conecte-se conosco


Pinga fogo

Pinga-Fogo – 2ª edição de março

Publicado

Por Zene Lagace

Voo Cego?

O prefeito de São Mateus costumava viajar às pressas para Brasília, sempre que a coisa apertava com risco de ver o seu mandato derreter.

Agora mudou o rumo do seu voo e o destino foi São Paulo, com a finalidade de se encontrar com o ex-governador Paulo Hartung. Até foto ele tirou numa posse que, para os incautos, poderia se pensar tratar de homem de conduta ilibada.

A viagem ficou encoberta por nuvens, mas os meteorologistas da política mateense acreditam que a ida ao encontro do Hartung teve a finalidade de pedir ajuda para colaborar na articulação para impedir Amadeu Boroto de ser candidato, uma vez que ainda existem pendências a serem removidas para a sua pré-candidatura a prefeito de São Mateus ser oficializada.

Pode ser também a oportunidade de reeditar o “cabo de guerra” entre Hartung e Casagrande. Ambos têm olhares para a Explanada, mais precisamente para o Senado, em 2026.

Vale lembrar que, em algum momento, Paulo Hartung apadrinhou Daniel da Açaí (quando assim ainda era chamado) e o seu mandato. Dito pelo próprio prefeito em vídeo gravado à época.

============================================================

Enigma permanece

As narrativas que Daniel e seu grupo se movimentam para um suposto alinhamento com a pré-candidatura do radialista Carlinhos Lyrio (Republicanos), continuam. Várias raposas felpudas da política de São Mateus acreditam que uma composição Carlinhos com um indicado (a) pelo grupo danielista para ocupar a vice, pode levá-los a vitória em outubro.

No Brasil mais vale a versão do que a verdade.

Pesadelo dormindo e acordado

Alguém já disse que São Mateus, assim como o Brasil, não é para amador.

No caso mateense, existe a sina de sempre se apostar no que dá errado e, quando se acha que vai dar errado, dá mesmo errado. Veja o caso do atual prefeito Daniel Santana (sem partido)…. Se cassado fosse, quem subiria ao altar político local, seria seu vice, Ailton Cafeu (PSB). Não seria o mesmo que escolher morrer com um tiro de canhão ou uma rajada de metralhadora?

Deixemos de hipocrisia. Não há inocente nessa história. Todos somos pecadores.

Labirinto esquizofrênico da política

Diante de tanta gente se dizendo amante do município, por que na hora de votar o eleitor vota no festeiro, no farofeiro, no caixeiro viajante, no bisturi oportunista, no sem noção em detrimento daqueles que provaram ser bom gestores em seus empreendimentos e têm proposta e programas de desenvolvimento e progresso para seu município?

É automutilação, gosto pelo sofrimento, que desgraça é essa das escolhas do eleitorado? E pior: entre o nu e o malvestido, vota-se nos dois, chapa completa.

E ainda dizem que tem jeito. Em vez de orar tem muita gente preferindo apostar. E perdemos todos.

Política de resultado. É sabedoria?

O governador Renato Casagrande (PSB) é o político que sabe fazer dá certo. Tantos embates ideológicos, ele em um partido de esquerda e tudo flui em todas as prateleiras. As de esquerda, direita e a banda voou. Se equilibra com competência político-administrativa e segue o fluxo. Acredita-se um dos motivos do Espírito Santa dá certo em seu governo.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 2ª edição de fevereiro

Dá-lhe Freitas!

O Departamento Estadual de Edificações e Rodovias (DER-ES) era tempos atrás, o grande vilão para alguns municípios da região serrana, principalmente para Santa Leopoldina. O antigo diretor-presidente do órgão fazia reuniões, prometia o céu na terra, era aplaudido e nunca mais voltava para cumprir o prometido.

Hoje, tendo à frente Eustáquio de Freitas, a imagem do órgão é outra. Foi resgatada a credibilidade e várias ações, dentro das condições orçamentárias estão sendo implementadas no Estado do Espírito Santo.

E a região de Santa Leopoldina, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá estão apostando na capacidade e sensibilidade do seu novo gestor.

União estável?

Não é verdade a conversa atravessada que andou por aí dizendo que o MDB mais parece mulher de malandro. Passa de mão em mão. Ao que parece, agora vai se casar de papel passado. No Estado casou com Ricardo Ferraço; em São Mateus, com Amadeu Boroto. Mas… divórcio é sempre uma possibilidade…

Revelado o que já se sabia

Finalmente foi respondida à pergunta “Quem matou Marielle”? Aliás, já se sabia, mas somente agora resolveram prender os mandantes.

Agora é preciso descobrir quem mandou matar Jair Bolsonaro. Os indícios existem, mas isso é “apenas um detalhe sem importância” para os paladinos da moralidade e da construção de narrativas.

O joio e o trigo

Na hora da tragédia causada pelas fortes chuvas, governadores como Renato Casagrande PSB-ES) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) estiveram presentes junta a população atingida.

Quando a tragédia se abateu ano passado sobre vários municípios do Rio Grande do Sul, o “pai e mãe dos pobres” – Lula e Janja – pegaram o avião e foram para mais um tour pelo exterior.

A estrada do Pula-Pula

Quem procura um local para fazer atividade física, vale usar a rodovia estadual ES-080, que liga Santa Leopoldina a Santa Teresa. As crateras os obrigam ao exercício do Pula-Pula, do malabarismo e do contorcionismo. A estrada tem pontos críticos colocando em risco motoristas, passageiros, estudantes e todos que desejam visitar a região.

Turismo Cova Rasa

Existem cidades que seus cemitérios guardam, além dos mortos famosos, verdadeiras obras de arte de seus túmulos. E existe roteiro turístico para visita-los.

Em São Mateus, diante do caos em que se encontra a cidade, já tem empreendedor querendo elaborar o roteiro turístico para visitar as “covas” existentes nas ruas e avenidas da cidade. Será a ida ao caos infernal.

Lanche legislativo

O vereador Dalton Neves (PDT) disse da tribuna da Câmara Municipal de Vitória que se fosse um servido iria para a porta do Legislativo e daria umas bolachas no seu colega Vinicius Simões (Cidadania). Tudo porque Simões quando presidente daquela Casa de Leis e aliado do prefeito da época, Luciano Rezende, ele nunca questionou ações erradas do ex-chefe do Executivo.

Sobre a bolacha a dar no colega vereador, Dalto Neves não disse a marca do produto. Ou seria outro tipo de bolacha?

——————————————————————-

EM TEMPO I

* No Rio de Janeiro existe malandro demais e otário de menos…

* Atos da esquerda em defesa da democracia foi um fracasso. Nem o governo petista quis aderir. Esquerda defendendo democracia, relativa ou não, é ficção.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 2ª edição de dezembro

* A temporada é de mudança para os políticos. Calma gente, a mudança é só de partido e não de caráter. Pilantra vai continuar pilantra, mesmo em nova sigla partidária.

* Têm pré-candidatos que em vez de discutirem e apresentarem propostas, preferem debater qual a melhor marca de cerveja. Pelo jeito que anda a consciência de inúmeros eleitores, esse tem chance de ganhar as eleições. Futilidade e mediocridade viraram virtudes no Brasil de hoje.

* As chuvas continuam fazendo um estrago, mas não confundam com o PT.

* Unidade de Saúde de Guriri – Sul ficou sem energia durante uma semana. É justo, até porque a festa no balneário acabou e a realidade chegou.

* Os mandantes da morte de Marielle apoiaram Dilma e Lula. Agora que já resolveram essa questão, cabe ao ministro da Justiça, Lewandovisk e ao ministro do STF, Alexandre de Moraes mandarem descobrir quem mandou matar o ex-presidente Bolsonaro.

* Câmara de Vereadores de São Mateus vai instalar a CPI da Viação São Gabriel.

* Presidente da Câmara, Paulo Fundão (União Brasil), denunciou que uma quadrilha de criminosos está vendendo áreas da Prefeitura de São Mateus. “Estão dilapidando o patrimônio que é do povo mateense”, disse ele.

————————————–

EM TEMPO II – A revelação

O tempo passa, o tempo voa e a verdade se manifesta em algum momento da história

É o caso desta coluna, que começou como Informe JN e depois se consolidou como Pinga-Fogo. O titular sempre foi o jornalista e professor de História e cientista político, Paulo Roberto Borges, que usou o pseudônimo de Zene Lagace durante todos esses anos. Esse pseudônimo foi dado como presente por um amigo e colega (David Schlenz) quando éramos estudantes universitários, numa conversa em mesa de boteco, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro.

“Eu queria participar de um concurso literário em Minas Gerais e por timidez ou insegurança, não usar meu nome para não passar vergonha, jamais por medo”.

Foi aí que esse amigo sugeriu usar esse pseudônimo de Zene Lagace, que ele me disse ter usado algumas vezes em Cabo Frio e Araruama, na região dos Lagos, aonde esse amigo morava. Achei esquisito, mas aceitei de bom grado. Escrevi em alguns folhetos na UFRJ, na PUC e na USU com esse pseudônimo. Não chamou atenção porque meus escritos eram de cunho político e sem relevância para muitos colegas. Principalmente para os conservadores e liberais. Eram contra a ditadura e eu, como quase todo universitário da época, tinha coloração de esquerda. Tentei escrever no Semanário Zona Sul (bairro de Copacabana, onde sempre morei). Nada consegui.

São mais de 50 anos usando esse pseudônimo, mas nos últimos 40, no JN. Nunca foi segredo, nunca tive a intenção de esconder nada; era, na verdade, divertido. E até hoje, amadurecido, continuo me divertindo.

Que Deus, na sua infinita misericórdia, tenha paciência com esse filho errante que sempre deu o seu melhor naquilo que procurou fazer com dignidade. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo. O purgatório nos espera, o céu seria muita pretensão!

publicidade

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 2ª edição de maio

Publicado

Por Zene Lagace

Uma vergonha e a omissão

A população mateense, principalmente aquelas pessoas que usam o transporte coletivo urbano da cidade de São Mateus, fica indignada com os serviços prestados pela empresa Viação São Gabriel. A indignação se estende também às autoridades que a tudo assistem e não há uma ação efetiva para pôr fim a esse serviço nefasto e punir uma empresa que não cumpre um contrato com a Prefeitura de São Mateus para explorar essa
concessão pública.

Muitos perguntam por que a Câmara, através do seu presidente, não exige que os fiscalizadores do contrato tomem uma posição e, evidentemente com o apoio de todos os vereadores juntamente com o prefeito?

O que ocorreu na segunda-feira (19), quando dezenas de pessoas ficaram em pontos de ônibus até quase às 23 horas, sem conseguir condução para suas casas, devido à quebra de um ônibus e que não foi reposto um substituto, é uma afronta ao cidadão.

Cuidado, uma hora a turma se emp…ce e toma uma atitude que não é vista com bons olhos por quem nada faz para melhorar essa situação…

==============================

Elas, as empoderadas

As vereadoras Isamara da Farmácia (União Brasil) e Professora Valdirene (PT), são atuantes e até fazem inveja a alguns dos seus pares. Isamara pede a construção de uma sede para a Casa da Mulher. O terreno já existe. Por outro
lado, Valdirene solicita ao Executivo que construa um ponto de apoio para os salva-vidas no Balneário de Guriri. Tem também área pública que pode ser usada. Simples assim.

Leia mais:  Pinga-Fogo – 1ª edição de agosto

O Delegado

O vereador Raphael Barboza (PDT), que é o líder do governo, subiu à tribuna da Câmara, na sessão da segunda-feira, dia 19, destilou seu ódio contra duas pessoas que supostamente estão lhe atacando nas redes sociais. Disse que sabe quem são, mas mesmo com a turma da assistência pedindo para dizer os nomes, retrucou justificando que não poderia dizer para não atrapalhar as investigações. Disse que está investigando e que vai prender os dois.

Foi uma cena divertida! A turma caiu na gargalhada!!!

Vai pedir o distintivo do seu colega Cristiano Balanga (PP) que usa um muito parecido com o que usam os policiais.

Cães vadios e o Centro de Zoonoses

Os cachorros que andam pelas ruas da cidade de São Mateus precisam ser recolhidos, castrados e levados para um local que possa recebê-los. Mas, como não há um Centro de Zoonoses, ficam ao leu, espalhando sacolas e
revirando o lixo das ruas.

Vale dizer que um Centro de Controle de Zoonoses é o local onde as zoonoses são monitoradas e controladas. Esses centros têm como principal objetivo “prevenir e controlar doenças transmitidas de animais para humanos, desenvolvendo sistemas sanitários e epidemiológicos. Eles também realizam atividades de conscientização ambiental, adoção de animais e cuidados com pets, como castração, vacinação e tratamentos complementares”.

Tour Parlamentar

Vereadores foram em comitiva para uma reunião em Vitória no dia de expediente, em que deveriam estar na sessão ordinária. Fecharam o Parlamento mateense para comparecerem a uma reunião com a Ecovias para não resolverem nada que a empresa já tem como compromisso. Poderiam ter ido outro dia que não o da sessão.

Leia mais:  Pinga-fogo - 2ª Quinzena de Junho

Toda essa mobilização de resultado duvidoso, poderiam economizar tempo e se juntarem para ajudar a Prefeitura a promover ações que mais interessa a população. Os moradores da cidade de São Mateus têm outras prioridades e,
com certeza, não são essas da BR-101.
__________

EM TEMPO

* O vereador Wan Borges (PSB) pediu “escusas” das formalidades, antes de fazer o seu pronunciamento da tribuna da Câmara de São Mateus. Não seria pedir “dispensas” das formalidades?

* Aliás, ele está solicitando o manilhamento da Avenida Amocin Leite, no trecho localizado próximo ao Residencial Golden Garden.

* Aplausos e batucada na mesa de quem ocupava indevidamente a bancada destinada a jornalistas. A ação aconteceu quando vereadores falaram da necessidade de reajustar os salários dos assessores de seus mandatos.

* Funcionários da Saúde que trabalham nas unidades básicas são dedicados, atendem com prestezas e, por isso, aguardam o dia e a hora de receberam o piso salarial, salário digno e melhores condições para exercerem suas atividades. Algumas unidades necessitam de reparos, reformas urgentes.

* Construírem postinhos de saúde “a Bangu”, não é uma política inteligente. Melhor construir uma unidade maior que possam atender alguns bairros no seu entorno.

* A Praça Mesquita Neto continua proibida para famílias e crianças de a frequentarem.

* Quando a Polícia Federal vai prender o irmão do Lula, que comanda um sindicato que mais faturou com essa fraude monstruosa contra os aposentados? Tem alguém preso?

Continue lendo

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª edição de maio

Publicado

Por Zene Lagace

O martírio do SAAE

Essa via sacra do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae) de São Mateus ´começou faz muito tempo. Existia manobra maquiavélica com a finalidade de sucatear a autarquia, para que a Prefeitura e Câmara obtivessem o apoio da população para privatizar a empresa. O Executivo não destinava nenhum investimento e a autarquia sobrevivia somente com o que arrecadava com os recursos vindos do pagamento das contas de água. Com a inadimplência alta, os “gatos”, a interferência de vereadores se sentindo donos e desviando até máquinas que deveriam ir para um destino e o parlamentar mandava para outro foram algumas das ações nefastas contra o Saae de São Mateus. Até abastecimento clandestino foi feito para um haras, que nunca pagou a conta.

Tentou-se moralizar a autarquia, mas a diretora vinda de Linhares começou esse serviço de saneamento, mas as pressões políticas somadas a problemas familiares da diretora a fez desistir de concertar o que, naquele momento, não tinha conserto.

A endemonização do Saae voltou. Em vez de se falar em privatizá-lo, por que não investir na autarquia? Bancos interamericano de desenvolvimento tem linha de crédito para investimentos.

Aprovado I

O prefeito de São Mateus, Marcus Batista (Podemos), começou a fazer a diferença. O que outros municípios já fazem, São Mateus passou a fazer: dar aos alunos da sua rede municipal de ensino o Kit Escolar. Pais e alunos comemoram.

Aprovado II

Outra ação elogiável do prefeito Marcus Batista foi a nomeação da Edna Rossoni como secretária de Educação. Competência, conhecimento do ofício e determinada ao trabalho em prol da educação de qualidade.

Reprovado

O PCdoB de São Mateus.
Seu presidente subiu à tribuna Livre da Câmara Municipal para propor a criação de uma secretaria municipal para defender interesses e políticas públicas para os quilombolas e criar a secretaria de Promoção da Igualdade
Racial. Deve estar seguindo a cartilha do Lula, a criação de 40 ministério que pouco servem para a nação e, no caso específico, a São Mateus. Quilombolas como todos os moradores têm que ter serviços básicos de qualidade, saúde,
educação, saneamento, emprego e renda. Para isso não há necessidade de criar mais um órgão burocrático.

Leia mais:  Pinga-fogo - 2ª Quinzena de Junho

Não vingou

“A História do homem é a História do seu trabalho”, disse Marx. Se assim for, a turma e adeptos dessa filosofia, deveriam valorizar o trabalho e não se prestarem para apenas ocupar cargos, contribuindo para aparelhar órgãos
públicos e defender ideias requentadas que não deram certo.

A Ponte do Desejo

A novela da ponte do Nativo continua. De acordo com o vereador Cristiano Balanga (PP), o capítulo final só acontece quando o DER fizer a nova ponte, e de concreto. Alega que existe uma questão política atrapalhando o fim dessa novela. A comunidade assiste e não gosta do que vê.

Malabarismo Previdenciário

Os partidos de viés esquerdistas não querem a instauração da CPI do INSS. Se pregam transparência, honestidade e democracia, e o governo nada deve, por que não uma Comissão Parlamentar de Inquérito?

O roubo continuou em abril porque a folha de pagamento dos aposentados já estava pronta. Hilário! E mais, devolver o produto do assalto aos pensionistas e aposentados que foram roubados, com dinheiro público, é roubá-los duas
vezes.

E o STF não vai mandar a PF prender a quadrilha?
___________

EM TEMPO

* As “lideranças” políticas de São Mateus estão hibernando. Nas próximas eleições aparecem.

* O vereador Branco da Penal (PL) vem se destacando como um dos expoentes da Câmara Municipal de São Mateus. Vilmar do Seac (PSD) que defende o Legislativo mateense ter um pré-candidato a estadual, já tem um nome como sugestão.

* O Governo do Estado deverá investir alguns milhões na revitalização do Porto de São Mateus. Infelizmente, o Museu que tem peças importantes da história dos negros e da escravidão parece não fazer parte dessa revitalização. Por quê?

* Ao perguntar a um membro do Poder Legislativo, se o prefeito Marcus Batista (Podemos) tinha a maioria de vereadores formando a sua base parlamentar, ele disse que havia uma miscelânea que não dava para definir. Então, temos uma miscelânea parlamentar.

Leia mais:  Governadores defendem novo pacto federativo no último dia de encontro do Cosud

* O papo que vem rolando nos bastidores da política mateense é a possível cassação dos mandatos dos vereadores do PP, Cristiano Balanga e Isael Aguilar. Os suplentes já estiveram no alfaiate para tirar as medidas do paletó. A entrega não tem prazo para acontecer.

* Um fato: No Brasil o crime compensa. Basta acompanhar o que acontece em nível nacional, inclusive no cenário da política brasileira.

* Para o vereador de São Mateus, Vilmar do Seac (PSD), a roubalheira só existiu na Prefeitura durante a gestão do ex-prefeito Daniel Santana (sem partido e sem noção), por omissão da Câmara. “Só há roubo se a Câmara deixar”, lembrou o vereador.

* Lula, a cada crise, viaja para fora do País. Vai acabar ficando fora do Brasil, até porque a toda hora tem um escândalo.

* Carlos Lupi (PDT) é reincidente e mesmo assim o Lula o colocou para tomar conta daquilo que ele já mostrou não ser capaz com honestidade. Mas, está tudo em casa.

* São Mateus ganhou uma fábrica de piscina. Para o morador de Guriri não foi novidade, pois o bairro tem um piscinão quando cai uma chuvinha. E é pública, com acesso liberado.

* O Governo Lula em vez de se mobilizar para apurar todo o roubo no INSS, prefere lançar uma cartilha para o PT contrapor as verdades ditas pelo deputado federal, Nikolas Ferreira (PL-MG), em um vídeo sobre o assalto aos aposentados. Em tempo: o Lula nomeou para o lugar do Lupi o ex-deputado federal, Wolney Queiroz, do mesmo time que viu tudo acontecer e nada fez.

* “Se investigassem o Lula como se investigam o Bolsonaro, acharia até o dedo do Lula”, disse o deputado federal, Nikolas Ferreira (PL-MG), da tribuna da Câmara Federal.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana