ao Bolsonaro.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 3ª edição de agosto

Na verdade, o Ciro tem semelhanças com o Lula. Contratou o ex-marqueteiro do Lula, que foi preso envolvido no roubo do mensalão. Esses dois acabam juntos.

Hipocrisia

Eduardo Suplicy, estrela do PT, disse que Lázaro é vítima da sociedade. Nasceu pobre, deve ter passado muitas dificuldades daí se debandado para o crime. Tem muito rico que comete crimes e milhões de pobres que continuam dignos, trabalhando diariamente para levar o pão de cada dia para suas famílias. A tese do petista é cretina. Suplicy é a antiga esquerda festiva, hoje virou esquerda caviar. E continua andando com bandidos…

Assombração esportiva

Está difícil torcer para uma seleção de futebol que não tem identidade com o país que representa. Seleção Brasileira de Futebol é coisa que ficou no passado. Tite e alguns de seus mercenários e penduricalhos formam um time sem alma. Estão no purgatório aguardando…

Aprovação festejada

As contas do prefeito de São Mateus, Daniel Santana, foram aprovadas por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Isso vem demonstrar a “sua lisura no trato da coisa pública”. Competência, eficiência e seriedade são atributos que afloraram na hora em que as contas saíram do Tribunal de Contas do Espírito Santo e chegaram à Câmara Municipal. Nos quatro anos do seu

mandato anterior esses atributos não estavam visíveis. Os que enxergavam falcatruas ficaram, ao que parece, cegos agora ao apreciarem as contas do prefeito. São Mateus está de parabéns!

Leia mais:  Pinga-Fogo - 1ª edição de novembro

Multidão de candidatos

Para as eleições do próximo ano, o município de São Mateus vai mandar a campo uma caçamba de nomes para a disputa. Vão despejar à porta do eleitor cerca de 12 nomes, entre os já manjados e os que serão manjados. Vão dos aventureiros aos comprometidos verdadeiramente com as demandas do mateense e da região. Para o eleitor escaldado, é hora de alimentar o pitbull e soltá-lo quando alguns oportunistas pintarem na sua porta prometendo o paraíso em troca do seu voto.

EM TEMPO

• “Quando o PSDB cai do muro, cai sempre para o lado esquerdo”, disse Rodrigo Constantino, comentarista da Jovem Pan, no programa Três em 1.

• Imprensa séria no País é bem pequena…

• Existe no Brasil uma nova atividade profissional: Catadores de Lixo Ideológico.

• Algumas medidas do Supremo Tribunal Federal (STF) só se veem em estado de exceção.

• O Governo do Estado e várias prefeituras capixabas estão mostrando muita competência e eficiência na vacinação da população.

• O Espirito Santo, para quem não sabe, é referência no Beach Soccer nacional nas categorias masculina e feminina. O Campeonato Metropolitano realizado recentemente demonstrou tudo isso para o Brasil.

publicidade

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª edição de março

Publicado

Por Zene Lagace

As Interinidades

O município de São Mateus foi entregue pelo ex-prefeito Daniel Santana (sem partido e sem noção), ao atual, Marcus Batista (Podemos), em situação precária. Por isso mesmo, faz-se necessária a nomeação dos titulares de algumas pastas que estão sem o seu timoneiro. São muitas interinidades em que secretários de outras secretarias estão acumulando suas funções, o que é contraproducente diante de tantas demandas.

Na sociedade mateense existem vários nomes de pessoas capazes, conhecedoras do município e que têm em seu cabedal profissional a competência. Podemos enumerar alguns. Cabe ao chefe do Executivo ir ao mercado profissional e pinçar esses nomes para que ocupem as pastas que ainda estão aguardando seus titulares. Todos nós sabemos que, acordos de campanha e de outros matizes, atrapalham essas escolhas. Mas, se faz necessário quebrar esses paradigmas.

===========================================================

Na sala de espera

Vem sendo notada a ausência da vice-prefeita de São Mateus, Raquel Rocha (Podemos) no meio político-administrativo. Apesar da Educação estar sem o seu titular, uma vez que Edson Pirola pediu exoneração do cargo, o nome da vice que é professora, ao que parece, não está na lista de possíveis nomeados. Sem informação, cabe especulação.

Guriri é mais do que verão e carnaval

O balneário de Guriri ainda segue sua sina. Depois do verão tudo volta ao “normal”, ruas esburacadas, moradores reclamando. Alguns comerciantes até que não, pois ficam sempre aguardando o poder público promover eventos para faturarem. Deveriam ter iniciativas próprias, até porque o Poder Público não tem obrigação de realizar festas pagãs. A obrigação é com os serviços básicos e dar estrutura para contribuir com os eventos. Só se justifica quando tem conotação sócio cultural.

Acumulando nomes

Vem sendo empilhado vários nomes para o pleito eleitoral de 2026. São Mateus tem vários, inclusive enrustidos que vão aparecer no período pré-eleitoral. Agora estão hibernando, igual a urso. Depois aparecem como amigo urso.

Menos, menos

Muito se fala em privatizar o SAAE de São Mateus passando-o para a Cesan. Vale lembrar que moradores de Vitória colecionam inúmeras reclamações contra a empresa de economia mista, cujo governo é sócio majoritário. Existem bairros que ficam sem água por 15 dias. Claro que os periféricos. A denúncia foi feita em sessão da Câmara de Vereadores da capital.

Na Contramão

A empresa que detém o monopólio do transporte coletivo urbano de São Mateus continua operando como se nada representou o que foi apurado em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A barbeiragem continua. Afinal, a tal comissão fiscalizadora do contrato de concessão da Viação São Gabriel com a Prefeitura Municipal, ainda existe?

Leia mais:  Pinga-Fogo – 3ª edição de agosto

Oportunismo e Cinismo

Os mais antigos diziam que, em alguns casos, cavalo põe os ovos…

Políticos contrários ao atual prefeito de São Mateus, Marcus Batistas (Podemos) viraram carrapato. Grudam no homem quando ele vai fazer alguma entrega. Curioso que aqueles que o tratavam com desdém e o chamando de “marmiteiro”, agora, que foi eleito, o chamam de “santeiro”, querendo que ele faça milagre e resolva todas as demandas da população em um estalar de dedos. Hipocrisia é o nome disso.

Papel do vereador

A vereadora Professora Valdirene (PT) chamou a atenção dos seus colegas para lembrá-los que quem faz obras é o Executivo. Cabe ao vereador procurar saber das demandas da população, fazer uma indicação e, uma vez atendida pela Prefeitura de São Mateus, fiscalizar a obra e os recursos nela gastos.

Tem vereador querendo fazer obras e se esquecendo de fiscalizar e elaborar leis. Isso é básico, é a atribuição do parlamentar.

Normas regimentais

As vezes a realização das sessões da Câmara de São Mateus fica confusa pelo fato dos parlamentares atropelarem o Regimento e da passividade da presidência para organizar a participação dos “nobres” edis. Quando se defende sua indicação é solicitado um aparte sem esperar que ele seja dado por quem está na tribuna. Tem alguns que não fazem aparte, fazem discursos comendo o tempo do colega.

Existem inúmeras câmaras que no Pequeno Expediente, não se dá aparte, somente a partir do Grande Expediente.

Inveja ideológica

No ato pela Anistia, em Copacabana, a USP, reduto tradicional da esquerda, disse que foram apenas 18 mil pessoas participando. A Polícia Militar do Rio de Janeiro e instituto de pesquisas disseram que foram mais de 400 mil participantes.

O Lula, que não sai às ruas, se fizer um evento desse, só consegue apoiadores dos sindicatos e gente de crachá do PT. Enche uma Van, das menores. É o “presidente” sem povo.

=====================

PODE ISSO, ARNALDO?!

Não, não pode.

Nó Cego

Para quem caminha por algumas ruas e avenidas da cidade, basta olhar para os postes e logo vai ter a visão de um emaranhado de fios de todo tipo. Além da fiação elétrica, tem fios das operadoras de internet, de telefonia etc. As vezes tem até o “recheio”, um ninho de algum pássaro desavisado, correndo o risco de virar tira-gosto no prato de alguém.

=====================

EM TEMPO

* A vereadora de Vitória, Ana Paula Rocha, do PSOL, apresentou Moção de Aplauso para a organização do bloco carnavalesco As Peladonas. E foi aprovada.

Leia mais:  Pinga-fogo - 2ª Quinzena de Junho

* A Câmara de Vitória aprovou Moção de Repúdio a visita do presidente Lula (PT) ao Espírito Santo. Nem precisava, ele desistiu de vir.

* Aconteceu na última sessão de fevereiro da Câmara Municipal de Santa Leopoldina, em que presidente, Darley Espíndula (PP), mandar um colega vereador calar a boca. Além de não lhe dar o aparte, o mandou se calar. E ele se calou, diante da atitude do presidente. Tudo por causa de um elogio de um e uma crítica de outro ao governo estadual e ao municipal. Ambos compõem a base parlamentar do Executivo. Faltou conexão.

* Na gestão passada, de São Mateus, além das ações de limpeza da praia de Guriri, limpava-se os cofres da municipalidade. Foi a Polícia Federal quem disse e apurou a bandalheira. O estranho é que todos os envolvidos estão soltos por obra da “justiça”.

* Licitação para todos os serviços relevantes de empresas para São Mateus, parece ser a melhor maneira de evitar “desvios de conveniência”. O prefeito quer transparência nos atos administrativos da sua gestão.

* Rola um papo nas “Bocas de Matilllllllldes” que dois vereadores de São Mateus e do mesmo partido podem perder seus mandatos. Já tem suplente retirando o paletó do armário…

* Baduti, uma “lendia” que se foi. Na verdade, era uma brincadeira que ele próprio fazia. No seu velório ficou uma certeza de que deixou muitos amigos. O ex-prefeito de São Mateus, Daniel Santana, foi solidário e teve seu gesto reconhecido e elogiado por todos, até por aqueles que não lhe nutrem simpatia.

* E por falar em Daniel, entendidos da política mateense dizem que se não houver nenhum impedimento jurídico, se elege com folga a deputado estadual em 2026. A conferir.

* A nova ponte do Nativo vai sair do papel. O governador Renato Casagrande (PSB) já mandou fazer. Povo em festa!

* Uma coisa muito comum em algumas administrações é o candidato ganhar com seus aliados e governar com seus adversários.

* Quer encontrar alguns vereadores? É só ir à Prefeitura. Ficam mais lá do que na Câmara Municipal.

* O Brasil vai de mal a pior. O povo, já que os mandatários vão muito bem obrigado. Isso quando o assunto é grana… do alheio.

* O diretor-presidente do DER-ES, Freitas (PSB), tem alguns cabos eleitorais na Câmara Municipal de São Mateus. Mais um pouquinho, pode ser canonizado.

* Agora vai, começou o ano! Em tempo: não se sabe para onde caminha essa joça. Mas vai…

Continue lendo

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 2ª edição de fevereiro

Publicado

Por Zene Lagace

A camarilha está viva!

Chama a atenção a insistência cobrança de alguns para com a nova administração do município de São Mateus. O prefeito Marcus Batista (Podemos) está há quase 60 dias e sofre críticas severas para resolver situações que o anterior deixou de fazer por oito anos.

Os que ficaram em silêncio, durante o período em que o ex-prefeito Daniel Festeiro teve o mérito cabuloso de quase destruir o município, agora se arvoram em exigir o que não exigiram nos oito anos “danielesco”.

============================================================

Criativos na Rapinagem

Petrolão, Mensalão, Marmitão. O PT e agregados são muito criativos.

Agora, depois do dinheiro na cueca, tem o dinheiro na meia.

No Reino da Mediocridade

Em um País sério, um governante com índices pífios e atitudes desconectadas da realidade, e falas mentirosas, manipuladoras, sem entregar o que interessa à população não se manteria no governo. O Parlamento já o teria mandado para casa ou o devolveria à prisão.

Sortudos

A Câmara de São Mateus, por Proposição através de Indicação do vereador Branco da Penal PL), quer saber quais as áreas públicas da municipalidade que foram doadas e o nome dos seus beneficiados. É curiosa e estranha a Prefeitura de São Mateus, na gestão do ex-prefeito Daniel Santana, o Demolidor do Município, calçar avenidas sem uma casa sequer e onde não existe uma alma viva nem morta em suas margens.

O vereador quer ter conhecimento dos fantasmas que, supostamente, teriam recebidos áreas no setor Norte do Balneário de Guriri.

Via Crucis do SAAE

Faz anos que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Mateus vem sofrendo um processo de sucateamento para que justifique sua privatização. Muitos acreditam que entregando a autarquia à Cesan resolveria todas as mazelas do abastecimento de água do município. Consultem alguns moradores de Vitória para saber se estão satisfeitos com o serviço da empresa estatal.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 3ª edição de agosto

Interessante que o SAAE de Aracruz e Linhares funcionam sem grandes intercorrências. Em São Mateus houve época que vereador ordenava que máquinas que iam fazer serviços em uma localidade, o “nobre” edil a desviava para outro lugar, principalmente para atender amigos, puxa-sacos e parentes.

Quando se tentou acabar com isso, com a farra dessa camarilha, a diretora foi demitida da autarquia municipal. Sua competência e coragem não serviram para São Mateus no sentido de moralizar os serviços e a valorizar seus funcionários.

Existem recursos para comprar voto, comprar consciência, implantar a corrupção, desviar recursos públicos, abastecer camarilhas, grupos e grupelhos e, para servir à população pagadora de escorchantes impostos, nunca esse dinheiro aparece. O País padece com essa gente!

Briga Política?

A “Tese” do vereador Cristiano Balanga (PP) sobre a Ponte localizada no Nativo, que na sua opinião deve cair nos próximos segundos, foi questionada pelo ex-vereador Adeci de Sena (PP). A ponte está lá há mais de 50 anos e costuma passar por manutenção regular do DER, segundo o ex-vereador.

Para alguns, ali existe uma disputa eleitoral. Balanga fez o deputado federal Paulo Foletto (PSB) obter quantidade de votos considerável na região, enquanto o colega fez campanha para Freitas (PSB), hoje na direção do DER. Nessa linha de pensamento, configura-se uma disputa política.

A nova, mais moderna, que vai substituí-la, já está sendo providenciada. Sabe-se lá quando.

Leia mais:  Pinga-fogo - 2ª Quinzena de Junho

Diferencial

Para quem procura a Prefeitura de São Mateus tem a certeza de que os melhores servidores são os efetivos mais antigos. Setores como o de Tributação e Cadastro Imobiliário são exemplos. Funcionários atenciosos e que procuram orientar e ajudar o cidadão a resolver sua demanda.

————————————————–

PODE ISSO, ARNALDO?!

Gol Contra!

Não, não pode.

Um veículo Wolkswagen, modelo Gol, de cor vinho, está sem motor, abandonado na contramão de uma das principais vias do bairro Vitória, a Avenida João Batista Crespo. Pelo que se pode constatar, aquele bólido não tem mais serventia fácil para voltar a ressuscitar pelas ruas e avenidas da cidade de São Mateus.

Não se sabe ao certo de quem é a responsabilidade de retirar das ruas veículos que foram abandonados, servindo como criadouro do mosquito da dengue ou atrapalhando a circulação de pessoas e de outros carros.

EM TEMPO

* Pergunta que não quer calar: No Brasil o crime compensa?

* O código de postura deve ser usado para ordenar melhor as construções e uso das lojas e estabelecimentos que estendem sua área para as calçadas, como se fossem prolongamento do seu comércio. A poluição visual é de queimar as vistas.

* O prefeito de São Mateus, Marcus Batistas (Podemos), deu uma fiscalizada nos serviços de manutenção da frota de ônibus escolares usados no transporte de alunos da rede municipal de ensino. Estava preocupado com a segurança dos alunos e tranquilizar os pais.

* Por falar em Educação, o titular da Pasta, Edson Pirola vai deixar a secretaria?

* Na Câmara Municipal de São Mateus saiu a vereadora Preta (PP), entrou o vereador Branco (PL).

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana