conecte-se conosco


Pinga fogo

Pinga-Fogo – 2ª edição de novembro

Publicado

Por Zene Lagace

Contas rejeitadas

Parece que algo está mudando… Todas as contas do prefeito Daniel (até onde se sabe), foram aprovadas nesses anos que trabalhou para a destruição do município. Mas, por milagre, desta vez, as contas de 2023 do prefeito de São Mateus, Daniel Santana (sem partido e sem noção), foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Espirito Santo (TCES). Será consequência do final do seu mandato?…

——————————————————————————————————

Ô meu, cadê o meu?

Do alto de toda a sua incompetência, a ministra da Saúde, Nísia Teixeira, andou distribuindo verbas para onde não devia. A Prefeitura de Cabo Frio recebeu vultosos recursos pelo fato do filho ser um dos assessores do prefeito. Aliás, depois dessa chuva de recursos, o prefeito trocou o PL pelo PT.

De acordo com a CGU, desapareceram 44 bilhões de reais das contas do Ministério da Dengue, desculpe, Saúde.

A nomeação da atual ministra teve como critério o fato de ser comadre e amiga da Janja.

É sério isso?

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Roberto Barroso, disse em um seminário realizado em Brasília, que a Corte não permitirá o autoritarismo no Brasil. Deve estar vivendo na bolha por onde ele e alguns estão circulando. Acredita-se que o ministro não conhece o verdadeiro Brasil, quando nas eleições municipais brasileiras de outubro a direita varreu a esquerda do mapa. Ele que é da esquerda, diante desse fato, “Perdeu Mané!”.

Festa de “Arromba”

Janja da Silva, a desbocada primeira-dama, promoveu um grande evento no Rio de Janeiro, no início da reunião do G20. É o “JanjaPaloosa”. Junto as estatais Itaipu, Petrobras e Banco do Brasil já levantou de patrocínio mais de mais de 38 milhões de reais. O cachê foi só para os artistas “oficiais e que fizeram o L”. Também os que conseguem “facim facim” os benefícios da Lei Rouanet.

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Maio/23

Janja foi funcionária da Itaipu sem nunca ter ido trabalhar. Morava em Curitiba.

Baixaria

Para desmoralizar de vez a imagem do Brasil no exterior, Janja xingou ao vivo e em cores o futuro secretário do staff do presidente eleito dos Estados Unidos Elon Musk.

Ela continua querendo um status que não tem, até porque primeira-dama não é cargo e não deve ter privilégios governamentais que tem. Lamentável essa diplomacia da baixaria, com a “embaixaria” Janja.

Pretensão

O ainda prefeito de São Mateus, Daniel Santana da Açaí, quer ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, em 2026. Um de seus mais próximos colaboradores garantiu que ele vai ser candidato, mas “se não for preso antes” e se as suas contas do exercício de 2023 forem rejeitadas pela Câmara. O Tribunal de Contas já a rejeitou (milagrosamente).

Há vagas?

O ex-prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto (MD), parece não ter conseguido emplacar alguma peça no quebra-cabeça de montagem do secretariado do prefeito eleito. Acredita-se que ainda há tempo.

Câmara vai ter mais vagas

Um certo vereador, ao ser perguntado se votaria para aumentarem as vagas no Legislativo de São Mateus de 11 para 19, saiu com essa: “Gostaria que aumentasse para 50, porque assim, acredito, seria reeleito”.

Sentou e gostou

O sempre bem-humorado vereador, Gilton Gomes (MDB), conhecido pelo apelido de Pia, precisou assumir a cadeira de presidente da Câmara. Quando o titular chegou, custou a devolver o assento para que o presidente continuasse a sessão.

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Março/22

Competentes…

Júlio Lopes e Maurício Marcollini, foram nomeados assessores pelo atual presidente dos Correios. Ambos foram investigados durante a Operação Lava a Jato, pelos supostos desvios de recursos dos \fundos de Pensão de estatais. Foi o prêmio de punição que receberam.

EM TEMPO

* O PT, no Espírito Santo, passou batido. Não se acha nenhuma prefeitura com mandatário petista.

* Uma pergunta que não quer calar: O Alckmin é mesmo o vice-presidente do Lula?

* O novo governo que vai assumir em janeiro os destinos de São Mateus, tem no secretário de Comunicação Vitor Guedes, uma peça que parece ter conquistado um espaço relevante.

* Papo que rola sobre o secretariado do prefeito eleito de São Mateus: Edson Pirola, na Educação; Bella, na Saúde; Maridéia, no Turismo. Só especulação, por enquanto.

* Renato Casagrande, nosso governador, mais uma vez prestigiando o município de São Mateus. Vai anunciar mais obras impactantes e estruturantes para os mateense. Na política, tem sido o maior amigo de São Mateus. Nesta quarta-feira, Dia da Consciência Negra, estará na cidade.

* Os sentimentos da coluna aos familiares do ex-governador Max Mauro, que nos deixou na última semana. Foi também um grande parceiro do município de São Mateus e do seu povo.

* Dia da Consciência Negra, feriado nacional! Nada contra o mérito, mas daí a ser feriado… Absurdo. Dia 13 de maio deveria ser, então?

* “Governo tolo inverte valores”. Conhece algum?

publicidade

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª Edição de Julho

Publicado

Por Zene Lagace

As Contas do Daniel

A Câmara Municipal de São Mateus, por maioria dos seus membros, rejeitou as contas do ex-prefeito Daniel Santana (PDT). O resultado foi óbvio: 8 a 3. O parecer do TCES foi pela aprovação, mas para a população que vivenciou os oito anos de mandato do ex-gestor refletiu no que a maioria dos seus representantes votaram no Legislativo.

Três cúmplices da tragédia danielesca cumpriram seu papel de cabresto e votaram pela aprovação das contas. O vereador Cristiano Balanga (PP), o coleta de cumplicidade Isael Aguilar (PP) e o – pasmem! – Rafael Barbosa (PDT), líder do Executivo atual na Câmara.

Os discursos dos contrários e dos favoráveis foram aquém do que se esperava. Mas, deu para a conta do chá.

Ação Meia Boca

A Prefeitura de São Mateus retirou todo o mato que cobria o canteiro da Avenida João Batista Crespo, no bairro Santo Antônio e Vitória. Não consegue, porém, remover a feira livre que é realizada uma vez por semana em uma das pistas em frente a uma escola e a uma unidade de saúde, que coloca em risco a vida de crianças e pacientes que circulam por apenas uma via da avenida.

Cadê Eles?

Muitos se perguntam por onde andam as lideranças políticas de São Mateus que se emudecem durante anos só voltando a falar no período eleitoral. Aparecem para criticar e se apresentam como salvadores da população e do município. No rescaldo de tudo isso, logo o eleitorado percebe que são salvadores de si mesmos e de seus grupos ou camarilhas da política.

Quem também se emudece diante de questões relevantes em sua maioria, é a Câmara de Vereadores. Ficam preocupados em tapar buracos, capinar e varrer ruas. Essas solicitações são obrigações por parte da Prefeitura e não é preciso pedir para se fazer. O que se deve cobrar com todas as forças e prerrogativas do Legislativo são ações para melhorar a saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, transporte e salários dígnos aos servidores que estão desmotivados, principalmente professores e enfermeiros que não têm em suas contas bancárias aquilo que é lei, no caso, o piso salarial.

Leia mais:  Pinga-Fogo – Abril

Pré ou não pré, eis a questão!

O ex-prefeito Amadeu Boroto (MDB) não apareceu para dar sinal aos seus simpatizantes e aliados, sobre o seu futuro político. Fala-se que pode vir para uma disputa a deputado estadual ou mesmo a federal. Por enquanto não é pré de nada. Por enquanto.

Procura inglória

São Mateus segue carecendo de lideranças políticas de verdade. Tem muito fake news na política que só passa, em muitos casos, desconfiança na população. Faz tempo que procurar uma liderança que retrate a vontade essencial do povo é o mesmo que procurar uma agulha no palheiro. Tem muita palha.

Papo de Aranha

A Câmara de Vereadores de São Mateus tem dois pré-candidatos a deputado estadual: Branco da Penal (PL) e Isamara da Farmácia (União Brasil). Para os vereadores que em seus discursos defenderam a importância do Legislativo municipal ter representante do processo eleitoral do próximo ano, vão apoiar – como quase sempre – os marcianos que por São Mateus costumam pousar.

EM TEMPO

* O radialista Carlinhos Lyrio (Republicanos) ainda não definiu seu futuro político. Hiberna para pensar.

* São Mateus teve presença destacada na Feira dos Municípios. Foi bem diferente de quando o ex-prefeito Daniel e sua trupe levou para o stand do município como cultura mateense um mini trio, que fazia barulho e vomitava música da pior qualidade.

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Maio/23

* Ainda sobre as presenças na Feira, faltou o que São Mateus tem mais de tradicional: A Lira Mateense. Dizem que o cachê foi o correspondente a um pão, café e biscoito. Os organizadores não se “tocaram para o toque” de um expoente da cultura e tradição de São Mateus.

* A Prefeitura notificou ambulantes e ocupadores de locais proibidos para que retirem seus “estabelecimentos” dos logradouros públicos. Dizem que a notificação foi feita e o prazo é dia 24 deste mês de julho. Vão começar pelo espaço que divide duas avenidas no centro da cidade. A conferir.

* Então, o ex-prefeito Daniel Santana, após a rejeição de suas contas, vai estar habilitado a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa? Para quem conhece os desvios do processo, ele lá estará livre, leve e solto. Dizem até que a periferia que foi usada como palanque, vai apoiá-lo em massa. Aí é gostar de sofrer!

* Os vereadores Balanga, Isael e Rafael, os três mosquiteiros votaram pela aprovação do seu parceiro Dartangnan, cumprindo a missão ordenada.

* Lula em campanha para sua reeleição esteve no Espírito Santo. Não perdeu a oportunidade de pontuar suas bravatas.

* Eleições é assunto sempre presentes em qualquer conversa de político e em ambiente em que esteja presente. Nos meios da política mateense parece ter surgido um novo nome no cenário político-eleitoral à uma vaga na Assembleia Legislativa. Trata-se de Talita Barbosa, primeira-dama e secretária de governo.

Continue lendo

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 2ª edição de junho

Publicado

Por Zene Lagace

A Prefeitura, a Câmara e a Viação São Gabriel

Na última semana aconteceu um fato que deveria ter acontecido há anos. Finalmente a atual gestão municipal convocou a empresa Viação São Gabriel, que presta serviço do transporte coletivo urbano na cidade de São Mateus, para uma conversa tete-a-tete. Houve cobranças, discussões e o prefeito exigiu o cumprimento do contrato de concessão do serviço e a modernidade da frota da empresa que melhore os serviços disponibilizado para o seu usuário. Não se tem notícia de que tenha havido alguma “ameaça” de cancelar o contrato e abrir nova licitação para essa atividade que penaliza, faz tempo, o sofrido cidadão que depende desse tipo de serviço.

O que espanta é o fato da empresa, agora, dizer que vai se enquadrar, renovar a sua frota sucateada e melhorar o serviço dispensado ao mateense.

Não se pode esquecer da atuação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), tendo em sua presidência a vereadora Isamara da Farmácia (União Brasil). Ela, talvez, tenha sido a única a ouvir o clamor do cidadão comum e dos estudantes sobre a precariedade dos ônibus que a Viação São Gabriel colocava para o usuário dos seus péssimos serviços, inclusive colocando em risco a segurança dos passageiros.

Forças estranhas acabaram minando o desfecho da atuação daquela CPI. Mas, a vereadora, agora na nova legislatura, conseguiu o apoio dos seus pares para que a CPI fosse desarquivada e seu clamor chagasse aos ouvidos do prefeito Marcus Batista e sua gestão.

A Viação São Gabriel garantiu que renovará a sua frota e divulgará as belezas turísticas do município a partir do segundo semestre deste ano. Ela prometeu, mas o cidadão espera que não seja promessa para não ser cumprida.

=================================

Tour Legislativo

O vereador Wap Wap (conhecido agora como Wapo Wapo), do Podemos, esteve em visita à sessão da Câmara de Vitória, dia 24. Existe toda uma torcida para que leve para São Mateus alguns rituais e qualidade do debate do
Legislativo da capital, que é exemplo para o Espírito santo.

Epíteto

Quem primeiro chamou Wap Wap de Wapo Wapo, foi a vereadora Professora Valdirene (PT). Ela é a pioneira desse selo, quando, na época da posse, viu seu colega “fugir” depois de uma confusão na composição da mesa diretora. O apelido pegou, pois chegou até na mesa diretora da Câmara de Vitória, quando o nome foi celebrado pelo presidente Anderson Goggi (PP).

Leia mais:  Governadores defendem novo pacto federativo no último dia de encontro do Cosud

Fotogênico

O ex-prefeito Daniel Santana (sem partido e sem noção) em pré-campanha eleitoral, não perde a oportunidade de aparecer nas fotos com políticos que foram parceiros quando era o manda chuva da administração pública do
município. Basta ter uma lente, ela bota a cara e quando tem um politico, logo se pendura no pescoço do dito cujo para aparecer na foto.

Intrigante é que políticos que deveriam correr dele nessa hora, fazem questão do abraço do pior prefeito da história de São Mateus. Recebe abraço fraterno desses políticos, mas o abraço que deu na população durante os oito anos de caos, foi de amigo urso.

A foto com o povo mateense já queimou, apesar de ter muita gente, ainda, que há possibilidade de restauração. O filme do Daniel com o município, em termos normais, deveria estar queimado.

Concorrente

Na sessão desta quarta-feira (25) da Câmara Municipal de Vitória, a vereadora do PT, Karla Coser, que presidia interinamente a sessão, disse que, pelo fato do vereador e presidente, Anderson Goggi (PP) costumar visitar o município e seus colegas mateenses, vai acabar sendo eleito prefeito de São Mateus.

Talvez, quem sabe, pode ser…

A Viação São Gabriel, durante as oitivas da CPI ano passado, afirmou que o governo Daniel Santana (sem partido e sem noção) tinha uma dívida de R$16 milhões com a empresa. Não se sabe se houve acordo com a atual gestão
para quitar essa dívida. Mas, além disso, a população quer saber se as ruas e avenidas da cidade serão asfaltadas para facilitar o tráfego dos ônibus e se, pelo simples fato de renovar a frota e com ar condicionado, o preço (que já é caro) sofrerá algum reajuste?

Leia mais:  Pinga-Fogo – Novembro

PODE ISSO, ARNALDO?!

Não, não pode.
Crateras como esta continuarem a existir em ruas e avenidas da cidade de São Mateus. Se a Secretaria de Obras e até mesmo o Saae atuarem, acredita-se que essa situação se resolva. Simples assim.

EM TEMPO

* Caim matou Abel. Têm políticos que, pela sua capivara comprometedora “matam” colegas politicamente quando se apresentam com eles.

* Pautas da Câmara de Vereadores de São Mateus costumam ser capengas. Existem questões relevantes que sequer são debatidas. É preciso furar essa bolha.

* Quando um presidente diz em seu discurso “meu prefeito”, não passa uma sensação de bloqueio para qualquer crítica, mesmo construtiva, além de relação pouco republicana?

* Partido político que não tem representatividade numa Casa Legislativa, é corpo sem alma.

* Na Câmara de São Mateus têm dois parlamentares que desejam disputar o pleito de 2026 para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Vão receber apoio da Casa?

* Algumas ações que chegam para o município de São Mateus são provenientes de políticas públicas do Governo do Estado. No período da “administração” anterior era corriqueiro pegar carona em ações que não eram do governo municipal.

* A Saúde de São Mateus, apesar das dificuldades, vai bem no atendimento que é dado pelos seus servidores à população. Exemplos vem da UPA e da UBS do bairro Santo Antônio. As intervenções da nova gestão e seus coordenadores já são constatadas por quem tem acesso aos seus serviços. Está na hora de se liberar, por que não?, o piso da enfermagem.

* Algumas lojas do centro da cidade de São Mateus estão exagerando no som alto com que divulgam seus produtos. A poluição sonora é evidente e se faz necessária uma ação da municipalidade. Fica parecendo uma mafuá institucionalizado. Ferir os tímpanos dos outros deveria ser crime.

* No Brasil da atualidade, dançar quadrilha não é só nessa época de festas juninas e julinas. Quadrilha é o que não falta.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana