Por Zene Lagace
Diplomação, o primeiro passo
Na escalada dos eleitos, a diplomação foi o início de tudo que vai acontecer nos próximos quatro anos na vida desses representantes da população.
Em São Mateus, para o prefeito eleito, Marcus Batista – Cozivip (Podemos), a herança será maldita. O presente de grego que vai receber do prefeito festeiro do caos, Daniel Santana (sem partido) é um show de horrores. Mas, ninguém é obrigado a aceitar desafios em cargos eletivos. Uma vez aceito, terá a oportunidade de mostrar sua capacidade de gestor e desenrolar o novelo de barbaridades da administração que já vai muito tarde.
============================================================
Em uma das Santas
Para quem não sabe, as Três Santas são: Santa Leopoldina, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá. Em uma delas, Santa Leopoldina, o prefeito eleito, Fernando Rocha (PDT) foi nomeado, assim como seu vice, Vavá Coutinho (PSB) e vereadores eleitos, reeleitos e suplentes. Tudo aconteceu na sede do Legislativo, na terça-feira (17). O local foi pequeno para o número de pessoas que foi prestigiar o evento.
Para uma sociedade conservadora como a da região, o discurso do promotor, que chegou atrasado à cerimônia, foi polêmico. Ele preferiu atacar o governo anterior ao do Lula e teceu elogios ao atual presidente do Brasil. Deus no céu, Lula na terra. Muitos torceram o nariz para esse fato.
Para quem acompanha a política nacional, na visão conservadora-liberal, Lula poderia estar residindo em outro lugar…
Um presta contas o outro não presta
Enquanto alguns prefeitos não respeitam quem paga seu salário, que é a população, outros têm a responsabilidade de respeitar a lei e prestar contas aos munícipes. Uns prestam, outros não.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), um dos mais bem avaliados do Brasil, esteve na Câmara de Vereadores para prestar contas do seu primeiro mandato (foi reeleito no primeiro turno).
Enquanto isso, contrariando todas as leis do respeito ao cidadão e da transparência, mesmo sem lei formal, o prefeito do caos, Daniel Santana (se partido e sem noção), só esteve na Câmara Municipal de São Mateus por ocasião da CPI que tinha como objetivo cassar o seu mandato por corrupção. Naquela oportunidade, além de demonstrar desprezo pelo que se apurou de ilicitudes, criticou o delegado da Policia Federal, que desvendou toda a bandalheira do chefe do Executivo mateense.
E, apesar de tudo isso, o prefeito está terminando o seu segundo mandato. E com a aquiescência da justiça eleitoral. Pode isso, Arnaldo?!
Candidatos de Ocasião
Em 2026 muitos que agora vão estar escondidos do eleitorado, aparecerão como candidato. É o candidato pisca-pisca, aparece e some. Agora estão hibernando como urso, aliás, amigo urso.
Grandes personalidades da nossa história
Luiz Gama, André Rebouças, José do Patrocínio, nomes que ajudaram, de verdade, a abolir a escravidão no Brasil. Não eram revolucionários e nem escravocratas, como o outro. A propósito, quem assinou a Lei Aurea dando fim a escravidão, foi uma branca, a Princesa Isabel. Esse grande gesto custou-lhe o trono.
Despejo à vista
O ainda prefeito de São Mateus, já poderia avisar a turma de barraqueiros que ocupam a Praça Mesquita Neto, de ir juntando louças e apetrechos para liberar o local. A praça é do povo, como o céu é do avião, porém, não é da bandalha, dos vândalos e drogados.
Sepultada como Indigente
Além de tudo que já se sabe da política de São Mateus, o que foi muito sentida pela população trabalhadora, produz e que usa o transporte público da cidade, foi a morte da CPI da Viação São Gabriel. O jazigo perpétuo fica na Câmara de Vereadores. Na lápide está escrito: “Aqui jaz um sonho que não se realizou. Foi uma chuva de verão”.
__________
EM TEMPO
* Haddad vai sair de férias. Isso num momento de profunda crise financeira em que vive o País. O problema é que ele volta.
* Posse dia 1º de janeiro é sacanagem! Até nisso erramos.
* Para quem torceu para que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumisse, se frustrou. O presidente Lula se recupera e logo volta ao Planalto.
* Pela situação econômica brasileira, o ano de 2024 continuará mesmo após a virada de ano. Tá feia a coisa!
* Para a turma que torceu pela queda do Fluminense, se decepcionou. O tricolor carioca, um dos grandes clubes do Brasil, terminou o campeonato em 13º lugar e ainda abiscoitou uma vaga na Sul-Americana. E o melhor, vencendo o Palmeiras. Chupa mulambada!!!
* Com esse Congresso, Executivo e Judiciário, estamos todos fritos!
* O deputado federal Gilvan da Federal (PL), usa a Bandeira Brasileira sobre um dos ombros. O ex-candidato a deputado estadual Eduardo Cazuza (PL) usa o manto nacional envolta do pescoço.
* A Câmara de São Mateus aprovou a lei que a cidade tenha o estacionamento rotativo e, depois de dois anos, nada foi feito pela Prefeitura. O trânsito está uma zona!
* O vereador-presidente do Legislativo mateense, Paulo Fundão (União), teceu elogios ao prefeito diplomado, Marcus Batista (Podemos). Acredita que fará um mandato histórico.
* O vereador Cristiano Balanga (PP), a despeito da ligação dos bairros Seac a Morada do Ribeirão, em São Mateus, ainda não está pronta, mas segundo ele, já é cartão postal do Seac. Otimista ele.
* Desde os primeiros anos de mandato do prefeito Daniel Santana, havia a expectativa de que seria cassado. Ele, sabe-se lá como, vai terminar os seus oito anos de mandato caótico sem ser molestado depois de um descanso preso por pouco tempo. Agora, o futuro a Deus pertence.