conecte-se conosco


Pinga fogo

Pinga-Fogo – 2ª edição de fevereiro

Publicado

Por Zene Lagace

A camarilha está viva!

Chama a atenção a insistência cobrança de alguns para com a nova administração do município de São Mateus. O prefeito Marcus Batista (Podemos) está há quase 60 dias e sofre críticas severas para resolver situações que o anterior deixou de fazer por oito anos.

Os que ficaram em silêncio, durante o período em que o ex-prefeito Daniel Festeiro teve o mérito cabuloso de quase destruir o município, agora se arvoram em exigir o que não exigiram nos oito anos “danielesco”.

============================================================

Criativos na Rapinagem

Petrolão, Mensalão, Marmitão. O PT e agregados são muito criativos.

Agora, depois do dinheiro na cueca, tem o dinheiro na meia.

No Reino da Mediocridade

Em um País sério, um governante com índices pífios e atitudes desconectadas da realidade, e falas mentirosas, manipuladoras, sem entregar o que interessa à população não se manteria no governo. O Parlamento já o teria mandado para casa ou o devolveria à prisão.

Sortudos

A Câmara de São Mateus, por Proposição através de Indicação do vereador Branco da Penal PL), quer saber quais as áreas públicas da municipalidade que foram doadas e o nome dos seus beneficiados. É curiosa e estranha a Prefeitura de São Mateus, na gestão do ex-prefeito Daniel Santana, o Demolidor do Município, calçar avenidas sem uma casa sequer e onde não existe uma alma viva nem morta em suas margens.

O vereador quer ter conhecimento dos fantasmas que, supostamente, teriam recebidos áreas no setor Norte do Balneário de Guriri.

Via Crucis do SAAE

Faz anos que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Mateus vem sofrendo um processo de sucateamento para que justifique sua privatização. Muitos acreditam que entregando a autarquia à Cesan resolveria todas as mazelas do abastecimento de água do município. Consultem alguns moradores de Vitória para saber se estão satisfeitos com o serviço da empresa estatal.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 1ª edição de novembro

Interessante que o SAAE de Aracruz e Linhares funcionam sem grandes intercorrências. Em São Mateus houve época que vereador ordenava que máquinas que iam fazer serviços em uma localidade, o “nobre” edil a desviava para outro lugar, principalmente para atender amigos, puxa-sacos e parentes.

Quando se tentou acabar com isso, com a farra dessa camarilha, a diretora foi demitida da autarquia municipal. Sua competência e coragem não serviram para São Mateus no sentido de moralizar os serviços e a valorizar seus funcionários.

Existem recursos para comprar voto, comprar consciência, implantar a corrupção, desviar recursos públicos, abastecer camarilhas, grupos e grupelhos e, para servir à população pagadora de escorchantes impostos, nunca esse dinheiro aparece. O País padece com essa gente!

Briga Política?

A “Tese” do vereador Cristiano Balanga (PP) sobre a Ponte localizada no Nativo, que na sua opinião deve cair nos próximos segundos, foi questionada pelo ex-vereador Adeci de Sena (PP). A ponte está lá há mais de 50 anos e costuma passar por manutenção regular do DER, segundo o ex-vereador.

Para alguns, ali existe uma disputa eleitoral. Balanga fez o deputado federal Paulo Foletto (PSB) obter quantidade de votos considerável na região, enquanto o colega fez campanha para Freitas (PSB), hoje na direção do DER. Nessa linha de pensamento, configura-se uma disputa política.

A nova, mais moderna, que vai substituí-la, já está sendo providenciada. Sabe-se lá quando.

Leia mais:  Pinga-Fogo – II Abril/22

Diferencial

Para quem procura a Prefeitura de São Mateus tem a certeza de que os melhores servidores são os efetivos mais antigos. Setores como o de Tributação e Cadastro Imobiliário são exemplos. Funcionários atenciosos e que procuram orientar e ajudar o cidadão a resolver sua demanda.

————————————————–

PODE ISSO, ARNALDO?!

Gol Contra!

Não, não pode.

Um veículo Wolkswagen, modelo Gol, de cor vinho, está sem motor, abandonado na contramão de uma das principais vias do bairro Vitória, a Avenida João Batista Crespo. Pelo que se pode constatar, aquele bólido não tem mais serventia fácil para voltar a ressuscitar pelas ruas e avenidas da cidade de São Mateus.

Não se sabe ao certo de quem é a responsabilidade de retirar das ruas veículos que foram abandonados, servindo como criadouro do mosquito da dengue ou atrapalhando a circulação de pessoas e de outros carros.

EM TEMPO

* Pergunta que não quer calar: No Brasil o crime compensa?

* O código de postura deve ser usado para ordenar melhor as construções e uso das lojas e estabelecimentos que estendem sua área para as calçadas, como se fossem prolongamento do seu comércio. A poluição visual é de queimar as vistas.

* O prefeito de São Mateus, Marcus Batistas (Podemos), deu uma fiscalizada nos serviços de manutenção da frota de ônibus escolares usados no transporte de alunos da rede municipal de ensino. Estava preocupado com a segurança dos alunos e tranquilizar os pais.

* Por falar em Educação, o titular da Pasta, Edson Pirola vai deixar a secretaria?

* Na Câmara Municipal de São Mateus saiu a vereadora Preta (PP), entrou o vereador Branco (PL).

publicidade

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 2ª edição de maio

Publicado

Por Zene Lagace

Uma vergonha e a omissão

A população mateense, principalmente aquelas pessoas que usam o transporte coletivo urbano da cidade de São Mateus, fica indignada com os serviços prestados pela empresa Viação São Gabriel. A indignação se estende também às autoridades que a tudo assistem e não há uma ação efetiva para pôr fim a esse serviço nefasto e punir uma empresa que não cumpre um contrato com a Prefeitura de São Mateus para explorar essa
concessão pública.

Muitos perguntam por que a Câmara, através do seu presidente, não exige que os fiscalizadores do contrato tomem uma posição e, evidentemente com o apoio de todos os vereadores juntamente com o prefeito?

O que ocorreu na segunda-feira (19), quando dezenas de pessoas ficaram em pontos de ônibus até quase às 23 horas, sem conseguir condução para suas casas, devido à quebra de um ônibus e que não foi reposto um substituto, é uma afronta ao cidadão.

Cuidado, uma hora a turma se emp…ce e toma uma atitude que não é vista com bons olhos por quem nada faz para melhorar essa situação…

==============================

Elas, as empoderadas

As vereadoras Isamara da Farmácia (União Brasil) e Professora Valdirene (PT), são atuantes e até fazem inveja a alguns dos seus pares. Isamara pede a construção de uma sede para a Casa da Mulher. O terreno já existe. Por outro
lado, Valdirene solicita ao Executivo que construa um ponto de apoio para os salva-vidas no Balneário de Guriri. Tem também área pública que pode ser usada. Simples assim.

Leia mais:  Pinga-fogo - 2ª Quinzena de Junho

O Delegado

O vereador Raphael Barboza (PDT), que é o líder do governo, subiu à tribuna da Câmara, na sessão da segunda-feira, dia 19, destilou seu ódio contra duas pessoas que supostamente estão lhe atacando nas redes sociais. Disse que sabe quem são, mas mesmo com a turma da assistência pedindo para dizer os nomes, retrucou justificando que não poderia dizer para não atrapalhar as investigações. Disse que está investigando e que vai prender os dois.

Foi uma cena divertida! A turma caiu na gargalhada!!!

Vai pedir o distintivo do seu colega Cristiano Balanga (PP) que usa um muito parecido com o que usam os policiais.

Cães vadios e o Centro de Zoonoses

Os cachorros que andam pelas ruas da cidade de São Mateus precisam ser recolhidos, castrados e levados para um local que possa recebê-los. Mas, como não há um Centro de Zoonoses, ficam ao leu, espalhando sacolas e
revirando o lixo das ruas.

Vale dizer que um Centro de Controle de Zoonoses é o local onde as zoonoses são monitoradas e controladas. Esses centros têm como principal objetivo “prevenir e controlar doenças transmitidas de animais para humanos, desenvolvendo sistemas sanitários e epidemiológicos. Eles também realizam atividades de conscientização ambiental, adoção de animais e cuidados com pets, como castração, vacinação e tratamentos complementares”.

Tour Parlamentar

Vereadores foram em comitiva para uma reunião em Vitória no dia de expediente, em que deveriam estar na sessão ordinária. Fecharam o Parlamento mateense para comparecerem a uma reunião com a Ecovias para não resolverem nada que a empresa já tem como compromisso. Poderiam ter ido outro dia que não o da sessão.

Leia mais:  Pinga-Fogo – II Março/22

Toda essa mobilização de resultado duvidoso, poderiam economizar tempo e se juntarem para ajudar a Prefeitura a promover ações que mais interessa a população. Os moradores da cidade de São Mateus têm outras prioridades e,
com certeza, não são essas da BR-101.
__________

EM TEMPO

* O vereador Wan Borges (PSB) pediu “escusas” das formalidades, antes de fazer o seu pronunciamento da tribuna da Câmara de São Mateus. Não seria pedir “dispensas” das formalidades?

* Aliás, ele está solicitando o manilhamento da Avenida Amocin Leite, no trecho localizado próximo ao Residencial Golden Garden.

* Aplausos e batucada na mesa de quem ocupava indevidamente a bancada destinada a jornalistas. A ação aconteceu quando vereadores falaram da necessidade de reajustar os salários dos assessores de seus mandatos.

* Funcionários da Saúde que trabalham nas unidades básicas são dedicados, atendem com prestezas e, por isso, aguardam o dia e a hora de receberam o piso salarial, salário digno e melhores condições para exercerem suas atividades. Algumas unidades necessitam de reparos, reformas urgentes.

* Construírem postinhos de saúde “a Bangu”, não é uma política inteligente. Melhor construir uma unidade maior que possam atender alguns bairros no seu entorno.

* A Praça Mesquita Neto continua proibida para famílias e crianças de a frequentarem.

* Quando a Polícia Federal vai prender o irmão do Lula, que comanda um sindicato que mais faturou com essa fraude monstruosa contra os aposentados? Tem alguém preso?

Continue lendo

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª edição de maio

Publicado

Por Zene Lagace

O martírio do SAAE

Essa via sacra do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae) de São Mateus ´começou faz muito tempo. Existia manobra maquiavélica com a finalidade de sucatear a autarquia, para que a Prefeitura e Câmara obtivessem o apoio da população para privatizar a empresa. O Executivo não destinava nenhum investimento e a autarquia sobrevivia somente com o que arrecadava com os recursos vindos do pagamento das contas de água. Com a inadimplência alta, os “gatos”, a interferência de vereadores se sentindo donos e desviando até máquinas que deveriam ir para um destino e o parlamentar mandava para outro foram algumas das ações nefastas contra o Saae de São Mateus. Até abastecimento clandestino foi feito para um haras, que nunca pagou a conta.

Tentou-se moralizar a autarquia, mas a diretora vinda de Linhares começou esse serviço de saneamento, mas as pressões políticas somadas a problemas familiares da diretora a fez desistir de concertar o que, naquele momento, não tinha conserto.

A endemonização do Saae voltou. Em vez de se falar em privatizá-lo, por que não investir na autarquia? Bancos interamericano de desenvolvimento tem linha de crédito para investimentos.

Aprovado I

O prefeito de São Mateus, Marcus Batista (Podemos), começou a fazer a diferença. O que outros municípios já fazem, São Mateus passou a fazer: dar aos alunos da sua rede municipal de ensino o Kit Escolar. Pais e alunos comemoram.

Aprovado II

Outra ação elogiável do prefeito Marcus Batista foi a nomeação da Edna Rossoni como secretária de Educação. Competência, conhecimento do ofício e determinada ao trabalho em prol da educação de qualidade.

Reprovado

O PCdoB de São Mateus.
Seu presidente subiu à tribuna Livre da Câmara Municipal para propor a criação de uma secretaria municipal para defender interesses e políticas públicas para os quilombolas e criar a secretaria de Promoção da Igualdade
Racial. Deve estar seguindo a cartilha do Lula, a criação de 40 ministério que pouco servem para a nação e, no caso específico, a São Mateus. Quilombolas como todos os moradores têm que ter serviços básicos de qualidade, saúde,
educação, saneamento, emprego e renda. Para isso não há necessidade de criar mais um órgão burocrático.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 1ª edição de julho

Não vingou

“A História do homem é a História do seu trabalho”, disse Marx. Se assim for, a turma e adeptos dessa filosofia, deveriam valorizar o trabalho e não se prestarem para apenas ocupar cargos, contribuindo para aparelhar órgãos
públicos e defender ideias requentadas que não deram certo.

A Ponte do Desejo

A novela da ponte do Nativo continua. De acordo com o vereador Cristiano Balanga (PP), o capítulo final só acontece quando o DER fizer a nova ponte, e de concreto. Alega que existe uma questão política atrapalhando o fim dessa novela. A comunidade assiste e não gosta do que vê.

Malabarismo Previdenciário

Os partidos de viés esquerdistas não querem a instauração da CPI do INSS. Se pregam transparência, honestidade e democracia, e o governo nada deve, por que não uma Comissão Parlamentar de Inquérito?

O roubo continuou em abril porque a folha de pagamento dos aposentados já estava pronta. Hilário! E mais, devolver o produto do assalto aos pensionistas e aposentados que foram roubados, com dinheiro público, é roubá-los duas
vezes.

E o STF não vai mandar a PF prender a quadrilha?
___________

EM TEMPO

* As “lideranças” políticas de São Mateus estão hibernando. Nas próximas eleições aparecem.

* O vereador Branco da Penal (PL) vem se destacando como um dos expoentes da Câmara Municipal de São Mateus. Vilmar do Seac (PSD) que defende o Legislativo mateense ter um pré-candidato a estadual, já tem um nome como sugestão.

* O Governo do Estado deverá investir alguns milhões na revitalização do Porto de São Mateus. Infelizmente, o Museu que tem peças importantes da história dos negros e da escravidão parece não fazer parte dessa revitalização. Por quê?

* Ao perguntar a um membro do Poder Legislativo, se o prefeito Marcus Batista (Podemos) tinha a maioria de vereadores formando a sua base parlamentar, ele disse que havia uma miscelânea que não dava para definir. Então, temos uma miscelânea parlamentar.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 1ª edição de junho

* O papo que vem rolando nos bastidores da política mateense é a possível cassação dos mandatos dos vereadores do PP, Cristiano Balanga e Isael Aguilar. Os suplentes já estiveram no alfaiate para tirar as medidas do paletó. A entrega não tem prazo para acontecer.

* Um fato: No Brasil o crime compensa. Basta acompanhar o que acontece em nível nacional, inclusive no cenário da política brasileira.

* Para o vereador de São Mateus, Vilmar do Seac (PSD), a roubalheira só existiu na Prefeitura durante a gestão do ex-prefeito Daniel Santana (sem partido e sem noção), por omissão da Câmara. “Só há roubo se a Câmara deixar”, lembrou o vereador.

* Lula, a cada crise, viaja para fora do País. Vai acabar ficando fora do Brasil, até porque a toda hora tem um escândalo.

* Carlos Lupi (PDT) é reincidente e mesmo assim o Lula o colocou para tomar conta daquilo que ele já mostrou não ser capaz com honestidade. Mas, está tudo em casa.

* São Mateus ganhou uma fábrica de piscina. Para o morador de Guriri não foi novidade, pois o bairro tem um piscinão quando cai uma chuvinha. E é pública, com acesso liberado.

* O Governo Lula em vez de se mobilizar para apurar todo o roubo no INSS, prefere lançar uma cartilha para o PT contrapor as verdades ditas pelo deputado federal, Nikolas Ferreira (PL-MG), em um vídeo sobre o assalto aos aposentados. Em tempo: o Lula nomeou para o lugar do Lupi o ex-deputado federal, Wolney Queiroz, do mesmo time que viu tudo acontecer e nada fez.

* “Se investigassem o Lula como se investigam o Bolsonaro, acharia até o dedo do Lula”, disse o deputado federal, Nikolas Ferreira (PL-MG), da tribuna da Câmara Federal.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana